Small e Microcaps com valuation atrativo

obrigado a todos pelas ótimas considerações. Talvez a 5a empresa dessa carteira será algo mais tech, visto que já tenho indústria (Ealt), incorporadora (MDNE), a Camb com relação direta com o varejo e a MTSA com relação forte com o agro.

Outra empresa interessante me parece a Bemobi.

Houve muitos IPOs techs em 2020/2021 e a grande maioria foi dizimado na bolsa desde então. ENJU, CASH, MBLY, WEST, TRAD, NGRD, fora a MOSI que fechou capital, e há outras, todas com quedas absurdas de no mínimo uns 80%

bizarro o que aconteceu. Uma que caiu bem menos que a média - ainda assim cerca de 50%, mas dado o contexto bem menos que a média, e principalmente, que gera lucro consistente e possui um valuation atrativo é a Bemobi tech. Com cerca de 60 mi de LL no ano consistente, valendo 1 bi e com uns 500 mi em caixa … parece um valuation atrativo sobretudo no setor.

alguém já estudou e/ou possui na carteira?

ela parece também andar de lado já há um longo tempo entre 12-13 reais.

2 curtidas

aliás um parênteses. Sorte que não caí nesses golpes legalizados que foram os IPOs destas empresas techs. É absurdo que tenham errado tanto em apenas 2-3 anos no máximo. As quedas são muito fortes e deveriam sim investigar o processo de valuation que foi feito pelos bancos.

2 curtidas

tenho olhado com carinho a Cedo4.

muitos dizem para ficar longe do setor, sob a premissa que os resultados são muito variáveis.

acontece que desde o 3t19 ela dá resultado operacional positivo. Sao 17 trimestres seguidos.

sendo que nos 5 ultimos ela está crescendo (e voando). 30 mi de LL no ultimo trimestre com EV de menos de 500 mi, e isso com um resultado financeiro bem negativo.

se este 30 mi de LL trimestral for mantido, é a empresa mais barata da bolsa.

2 curtidas

C - ATOM3
C - PRNR3

1 curtida

Relatório extenso porém interessante da Trígono Capital, onde eles explicam prós e contras para o investimento em diversas small caps (RANI3, SHUL4, UNIP6, FESA4, LEVE3, SMTO3, TUPY3, KEPL3), enfim vale a leitura.

12 curtidas

Muito bom, obrigado por compartilhar

2 curtidas

Alguém comprando SEQL3? Após fusão com MOVE3

2 curtidas

A TECN3 ficou com o valuation ainda mais absurdo depois do resultado do último trimestre. Postou 25 mi de LL no 4t23, que sem dúvidas é o mais forte pra empresa, mas mesmo assim… com 56 mi de LL no ano de 23 e valendo 200 mi na bolsa, é difícil encontrar uma empresa mais barata.

P/L de 3 com lucros consistentes e crescentes…

4 curtidas

Já dei uma olhada na empresa há alguns anos. Difícil acreditar em uma empresa de relógios e acreditar em demanda crescente.

A receita está parada no mesmo patamar há pelo menos uns 10 anos. Talvez seja forçado falar “lucros consistentes e crescentes”, não vejo isso no histórico nem em projeção para os próximos anos. Tb não tem trigger.

3 curtidas

Pessoal, eu vejo duas teses de investimento como muito atrativas para composição de uma carteira previdenciária:

RPAD5 - Alfa Holdings - holding que congrega participações acionárias relevantes em todo o conglomerado financeiro Alfa (spin off do antigo Banco Real), foi vendida recentemente para o Banco Safra, que assumiu o controle em novembro de 2023. Na semana passada o Safra realizou um leilão de OPA e fechou o capital de 3 empresas do conglomerado Alfa (BRIV, CRIV e BRGE), mantendo, como cia aberta, apenas a Alfa Holdings (RPAD). O Alfa é um conglomerado financeiro completo (banco de varejo, de investimentos, financeira, corretora de valores, seguradora e previdência), que sempre ostentou excepcionais índices de liquidez e ratings elevados. Porém, já há algum tempo, era um banco mofado, muito conservador e com pouca rentabilidade (ROE entre 3% e 4%). O falecimento de seu fundador (Dr. Aloysio Andrade) em 2021 e a inaptidão das 5 herdeiras para tocar o negócio, tornou o conglomerado alvo de aquisição, no caso, do Banco Safra, com quem guarda grande similitude no público alvo. A partir de agora, o Banco Safra, detentor de 93% de todas as ações do conglomerado, vai iniciar um forte processo de geração de valor no conglomerado Alfa, que vai se refletir num provável nivelamento do ROE do Alfa ao historicamente reportado pelo SAFRA (média de 17% de ROE ao ano). Apenas a concretização da operação, em novembro, já fez com que duas agências subissem o rating do Alfa para triple AAA, equiparando-0 ao do seu controlador. A compra do conglomerado, pelo SAFRA, abre a possibilidade de a) crescimento vertiginoso para o Alfa, a partir do cross-selling entre clientes das duas instituições, ampliação dos canais de distribuição e funding e aperfeiçoamento do perfil de concessão de crédito; b) sinergias operacionais , com diminuição de despesas administrativas, integração de sistemas, digitalização, racionalização de estruturas corporativas e de governança corporativa; c) aumento da rentabilidade , a partir de um menor custo de captação, estando sob o guarda-chuva de uma instituição do porte do Safra, que apresenta ROE recorrente na casa dos 16,5% ao ano (vs apenas 4% do Alfa). Por meio da ação PNA (RPAD5), garantimos um dividendo estatutário de 12% sobre o capital social (8,0% de yield, correspondente a R$0,61 por ação, em 2023, sempre crescente) e podemos surfar todo o turnaround previsto para ocorrer nesse ativo, a partir da gestão safra. Enfim, surge a oportunidade de investirmos na excelência de um dos maiores e melhores bancos privados do brasil, o banco safra, via alfa holdings, que passa a ser um “mini safra” negociado na bolsa. Tenho adquirido ações da RPAD5 desde antes do falecimento do Dr. Aloysio, já pensando nessa sucessão, e me recusei a entregar minhas ações no leilão. Para mim, o jogo começa agora, neste exato momento em que o Safra veste a camisa e pode começar a fazer seu trabalho micro, dentro de casa, extraindo valor do ativo adquirido.

MRS Logística - (MRSA3B, MRSA5B, MRSA6B) - empresa controlada por Vale, CSN e Usiminas, que também são suas principais clientes, a MRS Logística opera uma linha férrea de 1,6mil km na região sudeste do Brasil, tendo acesso aos mais importantes Portos de SP e RJ. Responsável por 20% do transporte de todas as cargas em nosso país, esse monstro logístico é um ativo irreplicável, responsável pelo escoamento do minério do quadrilátero ferrífero (que representa 60% de seu faturamento) e pelas principais vias de acesso ao Porto de Santos, onde compartilha sua malha ferroviária para outras companhias, mediante remuneração, além de transportar, por MG, SP e RJ, um volume colossal de carga geral (agro, siderurgia, celulose e conteiner), hoje responsável por 40% de seu faturamento. Recentemente, teve seu contrato renovado por mais 30 anos (até 2056) e possui um plano bastante interessante para investimento em seus negócios, com foco no aumento de capacidade, eficiência e redução de conflitos urbanos. A MRS, com todo respeito aos acionistas de RUMO, é, disparado, a melhor ferrovia do Brasil, pois possui as melhores margens, ROE, ROIC, e menor alavancagem do setor (apenas 1x seu EBITDA). Sua receita e lucro mais que dobraram desde 2019 e a expansão de novas minas em MG e aumento no foco do transporte de carga geral torna seu futuro certamente brilhante. Por fim, e não menos importante, seu valuation é simplesmente obsceno. Negocia 1/3 do valor de RUMO, em múltiplos, em razão da baixa liquidez, e qualquer movimento de reprecificação desse ativo (como um Re-IPO) traria 300% de ganho imediato. É um ativo que compro também há 4 anos, me aproveitando da pouca liquidez para comprar aos poucos, e tenho convicção de que é a maior barganha, o ativo mais negligenciado da bolsa, considerando qualidade, valuation, setor, crescimento e perspectivas em geral.

6 curtidas

Para o meu perfil, com foco em formação de uma carteira previdenciária, vejo dois obstáculos em Bemobi:
1 - empresa sujeita a alterações concorrenciais muito forte - parece que a Shopee vai entrar no mercado de recarga de pré-pago. Barreiras de entrada muito baixas nos segmentos que ela atua. Não consigo imaginar como serão os segmentos que ela atua daqui a 10 anos, 15 anos, como estará a concorrência…
2 - essa empresa meio que se confunde com a pessoa de seu fundador e controlador, o Rippel. E ele não é idoso, mas também não é novo. Se esse cara não pode continuar no negócio, acho que a empresa morre com ele, o que não se enquadra muito no conceito de ação previdenciária.
No mais, concordo em tudo que você falou: empresa boa e barata.

2 curtidas

penso eu que holding, ativo de baixa liquidez, pode pipocar num dado momento. vejo oportunidade de compra? talvez, pq ela ta a centavos do topo historico, se observa-la graficamente. a tese ta boa. para quem ira fazer posicao, ou holdea-la, é uma boa pedida.

3 curtidas

depois de 2 meses, tendo o ibovespa e o índice Small andado de lado no período, dos 16 ativos que citei na minha “varrida fundamentalística”, 7 deles teriam acompanhado o índice (no “zero a zero”) - ALLD, CEDO, BOBR, CEBR, SHUL, BAZA, BNBR, 7 teriam superado os índices (RSUl, BMOB e EUCA com leve alta, FIQE, TECN e SOJA com alta de cerca de 10%, e NUTR com alta de cerca de 20%).

E apenas 2 teriam tido performance negativa: VITT e RANI

Uma carteira distribuída entre os 16 ativos citados teria superado e muito os índices.

Vou seguir acompanhado.

4 curtidas

dos 16 ativos que citei, comprei 02. RSUL e BMOB (ambos com leve alta desde então).

Já tinha na carteira MDNE, CAMB, MTSA e EALT

Todas considero empresas mais ou menos fora do radar, com valuation muito atrativo.

Não gostei do último resultado da CAMB. Se o próximo resultado vier na mesma linha, venderei e apostarei em novo ativo da lista.

4 curtidas

Omeprazol, o que vc viu em Recrusul? Me parece um belo mico, não?

Ola amigo, essa empresa eu nao acompanho. Gosto de analisar as smallcaps da trigono

2 curtidas

Verdade! Vc falou em RSUL e pensei que fosse Recrusul. Agora que me dei cota de que ticker é outro. Valeu.

1 curtida

Boa tarde!
Alguém já deu uma olhada em hbts5 ?

1 curtida

Controladora da IRANI. Qual o nível atual de desconto da holding? Precisa ver isso.

1 curtida

Perfeito isso mesmo!
Comecei a olhar a uma semana, estou buscando mais informações junto ao R.I pois há pouca informação na internet.
Empresa vem distribuindo dividendos recorrentes desde 1998.
Ela é referência no ramo imobiliário em balneário e região sul do BR
Há um grande desconto em relação ao patrimônio líquido histórico.
Enfim, tudo que estou buscando estou gostando, acho bacana vocês darem uma olhada.

1 curtida