TEND3 - Tenda

2 curtidas

Gostei da previa. Vários lançamentos e Aumento de vendas em aproximadamente 10% (comparado com 2t). Deve impactar positivamente no preço. Comecei minha posição nela agora, acho que foi uma boa hora. Abc

2 curtidas

Alguém acompanha? Entrei em 23,45. Resultado 3T19 foi bom acho. image

3 curtidas

Ainda não analisei. Mas a principio veio bom resultado sim.

2 curtidas
6 curtidas

Distratos aumentaram bastante além de queda nas vendas

7 curtidas

Fantástico!

4 curtidas

Vi que TEND3 entrou na lista das recomendadas das top 10 ações recomendadas da XP. Alguma opinião sobre?

A única coisa que sei é que o GL investe nela. rsrsrsrs.

Tend3

  • índice small
  • lucros crescentes nos últimos 3 anos
  • pouca/nenhuma dívida

Alguma opinião sobre Tend3? Particularmente esses pontos me chamaram a atenção positivamente.

Eu curto bastante a empresa. Não sou expert no setor, mas acho que tem empresas melhores, por isso ela acaba ficando um pouco esquecida. Eu particularmente curto mt ela por conta do investimento em tecnologia e fabrica de casas. Muita gente gosta menos dela por ter foco em MCMV…

1 curtida

Bom dia, Felipe.

Qual sua dúvida? A Tenda é uma construtora com uma história de mais de 50 anos. Atua em 9 estados do país e tem foco no segmento de baixa renda. A empresa tem investido muito em eficiência no canteiro de construção, aplicando cada vez mais técnicas de construção “off-site”.
Vale consultar os balanços e conferir como os custos são bem administrados.

Gosto muito dela e da MRV. São empresas que estão sempre inovando nas técnicas de construção e buscando ganhos de eficiência construtiva. Muito difícil para as construtoras menores acompanharem essa evolução. Vejo as duas com grande vantagem competitiva no segmento onde atuam. A ressalva é que o setor onde atuam tem grande correlação com o desempenho da economia e são muito impactadas pelas políticas públicas de incentivo à moradia e também pela política monetária.

2 curtidas

Resultados 4T20

Bradesco BBI: Solid Results Reinforcing our Positive View, Outperform, Target R$ 36,00
BTG Pactual: Strong 4Q20 with ROE of 19%, Target R$ 40,00

2 curtidas

TEND3 - Resultado 2020

Resultado razoável para bom. A empresa vem conseguindo crescer seu resultado bruto de forma consistente, passando de 585M em 2018 para 648M em 2019, e com 710M em 2020.

Por outro lado, as despesas operacionais subiram em uma proporção superior, o que fez o resultado operacional cair de 290M em 2019 para 264M em 2020. Somado a uma piora no resultado financeiro, o lucro liquido caiu de 263M em 2019 para 200M em 2020.

É um ativo que tem uma grande dependência do programa minha casa minha vida, e por conta disso creio que o ativo deveria ser negociado com um premio mais baixo que seus pares, mas não vejo isso ocorrendo hoje. O ativo tem um bom potencial de valor e crescimento, mas vejo EZTC, TRIS e LAVV a frente em termos de risco x retorno.

tend3

7 curtidas

Valeu mais uma vez… :clap:

Eu tava querendo iniciar posição nos 23 reais mas não chegou, ela bateu nos 24 e subiu… de toda forma, parece que está com tendência de baixa e vou continuar de olho.

As despesas subiram por causa da pandemia que elevou os custos de materiais e ela não foi precavida como a Eztec que estocou boa parte destes.

Eu acredito também que o mercado está pagando um “prêmio” para ela por causa do projeto “off-site” e a tendência de migração de pessoas para as pequenas e médias cidades.

Na minha opinião este é um grande catalisador para a empresa no médio prazo:

“…
Off-site: Modelo caracterizado pelo desenvolvimento de casas produzidas em uma fábrica usando a tecnologia construtiva woodframe e montadas no canteiro de obra. Esse modelo não exige uma demanda mínima local abrindo a possibilidade da companhia explorar mercados menores atuando em pequenas e médias cidades do país.
…”

3 curtidas

concordo que EZTC, TRIS e LAVV são sólidas, mas você não acha boa misturar uma de baixa renda para fechar uma boa carteira de construtoras?

3 curtidas

Pode ser uma boa opção de diversificação sim

3 curtidas

Mas no segmento de baixa renda ainda prefiro MRVE. Tem um expertise nessa construção de baixo custo, sempre preservando margens, mesmo em meio às inúmeras crises (alta de juros, fim do MCMV, diminuição de linhas de crédito, pandemia etc).
Se bem q a MRV (no MRV day) mostrou que pretende ampliar a atuação agora na média renda e também com serviços - e ainda com incorporação nos EUA (AHS). Diversificando bem as fontes de receita…

4 curtidas

Esta sim é uma ótima discussão. Qual das duas (TEND3 ou MRVE3) está em patamar mais interessante para entrada?

Também penso como os colegas acima e acho saudável investir no setor em empresas com propostas distintas. Nesse sentido, uma carteira que tenha uma construtora com foco em alta renda e grande presença em SP (como Eztc3, Tris3, etc.) e outra construtora com foco em baixa renda e participação nacional, como MRVE3 ou TEND3, parece-me boa estratégia.

Voltando à comparação entre as duas focadas em baixa renda, se analisarmos friamente os indicadores atuais, aponto pequena vantagem para TEND3 (exceto pelo P/VP). Some-se a isso que MRVE3 trabalha com capital de terceiros, ao passo que TEND3 se financia com capital próprio e não tem dívida, praticamente.

Pessoalmente, não acho ruim a opção em trabalhar com certa alavancagem. Ainda mais em cenário de juros tão baixo e inflação de imóveis descontrolada.

Outro ponto a analisar é o cenário futuro para cada uma das duas (aliás, minha preferência, já que o preço de um ativo é reflexo direto de resultados futuros, e não do balanço). MRVE3 e TEND3 tem uma área de atuação mais ampla e pulverizada que as construtoras apontadas de alta renda. Entre as duas, pequena vantagem para MRV, que tem atuação inclusive fora do país. Outra vantagem da MRV é a mencionada pelo colega. Ela anunciou atuação em segmentos de média renda.

Nesse ponto, acho que ela tem um gatilho interessante. Como atua muito fora de SP, acho que deve haver grandes oportunidades nesse segmento. Difícil imaginar construtoras com eficiência administrativa equiparável fora de SP para concorrer com ela na média renda.

Enfim, apesar de ter falado mais da MRV, eu considero um empate técnico entre ambas e tbm tenho dificuldade em escolher uma das duas. Hoje tenho posição no mercado de baixa renda em MRV e sempre me pergunto se na cotação atual não vale a troca por TEND3. Na carteira da patroa, ela tem TEND3. :sweat_smile:

5 curtidas