Analise Fundamentalista

Sensacional!

2 curtidas

Boa Marcelo, tentar algo nessa linha. No entanto eu ainda tenho dificuldade em cálculos que dependam de valor de mercado ao longo do tempo porque eu não tenho ainda uma boa fonte de ajuste de preços da B3 (desdobramentos, grupamentos, rendimentos) para calcular preço ao longo do tempo. Adicionar aqui no todo list assim que conseguir essa fonte de dados.

Para alguns casos consigo utilizar o total de ações apresentada na DFP/ITR, mas tem dois problemas ali: a informação é trimestral, e eventualmente atrasada em até 3 meses, distorcendo o gráfico; e em algumas empresas a informação é ruim, parece que não é sequer auditada.

1 curtida

Essa parte operacional não entendo muito. Mas uma fonte confiável é você fazer a pesquisa do ticker da ação no google e digitar BMF. A informação que aparece na Composição do Capital Social Total é atualizada. Como você consegue extrair isso eu já não tenho o conhecimento.
EX: ENAT3 (https://bvmf.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/empresas/ExecutaAcaoConsultaInfoEmp.asp?CodCVM=22365&ViewDoc=1&AnoDoc=2023)

Já o preço ajustado por desdobramentos e etc, o TradingView é uma fonte confiável.

2 curtidas

Outra sugestão, bem mais simples, seria o indicador pl projetado de 12 meses considerando o último balanço.

3 curtidas

Valeu gente pelas reações <3 vocês são legais. :slight_smile:

É essa a informação que eu apresento em “Número de Ações”, e é ela que não é boa de usar por conta do atraso e da falta de precisão em algumas empresas.

O TradingView apresenta o resultado, e na verdade eu preciso do valor para eu mesmo fazer o cálculo. A consulta mais próxima que eu consegui foi aqui no Investing, mas é uma fonte de dados bem ruinzinha de acessar. Precisava saber mesmo daonde as ferramentas buscam essas informações.

Canuto, você se refere a patrimônio ou preço/lucro? Como é a projeção? Apresento cruzando com algum outro dado?

1 curtida

Refiro-me ao preço/lucro. Bastaria dividir o valor de mercado atual pelo lucro projetado para 12 meses (equivalente a 4 vezes o último lucro reportado).

3 curtidas

Opa, mas é quase o que eu havia falado (o valor de mercado que você está considerando seria o número de ações multiplicado pela última cotação das ações, poderia ser o valor na data do resultado). Só faltou colocar a média histórica do Preço lucro do período na tela.

2 curtidas

Hoje tenho o p/l dos ultimos 12 meses ali nos destaques do valuation. Eu considerei trocar o valor daquele campo para ultimo lucro * 4 quando a apresentação for trimestral - vide por exemplo como é feito no divida/ebitda trimestral, mas lucro projetado dessa forma me parece meio não usual quando a visualização não é com gráfico ao longo do tempo. Por favor me corrija se eu estiver equivocado. O lucro de modo geral, e especialmente quando a empresa é sazonal, é uma métrica visualizada melhor quando somado os 4 últimos balanços. Eu até pensei em projetar o crescimento do lucro TTM junto com o crescimento da receita dos últimos 5 anos, mas aí eu passei a achar que tava começando a inventar métrica :slight_smile:

3 curtidas

Você está certíssimo. Projetar o p/l do último tri para 12 meses acaba sendo uma “conta de padeiro” e não um dado técnico. Funciona até razoavelmente bem em ativos com resultados mais previsíveis (ex. bancos), mas distorce naqueles sazonais (ex. agro, varejo, etc).
Certamente, por isso, nenhuma plataforma costuma disponibilizar, mas acaba que todo mundo faz essas contas e projeções.

2 curtidas

Ola pessoal, bom dia. Uma duvida. Vcs acham que Sao Martinho SMTO3 é uma boa nesse momento? Ela parece ter bons multiplos…

2 curtidas
  • Tenho em carteira.
  • O lucro de SMTO estava poluído com o não recorrrente do precatório Copersucar.
  • Se ficar nessa média de 200 mi/trimestre, meu preço seria uns 15 a 18 reais.
  • No preço atual, mercado está supondo um lucro/ano na ordem de 1 bi.
  • Estou na espera do próximo balanço para ter uma ideia melhor.
  • A empresa é sólida. Sou nascido na região de Ribeirão Preto/Araraquara, e SMTO está lá desde que eu me conheço por gente.
  • Tenho ordem de compra em 21,45.

Esta dúvida poderia ter sido postada diretamente no tópico da empresa.

4 curtidas

Ola Corvo,
Muito obrigado pela resposta. Vou monitorar.
Para calcular o preço baseado no lucro seria possivel usar o PSBe?
Muito obrigado

1 curtida

Penso que sim, mas esse não é um cálculo que eu utilizo.
Há vários posts no blog com teoria e uso do PSBe, bem como gente mais gabaritada para orientar você na utilização dele.
Geralmente faço um pequeno fluxo, ou mesmo uma conta com base nos dividendos esperados (que é minha estratégia principal), nada muito complexo.
Além disso, cálculos de valor justo e preço teto não são uma ciência exata, podendo variar monstruosamente a depender dos dados de entrada, então cada “avaliador” vai chegar num preço, conforme a realidade que ele mesmo projeta.

Analistas que visam ganho de capital terão preços e alvos totalmente diferentes desses que eu coloquei, pois partem de premissas diferentes da minhas.

4 curtidas

Muito legal corvo! Obrigado por responder tao prontamente e por compartilhar a figura. Vc tem a versao paga do trading view para ver essa analise? Nao consegui achar aqui. Obrigado mesmo, vou estudar o PSBe como alternativa.
Abs

1 curtida

É a versão gratuita.

Role esse painel para baixo
image

Até chegar na seção “Analyst Rating”, clique em “See forecast”
Tem projeção para muitos, mas não para todos, principalmente se for UNIT e PN.

image

Tem um monte de sites na net com projeções, tipo este (vai na seta vermelha)
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/stockdetails/fi-apnb8m?id=apnb8m

Mas eu recomendo um pouco mais de estrada antes de ficar confiando em número estático de site. Você pode ser vítima de alguma inconsistência e sequer terá repertório para desconfiar.

3 curtidas

Muito legal mesmo!!! muito obrigado!!! vou tomar esse cuidado. abracao

1 curtida

mina de ouro… eu uso muito o tradingview mas não sabia dessa variedade imensa de dados… muito obrigado. Aproveito para perguntar se conhece algum site gratuito para consultar posições vendidas (BTC) em ações.

1 curtida

Conheço não.
BTC não é minha praia.

2 curtidas

Olá pessoal!

Na avaliação de vocês, quais pesos vocês dariam entre 0,1 até 3,0 ou pode ser pela ordem de importância para os seguintes critérios fundamentalistas (considerando todos) em um ranking de importância em uma análise entre empresas de diversos setores?
PL
P/VP
P/L x P/VP
ROE
DY
EV/EBITDA
LPA
Liquidez Corrente
Margem líquida
PSR (preço atual/dividendos pagos por ação no ano anterior)

Grato a quem puder responder!

3 curtidas

Ordem:

DY
EY ( Não está na lista, mas uso. 1/PL)
PvP
Liquidez corrente não dou muita importância.
Os demais não tenho ordem de preferência.

2 curtidas