ALLD3 - Allied Tecnologia

Olha, eu não sei se dá pra afirmar que a analista tentou encaixar uma história ignorando os resultados, talvez ela apenas esteja considerando o risco/retorno e dando um peso grande às partes ruins do histórico da empresa, números bons agora não significa garantia de números bons no futuro. Se eu tivesse recursos para investir agora, não teria interesse em investir nela de qualquer forma, porque distribuição/varejo ainda mais no momento atual do Brasil é complicado (varejo já é complicado em qualquer tempo, quem dirá agora). Porém mesmo que quisesse investir, teria cuidado em por dinheiro numa empresa como essa que já teve vários rolos no passado inclusive de investidor saindo. Outra questão que acende o alerta é terem aceitado IPO de qualquer jeito, se o negócio fosse tão bom precisaria? Parece que pelos múltiplos/precificação e resultado do IPO o resto do mercado concorda que talvez não seja um negócio tão bom assim.

Porém nada impede da ação subir ou cair bem de forma especulativa, parece que o float e liquidez não ajudam. Então acho que é bom cautela, se for pra arriscar que seja com uma % adequada (e pequena) pelo risco.

2 curtidas

Se você reler seu post, verá que seus argumentos fazem muito mais sentido do que os daquela “análise profissional”.

Minha crítica foi a esta análise da Nord e não a você… pra ficar bem claro isto!

A análise dela se baseia em 2 fatores: 1 - tecnologia só no nome; 2 - leão come hiena que come pequenos. Primeiro, neste momento, também não sei porque Allied Tecnologia… :rofl: Segundo, como expliquei no post anterior, esta comparação não faz sentido.

Já o que você falou faz sentido sim e, inclusive, eu tanto concordo que quase tudo que você escreveu eu já tinha colocado no primeiro post como “Maiores riscos e pontos negativos”.

O que mais concordo com você é que, na minha opinião, não se deve alocar um percentual alto de capital em nenhum ativo. Na minha carteira ela é 5%, mas devo aumentar posição até uns 10% nos próximos meses a depender do Preço e do Lucro (leia-se dos próximos resultados), porque eu considero isto importante. O maior risco que já corri até hoje foi botar quase 10% do meu capital na IPO da CASH3 e com lock-up, fui exercido completamente e ela passou quase um mês abaixo do preço da IPO até começar a subir sem parar; então, com a subida de 300%, ela chegou a ser 25% da minha carteira (mesmo fazendo aportes novos só em outras empresas), por isto resolvi reduzir um pouco pra poder balancear melhor. Então, se eu não deixo 25% numa empresa decorrente de valorização do ativo, imagina investir de início um percentual tão alto.

Provavelmente deve haver um motivo (bom ou ruim) para terem aceitado esta IPO de “qualquer jeito” e só no futuro saberemos ao certo o porquê isto. De toda forma, me sinto muito mais seguro sabendo que o mercado tem somente 15% das ações e o fundo controlador tem 67% (os fundadores tem cerca de 18%); assim eu imagino que este fundo tem muito interesse na evolução da empresa!

Atualizando após o resultado do 1T21:

Empresa ALLD3
Cotação atual R$ 18,30
Preço alvo pelo PSBe está em R$ 75,13; com potencial de valorização de 310,53%.
Pelo FCD com 3% de perpetuidade, utilizando uma taxa de crescimento média de 15% ao ano, para os próximos 5 anos, com 8% de taxa de desconto, chegamos a um valor de R$ 77,11 (potencial de valorização de 321,36%).
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo
FCD um “crescimento” anual médio de -9% p/ os próximos 5 anos.

P/L P/VP ROE Margem Líquida PSR
8,13 1,27 15,65% 4,08% 0,33

Segue resultado do 1T21:

Allied 1T21

Resultado bem melhor mesmo com 1T20 tendo imposto diferido aumentando o lucro.

DESTAQUES DO 1T21: CRESCIMENTO COM RENTABILIDADE

  • Receita líquida cresce substancialmente no 1T21 e atinge R$ 1.127,6 milhões, um aumento de 35,1% contra o 1T20;

  • Varejo cresce 85,3% no 1T21 e atinge R$290,3 milhões com margem bruta de 30,4%;

  • Aumento principalmente das vendas no Varejo Digital, com crescimento de 178.3%, enquanto o Varejo Físico cresce 24,0%;

  • Distribuição cresce 23,5% no 1T21 e atinge R$ 837,3 milhões com margem bruta elevada de 11,0%, 1,8 p.p acima do 1T20 Margem bruta total de 16,0% no trimestre, 2,6 pp acima do 1T20;

  • Rentabilidade: EBITDA no 1T21 atinge R$ 88,5 milhões, 153,1% acima do 1T20, com margem de 7,8%;

  • Lucro líquido de R$ 46,4 milhões no trimestre, contra R$ 9,3 milhões no 1T20;

  • Lojas Americanas implanta a plataforma SAV para vendas de serviços das operadoras. Com esta implantação, o SAV passa a prover serviços para mais de 5,2k pontos de venda;

  • Expansão do Varejo Físico: aquisição de 6 pontos de venda de lojas físicas Samsung na região da baixada santista (transferência em abril/21), totalizando 258 pontos de vendas no final do 1T21;

  • R$ 276,6 milhões em caixa e dívida líquida de R$ 171,0 milhões no final do 1T21, ou 0,4x o EBITDA dos últimos 12 meses;

  • Listagem no Novo Mercado da B3 após conclusão da oferta pública com esforços restritos em 08 de abril de 2021 e aumento de capital em R$ 180.000.000,00.

Das ações disponíveis para o agente estabilizador foram exercidas 488620 ações ordinárias de emissão da Companhia, nas mesmas condições e pelo mesmo preço das Ações inicialmente ofertadas (“Ações Suplementares”), em razão do exercício parcial da Opção de Ações Suplementares (conforme definido nos Documentos da Oferta). OBS: eu já fiz os ajustes de acordo com esta emissão…

3 curtidas
1 curtida

1 curtida

kkkkkkkkkkkkkkkk

Tem 2 hienas felizes por aqui…

Após o resultado do 1T21 acabei dobrando posição na ALLD3 porque as outras empresas que pretendia aportar acabaram subindo, ou seja, já é 10% da minha carteira!

Mas ainda tá muito longe do que acredito ser justo, afinal a média da faixa indicativa da Oferta era 23 reais e eu pretendia entrar mesmo nos 23… Vide: IPO - novos registros de companhias abertas na CVM - #718 por fabio_barbosa

2 curtidas

Eu, definitivamente, tenho que aprender a concentrar mais, especialmente em situações como essa.

Destinei apenas 3% da carteira pra ALLD. Pelo menos minhas outras smallcaps e ações do setor de construção também estão bem. O núcleo “explosivo” da carteira tá andando.

Só falta beef deslanchar agora.

De todo modo, concordo que ainda tá longe do que eu acredito ser justo. Isso pensando no que a empresa já apresenta HOJE. Eu acho que há um mercado GIGANTESCO pra ela explorar na distribuição da linha branca. Se a ALLD usar a expertise dela pra ganhar esse mercado, pode dobrar as expectativas.

1 curtida

Você agiu corretamente, fez seu planejamento e investiu na medida do risco que aceitou estar exposto. Muito fácil falar após a cotação disparar ou despencar. Investimento em bolsa é um jogo de longo prazo, em que a sobrevivência no jogo é mais importante que um lucro abrupto de curto prazo.

3 curtidas

Eu não falo especificamente porque disparou ahaha.

É que, racionalmente, eu acredito muito na ideia de que é preferível ter poucas boas empresas a ótimos preços do que muitas a bons preços.

Eu consigo entender que há vantagens na diversificação, mitigação de risco etc. Mas há desvantagens também. Até me tornar um analista de negócios melhor, vou manter a estratégia.

Edit:

Aliás, refletindo agora sobre a minha análise, eu de fato não compraria muito mais ALLD do que isso. Você tem razão. Ela faz parte de um setor que, historicamente, eu não gosto. 3% está ótimo. Embora eu tenha bastante tolerância para deixá-la crescer na carteira.

Obrigado pelas palavras.

3 curtidas

Exato!

Eu acredito muito nela, mas entrei só com 5% e a estratégia inicial era aumentar para 7-8% e depois 10%. Mudei de ideia ao achar o resultado do 1T21 acima do que esperava, além do 2T20 ter vindo fraco, favorecendo a comparação no 2T21.

Fiz a mesma estratégia com INTB3, mas quando ia aumentar posição para 7% da carteira ela disparou. GUAR3 a mesma coisa e FHER3 nem se fala, em ambas coloquei só 4-5% da carteira. O bom de diversificar é que também te “protege” quando as empresas pretendidas disparam, ai fica mais fácil aumentar nas que estão mais atrativas no momento…

Por isto resolvi ir logo para 10% e o troco foi de SAPR3 mesmo!

3 curtidas

Não sei se vocês se importam com essas coisas, mas eu achei interessante ver o volume dos últimos dias em ALLD3.

Alguém sabe se alguma research recomendou? Caso não seja isso, chuto que algum fundo tá entrando.

1 curtida

Também notei este aumento de volume, do nada saiu de 1-2 mi por dia para 15-25 milhões.

Sobre recomendações, saíram 3 por volta do dia 20-21 de maio: BTG 34, Itaú 32 e Ágora 28.

2 curtidas

Live programada com Helô às 20 horas de hoje:

1 curtida

Boa. Eu já estava acompanhando.

Já vi uma pergunta ali sobre a Operação Descarte. Esse é um ponto bem importante. Eu acho que tem 5 mi provisionados mas nem diz a que é referente. Como é uma treta muito grande envolvendo sonegação fiscal, creio que esse é o maior risco do case atualmente.

Só Deus sabe quando isso vai ser resolvido. Espero que eles respondam lá.

1 curtida

@fabio_barbosa
Não sei se você ainda está acompanhando a live, mas eles responderam quanto ao passivo da Operação Descarte. Eles consideram risco zero porque a estrutura societária pré-2015 teria que ressarcir a empresa.

Eu não acho isso prudente. Não é risco zero. Os sócios envolvidos na treta precisam ter bens suficientes pra cobrir, já que judicialmente a Allied continua SIM responsável. Porém, gostei que a empresa não foge da pergunta e até detalhou coisas que eu desconhecia.

Gostei MUITO da live até o momento.

1 curtida

Assisti até o final e achei excelente a live, com muitas informações relevantes:

1 - Menos de 1% do estoque está há mais de 45 dias no Centros de Distribuição;
2 - Operação Descarte: corroborou o que falei no primeiro post, o risco é de imagem, afinal foi informado na live que existe contrato para ressarcimento da empresa. O montante envolvido é baixo e os responsáveis são acionistas (11% e 7% do total) ainda da companhia com total capacidade de pagamento;
3 - A partir de 2011 a empresa nunca deu prejuízo! Isto é algo que nossa querida “analista” da Nord afirmou: que havia muitos prejuízos acumulados anteriores à 2017 (mais uma fake news). Sendo assim, acredito que devemos receber dividendos em breve (mas não é o foco);
4 - Manutenção da diretoria até 2026 garantida;
5 - Benefício fiscal relativamente pequeno (apenas no estado do ES e não é específico para a empresa e/ou setor) e provavelmente até 2032;
6 - Melhor entendimento do negócio da companhia, suas vantagens e benefícios aos clientes;
7 - Grande potencial de expansão da Soudi (hoje 6%, com potencial de chegar a 10% das vendas no varejo) e pretensão do Varejo atingir 75% do Lucro Bruto (hoje é 50%);
8 - Probabilidade de follow-on, aumentando a liquidez do papel que atualmente já está boa. Acredito que o intuito desta Oferta foi vender uma pequena fatia da empresa (já que o preço foi muito baixo) e deixar o mercado corrigir o valor real do negócio. Com a melhor avaliação da companhia, ai sim poderia realizar um follow-on (com oferta primária e secundária) com uma precificação mais justa.

1 curtida

Esse ponto pra mim foi crucial.
A historinha de “não tem barreira de entrada” cai por terra pra quem acompanhou a live. A expertise necessária pra replicar o modelo de negócios da Allied é surreal. Eu fiquei extremamente bem impressionado com a empresa.

A live foi realmente excelente. Eu fiquei ainda mais confiante no case. Os múltiplos já eram bastante atrativos, mas o pessoal envolvido no negócio demostra saber o que está fazendo. Eu até gostei quando eles falaram ali que não vislumbram expansão para América Latina por agora, já que tem muito chão ainda pra percorrer no Brasil.

1 curtida

@fabio_barbosa qual o teu teto de entrada nessa? Tou começando a analisar agora, checando ITR, etc.

1 curtida

É muito difícil definir preço teto de entrada e/ou preço de venda e também não acredito muito nisto. Eu não penso em aumentar posição porque eu investi 10% de meu capital nela e hoje ela já é 15% da minha carteira.

Vou tentar te ajudar dizendo que o P/L ainda está inferior a 13; que o resultado do 2T21 deve ser bem superior ao do 2T20 que foi fraco, ou seja, após o resultado do 2T21 este P/L deve ficar ainda menor, caso a cotação não suba ainda mais; e que nos últimos anos o incremento % de receita tem gerado um incremento % do lucro bastante maior. Isto porque a Allied vem ampliando sua área de atuação… Eu aconselho você assistir esta live que postei acima pois tem muitas informações boas.

Pra terminar, teoricamente todo dia que eu não vendo uma ação é como se eu tivesse comprando ela novamente, pois eu poderia vender e comprar outra; mas, está longe ainda de eu começar a pensar em diminuir a posição…

2 curtidas

Eu penso igual. E continuo bastante confortável “comprando” ALLD3 todo dia.

Fazendo uma simplificação grosseira (por total incapacidade de minha parte de fazer valuation adequado): projetando um p/l de 20 (razoável pro setor) em cima dos resultados atuais (mais fracos) e desconsiderando uma continuação de forte crescimento, a ALLD3 deveria negociar a uns 45. Compra confortável até 38 ou 41, dependendo da sua margem de segurança. Ainda tem espaço pra subir sem me incomodar.

2 curtidas