Azedaram o SP500 também em 30 minutos, não entendi nada, tomei stop de tudo quanto é lado
Índice Futuro está na mão desses caras: UBS, Ideal, Convenção e Flow. Jogam pra onde querem.
Covardia do cacete, estava até falando com minha esposa. Putz, perdi 3% em 20 min. Saí quase no 0x0. os caras metem 20\30 mil contratos socam venda nas blue chips. Aí meu amigo nada resiste…
Sera que vamos ladeira abaixo …
Minha intuição diz que vem mais ferro por aí.
Oremos
Estou só no day trade agora ou swing de 2\3 dias. Vamos ver até onde vamos.
Amigos grafistas, se voces fossem apostar, apostariam na queda ate o suporte de 63 ou a partir de agora vai lateralizar?
Acho que tem grandes chances de batermos de novo nos 65k.
A questão maior seria se o IBOV segura ali, ou vai abaixo de 60k.
27/03/2020
Estamos terminando a semana e o fato mais importante é que tivemos um candle de alta. Isto não é exatamente uma boa noticia, quando olhamos o cenário completo, pois vai confirmando um respiro na correção. Por outro lado significa que podemos ter chance de fazer alguns acertos na carteira antes que a fase final da correção tenha inicio.
Os estudos que tenho colocado aqui, não são indicações de trade, visto que este fórum tem como principal objetivo Investimentos. Então o proposito destes estudos é tentar dar um panorama do que os gráficos estão apontando neste momento, tentando com isto dar a minha contribuição no fórum, para que as pessoas possam tomar uma posição mais consciente no momento em que estão pensando no que fazer com suas carteiras. Embora silencioso, sou um dos membros mais antigos do fórum, comecei em 2009, lá no infomoney. Tenho muito agradecer ao fórum e especialmente o Cadu, pelo excelente trabalho que vem fazendo todos estes anos.
O estudo de ontem foi baseado na possibilidade de termos um topo naquele ponto, e hoje ele foi confirmado.
Conforme o gráfico diário indicava, hoje seria um dia de correção, visto que diversos alvos tinham sido atingidos ontem.
Apesar da correção de hoje, nenhum objetivo foi atingido, nem para nos indicar a continuação da onda A, nem para indicar o inicio da onda B. O que indica que ainda temos mais alguma correção no prazo mais curto. Conforme coloquei ontem, serão necessários alguns dias para termos uma noção melhor.
Em tempos gráficos menores podemos ver que a situação continua indicando uma queda, o que é de fato esperado. Pelo critério da tlb, voltamos a tendência de baixa no 60’.
Voltando aos gráficos, os de mais longo período estão dizendo que o pior estar por vir. Não se observa neste momento nenhuma indicação contraria a isto. Claro que para quem faz trades, ou opera vendido a situação é outra. Mas como já disse, creio que isto foge do proposito deste fórum.
No semanal aparentemente começamos a onda B, então seria de se esperar duas coisas para a próxima semana. Que não perdêssemos a mínima desta semana, e que fizemos uma alta maior que a máxima desta semana. O ideal seria também que o fechamento fosse maior do que esta semana. Como o menor objetivo da onda B esta em 83k, na pratica só não podemos perder o fundo desta semana, embora isto vá indicar uma correção muito pequena, e uma queda muito maior quando entramos na onda C do semanal.
Só para esclarecer. Terminamos a onda A no semanal, e começamos a onda B. esta onda B, vai se formando no diário. Ela provavelmente será composta em tres movimentos, A, B e C. Ainda estamos tentando ver de que forma ela irá se formar, então temos 3 possibilidades.
A melhor de todas – a onda A do diário esta em formação e neste momento fazendo o sua onda de numero 4. Isto poderia levar a bolsa até 90k, antes de retomar a queda. Ou poderia reverter a tendência atual, encerrando a correção.
A menos pior – a onda a já se completou, a onda B, poderia fazer tres movimentos retornando ao ultimo fundo do semanal e depois retornando ao topo desta semana. Poderíamos ter inclusive um triangulo o que é pouco comum nesta onda
A pior possibilidade – os três movimentos completaram a onda B do semanal e agora estamos iniciando a onda C, que projeta uma queda até pelo menos 47k.
IVVB11- com a queda do Sp500 e uma alta do dólar, acabou sofrendo pouco hoje e ainda se mantém positivo no ano.
Abraço
28/03/2020
Um pouco de ficção gráfica.
Existe algo de bom que possa ser visto analisando a situação atual dos gráficos? Podemos ter um cenário otimista?
Existe sim e eu vou colocar aqui, porque mesmo sabendo que o gráfico reflete o sentimento do mercado, quando fazemos a analise não nos esquecemos do nosso próprio sentimento. Então vou esquecer um pouco do pessimismo, e tratar o gráfico com um “pouco” mais de otimismo.
No dia 03/02 quando coloquei a possibilidade de irmos até os 68k, eu achava um absurdo, mas coloquei o post assim mesmo. Esqueci naquele momento o meu otimismo com o mercado.
Então vamos lá. Vamos esquecer o pessimismo e pensar nas expectativas que tínhamos para a bolsa a 60 dias atrás, que estamos passando por uma correção, e que o mercado pode voltar a tendência.
Todos os estudos que venho postando aqui no fórum, são baseados em que preciso encontrar um desdobramento da violenta queda que se apresenta no gráfico mensal, no tempo gráfico semanal. Como falei em outro post, tivemos um movimento muito parecido em 2008. Então é de se esperar que tenhamos a repetição deste movimento agora. E também, movido pelo sentimento que neste momento perturba toda a humanidade, estou dando toda a ênfase ao lado negativo.
Mas e se eu estiver errado, e se isso não for ocorrer, ou seja, a queda é tão grande, que ela também será vista como uma linha no gráfico semanal. Podemos então a ter uma outra possibilidade.
No gráfico diário temos uma formação de 3 ondas que vai desde o inicio da queda até o fundo em 61 k. Existe uma onda C que corrigiu 61,8% da onda A.
Então se eu admitir que isto completou o processo de correção, a onda que esta se formando no semanal não é uma onda B, e sim a onda 1 de retorno a tendência de alta de um prazo mais longo.
Colocada esta possibilidade, vamos então procurar elementos que de alguma forma possam embasar esta possibilidade. A possibilidade que depois desta queda descomunal, venhamos a ter um retorno a tendência principal.
A primeira coincidência esta nos os 90k é a correção de 61,8% apenas da ultima onda, ou seja da onda que poderia ser a onda C da correção ABC. Então parte dos atores do mercado, aparentemente isolaram esta onda, como uma possível onda terminal do movimento de correção.
Existe um sinal que eu utilizo baseado em força da medias, que me alerta quando um ativo esta para cair ou subir. Ele é base do meu sistema de stops, quer seja para os meus trades e mesmo para a minha carteira. Na semana passada tivemos a ocorrência deste sinal, que voltou a se repetir nesta semana. É algo bem especifico do meu sistema de trade. Agora observando percebo que na semana passada ele não atendeu o requisito de confirmação e nesta semana sim, ou seja, começamos a testar suportes mais fortes, porque daqueles conhecidos, somente os 68 ou 69k funcionaram, excetuando a mma200 que não foi testada ainda.
Se você plotar no gráfico semanal as medias relacionadas a fibo, vai perceber que duas medias foram envolvidas uma como suporte e outra como resistência. A mme144 (suporte) mme89 (resistência). Eu nunca precisei usar estas medias, mas parece que alguém usou. Inclusive foi a mme89 foi suporte da queda de hoje. A mme144, foi o suporte de toda a queda. Curiosidade: a media mensal de 144 representa exatamente 12 anos. 12 anos atrás tivemos a ultima grande queda dos mercados globais. Olhando o DJI, a mme144, foi exatamente o suporte de toda esta queda que ocorreu este mês.
Registradas as coincidências, vamos voltar ao nosso caso gráfico, sendo otimistas.
Aquele caso de que a onda A poderia estar se formando em 5 ondas, poderia ser interpretado de forma diferente. Poderíamos estar de fato em uma onda 1. E que o que estamos vendo no gráfico diário é a formação de uma onda completa. Neste caso estaríamos em uma onda 4, e como muita gente tem dito, seria um momento onde o mercado como um todo vai andar de lado.
O gráfico andou muito rápido para baixo, e com certeza deixou muita gente desnorteada, um movimento lateral neste momento, indicaria uma grande dúvida do mercado. Os vendidos iam começar a ficar preocupados. A força compradora poderia entrar com mais força, e ai o que hoje é uma simples correção, e é de fato, passaria a ser tratada assim, teria terminado e poderíamos ter a volta a tendência principal.
Claro que neste momento isto é só uma viagem gráfica, mas se viesse a se concretizar neste momento teríamos as seguintes projeções: iriamos até 90k, faríamos então um recuo até 72k depois iriamos a 120 k, e teríamos o alvo final deste movimento em 150k.
Qualquer movimentação mais baixista, pode fazer com que este cenário se torne apenas ficção, mas é importante entender, que o retorno a tendência principal (claro se ela for mantida) será exatamente da forma que estou descrevendo aqui. Mudaremos apenas os pontos no gráfico.
Então tai um gráfico, com uma visão otimista, o que precisamos agora, para continuar acreditando que ele pode ser viável, é ver esta onda que esta se formando no diário, fazer os 5 movimentos de expansão. Isto daria mais força a este traçado que por hora esta totalmente no plano ficcional.
Bom final de semana.
Bom dia a todos! Mais uma vez externo meu sentimento de gratidão por ter encontrado este espaço de intercâmbio, e ainda por quem o nutre desde o início! Realmente vocês são demais! Parabéns!!
Tenho uma dúvida em relação à nossa moeda “real brasileiro”
(vivi tantos nomes e desvalorizacões…) e os gráficos:
Valeria a pena estudar as ondas baseando-se nos preços das ADR’s?
Segue gráfico mensal da VALE.
(reflete bem nosso papel no comércio internacional?):
Não vendi nada ainda.
Minhas ultimas compras foram com o IBOV na casa dos 63/62k, com isso só pretendo comprar mais se o IBOV for abaixo de 60K, provavelmente próximo de 55K.
Tb não penso em vender ainda, acho que só com o IBOV próxima de 90K, e volto a reforçar um pouco mais em FIIs.
Cadu o racional de vender nos 90k seria rebalancear a carteira? Fazer vendas parciais nas acoes pra alocar em Fiis?
Exatamente. Aumentei demais minha posição em ações, e hoje estou com quase 90%.
Normalmente é muito complicado obter as cotações das adrs de forma ter uma base para gerar graficos.
então a opção é utilizar uma plataforma grafica que permita ter os ativos dolarizados, como o Profit. tem que usar o DOLPT.
Eu sempre faço a analise nos dois graficos, para ativos que tem muita relação com o Dolar.
veja a semelhança dos graficos. abraço
curti o nome dos 3 níveis
acho que o porão será visitado no mais tardar até junho
30/03/2020
A alta de hoje, não alterou muito o quadro que esta se desenhando, claro que uma mínima um pouco menor que a do candle anterior, poderia ter cumprido a correção que falta para o padrão, visto que por enquanto é ela muito pequena a menos que venha a se formar em 3 movimentos.
No 60’ temos agora uma formação que parece estar configurando um triangulo. Na At a formação de um triangulo, não tem regras muito bem definidas, e as vezes eles se confundem com a formação de diagonais. Já nos estudos de Elliott a formação tem que respeitar as diretrizes de formação. O triangulo é um padrão corretivo e sempre indica a continuidade de uma tendência. Assim podemos não perder a mínima de hoje, no próximo candle, temos caminho livre para ir buscar a máxima do semanal da semana passada.
Entretanto a correção não esta completa, se realmente estamos vendo uma onda 4, o que sugere que poderíamos estar vendo a formação de um triangulo no diário, o que faria com que ficássemos dentro de uma congestão pelo menos esta semana toda.
Caso venhamos a ter o rompimento da máxima da semana anterior a coisa muda de figura e temos uma chance muito grande de estar em uma a onda 5, quer seja de uma onda A, ou na “ficção” de uma onda 1.
As tres possibilidades que eu coloquei no post passado continuam, sendo que o segunda, por hora vai ficando mais distante, a medida que vão se formando figuras triangulares, que já podem ser vistas no 60’, no 30’ e no 15’. Os triângulos normalmente não se formam na onda B.
O alvo de 90k, continua bem plausível, mas dependendo do tipo de correção, é bem provável que se ele ocorrer, seja a partir da semana que vem.
IVVB11- Alta esplendida hoje, infelizmente impulsionada em parte pela forte alta do dólar, embora a maior parte da alta, se deu em função da forte alta do índice americano.
Abraço
Ibovespa sem forças para subir, hoje foi a petro e siderurgia que levantaram o índice . Se perder o suporte da mme21 no gráfico de 4h e a mme9 no diário , vem tudo abaixo. Principalmente se perder a mme400 no gráfico de 5 min que vem segurando desde o dia 26 quando iniciou esta pequena lateralização.
formando power breakout de venda nos bancos…
Não entendi…rs
Faltou acreditar kkkkkkkkkk