Preço Médio - como calcular?

Acho que eu li errado. Eu tinha lido 1500 de lucro, mas agora eu vi que você escreveu 500 de lucro.

No meu exemplo, sim, são 500 reais de lucro.

Se houver bonificação, vai alterar o seu PM ligeiramente e para fins fiscais (de cálculo de imposto a ser pago), vocÊ vai poder aumentar o pm para “fingir” que teve um lucro menor.

1 curtida

Exato, se pudesse alterar o regime de estoque de preço médio pra PEPS, fica bem claro:

Recebeu 1000 em bonificação(dividendo)
Atribui 250
Declara lucro de 750
Alíquota 11,25%

1 curtida

Obrigado :clap: @sr_fouquet e @ricardotgo . entendi o ponto, realmente eu estava raciocinando como lucros e não como um valor total a recebido na hora da venda.

Vou finalizar cmo o mesmo exemplo de maneira mais didática, mostrando agora com a bonificação e qual a vantagem tributária.

Comprou em Janeiro
100 ações ao preço de 10 reais.
Pagou 1000.
PM = 10,00 (aqui é o PM real, esqueça o que a corretora diz porque não importa).

Vendeu em Dezembro:
100 açoes ao preço de 15 reais.
Recebu 1500.
Lucro de 500 reais.

Imposto a pagar: 15% em cima de 500 reais.


Agora com bonificação no meio do caminho:

Comprou em Janeiro
100 ações ao preço de 10 reais.
Pagou 1000.
PM = 10,00 (aqui é o PM real, esqueça o que a corretora diz porque não importa).

Bonificou 10% em Maio:
Valor atribuído à bonificação 15 reais.
Você então tem 110 ações. Pagou, de verdade, por elas os mesmos 1000 reais.
O PM, porém, para efeitos tributários, não é 1000/110 (que seria 9,09).

O PM vai ser 100 ações a 10 reais + 10 ações a 15 reais dividido pelo total novo de ações. Isso vai dar
[(100x10) + (10x15)]/110
[1000 + 150] / 110
1150/10
10,45 é o seu novo PM.

Vendeu em Dezembro:
100 açoes ao preço de 15 reais. (e manteve 10 ações na corretora. Só pra facilitar).
Recebeu 1500.
Mas agora seu lucro teórico não é 500 reais. Seu lucro teórico é 455 reais (porque agora seu PM é 10,45).

Ou seja, você vai pagar imposto 15% sobre 455 reais, em vez de 500 reais.

Mas, na conta da sua corretora vão entrar 1500 reais.
A corretora no final das contas você ficaria com 1500 reais em dinheiro, além de 10 ações que valem 15 reais cada e um imposto reduzido.

5 curtidas

Perfeito :clap:

1 curtida

PM tem importância para o fisco. Está definido na legislação que trata do assunto.
Claro, se o contribuinte ficar fazendo presepadas, mais cedo ou mais tarde vai levar uma multa do fisco.
Sugiro aos interessados ler e estudar o livro do Murilo lo Visco.
Já faz um tempo fiz a resenha do livro, lá no tópico sobre livros. O autor trata das mais variadas situações envolvendo compra e venda. Compra e venda simples. Compras múltiplas e venda simples. Compra simples e vendas múltiplas. Compras múltiplas e vendas múltiplas.

2 curtidas

Calcula seu novo PM como se tivesse comprado as novas ações ao preço da bonificação.
Anote na sua planilha de controle um provento no mesmo valor das bonificações.
Seu PM vai ficar correto na hora do IRPF
Seu patrimônio não se alterará, pois o “gasto” com a bonificação será compensado com os “proventos” bonificados.
Mesmo que isso signifique um lucro menor na hora da venda, parte do lucro já foi recebido como bonificação.

3 curtidas

E e’ justamente dessa forma que declaramos bonificacao no IRPF… So vejo vantagens em fazer assim…

2 curtidas