Quero investir mas não quero pagar IR duas vezes

Olá, me chamo Marcelo, sou novo na comunidade e apesar de ter conversado com dois contadores ainda me restam dúvidas.

Vou elucidar meu caso, a minha esposa está trabalhando como afiliada no marketing digital, e nos últimos três meses o negócio engajou e ela recebeu no primeiro mês 25k, no segundo 50k e agora no terceiro 40k. Ela recebe esse dinheiro e passa pra minha conta para guardar.

E agora eu estou pensando em deixar em alguma aplicação financeira, um fundo imobiliário e renda fixa,
e nós não sabemos se isso vai dar problema com a receita, pois eu não vou pagar duas vezes impostos, já que na aplicação eles vão reter na fonte.

Eu vou ter algum problema futuro?

1 curtida

eu não sou contador, mas vc precisa ver qual é o vinculo que ela tem com a empresa de marketing, se é pj, ou pessoa fisica, se é contratada clt ou terceirizada, etc.
E pague os impostos em dia, vai te poupar muitos problemas no futuro, pode ter nome negativado e responder judicialmente. além de pagar multas e juros do imposto atrasado. gastos com advogado. e vc entra na malha fina por uns 5 anos pelo menos.
Se pago imposto, é pq teve lucro/ rendimento (pague feliz!).
Se tiver retenção na fonte, tá tudo certo.
Tem investimentos isentos de IR, como lcas e lcis. vendas de açoes até 20 mil por mês tambem é isento. mais um bom motivo para comprar boas açoes, nesse forum tem topicos de muitas delas.

@marcelocm Eu sou aposentado e todo mês o Imposto de Renda é descontado do montante da minha aposentadoria.
Parte do líquido que recebo eu faço aporte na bolsa de valores.
Os JCP que recebo já vem com o IR descontado na fonte.
Nas ações se tenho lucro em venda acima de 20 mil/mês tenho que pagar imposto.
O lucro que tenho em opções eu tenho que no mês seguinte recolher a DARF correspondente a 15% sobre o lucro.
Ou seja, eu (e o resto da galera) paga imposto várias vezes.
Tudo isto para dizer que: