TRPN3 - Tarpon

Alguém já calculou o valor da Tarpon após a venda da Somos para a Kroton?

Fazendo um cálculo bem básico, pegando a valorização das ações da Somos no dia de ontem, de 50% e colocando o valor da taxa de performance que eles cobram de 6% a.a + Inflação, jogando na Receita Bruta da DFP de 2017 (Base) e multiplicando todas as outras contas pelo mesmo múltiplo, sendo bem conservador, o VPA passa a ser entre R$ 6 e R$ 8 reais.

Alguém fez alguma projeção?

1 curtida

Lord,
entrei aqui para ver se tinha alguma discussão sobre a recente comunicação de fechamento de capital da TRPN (OPA), mas não vi ninguem comentar.
Hoje é o prazo para comprar a ação e receber os Dividendos gordos anunciados.
Ninguem pensando nessa estratégia?
Comunicado oficial da empresa:
http://siteempresas.bovespa.com.br/consbov/ArquivosExibe.asp?site=&protocolo=658770
No forum da ADVFN está dando o que falar.

Abraços

Peço licença para não contribuir com a discussão sobre os dividendos, mas depois de ler sua mensagem aproveitei para ver em que pé andava a empresa. Parece que sobrou 1 bilhão de reais nos fundos, dos quais 75% pertencem aos próprios sócios da Tarpon. Vê-se que depois de se perderem totalmente na condução dos negócios, saem da mesa com os bolsos cheios de dinheiro e seus clientes todos no prejuízo.

3 curtidas

Onde está a Tarpon… estou fora!!!

Essa é a idéia de abrir capital na bolsa aqui no Brasil, não é para ter sócios, é para ter capitalização.
Olhar governança se torna cada dia mais importante…

Depois dos casos de MPLU3, SMLS3 e agora TRPN3 só me lembro do BASTTER e do Eduardo Cavalcanti falando “Não tem free float na ON. A análise termina aqui!”

1 curtida

MPLU3 e SMLS3 possuem free float na ON, são do novo mercado estão querendo fechar capital e ferrar com minoritário do mesmo jeito. O problema, no meu ponto de vista, é a CVM que não dá uma ferrada nessas empresas. Assim o país nunca será atrativo para o investidor, principalmente o externo. Imagina um grande fundo que tenha aportado nessas duas empresas por conta dos retornos dos dividendos.

2 curtidas

São casos distintos (mas realmente elas tem free float na ON). Tarpon nunca conseguiu gerar valor p/ seus acionistas minoritários, e sempre teve uma governança ruim. Multiplus não, é uma empresa que gera valor ao acionista, e tinha um bom histórico de governança (o pto que o gestor falar que não tinha planos da LATAM fechar o capital, e ela o fez pouco tempo depois, foi uma grande falha). A questão de se precaver, escolhendo empresas com bom histórico de governança, continua sendo uma boa forma de investir a LP. Não é por conta de um caso isolado de MPLU que devemos generalizar p/ toda uma estratégia. Até pq o caso de tentativa de fechamento de capital de MPLU ainda não terminou.

Cabe lembrar aqui no passado recente do fechamento de capital de PRBC4 (quem não conhece, recomendo ler o tópico). Empresa rentável, com bom histórico de governança, e que queria fechar o capital por um preço muito baixo. Avisei na época p/ não venderem as ações naquele preço, e que iriam forçar um preço mais elevado posteriormente. E foi exatamente o que ocorreu, e o fechamento de capital gerou um baita lucro p/ o investidor. Não sei se aqui teremos o mesmo desfecho, embora acredito que sim, mas o pto principal que quero chamar a atenção é que a estratégia de escolher empresas com boa governança corporativa é válida, e não deve ser generalizada por conta de casos isolados.

OBS: concordo que a CVM é muito ineficiente, quem ainda tem dúvidas é só ver o que ela fez com MFII11 no tópico dela aqui do forum.

2 curtidas

Você está correto quanto ao free float.
Acho que esses grandes fundos, vão judicializar caso se sintam lesados.

1 curtida

Acredito que a SMLS3 ainda fez pior que a MPLU3.
Sobre a CVM prefiro nem comentar realmente…

1 curtida

Sem dúvida, mas no caso da Smiles já era de se esperar. A sua controladora, a Gol, já tinha feito diversas ações demonstrando a governança ruim na empresa, até pq é uma empresa que tem dificuldades financeiras. A última foi cortar os dividendos de Smiles para melhorar o caixa da Gol.

Tarpon está muito bem colocada no ranking, mas isso por conta de um fator não recorrente, da venda da Somos. Além disso a empresa pretende fazer uma OPA para fechar capital. De uma forma geral, é um fundo ruim, que não conseguiu gerar valor para seus acionistas.

2 curtidas

@cadu mas vale o risco de entrar nela ou nao?

Não vale.

Eu tinha visto uma matéria falando que essa empresa iria fechar capital.

https://forbes.uol.com.br/last/2019/01/tarpon-vai-protocolar-pedido-de-opa-para-fechar-capital/

1 curtida

Muito obrigado.