Vocês fazem hedge da carteira?

O título do tópico já diz tudo. Vocês fazem hedge da carteira? Acham que vale a pena ou é besteira?

Quem faz, usa o que? IVVB11, dólar, ouro?

Segue leitura interessante: Mais retorno e menos risco na carteira: IVVB11 – KB Investimentos

1 curtida

A resposta é depende. Já tive momentos que fiz hedge com ouro, com dolar futuro, com ações americanas, com venda do indice futuro, e com opções.

Há alguns anos atrás eu aconselhei abrir uma conta lá nos EUA e montar uma estratégia voltada para três pilares de ETFs. Mas desde meados do ano passado, acredito que a melhor estratégia seria focar na renda variável do Brasil, sem nenhum tipo de hedge. Isto pq o Ibov voltou a entrar em um ciclo de alta, e com o cenário politico e econômico melhorando, não vejo necessidade de pagar o custo de hedges.

10 curtidas

Eu estou com um pozinho em ouro, por conta do cenário externo nebuloso.

Já tive ações lá fora na Drivewealth, mas simplifiquei com IVVB11 e depois só bolsa brasileira mesmo, sem.hedge.

1 curtida

Eu faco comprando exportadoras. Minha principal é a tupy3: se o Brasil desandar, economia local patina e dolar sobe. Bom para exportadoras.

1 curtida

Se voces tivessem muuuito dinheiro investido, voces fariam hedge em ouro? Caso não, por qual motivo?

1 curtida

Eu já fiz muito no passado. Acho uma operação interessante sim, assim como o Hedge em dólar.
Mas atualmente, com o ibov em viés de alta, eu não vejo necessidade.

1 curtida

Eu não faria em ouro se for pra manter, tem um valor histórico e simbólico que serve para especulações de curto prazo em momentos de crise. Se for pensar a longo prazo, iria no dólar, cobriria 99% de qualquer cenário. Para o 1% restante: armas, comida e um bunker.

7 curtidas

rs melhor resposta que esta impossível!

2 curtidas

Eu acrescentaria um rosário kkk (no apocalipse zumbi todo mundo vai precisar).

3 curtidas

Minha carteira é bem defensiva, durmo tranquilo… fico exposto ao dollar com empresas que exportam muito, e tenho setor elétrico, bancos e seguros.

Nas crises os bancos são interessantes pq quando as pessoas estão sem dinheiro usam muito cheque especial e cartão de crédito/cred pessoal etc… E a rentabilidade dos bancos fica melhor ainda… as exportadoras tendem a se manter junto com alguns outros setores defensivos…

Eu queria comprar ações da Berkshire em algum momento da minha vida, só não pensei ainda como pq com o dollar a 4 reais não perco meu tempo em estudar.

1 curtida

Acredito que o melhor hedge de uma carteira de investimento é selecionar excelentes empresas, FIIs, fundos etc. Sempre atento aos custos, a solidez do investimento e a geração de valor para o acionista. Tenho certeza que não existe nenhum hedge que proteja um péssimo investimento (vide Avestruz Master É a enxurrada de pirâmides no mercado).

Sobre investir no exterior a jogada é enviar dinheiro para lá de forma contínua e fazer preço médio com a moeda estrangeira e procurar reduzir esse preço em momentos do dólar baixo. O ponto negativo que vejo é o controle desse preço médio por unidade (investimento/ação/REIT) e global (da carteira), além da seleção dos investimentos.

Diversificação e privilegiar ativos reais, sólidos e perenes já é um bom hedge, FII de Tijolo e colocar na renda variável só dinheiro que nao vai precisar.

1 curtida

utilizo o irbr3 como hedge. somente aplico em acoes.