sim, mas tem a questão de fazer a contagem dos votos…
A contagem do CAFI sempre foi manual, apenas recentemente usuários criaram scripts de contagem.
Obrigado por ter compartilhado, aprendi bastante
Apoio também
Boa ideai, poderia abrir o tópico, votos até dia 30/6… E seria interessante para o cálculo tanto do valor em dólar, quanto convertido para real.
Quero ver a briga longo prazo com a Cafi
Falha minhã… em geral só votava e olhava o resultado
Aos investidores animados em comprar (continuar comprando) ações nos EUA.
E hj mesmo li uma matéria falando da bolha americana, com um economista recomendando vender ações na bolsa americana e migrar para os emergentes.
Apple não vai mais usar Intel
Alguém conhece?
olhe o ETF BND, parece mais fácil…
Esses bonds são um perigo ok. Fique atento. Os bonds viraram a nova bolha de 2008. Eles estão fazendo o mesmo que fizeram com os CDOs e CDSs na crise de 2008 (derivativo atrás de derivativo). Além disso tem empresas que não estão com bons fundamentos para manter o pagamento da dívida em caso de algum crash. Outro fato é que as agencias de classificação de riscos não são confiáveis.
E no caso dos ETFs o cuidado deve ser o mesmo, pois alguns são uma salada mista com ativos junks + ativos top para passarem na classificação de riscos etc. Tem que ficar atento ao investir em ativos híbridos ou complexos, pois o foco deles é transferir riscos para você.
Entendi … vou tomar esse cuidado com os etfs.
Vc acha mais interessante investir direto nas empresas, então?
Eu prefiro investir diretamente, principalmente no caso do mercado americano. Lá tem empresas excelentes que dá para montar uma ótima carteira de longo prazo. Outro fato é que muitas empresas excelentes lá praticamente já são um ETF da vida, por exemplo, a Berkshire Hathaway que tem uma diversificação imensa.
O único caso que eu fugiria dessa linha de raciocínio seria investir no Tesouro Americano via fundo ou ETF, pois nós brasileiros (não-residentes nos EUA) não podemos investir diretamente.
Já ETF ou Bonds eu até colocaria uma % neles, mas iria procurar estudar mais a fundo. Não tenho certeza, mas parece que a Fidelity e a Vanguard são bem mais confiáveis (depois dá uma pesquisada).
Quando for investir lá procure analisar as participações das empresas, pois tem empresa lá que tem uma participação imensa em outros setores e empresas (a Disney tem mais de 500 participações). No livro do Peter Lynch ele cita que essas participações + caixa da empresa é como se fosse um bônus para o investidor.
Excelente
Hoje eu tive que comprar mais para diminuir um pouco PM. É para longo prazo mas não aguentei ver negativo…rs
Vamos ver se agora consigo zerar.
comprou o que?
pequenas compras hoje
- jpm
- frt
- spg
- ulta
Comprei as mesmas que já havia comprado, só aumentei a posição mesmo. O, SKT e EPR.
Tenho os 3, mas vai devagar, principalmente em Skt e Epr, já chegaram em 4,05 e 12,56, apesar de achar que não devem voltar a esses patamares, se tivermos uma segunda onde nos EUA forte, não é impossível voltar lá.
Skt já vinha caindo devido a pioras dos resultados, mesmo antes do Covid, e EPR é mais voltado para entretenimento e lazer, que sofre muito neste período, e ninguém sabe como vai ser, quando as coisas começarem a voltar ao normal, pode ser que a maioria das pessoas tenham medo de ir a esses locais