TAEE11 - Taesa

5 curtidas
5 curtidas

Ou seja, mesmo no pior cenário ainda continua atrativa.

Reduzir os dividendos no curto prazo não me assusta, pois assim como TRPL4 terei paciência, afinal, não vou me aposentar daqui 5 anos, então seguirei comprando e aumentando meu número de ações sempre que possível (como está acontecendo agora).

8 curtidas

9 curtidas

A empresa reportou uma receita líquida regulatória de R$579 milhões no trimestre, redução anual de 7,2%. A queda é função do reajuste inflacionário do ciclo RAP 2023-2024, balanceado pela entrada entrada operacional de Saíra e Sant’Ana. O reajuste inflacionário do ciclo foi negativo para as linhas reajustadas pelo IGPM (-4,50%). Para o ciclo 2024-2025 que começa a afetar a companhia a partir do 3T24, o reajuste foi de -0,34% para as linhas reajustadas pelo IGPM e 3,93% para o IPCA.

Com relação aos custos e despesas, houve uma redução de 3,7%, totalizando R$ 94 milhões, explicado por uma ligeira redução na contratação de serviços de terceiros. O resultado financeiro totalizou menos R$ 202 milhões, 17,6% abaixo da comparação anual, explicado por uma variação cambial decorrente da contratação do IPCA dentro dos períodos analisado (1,00% em 2T24 vs 1,56% em 2T23).

A dívida bruta da companhia totalizou R$ 10.2 bilhões, 3,3% maior que o trimestre anterior. O caixa da companhia ficou em R$1.1 bilhões, resultando em uma dívida líquida de R$ 9.1 bilhões, 3,6% maior que o 1T24. Assim, a Taesa fecha o trimestre com uma relação dívida líquida/EBITDA de 4.0x, 0,2x acima do trimestre anterior e a maior dentre os pares.

Por fim, o lucro líquido registrado foi de R$294 milhões, aumento de 22,9% com relação ao 2T23. Ressaltando que não acho o resultado negativo, apenas que a empresa se encontra precificada e, sem justificativas para negociar acima de seu valor justo, justamente pela questão de sua alavancagem se encontrar relativamente alta.

5 curtidas