Países emergentes como a África do Sul com taxas em títulos públicos na faixa de 3,5%. O Brasil na faixa de 4% não me parece irreal. Apenas minha impressão.
O Brasil tem um histórico recente bem ruim… e lá % do PIB comprometido com a dívida é bem menor que o do Brasil…
Concordo com o @rogerup … tesouro ipca nesse cenário me animo se +6%… no governo dilma o seu range era de +4% a 7%… e não vejo a situação fiscal melhor… pelo contrário devido ao covid.
2% de selic para uma meta de inflacao de 4% é artificial. Concordo com o @sr_fouquet… 4% seria algo mais sustentavel.
Acho que tem risco de cair sim. Mas se não cair, 4,19% livre da inflação continua sendo uma ótima taxa enquanto a SELIC não subir. Se subir o jogo muda, tem que avaliar o que fazer. Decidir isto com calma. Mas a princípio o mercado não prevê aumento da SELIC e a marcação a mercado está oscilando e trazendo muita oportunidade boa pra compra. Ontem comprei a 4,12%, minutos depois o mercado foi suspenso. Quando voltou veio a 4,08%, os prefixados tb estão bem interessantes. Enfim, 6% é muito melhor, mas neste patamar as condições serão outras.
Acho que não, África do Sul tem bem menos reservas internacionais, dívida líquida deve ser um pouco menor, talvez igual, vai ter déficit nominal também de 2 dígitos e PIB está com previsão bem negra. Tem o mesmo rating do Brasil, histórico de crescimento levemente pior, histórico de inflação também pior, se não me engano está 3,75% lá a taxa básica. E o rand tá performando melhor que o real. Mas esses 4% me parecem realistas, tem país com rating melhor e taxa mais alta, dinheiro foi todo embora, agora está essa loucura especulativa. O ex-presidente do BC até deu essa indireta no Campos Neto numa live.
Se um título paga ipca + 4,19%, ele não paga 4,19% livre de inflação.
Vamos supor ipca a 3% no período, seria 7,19%, aí vc tira 0,25% taxa bovespa, cai para 6,94%, se vc passar mais de 2 anos, 15% de inflação, vai para 5,90, tirando os 3% do ipca, na verdade seria 2,9% livre de inflação.
Se subir e vc vende antes do vencimento, vc recebe menos ou até tem taxa negativa.
Sim, descontando taxas e IR, é isto mesmo. Se eu for resgatar no vencimento o rendimento pode não ser muito. Mas, com a marcação a mercado o rumo é outro.
.
A SELIC não sobe bruscamente, a mudança de taxa segue um certo ritual que via de regra é previamente costurado nas atas anteriores do COPOM e nos indicativos de juros futuros e como o mercado institucional se posiciona frente aos preços dos títulos a eles ofertados pelo Tesouro (O relatório Focus também dá indícios do que está acontecendo no mercado e as expectativas pro futuro)… Tem que ficar de olho e tomar decisões quando houver mudança efetiva da tendência da SELIC.
Investir pela primeira vez em Tesouro IPCA em julho, creio que a taxa foi em 2,4, com as recentes mudanças no cenario politico e estabilizaçao da selic pelo BC resolvi vender quando bateu em 2,5. Gerou um pequeno prejuizo mas foi uma decisao acertada pois o premio pelo risco era muito pouco
Interessante gráfico do Tesouro Selic, que está agora com rentabilidade negativa nos últimos 90 dias…
Tá pagando SELIC + 0,1494%… impressionante.
Comportamento do Tesouro IPCA 2035.
Dado o histórico dá ultima década, provavelmente eu fique fora abaixo dos 6%.
Vixe… Tenho uma parte significativa nele…
O problema desse governo e políticos em geral é que eles estão adotando medidas para se reelegerem, então por isso que está essa bagunça toda.
Acredito que lá dentro cada um está olhando para o próprio umbigo (Bolsonaro, Guedes e Campos Neto). Penso que o Guedes já jogou a toalha.
Por fim, essa novela deve rolar até 2022.
Eu também. Jeito vai ser deixar lá e não resgatar por enquanto.
…alguns integrantes do governo já levantaram a hipótese de recuo e reavaliação das fontes de financiamento do programa. Isso foi discutido em uma reunião de emergência ontem à tarde no Palácio do Planalto com a participação do próprio presidente Jair Bolsonaro, do ministro da economia, Paulo Guedes, e diversos outros ministros de peso, como Luiz Eduardo Ramos (Governo) e Braga Neto (Casa Civil).
@sr_fouquet, para investir nos títulos públicos de países emergentes qual seria o caminho mais fácil? Alguma sugestão?
Ps. Qual o país com “rating melhor e taxa mais alta”? Algum link para consultar rating / taxas / países?
No trading economics tem o rating. Tem outro site muito bom, mas te passo depois do PC. Agora como investir não sei. Se achar alguma coisa, compartilha.
Exemplo que lembro agora é o México.
se você tiver conta fora do Brasil pode comprar o ETF VWOB…
Ele só compra dívida em dólar dos Países, é bem diversificado… nunca avaliei muito porque já tenho TD aqui…
O falastrão tem uma fonte de dinheiro fácil para o programa, só cortar alguns benefícios da alta casta de Brasília. Se quiser o desgaste, garanto que não vai ter um deputado com coragem de votar “não” numa PEC que tire do rico para dar ao paupérrimo. Só que ele não quer desgaste político, desse jeito entrega o governo para a câmara e vai embora, não é preciso presidente para isso.
Ontem já falou em privatizar para conseguir o $, mas R$35 Bi vai ter que vender muita coisa. O problema é o ano seguinte, e depois…Foi isso que a Argentina fez, começou uma política liberal, vendeu tudo e continuou endividada. Deu no que deu, hoje a esquerda se elege batendo nessa tecla.