AMBP3 - Ambipar

Acompanhava a Ambipar e sempre achava os múltiplos elevados. Mas agora estão razoáveis e parece um bom momento para começar a comprar, pois a cotação já caiu bastante. Endividamento deu uma leve reduzida no último trimestre mas ainda tem uma dívida considerável a pagar - apresenta quase 700mi anual negativo no Resultado Financeiro. Se continuar reduzindo, espero uma melhora no lucro (se esse ajuste de 121,9mi na DRE refletir a realidade mesmo - sempre fico com um pé atrás nessas empresas que ficam ajustando balanço).
Receita segue subindo, principalmente Response. Aquisições agora não fazem sentido por causa da dívida que ela tem.
Qual a opinião de vocês sobre o momento atual da empresa?

3 curtidas

O momento atual é péssimo.
Respeito todas as visões divergentes, mas o próprio Diretor de RI deu entrevista ao TC e falou que esse ano não gera caixa e a dívida vai aumentar.

Além disso, falou que não houve erro de estratégia em momento algum. Que o negócio da Ambipar é esse mesmo.

O mercado de crédito precifica risco melhor do que o de equities (na minha opinião). Vai lá ver a quanto Ambipar tá captando…

Eu acho que Ambipar tem riscos reais de estourar covenant e ter que fazer FO de novo, mesmo eles negando. A Ambipar é um negócio real, que existe, mas é uma empresa extremamente alavancada, com uma estrutura de holding bagunçada que faz com que pague mais impostos do que deveria e eles não tomam providências pra ajustar isso.

Quando você olha o crescimento das empresas adquiridas, é realmente espetacular. Quem entra no guarda-chuva da empresa, voa. Mas isso só é bom pra quem é adquirido, pro minoritário não sobra nada.

Sinceramente, eu acho maluquice comprar Ambipar agora com tanta coisa mais fácil disponível. Porém, se a pessoa comprar e acertar, é porrada.

8 curtidas

Achei muito boa a análise no geral, principalmente porque eu sou adepto da alocação estrutural dentro da minha carteira de ações:

No meu caso, eu tenho 20 empresas e 1 ETF internacional (SPYI11) e defini percentuais alvo, mínimo e máximo para cada ativo na minha carteira. No meu caso, para a Ambipar eu defini 6,5% como percentual alvo, 5% como percentual mínimo e 8% como máximo. Assim, com a queda agressiva abaixo dos 16 reais, ela virou compra na maioria dos meus aportes porque sempre ficava com menos de 5%; mas quando começou a subir agressivamente, ela passou de 8% da minha carteira nos 17 reais (meu preço médio, por coincidência), fazendo eu reduzir posição, e acima dos 22 reais passou mais uma vez, me obrigando a reduzir novamente. Hoje, nos 30 reais, já me fez reduzir posição de novo! O resultado é que sai de um prejuízo superior a 50% no Preço Médio, quando estava nos 8 reais, para uma lucro atual acima de 70%!

Tem muito analista afirmando que esta alta é toda artificial e que é tudo fruto de um grande Short Squeeze e das compras do controlador. Mas, pra mim, muito desta queda também foi artificial, causada por pânico e excesso de operações vendidas. Eu nunca entendi como uma empresa com lucro ajustado no zero a zero, com tanto crescimento do EBITDA (margem de 30%) e alavancagem estável (alta sim, mas estável) podia ter uma posição vendida tão alta no free float! A queda dos juros e a diminuição do Capex tendiam a reduzir a alavancagem, junto com o aumento do EBITDA e da margem, sendo muito provável a empresa começar a lucrar bem a partir de 2025… Por isto, achava muito arriscado operar vendido aqui.

Outra coisa interessante é que, após o IPO, até quem não tinha a empresa falava bem dela. Já em 2023, quem tinha ações da Ambipar falava mal e, quem não tinha, esculhambava ela… :rofl: O próprio Daniel Nigri por muitas vezes parecia que ia tirar da carteira Small do Dica de Hoje ao dar mais ênfase aos pontos negativos.

É claro que esta alta agressiva não deve durar muito mais tempo (é fácil falar isto depois de 270% pra cima em poucos dias), mas também não acredito que ela volte abaixo dos 13 reais, até porque grande parte dos papéis não estará mais disponível para aluguel. E, se estiver errado, vou estar preparado para aumentar posição seguindo a minha estratégia… :blush:

9 curtidas

2 semanas depois e a cotação saiu de 30 reais e chegou a bater 72-73 reais! Fui mantendo minha estratégia de reduzir posição quando superava 8% da minha carteira, mas, neste patamar de preços, a relação risco X retorno ficou menos favorável para Ambipar, na minha opinião.

Ainda acredito que no longo prazo tem muito potencial de upside, mas já está sendo precificado muito crescimento na cotação atual. Por isto, resolvi encerrar minha posição na AMBP3…

No final foi meu maior lucro tanto em percentual quanto em valor monetário!

8 curtidas

Não duvido que recompre tudo abaixo dos R$ 20,00.

3 curtidas

Zerei nos 16, dor de corno está como kkkk

3 curtidas

Por incrível que pareça eu não tô com dor de corno. Eu fiz o certo com as informações que tinha naquele momento.

3 curtidas

Fabio
empresta uma grana p mim? eu sei que vc ganhou muito aqui. kkk
Vc sabe qual foi o motivo dessa alta toda? E continua subindo.
apenas short squeeze?

2 curtidas

kkkkkkkkkk :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Ganhei bastante sim, mas como minha carteira é praticamente 100% ações, nunca deixo uma empresa com percentual muito alto e a Ambipar sempre ficou entre 5% e 8% da minha carteira.

O começo da alta fazia muito sentido, pelo que venho falando e vou falar abaixo, mas agora já é o desespero dos vendidos mesmo… :rofl: É a lei da oferta e da demanda: de repente um monte de ações saiu do free float e deixaram de estar disponíveis para aluguel, ai os mais agressivos tiveram que comprar rápido pra zerar suas posições, depois foi gerando um efeito em cascata. O mais legal do short squeeze é que só é preciso dar o primeiro empurrão até o ponto onde muita gente vai precisar zerar posição, ai o mercado faz o resto. :rofl: :rofl:

Na minha opinião, nunca fez sentido ela negociar abaixo dos 17 reais, pois: 1 - era uma empresa negociando a 5-6x EV/EBITDA com histórico incrível de crescimento de RL e EBITDA; 2 - está ganhando share num mercado em ampla expansão; 3 - ainda com algum crescimento já contratado (investimento já desembolsado que não virou Receita ainda); 4 - tendência de redução de CAPEX e da desalavancagem; 5 - alavancagem controlada, apesar de alta, não era nada desesperador, uma vez que o LL girava em torno do zero a zero, ou seja não havia destruição de valor; 6 - margem ebitda muito boa, acima de 30% e crescendo, o que é muito difícil de achar; 7 - grande parte da receita é dolarizada. Então não foi só short squeeze, era uma empresa muito boa e barata.

Nunca entendi como chegou a ter 35% do free float com operação vendida! Haja coragem dos vendidos…

Contudo, alguns fatores justificavam em parte esta precificação: 1 - ineficiência tributária, pois a alavancagem está quase toda na holding, gerando maior lucro nas subsidiárias, o que aumentava a base tributária nestas, assim a holding gera menor lucro (ou maior prejuízo) por arcar com quase todas as despesas financeiras - isto é o que mais me incomodava nela, porque é difícil alterar rapidamente; 2 - empresa com baixa lucratividade, já que pra crescer tão rápido foi necessário muito investimento (custos que não geravam receita imediatamente) e alavancagem (despesas financeiras consumiam quase toda a parte operacional) - isto não me preocupava desde que ela se mantivesse próxima do zero a zero no LL, pois, com margens tão altas, tinha potencial de crescer isto agressivamente; 3 - é muito complicado lidar com tantas aquisições em tão curto espaço de tempo - isto pra mim é algo normal e passageiro; 4 - covenants baixo, assim a alavancagem ficava sempre no limite - mas agora este risco reduziu bastante.

Só que desde os 50-60 reais que já tá com muito crescimento embutido no preço. Não é que é absurdo ela negociar a 12x EV/EBITDA; é que ela tem baixa lucratividade, tem ineficiência tributária, tem alavancagem relevante e a SELIC deve ficar em 10,5% até meados de 2025, assim o LL tem crescer muito mais agressivamente do que imaginei para justificar este patamar atual de preços.

Então sim, creio que este impulso final não é algo natural.

6 curtidas
3 curtidas

MGLU3 é vc?

2 curtidas

:eyes:

1 curtida

Ambipar (AMBP3) fecha parceria com B3 Digitas para negociação de créditos de carbono

1 curtida