Reforma tributária

3 curtidas

Pra mim foi cagada mesmo

1 curtida

Acho que ele não esperava essa reação tão negativa.

1 curtida

assina msm com isso aqui:
Relator avalia reduzir faixa de isenção de imposto sobre dividendos
O relator da proposta de reforma do Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), estuda fazer uma nova alteração no parecer apresentado na Câmara nesta terça-feira. A ideia agora é reduzir a faixa de isenção na distribuição de dividendos de R$ 20 mil para R$ 2,5 mil mensais para todos os tipos de empresas. Pelo texto original do governo, mantido no relatório, a faixa de isenção só seria aplicada para micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional. A mudança foi antecipada ao Globo pelo próprio relator.

O Globo (Relator avalia mudar faixa de isenção, e peso de Imposto de Renda sobre dividendos poderá ser maior - Jornal O Globo)
Relator avalia mudar faixa de isenção, e peso de impostos sobre dividendos poderá ser maior
Reforma do Imposto de Renda prevê alíquota de 20%

6 curtidas

esse ponto , se de fato alterado, vai arrebentar a classe media … a minha area de TI , vai ser um desestimulo gigante, imagino que pra quase ou todo profissional liberal … quero acreditar que vao no minimo manter os 20k isento, que ja não era de todo bom, mas ao menos não chega a ser a desgraça que diz nessa materia

2 curtidas

É praticamente um confisco.
E determinado por pilantras que não produzem nada, o que é ainda pior.

Eu sempre tive um raciocínio muito simples em relação à gestão tributária:
Se a única arma técnica que o camarada tem para arrumar as contas é aumentar impostos, então um chimpanzé sentado na cadeira poderia fazer a mesma coisa. Não seria necessário ter estudado em Chicago para fazer isso.

8 curtidas

Pelo que vi na entrevista com a Suno é para não permitir que o camarada abra 3 empresas dentro do limite de 20k e ganhe 60k isentos, por exemplo. Além de desonerar o pequeno investidor. O valor de 2500 deve vir da base da isenção do IR.

1 curtida

Imagino que Guedes saiu atirando para tudo quanto é lado para ver qual seria a repercussão de cada coisa, para então retirar ou deduzir onde ouve maior polêmica. Mas aqui é Brasil, só dá para cravar alguma coisa mesmo quando a reforma sair. Mas que não venha tributação de rendimentos dos FIIs, nem das ações, nem de p*** nenhuma.

2 curtidas

Não deu para acessar a matéria, mas evidente que alguém pagaria a conta. Se você me pergunta se é justo dentro desse novo escopo da reforma? Eu digo que em partes. O poupador que recebe R$100 por mês da Vale ou do Itaú é tributado em 20%. Um contrato de trabalho pejotizado de R$19.9k ao mês é isento. Eu defenderia uma tabela progressiva para dividendos sendo recolhido pela própria PF. Mas agora é aguardar e esperar algo mais definitivo. Acredito que estamos no caminho certo.

1 curtida

https://outline.com/UxtREe

O outline é muito útil nessas horas.

4 curtidas

vc esta misturando as coisas amigo, o poupador que recebe 100 por mes e é tributado sobre o que ele poupou, o trabalhado PJ esta sendo tributado em seu trabalho/produção, são coisas diferentes por muito, um é rentista, pequeno ou não é, o outro esta na ponta produtora/geradora de riqueza/renda , eu quero crer q isso é so mais um bode pra ser retirado, o q me assusta é o fato do bode ser possivelmente colocado pelo proprio relator, que por hora, sem esse bode, merece muitos eleogios pelo trabalho que fez, recebeu quilos de esterco do paulo jegues, e conseguiu transformar em um reforma razoavel , ainda q , resalvo, precisariamos de uma simplificação tributaria para agilizar e melhorar o ambiente de negocios das empresas, e ai sim, em um segundo momento discutir onde tributar o lucro

1 curtida

Tática boa, manda várias propostas com uma sendo inaceitável, todos irão prestar atenção nela e as outras passam despercebidas.

1 curtida

Tenho esse mesmo pensamento em relação as empresas. Se a unica estratégia é demitir pessoas para reduzir custos, o primeiro a ser demitido seria quem teve a idéia, pois até a tia da limpeza tem idéias melhores que essa.

Meu sonho de uma reforma tributária decente é a simplificação dos tributos. Chega de 20mil impostos. Coloca poucos e distribui eles para União, Estados e municípios, cada qual com sua %.
É um absurdo as empresas terem setores tão grandes apenas para lidar com a questão tributária.

3 curtidas

Contadores do Brasil se dariam bem em qualquer lugar do mundo rsrs.

Sobre a questão de tributar dividendos, eu não tenho nada contra. Mas é bizarro colocar no mesmo bolo o cara que recebe abaixo de 2k/mês de dividendos com quem acima de 50k/mês.
A mídia fala como se todo mundo que recebe dividendos é super rico. Muitas vezes o cara passa a vida inteira poupando, investindo numa carteira de dividendos pra nao depender apenas do INSS e vem o PG chamar esse cara de rentista.

11 curtidas

o poupador que recebe 100 por mes e é tributado sobre o que ele poupou, o trabalhado PJ esta sendo tributado em seu trabalho/produção

Vou dar minha visão: quem possui ações não deveria ser considerado rentista, mas detentor de capital, sócio, acionista, o risco que um assume não é menor do que o do outro. Se buscamos o mérito, o critério de tamanho pode ser duvidoso, considerando os empreendimento imobiliários. Mas eu entendo o seu ponto, um milhão de pequenos donos de restaurante, comerciantes, diga lá o que mais, passariam a ser tributados. Tirando de lado o fato que quem é Simples ou Lucro Presumido paga menos do que deveria, pois a base de cálculo do governo é sempre baixa, com 21,5% + 20%, não estamos tendo uma redução de impostos para quem pega 100% do lucro, mas está quase lá. E é uma boa redução para quem retém.

Se eu fosse pejotizado, simplesmente passaria a lançar algumas despesas pessoais na minha empresa, por exemplo.

Poderia até alugar minha própria casa para a empresa… :shushing_face:

1 curtida

Exatamente o que Robert Kiyosaki e Donald Trump ensinan nos livros deles. Um almoço comum onde se fala de négócio e conta da empresa. O carro pessoal, se usado para ir trabalhar é tudo na conta da empresa - combustível, manutenção.
Os políticos usam estratégia parecida, mas repulsiva - congresso em Salvador, 5 dias, levam a família toda ou a amante, passa um dia no congresso e 4 na praia… tudo na conta do povo.

1 curtida

Se você fizer Home office em algum escritório em casa pode perfeitamente lançar água, energia e internet na conta da empresa. rsrs

1 curtida

A não ser pelo PJ ex-CLT (faturamento praticamente = lucro), o Simples tributa o faturamento e não o lucro. Então o peso para micro-empresários de 20% na taxação dos dividendos seria bastante cruel. Mas concordo que colocar despesas pessoais na empresa seria o caminho, mas em sociedades com vários sócios pode ficar um pouco mais complicado de executar a estratégia.

1 curtida