Análise Técnica

Acompanhando sua decodificação, obrigado! Tb não deixo de lembrar da sequência no filme Pi em que o protagonista bate um papo com seu mestre (a moral da estória).

ifr, macd, (e obv diário) bem que podiam ajudar nesse 5, 3, 5 otimista :), dobrar o estocástico e permitir esse trade contra.

E o pessimismo “faz ver” um OCO? (seguiu abaixo de uma mm) e relembra o joesley em 60500?

Muitas possibilidades. Seguimos buscando ordem no caos.

2 curtidas

Oi Tomo, se é para viajar, vamos lá. é possível ver um oco sim, mas um ocoi. quando traçamos as ondas a forma de localizar um oco, é como na figura baixo.
image
Ou seja o oco se forma entre o final da onda A e o final da onda 4 (não é bem o final, mas sim a parte mais profunda da onda 4. Se fomos muitoooo criativo é possível ver um ocoi se formando no grafico. normalmente oobjetivo do oco ou ocoi é em 76,4%. Ai neste caso teriamos certeza de se tratar de uma correção.
image

4 curtidas

“Ai neste caso teriamos certeza de se tratar de uma correção.”

Uma correção (76,4% da primeira 5?) pra preparar outra subida em 5, é isso? considerando 60’?

Nunca parei pra estudar ondas. Pode indicar um livro ou link para estudo?
Muito obrigado, wgdi!

Edit: Viajando sim.rs, pra aprender mais com vocês, principalmente sobre as projeções que as ondas podem dar.

Estou aprimorando um sistema de trade, com as premissas: respeito à tendência, identificar reversões, surfar ondas.

Aproveitando a quarentena pra isso. Cuidemo-nos.

Parece que vai sobrar tempo para muito gente, neste momento que estamos vivendo. Também estou aproveitando para revisar os meus estudos.

Vi que ficou um pouco confuso meu texto, na verdade eu misturei com o anterior. Vou tentar melhorar a explicação.

A onda que esta se formando pode ter duas naturezas. A primeira e a mais provável neste momento é que ela seja uma correção na tendência de baixa. A outra é uma reversão de tendência. Desta forma, se por acaso tivermos uma alta a partir de agora e ela parar em 76,4%, ou nem for até lá esta confirmada a correção.

Por outro lado se ela for até 161,8 % então poderemos ter uma reversão de tendência, pois neste tipo de movimento é improvável que a onda C tenha 161,8% da onda A. então teríamos uma onda 3. Caso aconteça um gap no ponto marcado pela A e a onda vá até 161,8%, então temos quase a certeza que vamos ter um alivio no mercado, mas é pouco provável, devido a situação atual.
image

A figura ilustra o que eu falando. A terceira figura é onde unimos os dois tipos de analise, procurando antecipar a reversão. Observe o gráfico que eu coloquei anteriormente e você vai ver que a onda que eu marquei como A não rompeu a LTB, se tivesse rompido, e retornado em cima da linha eu poderia marca-la como uma possível onda 1.

O livro que você pode usar como referencia é:

“ O principio da Onda de Elliott” Frost & Prechter – Editec

Tive o meu primeiro contato com as ondas quando fiz o curso de AT avançada na Leandro&Stormer. O curso foi com o Leandro e ele dava muito enfoque nas ondas. Depois foi muita pesquisa e estudo. Na verdade eu venho organizando um trabalho, tá a uns dois anos parados, mas agora creio que vou ter tempo para avançar.

É importante entender que as Ondas não constituem um modelo operacional, elas apenas indicam as possibilidades do movimento. Mas é possível criar um modelo a partir do uso das regras e das guias de Elliott e também com a relação entre as ondas. Exitem duas relações: a de preço e a de tempo. As relações de preço não são muito difícil de entender. Um exemplo: A onda 2 geralmente corrige 61,8% da onda 1. Já as relações de tempo são extremamente complexas de serem entendidas e projetadas.
abraço

9 curtidas

Obrigado, achei o livro. É um novo conhecimento pra estes dias, depois que passar tudo isso, sim, vou estudar. Nas próximas semanas melhor seguir com o TS atual e deixar asiáticos e europeus sinalizarem.

Sucesso e saúde pra nós!

Estou em casa, acredito como um grande numero de pessoas, então resolvi passar a limpo uns conceitos que uso como Trader.

Tenho falado muito sobre as Ondas e feitos alguns traçados bem complicados, não sei se muita gente entende.

Então aproveitando o tempo, vou dar uma explicação do que são as ondas, para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto. Creio acho que é um momento muito interessante para tratarmos deste assunto, visto que representa bem o momento que vivemos recentemente e que continuamos vivendo agora.

Em que se baseiam as Ondas de Elliott?

As pessoas tendem a repetir os seus comportamentos, e se eles ocorrem em massa, eles são mais visíveis, fáceis de ver, e a partir dai prever o que vai ocorrer no mercado.

Nos mercados, o medo a euforia, a avareza e a ambição geram movimentações nos preços. Elliott descobriu que estas movimentações que eram geradas por estes comportamentos das massas, podiam ser medidas e que eram previsíveis.

Elliot descobriu que estes padrões se repetiam constantemente em diferentes escalas, ou diferentes tempos.

Exemplificando

O mercado começa a cair violentamente, ninguém se pergunta quando ele irá virar e sim qual mercado irá sobreviver a isto. Não existe confiança o medo passa a dominar a todos.

Alguns “moiacanos” começam a perceber que os mercados não estão se destruindo, e começam a inverter a queda.

Porem o mercado esta pessimista, e pouco dura o entusiasmo, e as pessoas começam a esperar um novo fundo. E o mercado volta a cair, o pessimismo fica ainda maior, e o mercado fica procurando o novo fundo.

Mas derrepente o mercado volta a reagir de forma mais forte e as pessoas ficam surpresas, e o mercado volta a subir fazendo topos mais altos, e dando inicio a um forte movimento, tão forte que geralmente chega a fazer um gap. E conforme avança, pode produzir altas que duram décadas. As pessoas estão muito contentes. Os indicadores técnicos estão para o alto.

Neste momento ocorre uma surpresa desagradável, uma pequena correção e se percebe que os mercados estavam sobrecomprados. O mercado então respira, ninguém se apavora, entende que a correção é saudável.

Temos mas uma onda de alta. Porem existem aqueles que saem no movimento de correção e perdem a alta. Eles então ficam esperando um novo sinal pois querem estar dentro e não irão perder a próxima chance.

O quinto movimento é o mais fácil de reconhecer pois os preços continuam subindo, os ativos continuam se valorizando, o entusiasmo continua em alta, mas os indicadores técnicos começam a mostrar as suas divergências. Os preços acelerando e o os indicadores mostrando um movimento contrario.

Neste momento temos uma queda, mas as pessoas não se preocupam, porque acreditam que a alta irá continuar. Neste momento para a tristeza de muitos e alegrias de alguns, os novatos entram no mercado, pensando que estão comprando barato, é o momento em que gerente de bancos, assessores de investimento induzem seus clientes a entrar no mercado por estar barato, isto produz uma nova alta (onda b, chamada a onda dos tolos), mas que em geral não chega ao topo da onda principal. Mas em alguns casos este movimento é tão cruel que chega a fazer um novo máximo.

Chega o colapso. E voltamos tudo de novo.

Na verdade, em cada um dos movimentos (comportamentos) temos as diferentes ondas, como podem ser vistas no quadro abaixo que apresenta um resumo dos principais sentimentos que movimentam o mercado, e que são captados e explicados pelas Ondas de Elliott.
image
A onda C é a onda que estamos vendo do lado esquerdo da figura, ou seja, quando ela chegar ao fundo teremos uma repetição de todo o movimento.

Abraço

21 curtidas

Muito legal, @wdgi!! Muito obrigado!!!

1 curtida

Muito bom @wdgi, de acordo com as ondas, em qual delas estaríamos agora?

2 curtidas

Perfeito!

1 curtida

Excelente!!!

Esse, na minha opinião, é o melhor tópico do fórum. Assertivo, linear com seus propósitos.

2 curtidas

Com certeza, no colapso

1 curtida

Boa tarde, com certeza neste momento estamos dentro da correção ABC (colapso), o importante agora é determinar padrão corretivo que estamos e em que ponto estamos desta correção, e quais são as nossas possibilidades.

Para esclarecer este aspecto da analise, segundo Elliott só existem três tipos de padrões de correção. Correção em Zig-Zag, Plana ou Triangulo.
image
Por incrível que pareça, estes padrões que correção são para um cenário altista, ou seja, estamos apenas corrigindo uma alta, pelos gráficos que temos.

Embora existam diferentes técnicas de analise, o estudo das ondas é baseado em um padrão fractal, basicamente isso quer dizer que um movimento que ocorre em uma linha em um determinado tempo gráfico, pode ter o sua movimentação quebrada em um tempo gráfico inferior. Na figura acima as linhas cinzas indicam a formação em um tempo gráfico inferior.

Para simplicar a minha analise e criar uma marcação de ondas, criei um método para mim mesmo ao qual chamei de MSDI (mensal, semanal, diário, intraday). No intraday utilizo os gráficos de 60’, e para refinar a analise quando o padrão se apresenta complicado neste tempo uso o de 15’.

Desta forma eu sempre faço a minha analise começando pelo tempo gráfico mensal, e vou baixando o tempo, buscando encontrar uma explicação para esta movimentação.

No caso atual temos a queda no tempo gráfico mensal, em uma única linha, ou seja, poderíamos ter nesta linha apenas a onda A, ou as três ondas de correção, aparecendo em um único movimento.

Abrindo o gráfico semanal ele também se apresenta em um única linha, somente no gráfico diário é que consigo ver a formação das ondas e até contar 5 ondas, sendo que seu eu estivesse otimista (não é o caso) teríamos, ou estaríamos completando toda a onda A, em cinco movimentos. Pelos padrões corretivos que coloquei na figura, só poderia indicar que esta correção será no padrão de ziz-zag, onde obrigatoriamente teríamos uma onda B, que poderia corrigir até 61,8% desta queda.

A semana que se inica vai ser determinante para isso, de qualquer forma um padrão zig-zag, não é uma boa noticia para um prazo mais longo, pois indica que após um retorno, e ele vai existir, só não sabemos o momento, teremos uma queda muito intensa.

Estou vendo isto no diário, meu tempo gráfico principal é o semanal, e neste só vejo uma perna descendente.

No momento tenho duas expectativas gráficas no tempo mensal, a primeira é que o suporte dado pela cabeça da onda 2 do meu traçado, sirva de suporte para todo o movimento, esta linha esta por volta de 55k, e o segundo é onde eu estou “estimando” o toque na mma200, onde certamente teremos uma reação do mercado. Este ponto esta estimado entre 61 e 62K.

O traçado que fiz, tem o seu ponto 0 em 2016, e se perdermos os 37k, invalidaria o estudo, pois tenho visto tudo como uma onda 1, a correção que estamos vendo como uma grande onda 2. No caso eu teria que admitir o erro, e ver que na verdade estávamos em uma onda 5 de um movimento iniciado em 1995.

Por outro lado, ainda seguindo os padrões este seria o limite da queda. A única noticia “boa” é que a queda pode não ser tão grande, iriamos até 47k, que ó limite da onda 4 no traçado que começa em 1995, e também foi suporte em 2011, 2013, 2014 e 2015.

O que eu gostaria é que fecha-se acima dos 69k, pois poderia de certa forma ser uma indicação positiva, indicando que o principal objetivo de queda foi mantido, ou seja não perdemos o fundo da onda 4, isto teria implicações para frente em termos de projeções para a bolsa.

A figura abaixo, ficou um pouco confusa, mas demonstra os dois traçados juntos. Se estamos encerrando um movimento iniciado em 2016, ou um maior iniciado em 1995. As linhas em rosa, indicam a ultima onda 5 formada em formação de diagonal, que sinaliza uma queda expressiva do mercado.
image
Uma coisa que é importante mais uma vez colocar, é que as ondas de Elliott, não fornecem um modelo de operação, elas apenas indicam as possibilidades do movimento e geralmente com um nível muito bom de acerto. Para operar as Ondas, precisamos da AT.

O estudo baseado em Analise técnica, é complementar ao estudo de ondas de elliott. Porque a AT fornece uma visão mais curta dos movimentos traçado pelas ondas.

Um exemplo disto, é que com os candles, e as linhas de suporte e resistência, podemos encontrar com mais facilidade os pontos de reversão do movimento do mercado.

Com Elliott podemos evitar fazer trades ruins, pois a técnica fornece o mapa do caminho, uma vez que pode prever as tendências futuras, mas com a AT podemos aproveitar melhor as ondas, especialmente se estamos entrando atrasado, pois podemos com a AT, determinar operações mais curtas.

Elliot da a tendência, a AT define o momento da operação. Assim podemos operar melhor a ondas, Com elliott você pode ter uma visão melhor do momento de consolidação e operar com mais certeza este mercado, que não anda nada fácil.

Abraço a todos

8 curtidas

Boa noite! Esta é a sequência (achei legendada):

1 curtida

Boa noite, mais um dia de forte queda.

Nada tenho hoje a acrescentar nos gráficos do Ibov, mesmo com a queda gigante de hoje ainda não perdemos o fundo da semana passada, então não existe ainda muitos motivos para alterar os traçados, que como eu sempre coloco, tem o objetivo de avaliar se existe alguma indicação de reversão no mercado.

Respiros na tendência ocorrem todos os dias e permitem que as pessoas que fazem operações de curto prazo, possam ter asseguradas boas operações. Reversão é um outro caso.

Hoje, não tivemos uma movimentação muito intensa, quem ganhou, teve um ganho reduzido devido a movimentação do mercado. Não tivemos movimentos tão intensos como nos últimos dias, não sei se isto é bom ou ruim, mas o fato é que hoje os objetivos de retração ou projeção, dados pelo Fibonacci, não foram atingidos, salvo para quem opera em gráficos de tempo bem reduzido, tipo 1’.

O que realmente chamou a atenção hoje no tempo gráfico de 60’, foi a divergência dos indicadores. Tanto o Macd, o Ifr e o obv, mostraram uma direção diferente dos preços, pois enquanto os preços tem uma linha descendente, os indicadores estão com suas linhas ascendentes.

Quando faço esta comparação eu utilizo o gráfico de linha, pois os indicadores trabalham basicamente como o preço de fechamento, então, para uniformizar a analise também olho os preços de fechamento neste tipo de analise.

Claro que o 60’ é um tempo gráfico bem curto para identificar mudanças de direção, pois é sujeito a muita volatilidade. No entanto a concordância dos indicadores deixa pelo menos uma esperança de que algo esta para mudar. É bem provável que não seja uma reversão de tendência, mas pode ser um respiro. Como eu falei no post anterior, as Ondas te dão uma idéia clara de onde estamos indo, e a At como tirar proveito dos movimentos que compõe toda a movimentação.

O gráfico abaixo demostra a divergência dos preços com os tres indicadores.

image
O respiro em uma tendência, é uma dadiva para trades, mas pode ser uma grande armadilha para quem pensa em comprar de fato alguns ativos.

Embora o objetivo aqui é falar de gráficos, eu pessoalmente acredito que no momento que estamos vivendo o lugar mais seguro para termos o nosso dinheiro, ou é no bolso, isto mesmo, em espécie, ou em bolsa de valores.

Como trabalho com ações a um bom tempo, as vezes sou consultado sobre os riscos de ter o dinheiro na bolsa, e a minha resposta é meio cretina, mas para mim faz o maior sentido. Eu sempre digo: você prefere manter seu dinheiro emprestado a um sujeito completamente endividado (títulos), ou ser sócio da Aplle.

Neste momento apesar do absurdo que estamos vivendo, creio que ter o dinheiro na bolsa, tirando ter ele debaixo do colchão, é o lugar mais seguro. O mundo pode sobreviver sem alguns governos, mas não pode sobreviver sem as empresas. É meu pensamento, nada tem a haver com At.

IVVB11- sempre que analiso um gráfico, faço duas analises distintas: com as sombras do candle e com o preço de fechamento. Isto faz parte da At, onde procuramos entender onde os operadores do mercado estão colocando os seus suportes.

Para mim, como já coloquei aqui, a perda de 125,15 era um grande problema, este numero era dado utilizando as sombras e garantindo que a regra de Elliott, de que uma onda 4 não pode terminar dentro da área da onda 1, fosse cumprida.

Eu sempre acreditei que esta regra de Elliott fosse flexível, pois em anos acompanhando os gráficos, já ficou claro que muitas vezes o mercado respeita o valor do fechamento, e não das sombras. E foi o que ocorreu hoje.

Pelo preço de fechamento o suporte estava em 122,86. Não vou colocar a figura aqui, mas quem puder olhe o gráfico. Todos os 7 candles de hoje, no gráfico de 60’ tocaram esta linha, apenas um fechou abaixo. Parece que algo positivo esta por vir. Vamos aguardar.

Abraço a todos

16 curtidas

[Achismos técnicos no IBOV diário]

Cenários que estou considerando no curto prazo: penso que a coisa ainda vai escalar, principalmente nos EUA, e que essa piora social e econômica ainda não está totalmente precificada, nem aqui nem lá. Até porque seus impactos só serão conhecidos a posteriori.

Acho que o IBOV tende a ficar na “Zona de Lateralização”, podendo dar uma fugida esporádica para o “Repique Residual”. Ainda acho que vamos visitar o “Porão abaixo do fundo” nas próximas semanas, mas com pouca chance de entrarmos nas “Profundezas do Abismo”.

Disclaimer: posso estar redondamente enganado.

Cenarios

17 curtidas

Experiência e Intuição! Boa!

1 curtida

Pela primeira vez desde estas fortes quedas o candle fechou acima do candle de queda do dia anterior.
Pode ser um sinal de que o fundo está se aproximando.

10 curtidas

Positivo, também reparei.
Tava nessa levada desde 4 de março.

2 curtidas

Exato, setup armado para subir, para quem esta iniciando compras para longo prazo a faixa ainda esta excelente.

3 curtidas

24/03/2020

Boa noite, parece que os indicadores estavam corretos, tivemos um dia contrario a tendência atual que é de baixa, embora pelo critério da TLB, no 60’ viramos novamente para alta, e estamos nos aproximando da TLB do diário.

Com relação a movimentação do diário ainda é muito cedo para termos uma definição de tipo de momento estamos, mas hoje pelo menos dá para ver alguma coisa.

Meu rastreador que é o Joe di Napoli, ainda não pode indicar nenhuma direção uma vez que o fechamento de hoje se deu exatamente em baixo da media exponencial de 3 deslocada de 3 períodos. Então é preciso aguardar mais alguns dias para ver se temos alguma sinalização que possa indicar um caminho. Podemos estar na terceira perna da onda B, que pelo tamanho do movimento poderia ir até 72.700 ou 79.200. Pela retração mínima que se costuma ter de uma onda b em relação a onda A, poderíamos ir até 82.700, mantendo a tendência de baixa.

Temos algumas coisas interessantes com relação aos indicadores. É possível identificar os movimentos da ondas em alguns indicadores, na verdade esta mais fácil a formação no MACD histograma do que no gráfico. E pelo indicador parece que o momento mais critico da queda esta ficando para trás. Funciona mais ou menos assim: quando após uma grande alta, acompanhada pelo indicador, temos uma correção e depois os preços continuam e rompem os preços, e o macd não consegue romper, estamos claramente em uma onda 5.

Outra coisa interessante é que primeira vez desde do inicio deste movimento é que a minha media mais curta virou para cima. Sobre as medias que utilizo, elas foram criadas para o prazo semanal, então utilizo a de 52 (um ano), 26 (um semestre), 13 (um trimestre), a curta eu utilizo a de 4 períodos, poderia ser a de 5, que é um número de fibo, mas escolhi esta porque ela filtra melhor certos movimentos que busco identificar para posicionar stop das minhas operações. Todas exponenciais.

Também utilizo as clássicas, como a mma20 e a mma200.

Embora tenha selecionado este conjunto de medias para a utilização no prazo semanal, elas funcionam muito bem em qualquer prazo. Na semana passada quando o IFIX teve aquela queda enorme, procurando um suporte gráfico que explica-se o fundo do movimento, vi que grande parte dos fii, bateu na mme52 e interrompeu a queda. Isto ocorreu no gráfico mensal.

Voltando ao 60’, que tem sido o tempo gráfico utilizado para as analises neste período, faltou muito pouco para completarmos uma correção plana, que não deveria ocorrer pois não tivemos ainda o quinto movimento, embora falte muito pouco, para confirmar esta onda como C. Se amanhã mesmo que seja por um milagre, tivermos mais um dia de alta com a abertura em gap. A coisa muda de figura. De qualquer forma, a ultima onda de um movimento sempre pode não se completar, chamamos de onda truncada.

Por hora, estou descartando a formação de um triangulo, devido a formação das ondas, porque como coloquei na figura de um post, no triangulo cada onda se forma em 3, movimentos e aqui temos pelo menos uma onda formada com 5,

Rompemos a ltb o que é um bom sinal, as medias viraram para cima, (embora ainda não estejam alinhadas) menos a mme52, que acabou servindo de resistência.

IVVB11- rompeu a mma200 e voltou a fechar acima da mme52 no semanal.

Como falei deste assunto no inicio do tópico, vou colocar o gráfico de 15’ do IVV, porque ele hoje parece que foi feito para se explicar o modelo das ondas e como podemos ve-las no MACD.

image

Ainda esta em formação, mas podemos ver os preços fazendo um novo topo e o macd não.

Bem foi um dia interessante, mas ainda precisamos de mais alguns dias assim para confirmar que podemos ter um respiro na tendência dentro dos prazos importantes para dar uma arrumada na casa.

Abraço a todos

11 curtidas