Rico


#1

Tópico criado para assuntos relacionados à corretora de valores Rico.


#2

Olá PENSERICO,

Se puder, me deem uma ajuda sobre o fato que vou narrar:

Já opero pela RICO há uns 6~7 anos e nunca tive problemas, acho a plataforma estável, a corretagem 16,20 aceitável e o acesso a ela fácil.
Comprei em set/17 o FII GGRC11, depois da compra o fundo decidiu fazer nova emissão de cotas e quem já é cotista pode adquirir 127% a R$114. Gosto desse FII, decidi compra as cotas que tenho direito e reservei o dinheiro.
Essa semana descobri que a RICO não irá participar da cobertura, ou seja, não poderei adquirir as cotas. Consultei um funcionário da rico que se apresentou como ‘meu novo assessor de investimentos na RICO’ e ele me disse o seguinte: :“o grupo da RICO (XP, RICO, CLEAR) resolveram não participar, pois entenderam que existem melhores opções no mercado.”
Não gosto de ter mais de uma conta em bancos e o mesmo vale para corretoras, por isso penso em trocar de corretora.
Minhas perguntas são:

  1. Vcs já passaram por alguma situação semelhante? Como procederam?
  2. Uma corretora pode privar seus clientes de comprar ativo/cotas?
  3. É complicado ou caro transferir custódias de uma corretora pra outra?
  4. Como posso consultar a saúde financeira das corretoras?
  5. Vcs recomendam alguma corretora pra operar com ações/FII’s?
    Muito obrigado!!!

#3

1- Já passei por isso sim, senão me engano há uns 2 anos atrás. Neste caso entrei em contato direito com o fundo, através da sua administradora, e eles me orientaram como fazer a subscrição. Deu mais trabalho, tive de preencher uma ficha, reconhece em cartório, enviar p/ um endereço, e fazer uma transferência para a conta deles no Itau. Depois as cotas subscritas foram p/ minha custódia no Itau, e eu tive de fazer a transferência p/ a minha carteira da corretora.

2- Acredito que a subscrição seja um processo parecido com o IPO. A administradora do fundo ou da empresa, que faz a distribuição da oferta, negocia esta com as corretoras. Dependendo da atratividade do negócio ($), as corretoras podem não ter interesse em participar. Por isso nem todas acabam participando de alguns processos de IPOs e subscrições.

3- Isso é simples, e não custa nada. Vc preenche uma ficha, colocando seus dados e suas ações e qtidades, e a outra corretora processa esta informação. Geralmente demora uns 3 dias úteis. Já fiz este processo umas 4 ou 5 vezes.

4- Elas tem o balanço divulgado lá no site da CVM.

5- Eu estou na Rico tb, e tenho conta na XP. Não gosto do custo das duas, quero migrar p/ a Mirae em breve. Os colegas aqui do forum citaram a Modal, mas eu não conheço.


#4

Bom dia,

Alguém opera pela RICO?
Ontem vi no meu extrato 4 cobranças de I.R.R.F. S/ operações PR.
Questionei no atendimento on-line e o atendente disse que era porque tinha feito venda acima de 20k, disse que não fiz, ele perguntou por qual corretora opero XP ou outra, disse que só opero pela RICO, então ele disse que não sabia o porquê e que depois entraria em contato comigo. Não entrou.

Opero pela RICO desde 2008, mas como a qualidade caiu nesse dois último anos quando entrou a XP!!! O gráfico também acabou, o serviço ficou ruim e o atendimento péssimo…

Alguém que já tenha passado por algo assim sabe como resolvo esse problema?
Isso ocorre também nas outras corretoras?

Obrigado!


#5

Passei por outros problemas na RICO tb, e sinto exatamente a mesma coisa pra vc. Inclusive já fiz esta crítica na ouvidoria deles. A impressão que passa é que depois da compra da XP, devem ter mandando metade da equipe embora, e tudo piorou muito, desde a estabilidade do sistema, ao atendimento.

Abra uma chamada na ouvidoria deles. É ruim, demora muito, mas geralmente é a única forma que resolve.
E depois pense em mudar p/ a Mirae.


#6

Obrigado Cadu


#7

Eu usava a versão gratuita do profichart que a rico disponibilizava. De repente veio a cobrança de 50.00. Cancelei esse recurso e abri conta em outra corretora. Se pisarem na bola de novo mudo de vez.