Tesouro IPCA + Prefixado

Olá boa noite.
Me chamo Roger, e sou iniciante na área de investimentos. Estou buscando aprender um pouco sobre investimento em Tesouro Direto.

Estou querendo investir no IPCA 2045, e nas simulações que tenho feito, percebi que os aportes mensais tem um peso enorme no saldo final. Pegando 2 casos de exemplo, simulei o IPCA 2045 da seguinte forma:

1º caso - Investimento: R$ 65.000 + R$ 0,00 de aporte = R$ 343.335,33
2º caso - Investimento: R$ 34,72 + R$1.418 de aporte = R$ 997.855,36

Obviamente que eu me interessei pelo segundo. Assim eu teria ainda 65mil disponível hoje para outro investimento.

O valor de R$ 1.418 eu tirei por base de um título Prefixado 2031 com Juros Semestrais com aportes mensais de R$ 500,00, onde eu pegaria os rendimentos semestrais, que dividi em valores mensais, e os aplicaria mensalmente naquela segunda opção. Esse investimento no Prefixado seria apenas para gerar valor extra para eu ter como aportar aquele valor de R$ 1,418 no IPCA 2045, já que eu disponho apenas de R$ 500,00 mensais para retirar da minha renda atual.

A minha dúvida, e é o que venho pedir ajuda, é se esse cenário que eu criei é vantajoso de fato. Existe alguma coisa que deixei passar? Não sei dizer se calculei corretamente os R$1.418 mensais para o título prefixado de juros semestrais, pois maneira que fiz foi a seguinte:

Peguei todo o Lucro do período e dividi pela quantidade de semestres do período para saber aproximadamente quantos receberei. Depois dividi isso por 6 para ter a base do valor mensal:
Prefixado 2031 – Investido: R$ 65.000,00, Valor Líquido: R$ 224.765,63, Período 10/2021 à 01/2031 = 18,77 semestres. Juro semestral: (R$ 224.765,63-R$65.000,00)/18,77= R$ 8511,75 dividido por 6= R$1418,62.

Agradeço todo apoio e qualquer dica que vierem me passar.

Abraços.

Roger Gama

2 curtidas

Dei uma olhada no simulador do tesouro e ele está considerando o reinvestimento dos cupons no título pré-fixado. Uma conta mais simples é a seguinte: cada NTN-F tem um valor de face de R$1.000,00. Este valor você irá receber em 01/01/2031. O rendimento nominal sobre o valor de vace é 10% a.a.; como isso é calculado de forma composta, dá um pagamento bruto de R$48,81 por semestre. Isto é pago a cada semestre, incluindo o semestre da amortização, quando além dos juros, vocë recebe o principal. Você tem 19 semestres até lá, então irá receber bruto em juros R$927,37, pagos uniformemente ao longo deste período. Além disso, receber os R$1.000, somando R$1.927,37 bruto de imposto de renda para o total do investimento.

Só um edit: R$1.000 é o valor de face do título, o preço de mercado dele, acabei de conferir, é R$972,40. Você, naturalmente, precisa ajustar para cima a quantidade de títulos que pode comprar para cada R$1,00 investido.

De modo geral, você pode encarar o tesouro direto de duas formas, ou como estratégia, tentando tirar alguma vantagem do mercado quando as projeções parecem vantajosas para algum tipo de título ou para o mercado como um todo. Ou investindo mensalmente e fazendo alguma diversificação dos títulos. Na prática, tirando o Tesouro Selic, onde o prêmio de risco é muito baixo, não vai fazer tanta diferença ao longo do tempo. Não é um jogo feito para vencer, mas para aceitar um resultado modesto. A mesa sempre ganha. Além disso, como você pretende fazer investimentos mensais, existe o risco do reinvestimento. Isto é, a taxa contratada quando você reinvestir o seu cupom, pode não ser a mesma que a originalmente contratada.

Não sei se ajudei muito, mas minha dica seria focar primeiro em manter os títulos até o vencimento. Pois ele podem e irão oscilar de valor ao longo do tempo. Por isso, ao invés de ir de cara em um IPCA 2045. Pensaria primeiro no 2035. Isso vai segurar o valor dos seus investimentos, pois a NTN-F (prefixado com cupons) é um título que perde valor de compra ao longo do tempo. Se estiver alinhado com sua meta, tente fazer uma diversificação entre os seguintes títulos:

Tesouro Selic 2027
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031
Tesouro IPCA+ 2026
Tesouro IPCA+ 2035
Tesouro IPCA+ 2045

Se você quer receber os cupons, foque nos Juros Semestrais 2031, mas mantenha o Tesouro Selic que vai dar estabilidade ao seu investimento, assim como o IPCA+ 2026, mantenha um valor maior no Tesouro 2035 do que no 2045, que deve ser um valor bem pequeno (5% por exemplo).

5 curtidas

Só dando uma atualizada nos números, peguei os dados de 15/10, o fluxo da NTN-F é o seguinte:

4 curtidas

Pessoal, me tirem uma dúvida!

Ontem comprei TD - Pré-fixado com taxa de 11,25, vencimento em 01/07/2024. Hoje vi que a taxa está em 11,46%.

O meu título acompanha essa variação da taxa durante todo o período até o vencimento ou se comprei quando estava a 11,25%, no vencimento meu rendimento vai ser calculado a 11,25% no período?

Se for assim, quem comprou em dias que a taxa estava menor vai ter um rendimento menor em comparação com quem comprou em dias que a taxa estava maior? Considerando o mesmo título?

Estou bem confuso sobre isso! Renda fixa que varia é muito pra minha cabeça! Pois se variar e quando eu comprei estava em 11,25%, mas em 2023 essa taxa for pra 6% e terminar no vencimento a 7%… meu rendimento vai variar demais…

2 curtidas

Vamos por partes.
Sim, renda fixa varia. E pode variar bastante.
O TD funciona da seguinte maneira. Se você comprar um título a uma taxa de 10%, e segurar esse título até a data de vencimento, você irá receber os 10% (bruto). Não haverá variação nesse caso. Por isso que é chamado de renda fixa, você sabe quando receberá no vencimento.
Porém, caso você queira vender seu título antes da data do vencimento, não há nenhuma garantia da taxa que você irá receber, pois o preço irá variar (bastante em alguns casos) entre o seu dia de compra e o dia do vencimento. Se você comprar hoje uma taxa de 10% e vender daqui a 30 dias, pode ter um retorno abaixo ou acima de 10%. Pode inclusive ter prejuízo.

Caso você compre hoje um título a 10%, pode ser que daqui a 30 dias você compre o mesmo título e esteja com uma taxa de 11%. Você receberá 10% no 1o e 11% no segundo, sem problema algum.

3 curtidas

Obrigado

1 curtida

nesse link do tesouro direto é possível ver no gráfico as alterações de taxas e preços do titulo.
https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm
espero ter ajudado.

1 curtida

Bacana demais! Obrigado!
Vou avaliar e tentar entender melhor