Valuation

Seja bem vindo!
É este o preço alvo mesmo com base no PSBe. Só tem de se atentar que empresas com baixa margem liquida, o PSBe tende a distorcer um pouco o valor p/ cima.

Empresa EALT4
Cotação atual 4,46
Preço alvo pelo PSBe esta em 21,30 com potencial de crescimento de 378%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 13,55
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 25% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 7,00 4,36
P/VP 0,63
ROE 8,9% 14,3%
DY 3,10%
Margem Operacional 5,7% 10,1%

Tem de procurar ver o pq o mercado está precificando este grande desconto no ativo, algum risco inerente a este deve existir. Ainda não analise o ativo mais a fundo p/ saber.

10 curtidas

Cuidado! Fiz o valuation dela e cheguei no preço justo de pouco mais de 5 reais. Você chegou nesse preço justo alto porque não retirou os vários não recorrentes, principalmente do ano de 2018 e 2017. Tem que analisar dados da operação cotidiana da empresa e excluir ganhos eventuais que não estão atrelados ao negócio da empresa. Eu simulei também com os não recorrentes e cheguei num preço justo de R$24,68.

4 curtidas

Números de 2017 não entram na conta deste valuation. Somente dados dos últimos 12 meses. Ou seja, a partir do 2T 18. Dando uma olhada rápida no gráfico (ênfase em rápida) não consegui perceber não recorrentes relevantes neste período citado.

1 curtida

a venda do terreno pra HAVAN acho que ainda nao entrou no balança, deve entrar neste trimestre

F-01
Bom dia,
Os parâmetros a imagem estão corretos?
A formula utilizada****=((I3+I4+I5+(I6-I5)abs(I7)^(-7,65abs(I7)))I8)/I9)***

achei o resultado meio distorcido.
Uma outra questão o que seria “Valor atual Constante”.

1 curtida

@lucastaz confere aqui a obtenção da VMCM

1 curtida

Tem algum erro aí…

ABEV3

abev

2 curtidas

Tem uma linha oculta aí que está dificultando a leitura da fórmula, não sei se você considerou isso ao aplicá-la. O valor da constante também precisa ser alterado, pois está 7,65 e você utilizou 7,00 na tabela. Tenta corrigir e posta de novo pra gente ver o erro, aqui o resultado deu igual ao do Cadu.

1 curtida

F-02
Boa… agora deu certo.
Havia alguns erros na formula:
Antiga:*=((I3+I4+I5+(I6-I5) abs(I7)^(-7,65 abs(I7))) I8)/I9)
Nova:*=(I3+I4+I5+((I6-I5)EXP(I7-LN(ABS(I7))I8SINAL(I7)))1)/I9

Valeu galera…

5 curtidas

F

Fala pessoal…
O que seria o “Valor atual da constante”? - pesquisei e não achei muita coisa referente a essa variável.

@lucastaz chegou a conferir o que fiz sobre a VMCM

Valuation - #160 por rafaeljsm

Vou dar uma conferida esse FDS. Como fiz rápido com o máximo de ações possíveis algumas devem ter particularidades nas quais deixei passar algo ou então importei dados errados. Fiz algo parecido com relação ao FCD, mas ranqueei e as primeiras colocadas eu fazia uma análise mais apurada e quase sempre encontrava correção e serem feitas nos fados importados.

Sim – vi.

Só não entendi como chego no valor da constante.

Sabe de algum material para dar uma estudada?

A ideia é calcular a constante que gera a maior correlação estatística entre os valores obtidos como o PSBe e os valores de mercado.

1 curtida

Boa — agora entendi…
valeu…

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida!
A relação entre o Interprise Value (EV) e o valor de mercado pode ser utilizado como critério de compra? Ou seja, o EV pode ser utilizado como ferramenta de valuation?

Já vi usarem EV/EBIT como múltiplo. Agora em relação ao valor de mercado é mais difícil, vira quase um P/VP.

Não faz sentido. Enterprise Value é o valor da firma, reflete o caixa livre tanto pros acionistas quanto pros credores (normalmente bancos).

O Valor de Mercado é apenas dos acionistas.

EV = Valor de Mercado + Dívida Bruta (alguns usam dívida líquida, ou seja, subtrai-se o caixa)

O melhor é usar o EV/Ebit e o P/VP juntos.

2 curtidas

Porque no denominador o EBIT e não EBITDA, que incluiria depreciação e amortização? O mercado em geral usa mais o EBIT? Algum motivo em especial?

Geralmente, o indicador EV/EBTIDA é utilizado para comparar empresas (valor delas). Pode ser utilizado para avaliar compra de ações, porém não deve ser avaliado sozinho.

Geralmente é usado EV/EBTIDA, mas pode ser utilizado EV/EBIT, porém vai depender da estrutura financeira e contábil da empresa.

O EBTIDA é o lucro operacional puro, ou seja, ele demonstra o potencial de geração de lucro da empresa através da sua força de negócio. Para empresas com alto capex (depreciação e amortização elevadas), o EBTIDA passa a ser mais interessante na análise, pois exclui a depreciação e amortização que dependendo da empresa e do valor dessas rubricas pode gerar distorções na análise.

Já o EBIT não leva em consideração o capex (depreciação e amortização), portanto é interessante para comparar empresas que não tem despesas elevadas com bens de capital. Pode ser utilizado também quando se quer avaliar o potencial do lucro operacional levando em consideração contas não-monetárias (depreciação e amortização) para ver o impacto positivo delas na formação do lucro e na redução de impostos.

Contas Não-monetárias: são contas que representam somente registros contábeis sem saída de dinheiro da empresa (depreciação).

Portanto, o uso dos dois múltiplos vai depender da estrutura financeira e contábil da empresa e qual perspectiva você está analisando.

10 curtidas