Análise Técnica

ele quis dizer que depois da congestão da linguiça, vai dar uma diarréia nervosa :sweat_smile:

2 curtidas

31/03/2020

Bem terminamos o mês e o pior trimestre de que me lembro. Uma coisa importante era termos fechados acima dos 69k neste mês, isto devido a importância deste numero, que é a correção de 61,8 de toda a perna de alta iniciada em 2016, e também o fundo da onda 4, que é um suporte muito importante para correção ABC.

Embora tenhamos outros objetivos, os 69k são muito importantes no contexto desta analise que venho fazendo do índice, e por hora não foi perdido, em termos de fechamento. Na verdade se olharmos para fechamento o limite da queda estaria em 73k, exatamente onde fechamos. Então temos no gráfico mensal, os preços em cima do principal suporte, o obv exatamente em cima da lta e o ifr14 em seu suporte. A mme89, que não utilizo, mas que teve um importante papel neste cenário de queda, esta sendo testada.

Resumindo, estamos em uma zona que pode ser chamada de Zona de Cataclisma, onde devemos ter uma movimentação forte, ou para cima ou para baixo.

Só a titulo de ilustração, a ultima vez que tivemos os preços fechando fora das Bandas de Bollinger, foi em janeiro de 2016, e isto esta ocorrendo neste momento. Naquele momento tivemos uma alta de quase 80% até irmos tocar no outro lado da banda.
image
Voltando ao curto prazo, onde o jogo esta se desenrolando.

Hoje tivemos a mínima de ontem e de sexta perdidas, começando a demonstrar que o objetivo da correção vai ser cumprido. No 60’ temos agora vemos mais claramente o triangulo, embora com alguns problemas de configuração, hoje perdemos a mínima e a máxima do candle de ontem, o que ajudou mais ainda nesta configuração.

O canal que esta traçado na figura abaixo, é o Canal Principal. Os canais são as principais figuras de Elliott, pois eles determinam diversos objetivos da ondas, inclusive o de tempo que é o mais complicado de se ver. O canal inicial, é traçado do ponto zero do movimento até a onda 2, depois projetado na onda 1,com o objetivo de determinar a onda 3. O Canal Principal, é traçado entre as ondas 1 e 3 e projetado para a onda 2, sendo o objetivo determinar a onda 4. O Canal Terminal segue a mesma regra de formação. Observe que a formação do triangulo, tem cumprido muito mais o objetivo de tempo do que de preço, embora hoje tenha praticamente atingido o objetivo de preço também, bem no final do pregão.
image
O circulo no gráfico demonstra o ponto complicado que estamos, se for rompido, temos caminho livre para subir, mas se for perdido, modifica bastante as nossas perspectivas.

Uma curiosidade sobre a onda 4, é que ela costuma ser a maior onda, não em termos de preço, mas em tempo. Neste traçado que estamos acompanhando já tivemos 62 candles, sendo que 26 são da onda 4, só do movimento principal. É por isso que os triângulos se formam nesta onda, pois eles tem o objetivo de alongar o tempo de permanência até que um objetivo de preço possa ser alcançado. É o que esta ocorrendo, o objetivo de preço, parece já ter sido atingido, pelo menos se não vamos virar a para queda, e o de tempo esta praticamente sendo cumprido.

Uma coisa preocupante foi a mme52 (pontilhada em vermelho) ter sido perdida hoje, na verdade perdemos todas as medias, mas a mme52 vinha segurando. Não segurou.

Na figura também podemos observar as ondas “refletidas” no macd. O que esta me causando preocupação hoje, é que o macd, deveria ter passado para o terreno positivo, o que não ocorreu.

IVVB11- mesmo com a pequena queda de hoje, fechou o mês no campo positivo e confirmou a mme26 como seu suporte, segue firme, com todas as medias voltadas para cima no mensal. No semanal as medias estão praticamente alinhadas, e todas voltadas para cima.

Um aspecto interessante aqui, é que a correção esperada não foi cumprida, e já tivemos no semanal o desdobramento da onda do mensal. Algo não esta batendo. A menos que o traçado esteja errado. Ou seja: existe um traçado em que estamos apenas na onda 4 da 5, então o objetivo foi alcançado e temos alta pela frente. O índice americano também não cumpriu o seu objetivo de preço, mas cumpriu o objetivo “gráfico”.

Estas divergências de objetivo podem dar uma indicação de forte alta do dólar pela frente, o que justificaria estarmos na onda 4 da 5 do IVVB11.

Abraço

13 curtidas

Cadu, essas porcentagens na sua carteira, se refere ao seu limite de exposição no ativo? ou é como ta sua carteira no atual momento?

1 curtida

Parabéns meu amigo por compartilhar seu conhecimento . Todo dia eu leio e releio seus posts 2x mínimo kkkkkkk.
Na minha opinião ,vamos continuar em queda na medida que todos estão aguardando e com medo dos resultados do 1t que podem dar uma prévia noção do estrago . O mercado está tentando precificar algo inédito e pode ter certeza que está todo mundo perdido.

6 curtidas

Como está

Vai passar igual rolo compressor dos 64k. Graficamente estavam esperando a mm21 no diário, mas não teve força compradora para segurar ali na lateralização e agora com essa noticia da OPEP ( que com certeza foi o motivo daquela queda brusca de ontem), gerou mais incerteza ainda. Ninguém quer ficar comprado esperando os resultados !!!
Boas compras

3 curtidas

quero ver quem vai querer finalizar a sexta comprado … esse mês vai ter muita oferta pelo jeito

1 curtida

Com certeza !!

1 curtida

Ganha um chaveiro do coronavírus e um chicabom quem acertar pra onde vai o pivô.
Achei que a queda de hoje ficou barata, pois o S&P tava até com gap e caiu mais.
Também escutei por aí “que o pior ainda está por vir”.
Difícil saber.
Cada dia é um dia.
Mas o desenho tá “de livro”.
PraOndeVai

9 curtidas

Esta com pinta de pivot de alta…

3 curtidas

Não gostei do sp500 hoje, perdeu o fundo de 2.480 e feio sendo que fez um topo duplo nos 2.626…Amanhã se não tiver repique forte pode ir testar os 2.200 novamente. Quanto ao ibovespa se segurou por conta do anuncio das medidas do governo, pois o normal seria apanhar mais que o sp500. Interessante as adr´s de vale3 e petras no negativo e aqui subindo …
Amanhã outro dia !

2 curtidas

Petro e Vale seguraram bem o índice e a Ideal recomprou de balde

1 curtida

01/04/2020

Começamos o mês testando a região dos 69k, que resistiu bravamente, a correção porém, poderia ou deveria ter ido até os 68.200. Então podemos ainda ter um pequeno recuo.

De qualquer não temos nenhuma mudança significativa, e nem nenhuma surpresa, pois tínhamos duas indicações de correção hoje, uma dada pelo macd e outra pela perda da mme52, mas ainda esta tudo muito indefinido.

Embora eu torça para que tenhamos uma alta, e os gráficos estão dizendo que ela possa existir neste momento (tendência terciaria) , por enquanto o que esta prevalecendo na tendência principal é a percepção de uma queda muito mais profunda.

Ou seja continuamos em um momento corretivo, embora tenhamos um bom espaço para uma alta neste momento.

A situação anda tão indefinida nos quesitos das ondas, que procurei no material que venho colecionando durante anos sobre este assunto, uma forma de entender melhor os movimentos que vem ocorrendo. Não encontrei, nenhum exemplo que me explique a situação que esta ocorrendo. O maior problema é o que esta acontecendo com o macd no diário. É como se ele marca-se um ponto de inicio da onda bem diferente do gráfico.

Um das regras de Elliott para os impulsos, é que a onda 4 não termine no território da onda 1, para os mais conservadores ela não pode nem entrar. Então por hora a marcação que eu vinha fazendo foi cancelada hoje. Ainda é possível que a onda 4 venha a terminar fora da onda 1, mas temos que aguardar.

O que esta chamando a atenção é que o fechamento de hoje ficou exatamente no alvo gráfico da onda 4, uma vez que ela tem que terminar entre as faixas de 38,2 e 50%.

Então amanhã teríamos um dia bem positivo, rumando agora, para a finalização do movimento.

Agora se o caso é só AT, tínhamos feito um pivot de alta no diário, mas precisava de uma confirmação, e hoje a chance foi perdida. Isto não quer dizer que tudo esta errado, ainda temos algum espaço para correção sem perder esta tendência de alta no diário. Só para lembrar a tlb esta em 63.604, e enquanto não fecharmos abaixo deste ponto a tendência continua de alta.

Pela AT, para que tenhamos uma correção saudável dentro deste período precisamos ir até 68.197 (61,8%), e pela formação da onda podemos ir sem maiores problemas, dando inicio a terceira perna de recuperação, finalizando talvez a onda B do semanal.

Por falar no semanal, o alvo do movimento de correção desta tendência mais curta esta em 68.200 antes de iniciar o movimento de retorno, para formação da onda C. (ultima perna da correção)

Conforme eu tinha dito, vai ser uma semana meio complicada, a menos que tenhamos um movimento muito brusco, como aqueles que tivemos em março.

Um ponto importante, abrimos o mês com o fechamento no gráfico mensal, ainda fora das bandas, de fato estamos bem próximos a um movimento altista que leve de volta os preços para dentro das bandas.

IVVB11- independentemente da queda de hoje, nada mudou no prazo semanal onde acompanhamos este ETF. Na verdade ele projeta um alvo em 166,00.

Ainda não pude confirmar corretamente o movimento, mas com certeza, atingimos hoje um alvo de correção e um ponto importante de fibo.

Falei ontem que a correção não tinha sido cumprida, mas não é exatamente verdade. A correção mais curta do movimento iniciado em janeiro de 2019, foi muito bem cumprida, e podemos ver as ondas desdobradas no semanal. A correção do movimento de 2016, atingiu o primeiro alvo em 38,2%, e a correção da perna maior iniciada em 2014, ainda esta bem distante.

Conforme eu sempre coloco, a movimentação deste etf tem um relacionamento muito estreito com o IBOV.

Somente para demonstrar um movimento possível deste ETF, estou traçando as linhas de um canal que permitem observar se o movimento que esta se formando é um impulso.

Ontem falei sobre os canais que são o inicial, o principal e o terminal. Aqui neste desenho temos as linhas que traçamos, para poder observar se estamos diante de um impulso ou da continuidade de uma correção, antes de traçarmos os canais.
image
A ideia é que se uma correção estiver terminando, a linha de preço faça um arranque e rompa rompa a LTB, formada pelo canal, e depois corriga até ter esta linha como um suporte. Resumindo, temos uma onda 1, que rompe a LTB, e a onda 2, termina ao sentir suporte na LTB, rompida. Após o toque na linha que agora alguns chamam de LSI (linha de suporte Inclinada), podemos dar inicio em uma onda 3.

Com uma provável onda 1 formada, e sabendo que esta representa um terço do movimento da onda, temos que o alvo deste movimento esta em 214,00 sendo o primeiro alvo em 188,00. Precisamos da confirmação, mas pelo menos é um traçado positivo no meio de toda a confusão que estamos vivendo.

Abraço

11 curtidas

Boa noite. toda a minha formação em analise técnica ocorreu com os cursos e videos da Leandro & Stormer. atualmente o site deles anda bem mais fraco, mas eles ainda tem materiais bem interessantes. abraço

4 curtidas

o que significa repique residual?

Esse gráfico quer dizer que se passar da resistência de 81k inverte para tendencia de alta?

Repique residual é apenas um nome que eu inventei pra essa região. Significa que é o nível máximo que eu achei que o repique ia atingir caso ele fugisse da zona de lateralização.

1 curtida

Não. Esse gráfico é mais intuitivo do que técnico. Porém, se o pivô romper para cima a zona de repique (amarelo), seria um sinal para indicar uma subida, pelo menos de curto prazo. A definição das tendências é mais complexa do que isso e não pode se basear apenas em um sinal/indicador. Para dicas mais aprofundadas, recomendo ler os posts do @wdgi, aqui neste mesmo tópico.

2 curtidas

Embate hoje foi épico no Ibovespa e SP500 principalmente. Briga ferrenha no índice e muitos ativos derretendo mesmo fechando positivo. Mais tarde vou analisar tudo com calma.
Hoje foi mais ou menos assim, quando eu vi que estava ganhando e fui vender já estava perdendo. Então é melhor perder ganhando do que ganhar perdendo by Dilma !!

7 curtidas

E o melhor é não ter meta, mas se atingir você dobra esta.
Dilma

6 curtidas