Wdofut

Estou abrindo este forum somente para poder dividir os assuntos, especialmente neste momento em que temos uma situação bastante complexa com a qual precisamos lidar.

3 curtidas

Wdofut – 02/07/2024

Não dá mais para ficar escrevendo sobre o dólar no tópico de Análise Técnica, porque o assunto fica completamente perdido, e estudar sobre o dólar, é algo extremamente importante, e merece ser tratado de forma completamente diferente de outros ativos. Afinal, se você ainda não colocou uma parte do seu patrimônio atrelado a este ativo, ou não se preocupou em fazer uma reserva mesmo que pequena baseada nesta moeda, você certamente deveria repensar a forma com a qual investe. Mas ficar sempre na posição comprada pode gerar algum desconforto, e precisamos ter como lidar com isto.

Como já expliquei algumas vezes, e até mesmo mostrei o que ocorre, tenho dificuldade em usar o dólar comercial, e também a vantagem de utilizar o dólar futuro é que podemos operar tanto na venda, quanto na compra, o que permite fazer proteção da nossa conta nesta moeda.

Não existe uma forma simples de fazermos uma projeção, mesmo porque, as vezes o que fazemos é olhar um passado mais ou menos distante e então projetamos um futuro que também não sabemos exatamente quando irá se concretizar. De qualquer forma, quando queremos organizar melhor um estudo, precisamos sempre da visão de um tempo maior. Então vamos fazer isso, começar este primeiro post sobre o dólar, olhando o inicio de um movimento importante.

A visão mais longa

No final de 2016, ano em que tivemos um grande avanço no nosso mercado, depois de uma fase politica extremamente delicada, o dólar deu inicio a um novo movimento que podemos classificar como um impulso.

Em 2020, 3 anos após o inicio da perna de impulso, o mundo foi sacudido por um evento totalmente fora da curva, e vimos a moeda americana, chegar a níveis que de certa forma seriam impensáveis. A partir do movimento inicial e considerando os eventos que se seguirão, pudemos ver um grande recuo, e também uma movimentação gráfica, difícil de marcar.

No meio de 2022, após um recuo muito grande da moeda americana, tivemos um movimento que até hoje causa uma certa dúvida. Será que conseguimos criar uma situação onde a moeda pudesse reencontrar a sua trajetória de alta? Pois é, este é o cenário que surgiu nos últimos tempos, por causa da recente movimentação do dólar. A onda marcada como 4, pode ter se finalizado em 2022, e desde então estamos dentro de uma onda 5. Por outro lado podemos apenas estar dando continuidade a correção.

Utilizando o gráfico mensal, vou demonstrar as duas possibilidades.

Cenário – Formação da Onda 5

Existe a possibilidade de estarmos dentro da onda 5 e neste caso estaríamos dentro da 5.3. Caso este venha a ser o cenário que estamos, temos os seguintes alvos:

Esta é uma visão bem macro que busca mostrar a situação em que estamos, caso estejamos dentro da onda 5

Caso este cenário se confirme, temos 3 alvos diferentes.

O primeiro é o mais simples é a projeção da onda 5 em 6.804 pts

O segundo é a projeção baseada no tamanho da onda 1, e neste caso fica em 6.577 pts

A terceira é marcada pela formação da onda 5, e neste caso fica em 7.118 pts

São projeções bastante altistas, e claro bem preocupantes

Observem no gráfico que neste instante estamos testando um alvo, que seria o fina da onda 5.3.3 que esta em 5.673 pts, na verdade até já passamos deste ponto, mas estamos apenas iniciando o mês de Julho. Caso esta projeção realmente aconteça, embora tenhamos o inicio do mês, positivo para a moeda, o que deveria ocorrer é que o mês fosse de fato negativo. Devemos somar a isso se tratar de uma onda 4 que pode ser um pouco longa.

Cenário de correção

Não gosto de “bular” qualquer regra, mas as vezes temos diferenças em tempos gráficos distintos e que acabam causando certas dúvidas com relação a formação real do movimento. A onda que não esta marcada, mas que no caso é a 5.3.1, quando vista no gráfico semanal, se apresenta em uma formação de 3 ondas, ou seja, ela não poderia ser marcada como uma onda impulsiva, e neste caso seria apenas uma onda “a” dentro de algum contexto. Na sequencia, temos a onda “b” que ainda não terminou e em seguida teríamos a formação de uma onda “c”. Eu sempre falo que a formação 1-2-3 e a-b-c, são muito fáceis de serem confundidas.

Neste caso precisamos alterar a marcação da onda, de forma que ela ainda se apresente como uma onda corretiva no caso a onda 4. Ou seja, ainda não demos inicio na onda 5. Temos então que observar também no gráfico o desenho do canal que não coloquei no gráfico acima para não ficar mais confuso, e neste caso temos um problema, porque teríamos que ir até 5.922 pts, mesmo sendo a continuidade da correção.

Aqui estou colocando o retângulo, mostrando como seria a continuidade da correção caso seja este o caso, porque o que deveríamos esperar é uma “Correção Plana”.

Resumo

São dois cenários completamente diferentes, mas ambos estão indicando que podemos ter uma alivio na alta recente, quer seja para formar uma onda 4 como no primeiro gráfico, ou uma outra sub-onda da onda “b” como vimos no segundo gráfico. No caso do segundo gráfico a situação não é clara, mas imaginar que a terceira perna de uma onda corretiva supere a projeção dos 161,8% é bem complicado. Seria uma ocorrência bem rara.

Agora com os dois traçados, podemos ir acompanhando em tempo gráfico menor de forma a validar qual será o cenário que irá prevalecer. Mas seja qual for, parece que temos um pouco de alta pela frente, e a parte mais estranha dos dois traçados é o teste na linha central do canal dobrado que tem grande chance de ocorrer. E o mais curioso é que o teste na linha central do canal dobrado, é o maior indicação que eu uso de ser uma onda 3.

5 curtidas

Wdofut – 03/07/2024 - Diário

Ontem falamos sobre as duas possibilidades de movimentação utilizando gráficos de tempos mais longos. Vamos então trabalhar a partir daqui com tempos menores, facilitando a compreensão do movimento e a tomada de decisão se este for o caso.

Hoje tivemos uma movimentação bastante intensa, e talvez tenhamos dado inicio a correção esperada, mas ainda estamos no meio do dia e da semana e tem muita coisa pela frente, e entre os eventos que produzem grandes movimentações no mercado, especialmente no curto prazo, está a divulgação hoje da Ata do Fomc. Talvez a queda de hoje, já seja uma antecipação do que é esperado.

Voltando ao gráfico, agora simplificando a marcação das ondas e focando em um tempo menor, podemos ver no gráfico abaixo, as duas movimentações esperadas. No momento não sabemos se de fato estamos dentro de um impulso ou em uma onda de correção, e é possível fazer as duas marcações no mesmo gráfico. O impulso com números na cor azul, e a correção com letras na cor vermelha. Caso tenhamos uma correção e ela venha abaixo da linha vermelha pontilhada, que é o topo da Onda 1 (por fechamento), o impulso fica por hora cancelado. Já qualquer outro recuo que não perfure esta linha, não é o suficiente para descartar qualquer um dos cenários.

Questões Operacionais

Já publiquei em diversos locais métodos que podemos aplicar com índices, e não vou ficar repetindo aqui, mas sei que as vezes faz falta. Estou organizando um material para colocar de uma única vez abrangendo os índices que podemos operar que no caso além do Wdofut que tratamos nesta sala, temos o Winfut, o Wspfut e o mais novo membro da família que pode vir a se tornar a estrela do nosso mercado o Bitfut. Cada índice tem as suas características e pretendo dar detalhes da forma que opero.

4 curtidas

Wdofut – 10/07/2024 – Diário

Estamos vendo uma situação bastante interessante, porque o Ibov esta prestes atingir um importante alvo, antes de começar a correção, que se ocorrer deverá ser considerada apenas uma “correção saudável”. Então vale a pena dar uma olhada no dólar, porque atualmente os dois ativos estão mantendo uma relação bem inversa, o que de certa forma indica que teremos um movimento mais positivo no dólar.

No ultimo post, estávamos vendo a possibilidade de dar inicio a uma correção, dentro de um movimento que podemos avaliar como um impulso. Temos outro cenário, mas vamos trabalhar com este por enquanto. Confirmado o inicio da correção que seria uma onda 4, tínhamos 3 possibilidades (alvos), todas de uma correção mais forte, mas em um movimento simples, uma vez que a onda 2 foi bastante complexa (principio da alternância).

O primeiro alvo não foi respeitado, e seguimos em direção ao segundo alvo e no momento de fazermos este teste a mma34 segurou a queda no gráfico diário. O candle que vemos no gráfico é um candle de absorção e tivemos uma elevação do volume, que vinha caindo desde que o dólar começou a corrigir. O volume voltou para a media, então não foi nada muito esclarecedor, mas não deixa de ser uma indicação de que entrou força compradora na moeda hoje, bem as vésperas de importantes dados vindos dos EUA.

Quando os gráficos apresentam duas situações diferentes, ou cenários, sempre devemos ter em mente os dados que estão prestes a serem publicados. O curioso, é que o mercado vem acreditando que os dados que vão sair nos próximos dois dias, serão prejudiciais ao dólar, e favoráveis ao Ibov.

Por enquanto vamos ver o que vai acontecer, amanhã com certeza será um dia de muita volatilidade, e vamos poder conferir a movimentação resultante.

Se considerarmos o movimento principal do Ibov e do Wspfut, podemos ter mas noticias em breve para a moeda, que aponta para um recuo até a casa dos 4,80.

3 curtidas

Wdofut – 18/07/2024 – Diário

Não é que o dólar reagiu mesmo. No mínimo interessante estas ultimas movimentações, mas agora chegamos em um ponto importante de decisão. Mantendo o mesmo desenho estaríamos vendo em um movimento corretivo a onda B.c.b, logo o que é esperado é que ela se forme em 3 movimentos, e hoje chegamos até atingir os 76,4% da correção, mas paramos nos 61,8%. Ou seja, temos os elementos para o terceiro movimento. Ainda temos bastante espaço para correção, seja a onda corretiva, ou mesmo uma onda 4 que também deve se apresentar em 3 movimentos. Pela projeção simples caso o movimento siga o padrão de formação “normal” podemos ter uma correção até 5.270 pts, longe o limite a onda 4 (linha tracejada em vermelho). Por outro lado, por poder ser uma onda 4 já atingimos a correção de 38,2% do ultimo movimento que no caso seria uma onda 3.

Não gosto quando isto acontece. Temos uma direção indefinida neste momento, não são dois cenários, a gente até tem os dois, mas a movimentação seja ela qual for não permite um ajuste de cenário. Então aqui agora também é bom ficar fora.

Nos bons tempos, a gente teria pelo menos uma idéia do que tinha maior chance do dólar cair amanhã, depois das ultimas altas, mas qualquer frase que seja dita fora do contexto, pode provocar mais volatilidade.

4 curtidas