VIGT11- Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura (FIP-IE)

Pessoal,
O fundo VIGT11 é um fundo de participação em infraestrutura e começou no mês passado a negociação na B3. Em tese é um fundo para investidores qualificados ou profissionais. As vantagens desse tipo de fundo é que não incide IR nem sobre rendimentos e nem sobre ganhos de capital. Já existe o ticker na corretora com o código VIGT11 e vejo ordens que permite, em tese, entrar no fundo mesmo sem ser investidor qualificado.
Assim como esse há outros FIP-IE que parecem ser bem atraentes, ainda mais devido a isenção de IR caso passe a proposta do governo de taxar dividendos (ações) e rendimentos (FII).
Pelo que eu tenho lido esses FIP-IE gozam de isenção tributária por ser de interesse do governo em alavancar projetos de infraestrutura no país, então pode ser que o Governo tenha interesse em manter essa isenção para os FIP-IE. Mas isso é apenas uma hipótese.
Alguem aqui no fórum já investe nesses tipos de fundos mesmo sem ser investidor qualificado?

3 curtidas

Meu assessor ligou ontem oferecendo um fundo desse tipo, um tal de FIP-IE Perfin Apollo Energia. Confesso que não conhecia este tipo de investimento, e ainda tenho muitas dúvidas.

Ele disse que é negociado em bolsa, tem isenção de imposto, tem duração de 14 anos, mas ele recomendou ficar durante os primeiros três anos pois é o período em que a empresa não vai pagar amortização, então vai ter bastante dinheiro disponível pra pagar os investidores. Ele mencionou um DY em torno de 10% a.a., achei altíssimo. Fui ler a lâmina pra entender melhor e a “taxa teto” é IPCA+5,75% / IPCA+6,25%.

Alguém conhece este fundo?

Eu fiquei sabendo desse fundo FIP-IE Perfin Apollo Energia, mas ainda não parei para ler o prospecto. Parece que ainda está em IPO e por isso para entrar precisa de capital alto. No caso do VIGT11 está sendo negociado na B3 e parece que é possível negociar com poucas cotas, ou seja sem ser investidor qualificado.

Olá Alquimista, como vai ?
Você tem razão o fundo FIP-IE VIGT11 é negociado em bolsa e qualquer pessoa pode adquirir cotas, mesmo nao sendo investidor qualificado, eu mesmo me tornei cotistas ha 2 semanas, e planejo ampliar aquisicao desse FIP que tem uma excelente gestora e previsão de pagamento de dividentos trimestrais.

1 curtida