Analise Fundamentalista

Ah sim, entendi. Bacana!

eu tinha cometido alguns erros. segue corrigido e com mais algumas que calculei

Preço-teto p garantir 6% DY
mai 2022

ITSA4 10,74
SANB4 18,03
BBSE3 38,40
BBAS3 27,68
SAPR4 3,36
TAEE11 45,25 sem considerar div de maio / 52,98 considerando div de maio
VIVT4 32,82
TRPL4 33,89
CPLE6 5,56
BBDC3 12,06

8 curtidas

Olá amigos, boa noite.
Venho nesse fórum perguntar a vocês como a análise fundamentalista na prática ocorre por cada um de vocês. Já li vários livros sobre, assisti vídeos, mas sinto um descolamento muito grande entre a teoria e a prática. De maneira mais direta eu pergunto: como fazer a análise fundamentalista na prática. Por onde começar? Obrigado

2 curtidas

Esta certo isso?

1 curtida

Creio que deva começar lendo os releases trimestrais das empresas que te interessam. A partir disso vc já consegue ter uma maior ideia sobre seus valores. Na sequencia viria a análise do balanço, pegando a evolução da empresa nos últimos anos, e o seu preço alvo.
E o principal pto da AF é focar no resultado a longo prazo, entendendo a diferença entre preço (que é o que vc está pagando pela empresa) e valor (seria o preço “justo” ou seja, quanto ela deveria valer pelos fundamentos).

8 curtidas

Cadu, só uma questão que eu fiquei. Para achar os releases das empresas, existe algum site? Ou eu acho no próprio site da empresa? Só pesquisar no Google mesmo…

2 curtidas

só digitar no google o ticker da ação e RI ou BMF, exemplo:
PETR4 RI
BBDC4 BMF

4 curtidas

Complementando o que o @marcelor bem colocou, vc tb pode ler o release direto do site das empresas. Elas tem uma parte de RI, onde constam as divulgações dos balanços. É legal ouvir tb as teleconferências das empresas que vc está analisando.

4 curtidas

Outra opção é o www,fundamentus.com.br
Clica em histórico > releases trimestrais
O site também tem diversos indicadores compilados e um sistema de busca por critérios.

4 curtidas

Obrigado pela ajuda pessoal !!

2 curtidas

Faz tempo que calculei, mas acredito que não deve ter mudado muito.
BB sempre pagou dividendos razoáveis, nada extraordinário.
Eu uso o site meusdividendos.com para contabilizar os proventos.
Este método considera que os proventos do futuro serao em quantidade media similar aos do passado (no caso 5 anos). Desconsidera crescimento.

1 curtida

https://twitter.com/rvitoria/status/1582490426871009280?t=Q5N96btWRByerq9nhGIFyw&s=19

9 curtidas

Li e não consegui entender

“Investir em renda fixa nos EUA de maneira passiva era praticamente sem risco, um retorno de cerca de 4,5% aa nominal, ou 2,3% real, entre 2000 e 2021.”

Até aqui ok - esses 2,3% seria em dolares? Vale a pena no sentido que 2% ao ano me parece pouco?

“Esse ano, o tombo é de 16% nominal, ou 21% real. Com a atual tx de juro real, serão 10 anos para recuperar a perda.”

Isso quer dizer que o titulo perdeu 16% do valor? ou está pgando -16% em relação a inflação?

1 curtida

Isso.

Países desenvolvidos tendem a ter juros muito baixos, inflação baixa, e rentabilidade na RF baixa.

Perdeu 16% do valor.

2 curtidas

11 curtidas

Boa tarde a todos.

Estou montando um programa para calcular alguns indicadores de análise fundamentalista. Minha dúvida é sobre o cálculo do EBITDA, mais especificamente sobre a despesa com amortização e depreciação. Na DRE das empresas é apresentado o lucro antes de imposto de renda e juros, mas não aparece explicitamente as despesas com depreciação e amortização.
Encontrei depreciação e amortização na Demonstração de Fluxo de Caixa e na Demonstração de Valor adicionado, mas os valores não são coincidentes. Onde buscar esta informação?

Normalmente tem na Demonstração de Fluxo de Caixa mesmo. Os valores geralmente são bem próximos ou iguais, mas depende da empresa. Você pode dar um Ctrl + F no pdf e buscar por “depreciação”

1 curtida

Obrigado pela ajuda.

Excelente analogia rs

https://twitter.com/SMgestor/status/1615373284668805121?t=WAOq7s5YNl7C7jasQzVvsw&s=19

9 curtidas

Uma pergunta para os mais experientes. Pensando no quantitativo, no geral da bolsa brasileira o P/L está bem baixo relativamente, porem agora as casas de analises já avisam para uma tendência de reduzir o lucro das empresas nos próximos relatórios trimestrais, sendo assim não havendo nenhuma alteração estrutural/macro/politica, a tendência é a correção do Preço?

Pergunto pois estou pensando em aguardar os relatórios para reavaliar caso a caso e realizar o aporte com maior previsibilidade.

2 curtidas