Opa Cadu, então a minha ideia é entender primeiro o cálculo. Parte desse cálculo eu entendi lendo os tópicos do fórum antigo.
O que estou tentando fazer agora é entender a constante. Como ela é calculada? Por exemplo, qual a amostra de empresas que você usou para que o valor da constante desse 6,25? Pegou somente empresas que compõem índice bovespa? Ou usou outra amostra, por exemplo, empresas com P/L > 0? Olhando as discussões daquele fórum antigo eu via que você e o domingos tinham base de empresas diferentes e os valores calculados dessa constante às vezes divergiam, o que é normal pois a base de empresas é diferente. Outros usuários chegaram a propor amostras com uma quantidade de empresas com base em P/L, movimentação financeira etc. Enfim quero entender o critério da amostra de empresas para montar a constante.
Daí como base nisso podemos tentar pensar na fórmula, pois o pessoal no final começou a questionar, inclusive o domingos se deveria considerar o ebitda ou não. Mas no mais gostei desse indicador ele parece assertivo em grande parte dos casos.
Por fim mais um cálculo, ITSA3, pegando os dados da fundamentus, usando uma constante de 6,25.
Preço PSBE - 7,79
VE PSBE - R$ 58.230.575.480
Nesse caso a ação está sobrevalorizada em quase 43% por esse indicador.