Ranking da plataforma

Término do periodo de divulgação dos balanços, e vamos dar uma nova olhada no ranking da plataforma.
Filtrei p/ retirar empresas mico, com operacional negativo, e com divida bruta/PL em estágio crítico.


Das empresas que conheço, me surpreendi com SBSP3 e POMO3 terem aparecido no ranking. Sabesp apresentou um bom resultado, e a cotação ainda não se recuperou muito, o que fez ela subir posições. Já POMO ainda não tive tempo de analisar p/ ver se teve algum fator não recorrente em 2016 (o que eu suspeito que tenha tido).

O primeiro colocado foi BNBR3. Vendo o gráfico do lucro líquido percebemos que no 4T 16 teve uma alta muito forte:

Fui procurar mais informações sobre a empresa. Seu principal controlador é a União Federal, com 51% das ações, e em seguida temos o fundo Bb Fgeduc Fi Multimercado com 35% das ações. É uma small cap, estatal, e sem governança corporativa. Isso por si só já representa um maior risco no investimento.

Foi difícil achar informações sobre a empresa, visto que o site do RI é limitadíssimo. Olhando o balanço, percebe-se que a empresa teve um ganho de 667M em IR diferido, que deu um gás no lucro liquido. Olhando o resultado operacional, percebemos que a empresa oscila muito, sendo que em 2015 o resultado foi muito fraco. Em 2014 reportou 1.1B, em 2015 foi 238M, e agora em 2016 teve 442M.

É uma empresa que sem dúvida tem um potencial de valorização muito grande, mas tb apresenta um risco mais elevado.

5 curtidas