Análise Técnica

Acho um pouco prematuro dizer q rompeu os 68k só pelo fato de ter fechado abaixo. Ta mais com cara de falso rompimento, mas isso nos próximos dias saberemos…

e hoje essa queda toda foi proveniente dessa guerrinha do petróleo. Basta um sinal de trégua pra bolsa subir forte tb.

5 curtidas

18/03/2020

IBOV – O movimento de hoje, acabou por mudar a tendência no 60’, que era a única a estar em alta, com isto temos uma atualização do quadro de TLB´s.

Após a perda da TLB que também configurava um suporte o ativo cumpriu o objetivo de 100% da ultima perna de baixa. Movimento similiar ao ultimo movimento. Se a correção permanecer a mesma o índice poderia ter um retorna até os 71.479 (61,8), embora a correção de (38,2) esteja exatamente no suporte perdido hoje em 68.500.

Caso o ativo busque um dos dois alvos teríamos correção no primeiro caso até 57.935 ou 55.474.

Caso a queda continue sem nenhum retorno temos alvos em 53.802 e 45.703.

O Joe de alta, foi anulado abrindo espaço para o Joe de baixa, o que não é nada legal uma vez que no momento o alvo esta em 47.388.

Hoje tivemos a ocorrência do famoso setup fechou-dentro-fechou-fora, na ultima ocorrência que tivemos deste setup, no gráfico do dia 12/03 o índice chegou a subir 20%, chegando quase a tocar uma ltb, agora temos a linha superior de um canal de baixa passando logo acima do centro das bandas, barrando o índice por volta dos 71.500.
image
IVVB11 – o suporte continua valendo. Eu não opero no 60’, só utilizo o gráfico para antecipar movimentos, se opera-se o sistema que utilizo esta dando entrada na compra, apesar do ativo estar dentro de uma área de congestão que teve teste nos dois lados hoje. A congestão esta entre 127,68 e 136,54.

TLB –three Line Bar

Periodo TLB Anterior Tendencia Anterior TLB Atual Tendencia
Mensal 119.593 Baixa 119.593 Baixa
Semanal 113.819 Baixa 108.803 Baixa
Diario 98.250 Baixa 82.564 Baixa
60’ 69.013 Alta 67.635 Baixa
14 curtidas

Eu, que não entendo nada de análise técnica, agradeço às aulas ministradas neste tópico.

3 curtidas

[Para acompanhar o raciocínio, veja os gráficos anteriores]

IBOV 60min - Foi lá namorar a região de repique, mas sentiu a resistência. Hoje deu trade, mas não tenho previsão clara pra amanhã. Vou esperar o desenvorlar dos acontecimentos. Pode ter sido vendido realizando, ou o pessoal percebendo que já tá barato. Mas o cenário no BR ainda pode piorar. Aguardemos.

3 curtidas

19/03/2020

IBOV – novamente hoje tivemos uma mudança nos quadros de tlb’s, devido a movimentação positiva do Ibov, mas com uma nova mínima. Desta forma embora em queda acentuada o nível vai mudando, tornando o movimento de mudança de tendência mais proximo.

Tinha algo que eu não havia me dado conta é com relação as projeções de Fibonacci. Embora existam outras variáveis importantes, tais como a escala (aritmética ou logarítmica), o que realmente pode modificar o alvo, é se a projeção é simples ou alternada. No quadro geral não os alvos não são muito diferentes, mas para quem opera no curto prazo pode fazer uma grande diferença. A diferença de método, muitas vezes produzem alvos um pouco diferentes.

Na projeção simples, muito utilizado pelo pessoal de AT, procura-se um pivot, e ao traçar a projeção, coloca o ponto zero, exatamente na cabeça do pivot. Na projeção alternada, o ponto zero da projeção é colocado no que seria o pé do pivot, ou no inicio de uma onda 2, ou B.

Como a projeção mais usada na cabeça do pivot é de 100% e na projeção alternada é de 161,8%, se tivermos tido uma correção sadia do movimento que é de 61,8%, os alvos projetados ficam muito próximos.

Vou usar o gráfico de 15’ de hoje para demonstrar esta diferença.
image
Do lado esquerdo temos a projeção simples e no lado direito a alternada. O alvo é praticamente o mesmo porque a correção da primeira perna ou onda (linha rosa marcada com 2) foi exatamente de 61,8. Observem que qualquer um dos modelos funcionou porque a onda corretiva obedeceu o padrão de correção.

Não vou ficar poluindo o fórum com muitas figuras, mas se a gente olhar o gráfico de 60’ que é o nosso objeto de estudo aqui, iremos perceber que hoje quem mandou foi o pessoal At, porque o terceiro movimento parou na correção de 38,2, que era a menor projeção possível, quando utilizada a projeção simples.

Hoje só vou traçar o cenário otimista, embora no momento em que escrevo este texto, os futuros americanos estão em queda moderada, e as bolsas asiáticas parecem muito animadas, falta muito para terminar a madrugada então vamos esperar.

Na abertura de hoje, quero dizer no candle da primeira hora, perdemos o fundo de ontem, então sou obrigado a mudar os pontos de projeção, esta é a parte ruim de trabalhar com gráficos de tempos menores.

Então as projeções mudaram e tínhamos espaço para ir ate 67.370 e 70.897. a primeira projeção foi respeitada e tivemos um recuo, e logo em seguida a alta foi até 70.071, e então tivemos um pequeno recuo. Ou seja, vamos torcer para amanhã a ltb seja rompida.

O movimento de hoje ter parado na projeção de 38,2%, não é bom, pode indicar uma correção, mas como aqui estamos tentando ser otimistas, pode indicar que teremos uma onda 3 estendida, ou seja, vamos poder ver neste tempo gráfico a formação de uma onda completa. O mais interessante foi que a resistência ocorreu em cima da ltb, isto pode abrir um caminho para alta, caso o índice amanhã caia um pouquinho, no máximo até 67.000 e termine rompendo a ltb, levando o índice de volta a 77.000.

Como eu falei, estou sendo otimista, claro que tem o cenário pessimista, e vai ficar assim até que possamos ver os outros tempos gráficos se movimentando. Por hora o 60’ voltou a tendência de alta pelo critério tlb.

Expliquei outro dia como funciona o setup Joe Dinapoli, em ambas as figuras anteriores deixei a media visível, quem operou por ele hoje pegou um movimento de 7%. O fechou-dentro-fechou-fora deu em torno de 5%, mas para quem faz gerenciamento de risco, com o stop na corretora, não foi muito bom, pois o stop foi acionado, uma vez que o fundo anterior foi perdido. O stop correto deveria estar no ultimo fundo, e ele foi perdido. Para quem usa stop manual, ou seja fecha a posição no final do dia, foi um dia bem lucrativo.

Segue o gráfico de 60’, mostrando a Linha de Tendência de Baixa e o movimento de hoje.
image
IVVB11 – continua com grandes oscilações dentro da área de congestão. Aqui temos dois fatores sempre, a variação do índice americano e a a alta do dólar. Ou seja, estranho o ativo ter ficado no negativo hoje. Deveria ter subido uns 3% e não caído 1,69%

TLB –three Line Bar

Diario 82.564 Baixa 77.267 Baixa
60’ 67.635 Baixa 65.297 Alta
10 curtidas

Não acredito em tudo o que a análise técnica apregoa. Gosto de candles, suportes e resistencias.
Olha o martelo que se formou e se o volume hoje for forte (de preferencia maior que o de ontem) bem provável que tenha formado um fundo.
Atento ao intradiário do IBOV para ver se não forma sombra superior nesse segundo candle verde…aí esquece.

image

6 curtidas

Para quem gosta de AT, este filme é muito interessante: PI, de Darren Aronofsky
Aqui uma das passagens que aborda a bolsa de valores:

5 curtidas

Ótimo filme mesmo, senão me falha a memória este foi o primeiro.
Por sinal, recomendo a verem todos os filmes dele.

2 curtidas

Exato (primeiro longa metragem).
Premiado melhor filme em Sundance naquele ano. Aronofsky é danado.

Seria legal um tópico com filmes sobre o mercado, lembro de alguns…

2 curtidas

O melhor que eu vi foi o The Big Short.

1 curtida

Esta lista é boa: https://www.ibe.edu.br/7-filmes-que-todo-investidor-deve-assistir/ ,
porém o Pi não consta; salvo engano, é o único que aborda a matemática no mercado.

1 curtida

Walking dead é 25k -

25 a 35 - venezuelização

35 a 45 - argentinização

45 - a 55 - Instabilidade política com oportunistas se levantando como heróis

4 curtidas

image

Eu apostaria que vem mais chumbo por ai.

5 curtidas

dito e feito, parece. circuit braker pra iniciar a semana animado :frowning:

1 curtida

@alquimista até quanto pode recuar e onde ficaria o suporte?

O próximo suporte do S&P500 Futuros é nos 1800. Projetando para o IBOV, equivaleria ao suporte de 45K.

3 curtidas

Pelo gráfico semanal do ibov eu vejo suportes principais em 60k, em 48k e depois em 38k.

2 curtidas

Entre 1800/2000. Acho que vai parar lá e lateralizar. Se cair de 1.800 vamos comprar ações de empresas top por centavos .
Fim do mundo !!

2 curtidas

Ibov – suportes pelo gráfico mensal

68.496 (antigo suporte, agora resistência)

62.517 (testado no dia 19/03, podendo formar com o suporte anterior a próxima área de congestão)

56.475

51.658

46.746

41.994

37.046

Provavelmente se lateralizar um pouco na região que se encontra, a faixa de 62.517 será o ponto de toque na mma200, esta faixa foi testada pelo menos 8 vezes desde 2008.

6 curtidas

20/03/2020

IBOV – Apesar da baixa de hoje, devido a grande volatilidade que tivemos não tivemos nenhuma mudança significativa nos movimentos.

Como todo mundo, estou procurando um ponto de entrada, e sofrendo com o grafico de 60’. O número de possibilidades que ele apresenta é muito grande. A ondas de Elliott tem a grande virtude de “perceber” o humor do mercado, e o que vemos hoje é muita confusão. Por outro lado fica mais fácil traçar os movimentos. Claro para quem gosta de operações de curto prazo.

Uma coisa eu tenho certeza, os gráficos serão os primeiros a mostrar quando o mercado começar a mudar. Foi o que aconteceu em 2009. Depois da queda absurda de 2008, que foi bem menos dramática do que estamos vendo no momento, foram os gráficos que permitiram localizar diversas possibilidades, que geraram lucros absurdos.

Ontem nos dois últimos candles do dia tivemos o toque na ltb, que vem acompanhando todo o movimento recente, e hoje tivemos o seu rompimento, e depois alguns toques com ela servindo de suporte, mas não foi significativa.

Mas a minha visão otimista ficou um pouco abalada, devido a formação do movimento. A onda que eu tracei em rosa no grafico com certeza configura uma onda completa, que tanto pode ser uma onda A, como uma onda 1.

A onda 1 tem critérios mais seletivos apoiados nas regras de Elliott, então se analisarmos esta onda como uma onda 1, ela não perdeu nenhuma da 3 regras, então é valida. Mas ela parece mais como uma onda A. Uma onda B, não é, pois em nenhum padrão corretivo de Elliott, esta onda é formada por 5 movimentos.

O padrão só vai começar a aparecer em tempos gráficos superiores, e isto só vai acontecer daqui um tempo. Esperamos que não seja muito longo.

Se estivemos fazendo um zigzag 5,3.5 (5movimentos, 3 movimentos, 5 movimentos), então falta pouco para terminar a queda (onda B) e então teremos a onda C, que tem 2 objetivos, marcados com um circulo n figura (76.675 e 83.168). Haja otimismo.

Poderia ser uma correção plana, mas é improvável pelo desenho, pois uma plana se forma em 3,3,5 mas como o tempo gráfico este muito pequeno, talvez ocorra uma anomalia. Neste caso o mais provável é uma queda rápida até o inicio da onda A em 62.517, e depois um retorno até 72.179, ou mesmo até 68.514, uma vez que esta exatamente na correção de 61,8 da onda A, para depois continuarmos a queda mais forte.

Bem acima coloquei uma visão otimista e uma pessimista, mas ambas ainda dentro de um cenário de queda, porque francamente tá difícil ver algo virando neste momento. Esta acontecendo o que se chama de “respiro da tendência”. Cai forte, alguns acham que caiu demais, começam a comprar e derrepente volta a cair com força. Volta a tendência.

Segue o gráfico de 60’, mostrando a Linha de Tendência de Baixa e o movimento de hoje.
image
IVVB11 – fechou abaixo do ponto que não poderia. Mal sinal.

TLB –three Line Bar

Diario 82.564 Baixa 77.267 Baixa
60’ 67.635 Baixa 72.179 Baixa
12 curtidas