Preenchimento da DARF para OPA da ENBR3

Boa tarde, pessoal!

Sou um investidor iniciante, e geralmente aprendo tudo sozinho no Google, YouTube, algumas assessorias, etc.

Pela primeira vez desde 2020 - quando comecei a investir - que participei de uma OPA, no caso a ENBR3. Recebi aproximadamente 30 mil das cotas que tinha em diferentes corretoras. O meu problema agora é: como pagar a DARF e porcentagem?

Mas tenho duas questões;

1 - Trato a OPA como Day Trade e faço o pagamento de 20% ou 15% sobre o lucro acima de 20 mil? No caso 10 mil, então pagaria 2 mil reais de DARF se fosse 20% e R$1,500 se fosse 15%, é isso?

2 - Elas estavam divididas entre 3 corretoras, mas o lucro total não foi de 10 mil, porque comprei em anos diferentes e com valores diferentes. Ne Genial, somei os valores que aportei cada ano e foi de R$18,152.70, o resultado da venda na OPA recebi R$19,970.52. Um lucro de R$1,817.82.

Na XP e no Itau foi a mesma coisa, levando a somatória para quase 30 mil como comentei antes.

E aqui minha maior questão. Se eu pagar DARF a partir dos 20 mil, esse valor não é o lucro porque eu não lucrei 10 mil, eu lucrei um pouco menos de 3 mil reais. Posso calcular a porcentagem em cima do lucro de cada corretora e pagar 3 DARFS diferentes?

Espero que não tenha ficado confuso. Obrigado desde já!

1 curtida

Não é Day Trade. É venda normal de ação.

Você paga 15% do lucro caso tenha vendido mais de 20 mil reais (por isso, muitas vezes valeria à pena ter vendido as ações aos poucos abaixo de 20k este ano).

Se seu lucro foi mais ou menos 3 mil reais, vai pagar 450 reais de imposto.

Os 20 mil reais não fazem diferença no cálculo dos lucros! Você não deve deduzir os 20 mil reais. Por exemplo, se comprou por 19000 reais as ações e vendeu por 19999 → não paga nada de imposto. Se comprou 19000 reais e vendeu por 20001 → teve lucro de 1000 reais e paga 150 reais de imposto (ou seja, se a venda for acima de 20k você deve esquecer isso de 20k e fazer os cálculos do lucro normalmente, sem descontar nada).

Sobre pagar 3 DARFS : acho que pode sim (deve dar na mesma…), mas o normal é você calcular o lucro total e pagar tudo junto.

3 curtidas

Entendi! Acho que vou fazer isso então. Já baixei todas as notas de corretagem, e verifiquei minha planilha do excel pra fazer todos os cálculos. Somando o montante que tinha nas tres corretoras, deu um pouco mais de 3 mil de lucro.
Fiquei muito confuso do que fazer com essa OPA porque nunca fiz day trade, então não sei exatamente o passo a passo.
Muito obrigado pela ajuda, Salles.

1 curtida