vale a pena operar no mercado fracionário?

tenho aproximadamente 3000 reais. gostaria de investir inicialmente em 5 acoes para longo prazo e ir comprando mais aos poucos. o problema seria na corretagem, mas para mim não seria tao ruim pois não pretendo vender tao cedo. seria uma boa decisão? quais são as melhores corretoras para fracionário?

1 curtida

Ola @crisnsouza
se o custo da corretagem for baixo, vale a pena sim. Recomendo neste caso a corretora Mirae, tem o link dela aqui no nosso banner do forum.

vi no site da assae que a custodia é de 10 reais. na modal mais não tem custodia então na modal estaria mais barato ?

2 curtidas

Não conheço esta assae. A modal só conheço por conta de alguns colegas daqui que citaram.
Mas vc tem de levar em conta outros fatores, como serviços, atendimento, home broker. E aí sim pesar na balança se o custo x benefício vale a pena. Eu não tomaria como escolha unicamente o custo.
O que eu posso te dizer, pelas corretoras que eu conheço, é que hoje a Mirae tem uma relação custo x benefício muito atrativa.

a corretagem da modal é 2,90 reais mas sem impostos (iss pis cofins),esse preço e calculado sobre o valor da ordem ? vou pesquisar mais sobre a mirae não deve ser a toa que dizem ter o melhor custo benefício

1 curtida

As corretoras cobram este valor fixo, independente do tamanho da ordem.

1 curtida

Modal: 2,49 por ordem, mas custo 0 de custódia
Mirae: 0,99 por ordem, mas 10 reais de custódia

Fazendo 0,99x + 10 = 2,49x
Então: até 6 ordens por mês, a modal é mais vantajosa, mais que isso, a Mirae começa a compensar mais.

Vale lembrar que a modal não tem custo pra aplicação em FII, não sei como é na Mirae.

Eu peguei esses dados no site das corretoras algum tempo atrás, não sei se ainda estão valendo. Alguém pode confirmar?

2 curtidas

Acho que é isso mesmo. Tem de ver os outros quesitos além dos custos.
Um pto negativo na Modal, que me contaram mais não sei se procede, é que alguns FIIs ela não permite negociação, como é o caso do KNCR11. Não sei informar se isso procede, e nem o pq.

1 curtida

Isso mesmo cadu, questionei porque rejeitavam a compra do KNCR11 e eles me informaram que é só pra quem tem patrimônio acima de 1mi. Uma novidade bacana que a modal vai lançar é uma conta digital pra clientes com taxas zero para operações e com saldo em conta garantido pelo FGC.

1 curtida

na modal com 2,90 mais os impostos quanto fica no total ?

1 curtida

Adiciona *0,0325% sobre o valor da ordem (custo bovespa - não day trade), e adiciona ISS, PIS, COFINS (varia conforme o Estado, mas geralmente dá em torno de *5% sobre o valor da corretagem).

1 curtida

obrigado a todos pela ajuda. a modal mais esta mais para o meu perfil.

UPDATE: A Modalmais está com uma promoção que baseado no seu valor inicial você ganha X dias de corretagem gratuita. Eu coloquei 5 mil e ganhei 5 dias. Vale lembrar que ontem realizei duas ordens e fui cobrado em 2,915 em cada (uma ação e um FII), mas hoje fui ressarcido os valores de ambas.

2 curtidas

Isso aconteceu comigo também, por enquanto estou satisfeito com a modal.

1 curtida

Então, estou voltando a investir em ações e começando a investir em FIIS. Pretendo formar a carteira, e com certeza algumas ações e FIIS terei de comprar no fracionário(quase todos). Quanto à questão dos custos, penso que trabalhando com a Mirae e/ou Clear isso será tranquilo, mas e quanto à questão da liquidez no fracionário. Gostaria da opinião do Cadu e dos colegas quanto à segurança de comprar no fracionário ações de pouca liquidez(wizs3, abcb, irbr, unip, alup, ektr, fras, etc…) bem como os FIIS, será que não haverá problemas quando da hora de vender(não falo em stop, esse tipo de coisa, falo vendo fundamentalista mesmo). Abs.

1 curtida

Cara minha estratégia é pra hold. Compro no fracionário e tento balancear um valor mensal que a corretagem não cubra mais 1%.

1 curtida

Oi @pelicano, não tem problema a baixa liquidez no fracionário.
Na verdade isso só é um problema quando vc opera com valores maiores, o que no fracionário não te atrapalharia. Desta lista, a única com liquidez muito baixa é a EKTR. Se vc for montar uma posição pequena, tenha em mente de deixar a ordem em aberto até cancelar, pois pode demorar uns dias p/ ser executada. Agora se vc fosse comprar 50K de EKTR, aí sim vc teria um problema, pois a baixa liquidez iria te gerar um risco maior em caso de uma venda as pressas.

1 curtida

Vale, galera!! É isso ai, apos uns dois anos longe da bolsa, vou voltar a fazer minha carteira. Problema que agora está dificil de entrar…rsrsrr…subiu demais…mas sempre vai ter uma brecha aqui outra ali…Abs.

1 curtida