Tape Reading.

O que é Tape Reading?

Olá,

Tape Reading é um técnica de leitura do mercado usada para entender os movimentos intradiários (daytrade).
O nome vem daquelas antigas fitas que eram utilizadas para verificar o preço das cotações em Wall Street ( Ticker tape - Wikipedia ).
Normalmente hoje em dia os programas de cotação de ativos que tem suporte a tape reading oferecem as ferramentas:

  • Livro de Ofertas: onde você observa as ordens colocadas no book, em que ordem e de qual corretora elas vieram (se não me engano Brasil só tem tela cega nos ativos de agronegócios)
  • Livro de Preços: onde você observa a liquidez do ativo por níveis de preço.
  • Times & Trades: é o registro do negócio fechado, onde temos quem é o agressor que deu o fechado no negócio, quem é o passivo que teve a ordem consumida e a quantidade de lotes que forem levados.

Há outras ferramentas acessórias como “Volume at Price” onde você vê os níveis de preço onde ocorreram mais negócios e o “Ranking das Corretoras” em que você observa a evolução dos contratos que elas operaram no decorrer do dia.

O objetivo do Tape Reading é detectar situações (força da agressão, absorção, continuidade do movimento, inversão de fluxo, etc) no momento em que elas ocorrem em vistas de utilizar alguma estratégia com base nelas.

1 curtida

É que eu estou começando no mundo dos investimentos agora, li um livro guia sobre análise fundamentalista (o que abriu as portas pra mim) e analisei e comprei minha primeira ação(não sei se foi bom negócio), pois vejo que muitos aqui parecem que analisam as ações de forma um pouco diferente que eu ainda não entendo. Ontem me deparei com esse tal de “Tape Reading”, vou estudar isso então.
Obrigado pela introdução!

Primeiro você precisa definir que tipo de investidor você será.
O foco aqui nesse fórum é como você já viu a análise fundamentalista.
Tape Reading é voltado a operações rápidas, intradiárias, também chamadas de “daytrade”.
Operações de daytrade são operações de altíssimo risco e da mesma forma o ganho também pode ser alto.
Recomendo cuidado ao fazer sua pesquisa. Na internet está cheio de vendedor de curso que na verdade não passa de vendedor de sonhos (“ganhe R$ 1.000,00” por dia e pare de trabalhar", blá, blá, blá). Esqueça cursos que dizem que irão te ensinar a operar em dois dias, dois finais de semana, isso é conversa fiada.
A pessoa que procura o daytrade esquece que essa é uma profissão como outra qualquer e por isso requer um tempo de maturação e estudo que poucas pessoas estão dispostas.
Já adianto, o tempo médio de formação de um especulador financeiro em operações de daytrade é de 5 anos (vendo a tela do mercado todo dia da abertura ao fechamento). Raríssimas são as exceções que conseguem operar bem antes disso.
Sua primeira preocupação ao estudar esse tipo de operação deve ser sempre a preservação de capital conforme for vivenciando os movimentos do mercado.
Muito cuidado também com alavancagem, principalmente com mini contratos. Operar daytrade hoje em dia requer pouco dinheiro para margem mas da mesma forma a possibilidade de quebrar a conta é muito alta.

3 curtidas

Eu já tinha ouvido falar que sim, é muito arriscado, que o imposto de renda cobrado é mais alto e que esse tipo de “investimento” é para aqueles que já tem um tempo no mercado, mas eu quero aprender a analisar de uma forma mais profissional meus ativos e vou levar todas as suas palavras em consideração.

1 curtida