Tesouro IPCA Longo x Bolsa

O call do motinha da genial tem sido a compra a de tesouro longo ipca, porque teria em tese a mesma valorização das empresas da bolsa de maior risco, porém sem este risco, com proteção da inflação.

Ele prefere uma alocação em caixa (selic), o real seria o melhor ativo brasileiro pelo carrego monstruoso, e tb portes parcelados em tesouro IPCA longo,

a princípio achei que as ações teriam como multiplicar melhor o capital, mas fui comparar o tesouro IPCA 2045 com o small11 e para minha surpresa andam sempre juntos… ou seja, vc teria que acertar as melhores ações para superar o o TD 2045:

9 curtidas

O que vc acham desta tese?

2 curtidas

É certo que muito pouca coisa bate IPCA + 6 no longo prazo. Se for IPCA + 6 isento, tem que ser um gênio do mercado ou ter muita sorte.

No geral, quando Tesouro bate IPCA + 6,5 eu alongo. Se for pra IPCA + 7, eu tiro tudo que tiver mais curto e CDI e coloco lá.

De toda forma, eu continuo estruturalmente alocado em Bolsa. Acredito que esse é o momento de ter uma parte da carteira em IPCA longo e a parte em bolsa comprado bastante em Beta.

Diferente de boa parte do fórum, eu não vejo a bolsa brasileira como um instrumento válido para “buy and hold”. São poucos os ativos que eu fico estruturalmente comprado o tempo todo. A maior parte eu tento me posicionar no que eu acredito ser o melhor momento do ciclo. Atualmente, é hora de comprar risco. Caso exploda pra cima, eu vou realocando em coisas menos arriscadas e até mesmo em renda fixa.

6 curtidas

Sempre que a bolsa tá de lado ou em queda surgem estas análises contra o investimento em ações… Já quando a bolsa está em alta surgem análises mostrando como você pode multiplicar o capital investindo em ações…

Eu não sou de diversificar, mas sei a importância da diversificação em todos os momentos, portanto acredito que cada um deve definir seus percentuais em cada tipo de investimento e ir aportando ou desconcentrando (reduzindo ou aumentando posição) no intuito de manter estes percentuais. Provavelmente, daqui há alguns anos eu vou adotar esta estratégia entre Ações, Renda Fixa e Exterior; mas um fato é que hoje, com a SELIC neste patamar, dá para dobrar o capital em 5 ou 6 anos sem fazer nenhum esforço na RF.

Agora 2 observações para refletir:

1 - Muitas vezes este tipo de comparação depende do período utilizado de duas formas: usando o período inicial com a bolsa em baixa favorece a comparação pró ações, assim como o período inicial com a bolsa em alta favorece a comparação pró Renda Fixa e, por isto, o período de tempo usado (5 ou 10 ou 15 anos e etc) deve interferir no estudo; e a situação atual costuma dar o viés da análise, já que se estamos com a bolsa em baixa e SELIC em alta, o comparativo tende a ser favorável para RF por motivos matemáticos.

2 - E o principal: a maioria das pessoas não investe tudo de uma vez e depois fica esperando a rentabilidade que vai ter. O normal é que as pessoas invistam uma parte de sua renda periodicamente! Eu, por exemplo, vou dobrar minha posição atual com meus aportes nos próximos 2 anos. Isto faz muita diferença porque quando se faz aportes regulares com a bolsa em baixa se consegue comprar “mais partes” de empresas do que se compraria caso ela estivesse em alta, o que pode fazer muita diferença quando as ações subirem. Isto é bem explicado de forma anedótica neste vídeo do Dica de Hoje:

Lembrando que está é uma análise anedótica onde você pode considerar que o IBOV despencaria em 2 anos e depois só recuperaria nos últimos 2 anos, e onde ao final de 10 anos o mesmo IBOV estaria em cerca de 136 mil pontos.

9 curtidas

6 curtidas

Hoje estou bem alocado em bolsa, e quando análise título público pagando IPCA+6 e comparo com FIIs de recebiveis e FI-INFRA pagando IPCA +8,5 - IPCA + 9, não consigo achar titulo público atrativo, mesmo pensando em marcação a mercado.

O que estou errando? Seria a análise do risco?

Pensando na alocação em RF, o que vocês acham de IMAB5 e IMAB5+?
Ele seria uma boa simplificação para essa compra mensal.

2 curtidas

Não tenho certeza (e às vezes me faço a mesma pergunta…), mas uma coisa a considerar é o “duration”: se um FII de recebível paga IPCA + 9%, mas os CRIs dele vencer em 2025 (estou exagerando) → tem um risco de em 2025 eles não conseguirem comprar CRIs novos com taxas boas.

Adicionalmente, há o risco do valor do FII subir (ou o rendimento cair, por causa do que mencionei acima) e você não conseguir reinvestir seus rendimentos em uma taxa boa.

O IPCA+6, por outro lado, tem a garantia que pelo menos até 20xx você terá IPCA+6% e a garantia de “juros compostos nessa taxa”.

4 curtidas

Risco com certeza é um dos fatores, especialmente nos casos dos FI-Infra e FIP-IE. A maioria subestima os riscos de execução de vário projetos, ou superestima o retorno.

Mas, em geral, essas classes de ativo possuem incentivos bem equivocados. Quando as coisas vão mal, o cotista fica sofrendo sozinho, mas quando as coisas melhorarem você vai ver o gestor lançando um monte de subscrição duvidosa (pagando 2% de taxinha de escrituração e distribuição da oferta para XP, BTG etc - que sai do seu bolso); tudo isso pra comprar imóveis muito duvidosos, provavelmente de outros gestores amigos dele (o famoso zé com zé).

Cês acham que é a toa que FII é de graça em todas as corretoras, até na XP que cobra absurdos de corretagem?

Eu nem vou entrar mais na lorota de que os imóveis de FII valorizam conforme a inflação. Enfim, eu já critiquei muito FII nesse fórum. Não adianta.

7 curtidas

Eu concordo com o seu pensamento. O duration desses FI Infra normalmente está entre 4 a 7 anos. Os vencimentos já são na grande maioria pra depois de 2030.
Se for considerar risco de reinvestimento, dá pra considerar que eles pagam um spread over-B acima de 1,5% facilmente. Sobre o risco do não pagamento, geralmente debênture de infra-estrutura tem ratings médios acima de A. Logo, o risco é baixo.
Pra mim o maior risco é comprar acima do VP e ver a cota de mercado cair, caso sua intenção seja fazer “Trade” e não manter o FI para dividendos. Se a intenção é rendimento mesmo, essa hora que o valor da cota de mercado cai é uma oportunidade de compra, caso os fundamentos se mantenham.

3 curtidas