Wdofut

Estou abrindo este forum somente para poder dividir os assuntos, especialmente neste momento em que temos uma situação bastante complexa com a qual precisamos lidar.

3 curtidas

Wdofut – 02/07/2024

Não dá mais para ficar escrevendo sobre o dólar no tópico de Análise Técnica, porque o assunto fica completamente perdido, e estudar sobre o dólar, é algo extremamente importante, e merece ser tratado de forma completamente diferente de outros ativos. Afinal, se você ainda não colocou uma parte do seu patrimônio atrelado a este ativo, ou não se preocupou em fazer uma reserva mesmo que pequena baseada nesta moeda, você certamente deveria repensar a forma com a qual investe. Mas ficar sempre na posição comprada pode gerar algum desconforto, e precisamos ter como lidar com isto.

Como já expliquei algumas vezes, e até mesmo mostrei o que ocorre, tenho dificuldade em usar o dólar comercial, e também a vantagem de utilizar o dólar futuro é que podemos operar tanto na venda, quanto na compra, o que permite fazer proteção da nossa conta nesta moeda.

Não existe uma forma simples de fazermos uma projeção, mesmo porque, as vezes o que fazemos é olhar um passado mais ou menos distante e então projetamos um futuro que também não sabemos exatamente quando irá se concretizar. De qualquer forma, quando queremos organizar melhor um estudo, precisamos sempre da visão de um tempo maior. Então vamos fazer isso, começar este primeiro post sobre o dólar, olhando o inicio de um movimento importante.

A visão mais longa

No final de 2016, ano em que tivemos um grande avanço no nosso mercado, depois de uma fase politica extremamente delicada, o dólar deu inicio a um novo movimento que podemos classificar como um impulso.

Em 2020, 3 anos após o inicio da perna de impulso, o mundo foi sacudido por um evento totalmente fora da curva, e vimos a moeda americana, chegar a níveis que de certa forma seriam impensáveis. A partir do movimento inicial e considerando os eventos que se seguirão, pudemos ver um grande recuo, e também uma movimentação gráfica, difícil de marcar.

No meio de 2022, após um recuo muito grande da moeda americana, tivemos um movimento que até hoje causa uma certa dúvida. Será que conseguimos criar uma situação onde a moeda pudesse reencontrar a sua trajetória de alta? Pois é, este é o cenário que surgiu nos últimos tempos, por causa da recente movimentação do dólar. A onda marcada como 4, pode ter se finalizado em 2022, e desde então estamos dentro de uma onda 5. Por outro lado podemos apenas estar dando continuidade a correção.

Utilizando o gráfico mensal, vou demonstrar as duas possibilidades.

Cenário – Formação da Onda 5

Existe a possibilidade de estarmos dentro da onda 5 e neste caso estaríamos dentro da 5.3. Caso este venha a ser o cenário que estamos, temos os seguintes alvos:

Esta é uma visão bem macro que busca mostrar a situação em que estamos, caso estejamos dentro da onda 5

Caso este cenário se confirme, temos 3 alvos diferentes.

O primeiro é o mais simples é a projeção da onda 5 em 6.804 pts

O segundo é a projeção baseada no tamanho da onda 1, e neste caso fica em 6.577 pts

A terceira é marcada pela formação da onda 5, e neste caso fica em 7.118 pts

São projeções bastante altistas, e claro bem preocupantes

Observem no gráfico que neste instante estamos testando um alvo, que seria o fina da onda 5.3.3 que esta em 5.673 pts, na verdade até já passamos deste ponto, mas estamos apenas iniciando o mês de Julho. Caso esta projeção realmente aconteça, embora tenhamos o inicio do mês, positivo para a moeda, o que deveria ocorrer é que o mês fosse de fato negativo. Devemos somar a isso se tratar de uma onda 4 que pode ser um pouco longa.

Cenário de correção

Não gosto de “bular” qualquer regra, mas as vezes temos diferenças em tempos gráficos distintos e que acabam causando certas dúvidas com relação a formação real do movimento. A onda que não esta marcada, mas que no caso é a 5.3.1, quando vista no gráfico semanal, se apresenta em uma formação de 3 ondas, ou seja, ela não poderia ser marcada como uma onda impulsiva, e neste caso seria apenas uma onda “a” dentro de algum contexto. Na sequencia, temos a onda “b” que ainda não terminou e em seguida teríamos a formação de uma onda “c”. Eu sempre falo que a formação 1-2-3 e a-b-c, são muito fáceis de serem confundidas.

Neste caso precisamos alterar a marcação da onda, de forma que ela ainda se apresente como uma onda corretiva no caso a onda 4. Ou seja, ainda não demos inicio na onda 5. Temos então que observar também no gráfico o desenho do canal que não coloquei no gráfico acima para não ficar mais confuso, e neste caso temos um problema, porque teríamos que ir até 5.922 pts, mesmo sendo a continuidade da correção.

Aqui estou colocando o retângulo, mostrando como seria a continuidade da correção caso seja este o caso, porque o que deveríamos esperar é uma “Correção Plana”.

Resumo

São dois cenários completamente diferentes, mas ambos estão indicando que podemos ter uma alivio na alta recente, quer seja para formar uma onda 4 como no primeiro gráfico, ou uma outra sub-onda da onda “b” como vimos no segundo gráfico. No caso do segundo gráfico a situação não é clara, mas imaginar que a terceira perna de uma onda corretiva supere a projeção dos 161,8% é bem complicado. Seria uma ocorrência bem rara.

Agora com os dois traçados, podemos ir acompanhando em tempo gráfico menor de forma a validar qual será o cenário que irá prevalecer. Mas seja qual for, parece que temos um pouco de alta pela frente, e a parte mais estranha dos dois traçados é o teste na linha central do canal dobrado que tem grande chance de ocorrer. E o mais curioso é que o teste na linha central do canal dobrado, é o maior indicação que eu uso de ser uma onda 3.

5 curtidas

Wdofut – 03/07/2024 - Diário

Ontem falamos sobre as duas possibilidades de movimentação utilizando gráficos de tempos mais longos. Vamos então trabalhar a partir daqui com tempos menores, facilitando a compreensão do movimento e a tomada de decisão se este for o caso.

Hoje tivemos uma movimentação bastante intensa, e talvez tenhamos dado inicio a correção esperada, mas ainda estamos no meio do dia e da semana e tem muita coisa pela frente, e entre os eventos que produzem grandes movimentações no mercado, especialmente no curto prazo, está a divulgação hoje da Ata do Fomc. Talvez a queda de hoje, já seja uma antecipação do que é esperado.

Voltando ao gráfico, agora simplificando a marcação das ondas e focando em um tempo menor, podemos ver no gráfico abaixo, as duas movimentações esperadas. No momento não sabemos se de fato estamos dentro de um impulso ou em uma onda de correção, e é possível fazer as duas marcações no mesmo gráfico. O impulso com números na cor azul, e a correção com letras na cor vermelha. Caso tenhamos uma correção e ela venha abaixo da linha vermelha pontilhada, que é o topo da Onda 1 (por fechamento), o impulso fica por hora cancelado. Já qualquer outro recuo que não perfure esta linha, não é o suficiente para descartar qualquer um dos cenários.

Questões Operacionais

Já publiquei em diversos locais métodos que podemos aplicar com índices, e não vou ficar repetindo aqui, mas sei que as vezes faz falta. Estou organizando um material para colocar de uma única vez abrangendo os índices que podemos operar que no caso além do Wdofut que tratamos nesta sala, temos o Winfut, o Wspfut e o mais novo membro da família que pode vir a se tornar a estrela do nosso mercado o Bitfut. Cada índice tem as suas características e pretendo dar detalhes da forma que opero.

4 curtidas

Wdofut – 10/07/2024 – Diário

Estamos vendo uma situação bastante interessante, porque o Ibov esta prestes atingir um importante alvo, antes de começar a correção, que se ocorrer deverá ser considerada apenas uma “correção saudável”. Então vale a pena dar uma olhada no dólar, porque atualmente os dois ativos estão mantendo uma relação bem inversa, o que de certa forma indica que teremos um movimento mais positivo no dólar.

No ultimo post, estávamos vendo a possibilidade de dar inicio a uma correção, dentro de um movimento que podemos avaliar como um impulso. Temos outro cenário, mas vamos trabalhar com este por enquanto. Confirmado o inicio da correção que seria uma onda 4, tínhamos 3 possibilidades (alvos), todas de uma correção mais forte, mas em um movimento simples, uma vez que a onda 2 foi bastante complexa (principio da alternância).

O primeiro alvo não foi respeitado, e seguimos em direção ao segundo alvo e no momento de fazermos este teste a mma34 segurou a queda no gráfico diário. O candle que vemos no gráfico é um candle de absorção e tivemos uma elevação do volume, que vinha caindo desde que o dólar começou a corrigir. O volume voltou para a media, então não foi nada muito esclarecedor, mas não deixa de ser uma indicação de que entrou força compradora na moeda hoje, bem as vésperas de importantes dados vindos dos EUA.

Quando os gráficos apresentam duas situações diferentes, ou cenários, sempre devemos ter em mente os dados que estão prestes a serem publicados. O curioso, é que o mercado vem acreditando que os dados que vão sair nos próximos dois dias, serão prejudiciais ao dólar, e favoráveis ao Ibov.

Por enquanto vamos ver o que vai acontecer, amanhã com certeza será um dia de muita volatilidade, e vamos poder conferir a movimentação resultante.

Se considerarmos o movimento principal do Ibov e do Wspfut, podemos ter mas noticias em breve para a moeda, que aponta para um recuo até a casa dos 4,80.

3 curtidas

Wdofut – 18/07/2024 – Diário

Não é que o dólar reagiu mesmo. No mínimo interessante estas ultimas movimentações, mas agora chegamos em um ponto importante de decisão. Mantendo o mesmo desenho estaríamos vendo em um movimento corretivo a onda B.c.b, logo o que é esperado é que ela se forme em 3 movimentos, e hoje chegamos até atingir os 76,4% da correção, mas paramos nos 61,8%. Ou seja, temos os elementos para o terceiro movimento. Ainda temos bastante espaço para correção, seja a onda corretiva, ou mesmo uma onda 4 que também deve se apresentar em 3 movimentos. Pela projeção simples caso o movimento siga o padrão de formação “normal” podemos ter uma correção até 5.270 pts, longe o limite a onda 4 (linha tracejada em vermelho). Por outro lado, por poder ser uma onda 4 já atingimos a correção de 38,2% do ultimo movimento que no caso seria uma onda 3.

Não gosto quando isto acontece. Temos uma direção indefinida neste momento, não são dois cenários, a gente até tem os dois, mas a movimentação seja ela qual for não permite um ajuste de cenário. Então aqui agora também é bom ficar fora.

Nos bons tempos, a gente teria pelo menos uma idéia do que tinha maior chance do dólar cair amanhã, depois das ultimas altas, mas qualquer frase que seja dita fora do contexto, pode provocar mais volatilidade.

4 curtidas

Wdofut - 24/07/2024

Tinhamos uma situação duvidosa, mas a expectativa era uma correção maior, mesmo porque se tratava de uma possível onda 4 e tivemos uma 2 bem simples, mas a moeda não seguiu a formação do zizzag e continua indo em direção a formar uma plana indo de novo ao seu topo historico. O mais engraçado é que a formação não deveria estar ocorrendo em 5 movimentos como estamos vendo e sim em 3. Mas é a tal coisa, muita conversa fiada. Li a pouco no Infomoney que podemos ir a 7,00, vai saber. Por enquanto a onda em formação ainda é uma 4 e agora esta mais para uma correção plana, como falai acima, se bater no alvo marcado encerra definitavemente a possibilidade do zizzag.


A formação do movimento esta tão técnica, que hoje bati a minha meta em dolar, operando vendido, no meio de toda a alta.
Mesmo com toda a pressão compradora que estamos tendo, que pode vir a acionar uma onda 5, se é que ela não foi acionada, teve seu inicio em um movimento de 3 ondas, que não poderia fazer parte de um impulso. Desta forma, para quem esta comprado, vale a pena ficar de olho. Se tivermos a confirmação de que estamos em um impulso, mesmo com a anomalia da onda 1, não temos o alvo em 7,00 mas “apenas” em 6,17.

5 curtidas

WDOFUT – 25/07/2024 – As ondas
O WDOFUT atingiu hoje na abertura, 4 alvos: a projeção do movimento de impulso, o alvo de uma correção plana, o centro do canal dobrado e a linha superior da Bollinger.
No momento temos 3 possibilidades e todas apontando para uma correção mais imediata.
O movimento atual esta ocorrendo como uma plana e neste caso teremos o retorno a 5,38, onde se perdido confirmaríamos uma movimento ainda corretivo de uma grande onda iniciada em 2020, que levaria a moeda a 4,88. Se o fundo não for perdido ai sim podemos ter inicio a temida onda 5
Como a formação da ultima onda de alta ocorreu em uma onda “b”, formada por 5 movimentos, o padrão esperado seria um zizzag, logo poderíamos ter agora um recuo na casa de 5,54 e depois a finalização do movimento em 5,88, com a onda “b” superando o ultimo topo. A formação então dentro de uma correção se daria como uma plana expandida levando a moeda a 5,24.
O movimento que vimos foi a 5.1, dando continuidade ao impulso, e neste caso poderíamos também ter um retorno na casa 5,54 para depois uma movimentação positiva em 6,17.

4 curtidas

WDOFUT – 26/07/2024 – As ondas

Após ter atingido diversos alvos, o dólar de fata deu inicio a uma correção ABC, sendo que o movimento que vimos hoje teria sido a formação da “b”. A correção atingiu o alvo de 26,4%.

Existem duas possibilidades para o próximo movimento.

O primeiro que esta marcado no gráfico, seria a formação da onda “c”, que teria seu alvo em 5.597 pts, com o possível toque na linha de baixa do canal dobrado

A segunda, é de que a pequena correção, porque ocorreu em um dia, tenha se encerrado e neste caso ao invés da onda “b” o que vimos foi o inicio de um novo impulso. Este movimento pode realmente ocorrer porque o final da correção do que marcamos como onda “a” além de bater em 26,4%, tocou o centro do canal dobrado e o mais importante parou na mma34.

Vou colocar o gráfico de 60 minutos para que fique mais fácil observar os movimentos. Mas não podemos esquecer que podemos estar em uma grande onda 5, conforme falei nos posts anteriores, então antes de pensar em vender o indice, precisamos ter muito cuidado.

5 curtidas

WDOFUT – 31/07/2024 – As ondas
Estou fazendo esta analise de forma bem rápida para deixar registrado este momento, pois em alguns minutos teremos uma noticia muito esperada pelo mundo todo e que pode vir afetar o dólar de uma forma bastante radical.
O que vemos por enquanto é que o movimento esta muito técnico. Embora não tenha chegado a correção esperada como no traçado original que esta em azul, fez as 3 ondas, marcadas e vermelho e buscou exatamente o canal, onde começou a reação.
Estamos muito próximos de uma decisão importante, pois temos dois cenários para a moeda, sendo a primeira que todo o movimento fez parte de uma grande onda corretiva. Por outro lado a muito tempo que a moeda tenta dar inicio a sua grande onda 5. Então agora pode ser o momento, apesar de muitos acreditarem que a informação importante hoje, se for realmente passada, ocorrerá de forma bem sutil. Vamos acompanhar a reação do mercado. Pelo Wspfut que temos neste momento, parece que o mercado já esta se posicionando, e a alta do dólar gera uma boa dúvida.


No tempo mais longo, vemos uma possível formação de impulso no tempo mais curto, onde estamos na projeção exata da onda 3, assim o esperado seria ainda uma correção, no mês de agosto, o que ainda não daria uma certeza exata de termos atingido o alvo da correção. Por outro lado estamos muito próximos do alvo do retângulo. Ou seja, indefinição total.

3 curtidas

Wdofut 01/08/2024

O posicionamento do Fed deveria ter jogado um pouco de agua em cima do “fogo” do dolar, mas não foi isto que vimos acontecer. O dolar futuro fechou ontem com uma alta de 1,18% e hoje com 1,64%. Na visão mais longa que apresentei ontem, ainda tinhamos que pelo menos testar o topo do retângulo, e foi o que aconteceu hoje. Mas hoje tivemos mais um detalhe importante, que foi o toque na linha central do dobrado, que quase sempre representa uma onda 3. Então a possibilidade de atingirmos o alvo principal aumentou muito, bem como uma possível correção de onda 4. Ocorre que já tendo iniciado o mes com uma alta tão forte rompendo o topo do mês anterior, a correção tem que durar pelo menos dois talvez 3 meses, afim de marcar um fundo. Vamos acompanhando.


Tinha ficado de falar mais sobre as operações com dolar, mas ainda não tive tempo de fazer um resumo. Eu opero sempre com um objetivo definido, e a situação do dólar esta tão interessante que hoje eu entrei as 10:02, quase fui stopado e as 10:36 hs bati a minha meta diária. O que foi realmente curioso é que operei vendido, dá para acreditar. Na primeira parte da manhã o dolar chegou a cair 60 pontos para depois subir 120 pts. Deu até pena não operar mais, mas o plano de operações deve ser seguido.

3 curtidas

Wdofut 05/08/2024

Na semana passada testamos a linha superior do retangulo, e fechamos dentro novamente. Hoje rompemos a linha novamente e tivemos um retorno imediato. Será que estamos marcando um topo?

4 curtidas

Wdofut – 07/08/2024

Com certeza marcamos um topo na ultima segunda-feira e agora precisamos entender o que pode vir acontecer com a moeda americana.

Embora possamos estar marcando apenas mais um movimento que faz parte de uma grande correção que teria como alvo os 4,80, ainda não podemos descartar que o movimento que estamos vendo é um movimento de impulso e neste caso temos duas opções, ou melhor duas marcações para que possamos determinar o nosso alvo, caso o movimento de impulso não seja anulado. De qualquer forma o dólar perdeu hoje a linha superior do canal principal e parece que esta brigando muito nesta região. Mas vamos as opções.

Movimento de impulso Completo

Neste caso podemos marcar as 5 ondas, sendo que a onda 5 fez quase 100,0% da onda 1, que é aceitável, mas estranho porque a onda 3 bateu em 161,8% e como não tivemos uma onda truncada onde a 5 não supera a onda 3, ela deveria ter ido até o seu alvo.

Neste caso temos agora um movimento de onda 2, onde os alvos são 5.462 pts e 5.146 pts, que são as correções normais para estas ondas. Hoje atingimos uma marca no caso os 26,4% que em geral quando respeitadas mostram que o ativo tem muito folego para subir.

Movimento de Impulso Incompleto

Podemos ter uma segunda marcação onde a onda que marcamos com 3 e 5 sejam na verdade a onda 3. Fiz a marcação em vermelho, e desculpem a confusão do gráfico. A marcação ficou certinha, ou seja, ao invés de uma onda 2, de um movimento maior temos na verdade uma onda 4 ainda do movimento em curso. Neste caso a marcação (linha vermelha tracejada) fica em 5.334 pts.

Resumo

Em ambos os casos, amenos claro que a correção termine no ponto em que esta, o que não pode ser descartado, teremos mais correção ainda, mas podemos ter um retorno, no ponto em que estamos para poder terminar a correção em zizzag. Uma coisa que vai definir este movimento é a mma34, porque no diário o dólar não perde esta media desde o inicio do ano, e ela foi testada como pode ser visto no gráfico, tanto pela 4 como pela 3.4, seja a onda que for. Ela esta prestes a ser testada de novo.

Pelo gráfico semanal o teste da mma34, que aumentaria a chance de estarmos na onda 4, ocorreria por volta dos 5400 pts.

2 curtidas

Wdofut – 09/08/2024
Lá vamos nós de novo, mas afinal este é um ativo que merece toda a nossa atenção, especialmente para quem faz algum tipo de operação com ele.
Agora que já tivemos mais movimento de queda, e que aparentemente estamos encontrando uma região que pode mudar um pouco o quadro que estamos vendo, vamos fazer um estudo com o movimento em curso, para poder completar o meu ultimo post sobre o Wdofut.
A correção continuou e agora parece que estamos em um ponto importante que pode ser um ponto de retorno. Não significa que o ativo vai mudar de direção, mas até mesmo para atingir os alvos que temos é necessário que tenhamos algum respiro nesta forte queda que estamos vendo, afinal desde do seu ultimo topo, marcado na segunda-feira a moeda corrigiu mais de 6,00%. É uma correção muito aguda. Correções muito agudas geralmente indicam que ela será no padrão de zizzag, que significa que a onda “b” tende a corrigir em torno de 61,8% da onda “a”, mas também sabemos aquela regra dos 50,0% que em geral é o ponto em que o ativo não consegue fechar acima dela.
Vou colocar o gráfico de 60 minutos para que possamos descrever o movimento que pode estar para acontecer. O padrão zizzag tem a formação 5-3-5, o que quer dizer que a onda “a” se forma em 5 movimentos a “b” em 3 e finalmente a onda “c” também em 5 movimentos. Ocorre que normalmente a onda “b” tem 61,8% da onda “a’ e a onda “c” 100,0% da onda “a”.
Como podemos ver no gráfico o movimento corretivo desta semana tem tudo para ser uma onda “a”. Não vou marcar as ondas para não deixar o desenho mais complicado ainda, mas poderíamos marcar as 5 ondas. Observem que que também atingimos mais uma linha de canal. Eu já escrevi sobre marcação de canais, lá na tópico de Analise Técnica, mas acabou ficando perdido lá, outra hora com mais tempo eu explico todo o processo de marcação. O importante é saber se vamos ou não ter um retorno neste ponto e o que podemos esperar. Na verdade podemos esperar qualquer coisa, mas podemos tentar montar uma logica e ver onde podemos ir. Vou colocar 3 situações, onde teremos pelo menos 38,2 de retorno, 50,0% ou 61,8%. Só lembrando que ainda estamos marcando o movimento como um impulso, conforme expliquei no ultimo post. Então temos o desenho formado com os alvos da onda “b” e da onda “c” para as 3 situações.

Agora vamos ver se os alvos conferem com aqueles que colocamos outro dia para cada tipo de correção.
Muitas vezes os alvos são precisos nas marcações, afinal são dados por Fibo, que é muito utilizado. Mas a idéia é de região, ou seja um retorno na região, não exatamente no alvo.
Movimento de impulso Completo
No caso deste movimento temos dois alvos, 5.462 pts e 5.146 pts e o que podemos observar é que os alvos que acabamos de calcular não coincidem com estas regiões. Nem mesmo se colocarmos a correção de 23,6% temos algum alvo nesta região.
Movimento de Impulso Incompleto
No caso deste movimento o alvo é 5.334 pts. E tanto o alvo da correção de 50,0% (5.328 pts) como o alvo da correção de 61,8% (5.371 pts) estão muito próximos.
Temos então os alvos dados por duas marcações diferentes, sendo a primeira pelo gráfico diário, com as retrações mais comuns e as obtidas internamente ao movimento em formação no gráfico de 60,0 minutos. Ou seja, muita emoção pela frente, especialmente que pela marcação que estou fazendo no índice, ele também chegou a um ponto hoje, onde também pode corrigir.

3 curtidas