Ou seja, mesmo no pior cenário ainda continua atrativa.
Reduzir os dividendos no curto prazo não me assusta, pois assim como TRPL4 terei paciência, afinal, não vou me aposentar daqui 5 anos, então seguirei comprando e aumentando meu número de ações sempre que possível (como está acontecendo agora).
A empresa reportou uma receita líquida regulatória de R$579 milhões no trimestre, redução anual de 7,2%. A queda é função do reajuste inflacionário do ciclo RAP 2023-2024, balanceado pela entrada entrada operacional de Saíra e Sant’Ana. O reajuste inflacionário do ciclo foi negativo para as linhas reajustadas pelo IGPM (-4,50%). Para o ciclo 2024-2025 que começa a afetar a companhia a partir do 3T24, o reajuste foi de -0,34% para as linhas reajustadas pelo IGPM e 3,93% para o IPCA.
Com relação aos custos e despesas, houve uma redução de 3,7%, totalizando R$ 94 milhões, explicado por uma ligeira redução na contratação de serviços de terceiros. O resultado financeiro totalizou menos R$ 202 milhões, 17,6% abaixo da comparação anual, explicado por uma variação cambial decorrente da contratação do IPCA dentro dos períodos analisado (1,00% em 2T24 vs 1,56% em 2T23).
A dívida bruta da companhia totalizou R$ 10.2 bilhões, 3,3% maior que o trimestre anterior. O caixa da companhia ficou em R$1.1 bilhões, resultando em uma dívida líquida de R$ 9.1 bilhões, 3,6% maior que o 1T24. Assim, a Taesa fecha o trimestre com uma relação dívida líquida/EBITDA de 4.0x, 0,2x acima do trimestre anterior e a maior dentre os pares.
Por fim, o lucro líquido registrado foi de R$294 milhões, aumento de 22,9% com relação ao 2T23. Ressaltando que não acho o resultado negativo, apenas que a empresa se encontra precificada e, sem justificativas para negociar acima de seu valor justo, justamente pela questão de sua alavancagem se encontrar relativamente alta.
Vim só lembrar (ou alertar, para quem ainda não sabe) que units não tem mais isenção para venda abaixo de 20k. Vendeu e lucrou, tem que pagar imposto. Mas ainda dá pra compensar lucro de TAEE11 com prejuízo anterior de outras ações. Vale para todas as units (Klabin, Sanepar, etc.).
Não sei ainda se vou vender as minhas. Poderia, pois tenho preju pra compensar.
A partir de agora, se for comprar, vou de TAEE4, que tem a liquidez “menos pior”.
Tenho uma venda em 2020, mas não é possível com o entendimento atual prejudicar quem fez vendas lá atrás.
Eu não tenho TAEE11 mas para quem tem muito existe a possibilidade de verificar a “abertura” das ações TAEE11 em TAEE3 e TAEE4 direto na sua corretora (não sei se isso tem custo), dessa forma é possivel vender TAEE3 e TAEE4 que tem uma liquidez maior que muito FII ai…
O PM de comprar será a proporcionalidade de 1:TAEE3 e 2:TAEE4 para cada TAEE11.
Pedi para o chatGPT simplicificar:
Para pedir o desmembramento de UNITs (BDRs, Units) como TAEE11 → TAEE3 + TAEE4, o processo é simples e feito diretamente na sua corretora, mas existem alguns detalhes importantes.
1. O que é necessário para pedir o desmembramento de TAEE11
TAEE11 é uma UNIT composta por:
- 1 ação ordinária (TAEE3)
- 2 ações preferenciais (TAEE4)
(composição oficial da Taesa)
Ou seja, cada 1 TAEE11 vira 1 TAEE3 + 2 TAEE4.
2. Como pedir o desmembramento
Você precisa:
1. Ter as TAEE11 custodiadas na corretora
A liquidação deve estar concluída (T+2).
2. Abrir um chamado na sua corretora
O termo usado é:
“Solicito o desmembramento das minhas TAEE11 em ações TAEE3 e TAEE4, na proporção padrão da companhia.”
Algumas corretoras permitem isso pelo app (poucas); na maioria é via atendimento.
3. A corretora envia a ordem à B3
É uma operação chamada “conversão/desdobramento/desmembramento de units”.
3. Qual é o custo?
Depende somente da corretora, porque a B3 não cobra taxa para desmembrar units.
⦿ Na maioria das corretoras: Gratuito
Ex.: NuInvest, Clear, XP, Inter, BTG, Órama → não cobram.
⦿ Algumas cobram taxa operacional, geralmente:
- Entre R$ 5 e R$ 25 por evento
- Raramente mais que isso
Se você tiver 100 TAEE11, o custo (se houver) será por solicitação, não por quantidade.
4. Como ficará sua posição
Para 100 TAEE11, você receberá:
- 100 × TAEE3 → 100 TAEE3
- 100 × 2 × TAEE4 → 200 TAEE4
E as TAEE11 somem da sua carteira.
5. Quanto tempo demora?
Geralmente:
- 2 a 5 dias úteis
(depende da agilidade da corretora)
Resumo rápido
| Item | Informação |
|---|---|
| Quem faz? | Sua corretora |
| Custo | Geralmente R$ 0; se cobrar, ~R$ 5–25 |
| Prazo | 2–5 dias úteis |
| Proporção TAEE11 | 1 TAEE3 + 2 TAEE4 |
| Como pedir | Abrir chamado solicitando desmembramento de units |
Se quiser, posso verificar especificamente a sua corretora e informar se ela cobra, quanto e como pedir (cada uma usa um termo diferente).
Você disse:
Como fica o calculo do preço medio.
O ChatGPT disse:
O cálculo do preço médio após o desmembramento da UNIT segue um princípio importante:
O custo total das TAEE11 é distribuído proporcionalmente entre TAEE3 e TAEE4 segundo a composição da UNIT.
Como TAEE11 = 1 TAEE3 + 2 TAEE4, o custo total é repartido 1/3 para TAEE3 e 2/3 para TAEE4.
Vamos usar um exemplo completo para ficar claro.
Exemplo:
Você tem 100 TAEE11, com preço médio = R$ 40,00.
➤ Custo total das TAEE11
100 × 40 = R$ 4.000,00
➤ Após o desmembramento você recebe:
- 100 TAEE3
- 200 TAEE4
Cálculo do preço médio
Custo atribuído para TAEE3
Proporção: 1 TAEE3 a cada 1 TAEE11 = 1/3 do valor da UNIT.
Custo total para TAEE3 =
4.000 × (1/3) = R$ 1.333,33
Preço médio TAEE3 =
1.333,33 ÷ 100 = R$ 13,33 por ação
Custo atribuído para TAEE4
Proporção: 2 TAEE4 a cada 1 TAEE11 = 2/3 do valor da UNIT.
Custo total para TAEE4 =
4.000 × (2/3) = R$ 2.666,67
Quantidade: 200 ações
Preço médio TAEE4 =
2.666,67 ÷ 200 = R$ 13,33 por ação
Resultado final
| Ativo | Qtde | Preço médio |
|---|---|---|
| TAEE3 | 100 | R$ 13,33 |
| TAEE4 | 200 | R$ 13,33 |
Ou seja, o preço médio fica igual para TAEE3 e TAEE4, porque o valor da UNIT é dividido proporcionalmente à quantidade de ações que a compõem.
Observação importante
Mesmo que TAEE3 e TAEE4 negociem em preços diferentes no mercado, para fins de preço médio fiscal o custo é repartido matematicamente dessa forma.
Se quiser, eu faço o cálculo usando seu preço médio real das TAEE11 — basta me informar o valor.
Pessoal,
Como vocês estão declarando TAEE11 em Bens e Direitos.
Estão deixando (Grupo/Código) 3/1 ou 4/4?