Valuation


#1

Tópico voltado para discussão sobre o valuation das empresas e como chegar no seu preço justo.


#2

Lembrei agora de já ter visto esta formula dele em algum lugar. Senão me falha a memória, ela é uma formula para ser usada especificamente em algum cenário, tipo um setor ou uma determinada classe de ação.

A que conheço dele é esta aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Graham_formula


Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
#3

Hj utilizar a formula do Graham não é muito palpável pois a informação é muito veloz, empresas muito descontadas e com boas características já ficam visadas! Existe alguns vídeos do Barsi falando de quando ele iniciou e agora, de como a velocidade dos negócios impacta a compra.


#4

Concordo. Embora ache o livro o Investidor Inteligente a bíblia da AF, a sua formula de preço alvo não tem tanta relevância assim. Ele mesmo cita que ela não serve para calcular um “preço justo” futuro. Mas ela é útil para o estudo de erros do passado, por conta de expectativas de crescimento pelo mercado.


#5

UGPA3
Fechamento em 20/07/2018
Cotação: 43,30
LPA: 2,30
VPA: 16,41
Valor intrínseco é de R$ 29,14. A ação não está descontada.

Não vejo que é o momento de comprar UGPA3, o que acha???


Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
#6

Quando diz valor intrínseco, está se referindo ao que exatamente? Qual método usou para calcular este valor?


#7

Para calcular o valor intrínseco, eu utilizo a fórmula de Graham.
O valor cotado da ação está acima do valor intrínseco, ou seja, o valor que considerado justo.
Com isso, não há margem de segurança. Numa época de crise, a perda será muito alta.


#8

Todos os métodos de cálculo de preço alvo, ou valor intrínseco, possuem suas falhas. Por isso mesmo é recomendado usar ao menos dois métodos distintos. O metodo de Graham tem grande ligação com os dividendos, então sempre que uma empresa tiver ou um payout baixo, ela provavelmente terá um valor pequeno no seu método. Caso queira usar este método, entenda suas limitações, e use por exemplo o FCD em conjunto, p/ poder avaliar empresas de crescimento, e cruzar depois os resultados.


#9

Pelo meu calculo, no método Graham o preço alvo de GRND3 seria de 11,72.
Considerando payout de 57,4%, G de 11,47, e Tx de 8,50


#10

Mostrarei meu raciocínio:

O cálculo que conheço é raiz quadrada de 22,5 x LPA x VPA.

Na plataforma Pense Rico, nos indicadores qualitativos, eu verifiquei que a cotação da GRND# está R$ 8, 43, LPA: 0,72 e VPA: 3,58.

Portanto, colocando os valores na fórmula que mencionei, ficaria raiz quadrada de 22,5 x 0,72 x 3,58 = 7,62 (Valor Intrínseco (VI))

A fórmula de Margem de Segurança: (VI-cotação)/ vI x 100. Portanto, a margem de segurança é de - 112%.

Poderia compartilhar seu raciocínio de como chegou no preço-alvo de 11,72 e onde encontrou o payout, G (?) e a Tx de 8,50?

Grato!


#11

Bom Dia @Cadu!! estava lendo alguns Comentários/dicas… hoje minha carteira é composta praticamente por FII, e estou começando a analisar Ações (hoje tenho ITSA4, tenho CIEL6 (preço baixo) e estou analisando GRND3) acredito que está em um bom ponto de entrada, porém vejo com desconto, mais utilizando a Equação de Grahan (apenas para um norte a mais), ela está exatamente no preço.

Gostaria de saber qual é sua opinião sobre o preço justo dela, e qual método (mesmo que seja um particular seu) você utiliza na sua analise do preço justo (para poder comprar com uma margem de segurança)


Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras
#12

Eu gosto de utilizar o método do PSBe, que me dá uma boa base em valor, e o método do FCD, que foca mais em crescimento. No caso de usar o método do Graham pode utilizar em conjunto com o FCD. Veja um exemplo de como usar o FCD aqui.

Empresa GRND3
Cotação atual 7,71
Preço alvo pelo PSBe esta em 14,24 com potencial de crescimento de 85%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 14,67.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 0% p/ os próximos 5 anos.

Utilizando o método do Graham, e existem outras formas de se fazer - aqui e no post anterior, mas o que utilizo está dando um preço alvo em 10,78.

grnd


#13

Cadu, confesso que ainda estou engatilhando nessa análise de PSBe e Fluxo de caixa, vi até que você já colocou aqui alguns sites de referência onde podemos simular tais valores, mas ainda tenho certa dificuldade em estabelecer alguns parâmetros, por exemplo taxa de crescimento de x% e taxa de desconto de y%…Você já tem essas fórmulas em alguma planilha de excel onde podemos alimentar com os valores e obtermos os preços a valor presente? Desde já te agradeço!


#14

Não tenho, mas em breve a nova versão da plataforma já vai contar com estes dados e parâmetros.


#15

Valeu Cadu, muito obrigado!


#17

@Cadu, entendi os cálculos fornecidos no fórum porém fiquei com uma dúvida… como cálculo o VMCM??


#18

É uma conta complexa. Aqui neste topico tivemos debates explicando melhor o assunto: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10754

Pode usar uma média padrão, que seria o valor de 7,00.


#19

Cadu você tem algum video explicando o calculo do valuation: taxa de desconto, e as outras nomenclaturas, haja vista parece grego para mim.


#20

Não tenho, mas esta ideia é boa. Vou ver se faço um em breve.
A nova versão da plataforma, que sai em breve, vai facilitar muito a vida do investidor neste quesito.


#21