Dá uma olhada no RI dela!
O principal é no crescimento da aviação regional pelo mundo.
Deve estar no fundo histórico. Papel pra LP.
O ciclo de renovação das frotas é longo e está no início de um novo!
Dá uma olhada no RI dela!
O principal é no crescimento da aviação regional pelo mundo.
Deve estar no fundo histórico. Papel pra LP.
O ciclo de renovação das frotas é longo e está no início de um novo!
Nos gráficos de hora, dia e semana vê-se claramente uma linha ascendente! Se confirmar amanhã pode indicar uma retomada ao rumo!
Lucro negativo e aumentando o rombo.
Projetos recentes não competitivos e com muito atraso.
Excelente empresa em um péssimo momento. Aviação é o pior ramo comercial do momento e a EMBRAER ainda tem um problema particular, que foi a compra da principal concorrente BOMBARDIER, pela AIRBUS. Agora ela terá que enfrentar um gigante em um setor que está ameaçado. Duas pedras pesadas no meio do caminho. Conseguirá sobreviver? Muito complicada a situação dela. Terá que ser socorrida ou pode desaparecer. O caso dela é muito semelhante à da ENGESA. Uma excelente empresa que faliu.
O principal fator que levou a Engesa à falência foi o calote violento que tomou do Iraque de uma encomenda de blindados. Outros fatores também pesaram, como o fim da Guerra Fria, que levou à redução do mercado de armamento, além de problemas de má gestão. Não vejo semelhança com a Embraer. Concordo que é um momento difícil para a empresa, mas acho difícil ela falir, pois tem um mercado cativo, principalmente na linha de jatos executivos.
Considerando a visão de LP aliada a análise fundamentalista seria possível prever tamanhas quedas?
Me chamou muito atenção: Gerdau e Usiminas
Dá pra tirar algumas conclusões.
Acho que a principal é que fica claro pelo número de empresas, que devemos ter muito cuidado com empresas do setor de construção e siderúrgica. São empresas que geralmente trabalham bem alavancadas, e uma crise pode ser fatal.
Tem muita empresa ruim no meio, mas chama atenção pelo menos metade delas estarem ligadas à construção civil. A questão macro pesou bastante e mostrou quem nadava pelado quando a maré baixou, a última crise foi a pior da história para o setor em especial.
Setores como siderurgia e construção civil consumem muito capital para funcionamento, então é bem provável elas trabalharem de foram alavancada. Em empresas alavancadas a gestão pesa muito, pois somente através dela é que conseguirão criar vantagem competitiva e gerenciar os custos e os riscos.
Embraer é uma das empresas “inquebráveis” do Barsi. Por isso me chamou a atenção. E na mínima histórica. Estou de olho.
Espero que vc tenha razão pois ela é mais de 10% da minha carteira, mas vejo um futuro difícil para ela. Em relação à Engesa ela teve um problema na venda de um projeto muito caro de um tanque de guerra, muito bom por sinal, mas que perdeu a venda para os Estados Unidos, por questões políticas econômicas. Essa foi a principal razão da quebra da empresa, pois o governo brasileiro não interveio. Os calotes podem acontecer com a EMBRAER também , como aconteceu na ENGESA e é algo parecido com o que a BOEING está fazendo, guardadas as devidas proporções. Creio que o mercado de aviação será bastante atingido, talvez um dos mais atingidos, como ocorreu com os blindados no fim do conflito no oriente médio na ocasião, juntamente com hotéis e turismo, mas além disso a EMBRAER irá enfrentar a antiga concorrente BOMBARDIER sob as asas da AIRBUS e isso vai prejudicar demais a nossa empresa.
No setor de defesa, que creio que será a jóia da coroa em futuro breve, ela pode ter os mesmos problemas da ENGESA, pois são extremamente parecidas, a saber: Produtos de defesa, dependência de exportações, alto CAPEX, concorrência internacional forte, sujeita à pressões políticas internas e externas, relação com o câmbio, entre outras. Tenho ações da EMBRAER, conheci pessoalmente o parque industrial dela e é uma empresa maravilhosa, como era a ENGESA, mas temo pela tempestade que irá enfrentar sem a BOEING. É um mercado que não tem lugar para pequenos ou médios e ficou mais concentrado com a jogada da AIRBUS. Espero estar enganado.
Muito boa. O tanque OSÓRIO concorreu com um tanque americano e o produto da ENGESA, apesar de ser teoricamente superior, não venceu, tendo em vista as pressões que os Estados Unidos fizeram em relação à ARÁBIA Saudita. Uma das alegações utilizadas pelos americanos é que o OSÓRIO sequer tinha sido comprado pelo Exército Brasileiro e não havia sido efetivamente testado em campo de batalha. Como disse o seu print, muito esclarecedor, a ENGESA produzia produtos de alta tecnologia na área de defesa e tinha reconhecimento internacional, muito parecida com a EMBRAER dos nossos dias. Espero que a nossa empresa , a EMBRAER, tenha um destino diferente da ENGESA.
Entre PSSA e ENGIE qual das duas acham mais atrativa no momento?
Pessoal, nas vossas opiniões, quais investimentos se beneficiam num cenário de desvalorização da moeda e inflação?
Commodities e Propriedades, ou os dois juntos.
Com a moeda desvalorizada nossas commodities ficam mais atrativas.
Imóveis e terras tendem á acompanhar a inflação ou até superar.
Empresas na área agrícola que produzem nas terras e também as vendem, podem ser uma boa.
(SLCE3 e AGRO3)
Uma VALE da vida também pode ser uma boa.
Normalmente em Bearmarket o pessoal se posiciona nesses tipos de empresas, por isso as exportadoras subiram tanto nas últimas semanas e as empresas domésticas caíram.
Só tem que saber quanto tempo a crise provocada pelo Corona vai durar, para se posicionar enquanto essas empresas ainda possuem algum desconto, pois assim se entra na hora certa.
ATENÇÃO: tem que fazer o valuation dessas empresas e ver se ainda possuem desconto, como eu falei , elas já começaram a subir e devem continuar subindo conforme a deterioração da nossa moeda continuar, tem que saber a hora de entrar, para não pagar mais do que valem.
Obrigado @gcn. Pelo andar da carruajem, concordo os analistas de este é o cenário que vislumbraremos doravante.