Boa tarde, com certeza neste momento estamos dentro da correção ABC (colapso), o importante agora é determinar padrão corretivo que estamos e em que ponto estamos desta correção, e quais são as nossas possibilidades.
Para esclarecer este aspecto da analise, segundo Elliott só existem três tipos de padrões de correção. Correção em Zig-Zag, Plana ou Triangulo.

Por incrível que pareça, estes padrões que correção são para um cenário altista, ou seja, estamos apenas corrigindo uma alta, pelos gráficos que temos.
Embora existam diferentes técnicas de analise, o estudo das ondas é baseado em um padrão fractal, basicamente isso quer dizer que um movimento que ocorre em uma linha em um determinado tempo gráfico, pode ter o sua movimentação quebrada em um tempo gráfico inferior. Na figura acima as linhas cinzas indicam a formação em um tempo gráfico inferior.
Para simplicar a minha analise e criar uma marcação de ondas, criei um método para mim mesmo ao qual chamei de MSDI (mensal, semanal, diário, intraday). No intraday utilizo os gráficos de 60’, e para refinar a analise quando o padrão se apresenta complicado neste tempo uso o de 15’.
Desta forma eu sempre faço a minha analise começando pelo tempo gráfico mensal, e vou baixando o tempo, buscando encontrar uma explicação para esta movimentação.
No caso atual temos a queda no tempo gráfico mensal, em uma única linha, ou seja, poderíamos ter nesta linha apenas a onda A, ou as três ondas de correção, aparecendo em um único movimento.
Abrindo o gráfico semanal ele também se apresenta em um única linha, somente no gráfico diário é que consigo ver a formação das ondas e até contar 5 ondas, sendo que seu eu estivesse otimista (não é o caso) teríamos, ou estaríamos completando toda a onda A, em cinco movimentos. Pelos padrões corretivos que coloquei na figura, só poderia indicar que esta correção será no padrão de ziz-zag, onde obrigatoriamente teríamos uma onda B, que poderia corrigir até 61,8% desta queda.
A semana que se inica vai ser determinante para isso, de qualquer forma um padrão zig-zag, não é uma boa noticia para um prazo mais longo, pois indica que após um retorno, e ele vai existir, só não sabemos o momento, teremos uma queda muito intensa.
Estou vendo isto no diário, meu tempo gráfico principal é o semanal, e neste só vejo uma perna descendente.
No momento tenho duas expectativas gráficas no tempo mensal, a primeira é que o suporte dado pela cabeça da onda 2 do meu traçado, sirva de suporte para todo o movimento, esta linha esta por volta de 55k, e o segundo é onde eu estou “estimando” o toque na mma200, onde certamente teremos uma reação do mercado. Este ponto esta estimado entre 61 e 62K.
O traçado que fiz, tem o seu ponto 0 em 2016, e se perdermos os 37k, invalidaria o estudo, pois tenho visto tudo como uma onda 1, a correção que estamos vendo como uma grande onda 2. No caso eu teria que admitir o erro, e ver que na verdade estávamos em uma onda 5 de um movimento iniciado em 1995.
Por outro lado, ainda seguindo os padrões este seria o limite da queda. A única noticia “boa” é que a queda pode não ser tão grande, iriamos até 47k, que ó limite da onda 4 no traçado que começa em 1995, e também foi suporte em 2011, 2013, 2014 e 2015.
O que eu gostaria é que fecha-se acima dos 69k, pois poderia de certa forma ser uma indicação positiva, indicando que o principal objetivo de queda foi mantido, ou seja não perdemos o fundo da onda 4, isto teria implicações para frente em termos de projeções para a bolsa.
A figura abaixo, ficou um pouco confusa, mas demonstra os dois traçados juntos. Se estamos encerrando um movimento iniciado em 2016, ou um maior iniciado em 1995. As linhas em rosa, indicam a ultima onda 5 formada em formação de diagonal, que sinaliza uma queda expressiva do mercado.

Uma coisa que é importante mais uma vez colocar, é que as ondas de Elliott, não fornecem um modelo de operação, elas apenas indicam as possibilidades do movimento e geralmente com um nível muito bom de acerto. Para operar as Ondas, precisamos da AT.
O estudo baseado em Analise técnica, é complementar ao estudo de ondas de elliott. Porque a AT fornece uma visão mais curta dos movimentos traçado pelas ondas.
Um exemplo disto, é que com os candles, e as linhas de suporte e resistência, podemos encontrar com mais facilidade os pontos de reversão do movimento do mercado.
Com Elliott podemos evitar fazer trades ruins, pois a técnica fornece o mapa do caminho, uma vez que pode prever as tendências futuras, mas com a AT podemos aproveitar melhor as ondas, especialmente se estamos entrando atrasado, pois podemos com a AT, determinar operações mais curtas.
Elliot da a tendência, a AT define o momento da operação. Assim podemos operar melhor a ondas, Com elliott você pode ter uma visão melhor do momento de consolidação e operar com mais certeza este mercado, que não anda nada fácil.
Abraço a todos