Reforma tributária

2 curtidas

~Essa informação é de antes da divulgação. Ela não foi mantida.

Fiz o cálculo usando como base o IRPF que apresentei este ano, e se usasse esta nova regra eu iria pagar muito mais imposto.
Cruel.

11 curtidas

Pessoal, bom dia!! Sei que há muita água pra rolar embaixo da ponte ainda, mas vamos considerar que a reforma vai ser aprovada nos mesmos termos que foi enviada ao Congresso Nacional…

Olhando para o contexto geral, fora aquele que atinge diretamente o nosso bolso, vocês não acham que essa forma, no médio prazo, irá aumentar os ganhos dos investidores??

Vejo que a desoneração do imposto de renda para quem ganha menos como algo muito positivo. Explico: com a classe média-baixa com maior poder aquisitivo, a economia tende a aquecer e fortalecer o mercado interno, que é justamente a parte da bolsa que ainda não recuperou o valor pré-pandemia. No médio prazo, vejo que essa reforma aquecerá os setores de varejo e construção civil, fundamentais para um PIB sólido e saudável.

1 curtida

Fica fácil perceber que esta reforma, na verdade, traz um aumento de carga embutido.

No caso das PJ (não-financeiras), incluídos IR e CSLL, atualmente temos uma carga de 34% + 0% sobre dividendos. Com a reforma, teremos 29% + 20% sobre dividendos. É um aumento brutal.

Além disso, foi excluída a possibilidade de dedução do JCP para as empresas. A paulada foi grande. Em contrapartida, ofereceram uma merreca de correção na tabela das PF, que mal deve cobrir a inflação, e ainda limaram a declaração simplificada.

Reforma de liberal mandrake, que sobe a carga e aumenta os gastos assistenciais. FDP. :unamused:

12 curtidas

Sim, evitando todas as críticas, pois já até cansei de falar mal. De um ponto de vista simplificado, é isso mesmo, a reforma pega 50 bilhões do empresariado e coloca 50 bilhões para a classe média.

Edit só que é renda de empresariado e não lucro de empresas, né.

3 curtidas

Temos deputados lúcidos, pressionem os congressistas.

É isso mesmo, @mickey, mas como sócio parceiro em BRF, vou só corrigir algo, pois ao contrário do que o Rodrigo Maia disse (e você por engano replicou): 29% + 20% = 43,2%

2 curtidas

Criptomoedas muda? Isenção na venda ate 35k, continua?

Acho que ninguém sabe. A isenção acabar acho difícil, porque ela é para “bens de pequeno valor”, e eles parecem estar perseguindo mais é ações/bolsa especificamente

Ao meu ver, se conseguirem tributar tudo em bolsa no Brasil e continuarem considerando ações/ETFs/cripto no exterior bens de pequeno valor, vai ficar extremamente incongruente. Mas não duvido de nada

https://www.google.com/amp/s/valorinveste.globo.com/google/amp/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/05/25/reforma-tributria-ser-simples-e-difcil-de-ficar-contra-diz-guedes.ghtml

Na verdade, não é tão difícil não…

“Tirou da empresa, vai pro dividendo, opa, conversa comigo. O funcionário pagou 27,5% e você não vai pagar nada? São coisas simples que todo mundo vai entender.

Não entendi. Quer dizer que vou pegar o que sobrou do meu salário pós impostos e depois dos meus gastos (dos quais boa parte é imposto) , e vou investir pra depois ser taxado de novo?

16 curtidas

Ótima compilação.

Então come-cotas vai valer pra FIA também?

O que acho bacana da reforma são as simplificações:15% pra tudo e um abraço.
Fora que acaba com essa jabuticaba de JCP.

Na esperança do congresso manter o que é positivo e filtrar algumas coisas que me desagradam.

Enfim… vai levar uns meses ainda pra saber o que vai ficar pra valer.

2 curtidas

para FIA não, não vai ter come-cotas.

1 curtida

Fala, sócio… Felizmente, não acompanho Twitter ou recebo WhatsApp de qualquer espécie de político.

Utilizei as alíquotas nominais por minha conta e risco, de maneira simplista. De fato, fosse para fazer comparativo da carga e determinar as diferenças na tributação e a alíquota efetiva, teríamos que usar os 43,2% resultante da aplicação sucessiva do IRPJ e posterior tributação dos dividendos e também considerar o acréscimo da carga pela extinção da dedução com JCP.

Por certo, a nova carga sobre o lucro das corporações seria um número ainda maior que 43,2%. Ou melhor, a carga atual com as deduções de JCP é menor que os 34% nominais.

Enfim… Valeu pela contribuição. Só acho que não é o caso de entrarmos nesse nível de detalhe aqui.

2 curtidas

Pensando… porque simplesmente não acabam com o adicional? Quanto custa esses 10% a menos que o pequeno empreendedor paga. Será que isso não paga uma alíquota global de 15% para todos? Mais a CSLL. 24% mais 20% de dividendos. Só viajando aqui, vou me candidatar na próxima para poder propor algo rs.

3 curtidas

São inúmeras as opções… Poderiam extinguir com a CSLL também, por exemplo. Ou tributar dividendos em 15% para equalizar com os demais investimentos, reduzindo o IRPJ.

O que não acho justo é tentar resolver o problema da PJotização com uma alíquota única sobre dividendos e depois ainda instituírem isenção de R$ 20 mil/mês para essas “empresas” individuais.

Conte com meu apoio aí no Goiás. Precisamos de sangue novo.

3 curtidas

Boa Tarde! então pelo que li, essa proposta ACABA com a isenção de 20K em venda de ações swing trade. Essa reforma vai ser péssima para os investidores.

2 curtidas

6 curtidas

Pelo contrário. Desejo que essa reforma seja a pá de cal nessa manada de acéfalos.

4 curtidas