TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
Companhia Aberta – CVM nº 2025-7
CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30
NIRE 33.3.0027843-5
AVISO AOS ACIONISTAS
Em Assembleia Geral Ordinária da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3,
TAEE4 e TAEE11) (“Taesa” ou “Companhia”) realizada em 28 de abril de 2022, os acionistas
aprovaram a proposta da administração quanto à destinação do resultado do exercício de
2021 e delegaram à Diretoria da Companhia a definição das tranches e datas de pagamento
para a distribuição de R$800.292.750,30 a título de dividendos, sendo R$147.011.157,98 a
título de dividendos mínimos obrigatórios remanescentes e R$653.281.592,32 a título de
dividendos adicionais.
A Diretoria, em reunião realizada nesta data, deliberou que o pagamento dos dividendos, no
montante de R$800.292.750,30, equivalente a R$0,77435441646 por ação (ordinária TAEE3 /
preferencial TAEE4) ou R$2,32306324937 por unit (TAEE11), ocorrerá no dia 31 de maio de
2022, com base na posição acionária do dia 9 de maio 2022. A partir do dia 10 de maio 2022,
as ações e units passarão a ser negociadas “ex-dividendos” na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão.
Rio de Janeiro, 3 de maio 2022.
Erik da Costa Breyer
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.
Eu amo uma empresa!
Renda “Fixa” Turbinada, essa é a Taesa.
Pagamento: 05/12/2022
Data Com: 14/11/2022
AVISO AOS ACIONISTAS
O Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3,
TAEE4 e TAEE11) (“Taesa” ou “Companhia”), em reunião realizada no dia de hoje, aprovou a
distribuição de dividendos intercalares referentes ao exercício de 2022 no montante de R$ 460.000.000,06.
Dividendos a pagar por ação TAEE3/TAEE4 R$ 0,44509091390
Dividendos a pagar por Unit TAEE11 R$ 1,33527274170
O pagamento dos dividendos intercalares ocorrerá no dia 23 de janeiro de 2023, com base na posição acionária do dia 10 de janeiro de 2023. A partir do dia 11 de janeiro de 2023, as ações e units passarão a ser negociadas “ex-dividendos” na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão.
Rio de Janeiro, 5 de janeiro 2023.
Topp demais, e pensar que troquei por Alupar
Assim que é bom, anuncia e paga no mesmo mês kkkkk
Nos cálculos da Genial Investimentos, a eventual oferta pode levar a uma diluição de 12 a 15% dos atuais acionistas. Para os analistas da corretora, não vale a pena participar da operação nos preços atuais.
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
Companhia Aberta – CVM no 2025-7 CNPJ/MF no 07.859.971/0001-30 NIRE 33.3.0027843-5
COMUNICADO AO MERCADO
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE11, TAEE4 e TAEE11) (“Taesa” ou “Companhia”) comunica seus acionistas, o mercado em geral e demais interessados que recebeu hoje da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) solicitação de esclarecimentos sobre notícia veiculada na imprensa, por meio do Ofício 106/2023/CVM/SEP/GEA-1, abaixo transcrito.
“Ofício no 106/2023/CVM/SEP/GEA-1
Ao Senhor
ANDRÉ AUGUSTO TELLES MOREIRA
Diretor de Relações com Investidores de TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. Av. das Américas, 2480, Bloco 6, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-101
E-mail: [email protected]
c/c: [email protected]
Rio de Janeiro, 10 de abril de 2023.
Assunto: Solicitação de esclarecimentos sobre notícia
Senhor Diretor,
- Reportamo-nos à notícia veiculada em 09.04.2023 no portal de notícias Brazil Journal, seção Negócios, sob o título: “EXCLUSIVO: Taesa prepara oferta de ações de até R$ 2 bi”, em que constam as seguintes afirmações:
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica SA (Taesa) pretende levantar entre R$ 1,5 bi e R$ 2 bilhões numa oferta de novas ações, pessoas próximas à companhia disseram ao Brazil Journal.
O objetivo da oferta é preparar a companhia para capturar oportunidades nos leilões de transmissão agendados para este ano e 2024, que devem exigir um capex de cerca de R$ 50 bilhões dos vencedores.
[…]
Segundo as pessoas a par do assunto, o tamanho da oferta terá que ser calibrado para que o bloco de controle formado por CEMIG e ISA - que hoje detém 63% das ações votantes da Taesa - não seja diluído abaixo de 50,1% do capital votante.
2. Tendo em vista o exposto, determinamos que V.Sa. esclareça se a notícia é verídica, e, caso afirmativo, explique os motivos pelos quais entendeu não se tratar de fato relevante, bem como comente outras informações consideradas importantes
sobre o tema.
3. Cabe ressaltar que pelo art. 3o da Resolução CVM no 44/21, cumpre ao Diretor de Relações com Investidores divulgar e comunicar à CVM e, se for o caso, à bolsa de valores e entidade do mercado de balcão organizado em que os valores mobiliários de emissão da companhia sejam admitidos à negociação, qualquer ato ou fato relevante ocorrido ou relacionado aos seus negócios, bem como zelar por sua ampla e imediata disseminação, simultaneamente em todos os mercados em que tais valores mobiliários sejam admitidos à negociação.
4. Tal manifestação deverá ocorrer por meio do Sistema Empresa.NET, categoria: Comunicado ao Mercado, tipo: Esclarecimentos sobre questionamentos da CVM/B3, assunto: Notícia Divulgada na Mídia, a qual deverá incluir a transcrição deste ofício. O atendimento à presente solicitação de manifestação por meio de Comunicado ao Mercado não exime a eventual apuração de responsabilidade pela não divulgação tempestiva de Fato Relevante, nos termos da Resolução CVM no 44/21.
5. Alertamos que, de ordem da Superintendência de Relações com Empresas, no uso de suas atribuições legais e, com fundamento no inciso II, do art. 9o, da Lei no 6.385/76, e na Resolução CVM no 47/21, caberá a determinação de aplicação de multa cominatória, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), sem prejuízo de outras sanções administrativas, pelo não cumprimento da exigência contida neste ofício, enviado exclusivamente por e-mail, até 11.04.2023.
Atenciosamente”
Em resposta ao Ofício, a Companhia esclarece que busca e avalia constantemente oportunidades e alternativas de financiamento e otimização da sua estrutura de capital, visando a execução do seu planejamento estratégico baseado nos pilares de crescimento sustentável, excelência operacional, disciplina financeira e geração de valor. A Taesa esclarece, contudo, que não há qualquer decisão formal da Companhia nesta data sobre qualquer oferta pública de ações, debêntures ou outros valores mobiliários via distribuição em mercado de capitais. Tal decisão está sujeita, dentre outros fatores, à obtenção das aprovações societárias necessárias, a condições políticas e macroeconômicas favoráveis e ao interesse de investidores. A Companhia informa ainda que, caso tal oferta pública ocorra, ela será realizada nos termos da legislação e regulamentação aplicável.
Por fim, a Companhia reforça seu compromisso de manter o mercado informado na forma da legislação e da regulamentação atualmente em vigor.
Rio de Janeiro, 10 de abril de 2023.
André Augusto Telles Moreira
Diretor Presidente e de Relações com Investidores Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.
Eu acho que ainda vai cair bem mais.
Estou com uns trocados pra aportar aqui, porém estou na dúvida se aporto agora ou aguardo esse suposto follow-on.
Alguém arrisca um chute da faixa de preço que virá? (Vejamos se temos algum insider aqui no fórum kkk)
Empresa queridinha das PF’s, mas que acho que não vale a pena mesmo pagando bons dividendos.
Considerando uma taxa de crescimento em linha com o IGPM (4%), WACC de 11,9% chego a uma TIR de 8,5%.
Pontos de atenção para Taesa: 1) Muitas concessões vão se encerrar nos próximos anos, fazendo com que a RAP caía. 2) A empresa precisará fazer novos investimentos, aumentando seu Capex e o risco está no valor das TIR’s do contrato.
Concordo com os pontos elencados, porém eu sigo acreditando na expertise da Taesa, mesmo que para isso ela tenha que sangrar (ou seja, reduzir dividendos, fazer folow-on e etc) para ir renovando as concessões gradativamente.
O que me preocupa é a concorrência, antes as transmissoras concorriam entre si, depois veio as geradoras/distribuidoras querendo diversificar seus negócios e agora empresas que nem estão na Bolsa, disputando esses leilões.
Enfim, ainda acredito na perenidade do negócio, contudo não pretendo focar minha aposentadoria exclusivamente nesse setor, por conta disso que estou me permitindo investir em outros setores (petróleo, mineração e siderurgia) que até pouco tempo atrás eu nem sequer cogitaria.
O ponto é que com uma TIR dessas vale mais a pena investir em um título público.
Sim, mas aí que entra a expertise da empresa na alocação de capital e execução das obras de concessão. Essas empresas aí que estão pagando caro corre risco também de nem assumir a concessão justamente por não ser rentável, daí pode cair no colo da Taesa, ISA ou Alupar.
Pra mim, uma das ações mais caras da bolsa, hoje.