Análise Técnica

Boa noite a todos. Já tem bastante tempo que eu não participo aqui nas salas, mas nunca deixei de acompanhar o brilhante trabalho que é feito aqui. Acompanho sempre que posso o índice e retiro muitas informações importantes daqui.

Mas como já comentei anteriormente não tenho muito como contribuir com o fórum, porque trabalho essencialmente com AT, na verdade trabalho com as ondas.

.

Para quem não esta familiarizado com o conceito da ondas, elas seguem o seguinte padrão:
image

O conjunto de 5 ondas em um tempo gráfico (1,2,3,4,5) normalmente aparece como uma única onda em um tempo superior.

Depois desta semana terrível que tivemos, fui conferir um gráfico que venho trabalhando e me deparei com uma situação completamente fora do radar, e resolvi compartilhar aqui no fórum. A razão principal é que a visão das ondas não estão fazendo o menor sentido

Não falo exatamente das ondas, mas o que elas estão mostrando dentro do contexto que estamos vivendo.

A tempos, a formação do IBOV me preocupa, o ultimo movimento que começou em maio de 2018, mostrava um padrão que eu chamo de Diagonal Terminal, para os que gostam da AT clássica, é a formação de uma cunha de alta, que por definição é um padrão baixista. A diagonal terminal é muito importante especialmente quando se forma na onda 5, na verdade é apenas nesta onda que muitos adeptos dos estudos de Elliott admitem este padrão. O problema é que este padrão indica que esta por vir uma grande correção.

Pessoalmente não me baseio nas métricas especificas, mas transporto o padrão para um modelo mais simples, e no caso que vou mostrar aqui, classifico todo o movimento iniciado em janeiro de 2016 e que parece estar terminando agora como uma grande onda de avanço, no caso uma onda 1, formada por 5 ondas menores. O que esperar agora: é que aconteça uma correção em 3 ondas (ABC), que na verdade irão compor a segunda onda, abrindo espaço para a formação de uma terceira onda, que poderia levar a bolsa a 224.000 nos próximos 7 anos, mas não sem antes buscar a correção em pelo menos 89.000.

A figura abaixo mostra os dois alvos para esta correção(formação da onda 2) . O primeiro em torno de 89.000 e o segundo em torno de 70.000.
image
Não é nada demais neste momento ter um traçado assim, pois se tivermos algum movimento diferente, sempre temos que ajustar as ondas. É assim que se aplicam os conceitos de Elliott, então nenhuma novidade. Sinceramente espero que o meu traçado esteja errado, mas de fato nada impede que a bolsa tenha uma máxima esplêndida ainda este ano, mas em algum momento (ainda este ano) ela poderia vir abaixo de 87.500 (mínima de 2019), o que confirmaria o padrão e poderia indicar anos muito bom para a bolsa na sequencia.

Bem até aqui nada novo, a bolsa pode subir ou cair e dai?

O que levou a escrever este texto, esta no que apareceu em seguida. Antes de falar sobre o assunto, eu verifiquei que temos este mesmo padrão (baixista) ocorrendo na Petro e no Itau. Na Vale ainda não consegui ver o padrão, pois o gráfico esta de certa forma contaminado como dizem vocês por “eventos não recorrentes”. Tomara que sejam.

Cansado de fazer analise no setor tão confuso como os matérias básicos, passei a me concentrar no ETF Matb11, uma vez que ele tem uma composição que realmente representa este setor.

As noticias atuais ligados ao corona vírus, indicam que este setor (matérias básicos) será o mais atingido, especialmente se a economia chinesa tiver um revés, em virtude da doença que vem se espalhando no pais. Então era de esperar que o gráfico demonstra-se uma situação bem característica, indicando pelo menos uma correção maior que a do Ibov, que convenhamos pode ser muito acentuada.

Vejam a figura abaixo.
image
Observem que a linha azul mais grossa é a mesma que eu tracei em vermelho no gráfico do Ibov, a diferença é que já tivemos a correção esperada, pelo menos a correção que se espera quando um mercado esta em alta.

Não sou muito adepto dos candles, na verdade só trabalho com dois em em duas situações diferentes, no caso, se eles ocorrem em cima de um suporte ou em cima de alguma resistência.

O traçado pode ser entendido de duas formas, que a onda A no gráfico mensal esta se formando em tres movimentos, e que acabamos de ver uma onda B, rompendo ao topo do que seria a onda 5 (onda 5 da onda 1), que se for o caso é chamada de a “onda dos tolos”. Ela é chamada a onda dos tolos, pois faz com que pessoas entrem na bolsa exatamente no momento em que ela esta dando o ultimo suspiro de alta. Lembram do engraxate… Neste caso teríamos pela frente uma forte correção neste setor, representado aqui pelo ETF. Ou seja teríamos uma onda C que teria pelo menos o tamanho da onda A.

O caso é que não parece ser esta a questão, pois no tempo gráfico semanal encontramos a formação das ondas que compõe a correção ABC, no caso a onda que pode ser uma onda 2, e o inicio de uma onda 3. O macd, inclusive tem o comportamento de que estamos em uma onda 3 no gráfico semanal.
image

Não sei se consegui me fazer entender, mas algo esta estranho neste movimento. Pelo menos por enquanto, de certa forma esta contradizendo o senso comum. Se o Matb11 cair mais um pouco e sentir suporte na faixa dos 34,97, e começar a reagir, pode ser que venhamos ter um boa surpresa neste setor.

Muita gente esta se desfazendo de suas posições, e de fato ao olhar o gráfico do ibov, chega a dar um frio na espinha. Mas temos por outro lado, um setor completamente desacreditado dando sinais que pode não acompanhar o índice.

Espero não ter perturbado muito.

Abraço a todos

17 curtidas