Taxa de crescimento anual do LPA

Boa noite grupo! Estou iniciando nesse mundo das ações e preciso da ajuda de vocês.

Estou avaliando a ação “Itub 4” de acordo com o que aprendi num livro chamado “Manual do Pequeno Investidor em Ações”, forçado na análise fundamentalista e sei que uma boa empresa tem crescimento de “LPA” constante. Quando eu calculo a taxa de crescimento ao longo do tempo da ação, em 8 anos, eu encontro um crescimento de 0,16%, mas ao calcular a taxa de crescimento anual utilizando a fórmula: “primeiro LPA×(1.1)^(8)=último LPA”, aprendida no livro, eu não consigo chegar até o último LPA de 2018, mostrando que a ação não obtém uma taxa de crescimento anual e com isso, impossibilitando que eu possa fazer minhas projeções otimista(crescimento contínuo) e pessimista(crescimento à metade da taxa encontrada) afim de encontrar o preço justo (taxa de crescimento LPA+P/L médio), também preciso da taxa de crescimento anual do LPA para projetar meu P/L futuro etc., sem essa taxa, não sei como fazer.

Existe alguma forma diferente de avaliar empresas que não têm essa constância nos crescimentos?

*Tudo o que aprendi e estou colocando ou tentando colocar em prática, provémas do livro citado, por isso desculpa por algum equívoco.

1 curtida

Não posso te ajudar especificamente sobre o livro, pois não conheço.
Mas a formula para calcular o crescimento anual de uma empresa, que conheço, é esta:
((resultado final/resultado inicial)^(1/numero anos)-1)*100

No caso de ITUB, olhando pela nossa plataforma temos:
43

A conta seria:
=((3,31/1,99)^(1/8)-1)*100
Crescimento anual do LPA de ITUB = 6,57%

2 curtidas

Muito obrigado Cadu, irei usar essa fórmula.

1 curtida