Preenchimento da DARF para OPA da ENBR3

Boa tarde, pessoal!

Sou um investidor iniciante, e geralmente aprendo tudo sozinho no Google, YouTube, algumas assessorias, etc.

Pela primeira vez desde 2020 - quando comecei a investir - que participei de uma OPA, no caso a ENBR3. Recebi aproximadamente 30 mil das cotas que tinha em diferentes corretoras. O meu problema agora é: como pagar a DARF e porcentagem?

Mas tenho duas questões;

1 - Trato a OPA como Day Trade e faço o pagamento de 20% ou 15% sobre o lucro acima de 20 mil? No caso 10 mil, então pagaria 2 mil reais de DARF se fosse 20% e R$1,500 se fosse 15%, é isso?

2 - Elas estavam divididas entre 3 corretoras, mas o lucro total não foi de 10 mil, porque comprei em anos diferentes e com valores diferentes. Ne Genial, somei os valores que aportei cada ano e foi de R$18,152.70, o resultado da venda na OPA recebi R$19,970.52. Um lucro de R$1,817.82.

Na XP e no Itau foi a mesma coisa, levando a somatória para quase 30 mil como comentei antes.

E aqui minha maior questão. Se eu pagar DARF a partir dos 20 mil, esse valor não é o lucro porque eu não lucrei 10 mil, eu lucrei um pouco menos de 3 mil reais. Posso calcular a porcentagem em cima do lucro de cada corretora e pagar 3 DARFS diferentes?

Espero que não tenha ficado confuso. Obrigado desde já!

1 curtida

Não é Day Trade. É venda normal de ação.

Você paga 15% do lucro caso tenha vendido mais de 20 mil reais (por isso, muitas vezes valeria à pena ter vendido as ações aos poucos abaixo de 20k este ano).

Se seu lucro foi mais ou menos 3 mil reais, vai pagar 450 reais de imposto.