ROMI3 - Indústrias Romi

2 curtidas

Perdeu margem líquida, média da capacidade instalada industrial permanece em baixa - sinal que economia ainda não retomou crescimento - se tirar o ganho judicial com ICMS margem EBIT tá 15% pior em relação ao mesmo período ano passado. De positivo houve elevação no número de pedidos;


Achei muito bom, criou expectativa futura.

3 curtidas

Eu achei tão ruim o resultado operacional que ela entrou na lista das potenciais vendas mês que vem…
Teria vendido hoje se não tivesse usado a quota dos 20 mil isentos com TEND3

Ela acumula alternadamente resultados positivos e negativos. Uma empresa bem inconstante. Continuo só olhando até que apresente sucessivos balanços positivos.

1 curtida

É o mercado não gostou do resultado… Só não compro mais pq já fiz aportes esse mês.
image

2 curtidas

Só p/ deixar registrado aqui, pois ROMI após o balanço do 1T 19 está aparecendo nas primeiras posições na plataforma da PenseRico, isto se deve por algum fator não recorrente, que inflou o lucro. O lucro liquido reportado foi de 87M, sendo que na verdade teve um prejuízo operacional ajustado de -18M.

romi3

5 curtidas

Tudo bem, Cadu?
Gostaria de saber se é possível inserir o Dividend Payout na planilha. Sei que dá trabalho, mas muitas vezes é um dado mais importante do que o yield. Desta ROMI3, parece meio doido nos últimos trimestres.
Abraço.

1 curtida

Só p/ entender melhor, qual planilha que se refere?
Na nossa plataforma por exemplo temos o DY dela:

sim, eu vejo. é na plataforma sim, se possível. acredito que dividend payout possa mostrar melhor a intenção da empresa em questão crescimento ou pagamentos de dividendos e até momentos de desequilíbrio. Grato.

Hoje a romi desnegativou. Pensando em sair dela com algum lucrinho. Porém ela representa pouco na minha carteira, o que vcs acham, realizo o lucro ou mantenho posição?

Qual era o racional que você seguiu quando comprou?

Na época eu tava aprendendo ainda e olhei o LPA e ROIC pelo site do fundamentus, a dívida e a liquidez corrente. Como o LPA tava inflado, parecia uma boa empresa pra mim
Só que agora eu vejo que ela é mt inconsistente e boa parte dos números dela estavam inflados qnd eu comprei

Eu não sou de jurar “até que a morte nos separe” com ativo. Se o contexto que me fez comprar mudou ou se apareceu algo melhor, eu sigo adiante.

Cabe a você avaliar se dentro da tua estratégia a operação continua fazendo sentido ou não.

1 curtida

Eu só venderia se resultado do próximo Semestre vier fraco meu PM é de 8,69, acumulo alta de 23,95% considerando os dividendos, vislumbro no futuro a ação sendo precificada a multiplicadores de fintech - pela possibilidade de inovação tecnológica - isso jogaria o preço que hj tá nos r$10 a r$ 40.

Eu também tenho esse sonho de encontrar uma empresa forte de tecnologia na b3, mas até hoje não vi nenhuma que tenha me convencido. Sei que é fora do tópico, mas que outras empresas sugerem?

Cofre,
Nunca aventei essa possibilidade, o que o faz acreditar nisso? A empresa tem algum projeto quanto a isso? Alguma vantagem em relação a outras do setor, como MYPK3 e SHUL3? Torço para que esteja certo, até pq não vendi as minhas (pensei em fazer isso após o ultimo balanço)

Fazem alguns anos que eles tem investido em tecnologia e inovação, gosto bastante do que leio a respeito (acrescido da carteira de pedidos que vem crescendo vide meu post do dia 23 de abril) é um ativo que não pretendo vender ou trocar.

1 curtida

Também acho uma ótima empresa: bem tecnológica, boas margens, baixo endividamento e gestão pró-mercado. Pena que dependem muito do crescimento do Brasil ainda. Vale ter na carteira de LP com certeza! Fora que é boa pagadora de dividendos!

1 curtida

Boa tarde Cadu.

Consegue fazer cálculo estimado de preço justo para esta empresa?

Andei estudando bastante a mesma, e parece ter bom potencial de crescimento.

Trabalho no setor eólico, e os mesmos são grandes produtores de fundidos para os fabricantes com fábrica no país. Também visitei recentemente as instalações no interior de São Paulo, e o nível de organização é de impressionar.

A oscilação entre bons e ruins balanços é que me preocupa…

@cofre vi que comentou bastante sobre a empresa, teria informações mais recentes?

Muito obrigado!!

1 curtida

Montei o calculo do preço alvo fazendo ajustes, pois no ultimo tri a empresa reportou um fator não recorrente que inflou o lucro, senão teria apresentado prejuízo - veja aqui.

Empresa ROMI3
Cotação atual 10,29
Preço alvo pelo PSBe esta em 28,89 com potencial de crescimento de 181%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 23,49
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -4% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 9,31 -9,04
P/VP 0,86
ROE 9,2% -9,5%
DY 7,00%
Margem Operacional 30,3% 46,7%
4 curtidas