Muito obrigado Manoel!
Depende muito do que vou fazer, mas é comum ver:
PL, PVP, DY, Liquidez, Dívida, PEG Ratio, ROE
P/L, PEG RATIO, EV/ebitda, DY
PSR não seria Preço/Vendas?
Na ordem: EV/EBITDA, P/L, DivLiq/EBITDA, P/VP (é mais relevante para bancos e construtoras), geração de caixa e resultado financeiro (para empresas alavancadas).
DY muitas vezes é reflexo de a empresa estar barata (P/L baixo), a não ser para empresas que podem ter um payout bem alto por já estarem maduras ou por não terem endividamento alto e geram muito caixa.
PSR em inglês é P/E, ou seja, price over earnings. Um tanto quanto similar ao P/L.
Eu já vi usarem como price/sales: Price–sales ratio - Wikipedia
Para financeiras, os indicadores mais importantes são ROE e P/VP.
Para não financeiras, a análise é mais complexa e precisa analisar um conjunto de dados em sincronia. O P/VP perde importância pois pode ser distorcido por fatores contábeis. O mesmo acontece para o Lucro Líquido e portanto o P/L e o EY perdem relevância. O EV/Ebitda ganha relevância por ser um indicador mais operacional e que ao mesmo tempo leva em conta a estrutura de capital. Mas juntamente a ele, deve ser analisada a dívida: dívida líquida/ebitda como mencionou o @fabio_barbosa … Outros indicadores aparecem também, como ROIC. Mas resumindo, empresas não financeiras apresentam uma complexidade maior no conjunto de indicadores, indo até questões unicamente operacionais como vendas físicas.
O DY tem relevância em todos os casos, mas é uma resultante na maioria das vezes (e um limitador do crescimento também), o que tem que ser visto é o payout, pois é o que afeta a empresa, o DY só afeta o acionista.
Um exemplo é o arrendamento de aeronaves que é feito em dólar. Não sei se o IFRS-16 mudou o assunto, mas acho que não. Então a GOL por exemplo faz um arrendamento por $2B para 20-30 anos. Aí o dólar varia 10% e você toma um impacto de $200M em 1 ano sobre um contrato de 20 anos. O VP afunda e o prejuízo é enorme, mas afeta muito pouco a parte operacional e os preços são repassados ao longo do tempo.
É este indicador que utilizo. Obrigado!