Eae colegas grafistas, 48k ainda é uma realidade?
Tbm quero saber.
Resistências: 82300, se houver aumento de volume 92000.
Quebrou a minha bola de cristal, mas se nao cair sobe ou laterlaliza. Agora algo realístico, hj o cenario é, fundo no curto prazo e ainda em tendencia de queda em todos os tempos, vai ter uma resistência grande em 82k.
Acredito que se cair, ficara entre 60 e 70. 48 acho muito difícil.
Disclaimer: Isso é uma mera opinião.
Olhando o VIX, nos grandes tombos passados houve topo duplo. Até agora nessa queda temos somente um topo. No gráfico de 60’ do VIX tem uma “cara” de alta ![]()
Fiquei muito esperto com essa devolvida no candle de hoje. Romper o pivô seria o primeiro passo pra sacramentar essa subida de curto prazo. No geral, o pessoal tá comprando a notícia de melhora nos casos do vírus e os pacotes econômicos, e tem um pouco do “fear of missing out”. Mas ninguém sabe ainda o dano que o vírus já fez na economia, nos lucros das empresas e qual será a estratégia de retomada nos países. Então, embora o gráfico queira me fazer acreditar que está subindo, acho cedo pra tirar conclusões. Mas, como não tenho bola de cristal, faço compras esporádicas aqui e ali. Vai que estou errado.
[IBOV diário] - Tá fazendo uma cunha, que é uma figura de continuação de têndência, mas de baixa confiabilidade.

07/04/2020
Boa noite, de fato a correção parou em 68k como estava indicando e voltou aos 79k. Eu tinha visto no gráfico este retorno, que poderia se estender um pouco mais até 81k.
Então até aqui o gráfico esta conseguindo “acertar” o que vem ocorrendo com o índice.
A tempos temos a indicação de que um triangulo poderia estar se formando no diário, o movimento de hoje fez com que a linha superior do triangulo fosse atingida de uma única vez, se vamos respeitar o padrão então teríamos um pequeno recuo depois um retorno aos 79k, uma queda até os 71k, novamente um retorno até 79k e ai caminho livre para uma queda que projeta algo na casa dos 58k, para a projeção do triangulo e 52k para a projeção mínima da onda A. O desenho abaixo demonstra como seria o movimento, caso o triangulo fosse realmente formado.

Estes alvos são por projeções de ondas e também projeção do triangulo. Os 48k que postei aqui são simplesmente as projeções dadas por fibo.
Hoje a situação complicou um pouco, pois testamos um pivot e falhamos, mas como diz o ditado popular “ enquanto a vida a esperança”, podemos romper esta área dos 79k com dois alvos pelas ondas, o primeiro em 85 k e o segundo em 94k, e pela correção simples de fibo poderíamos ir ate 90k ou 97k.
No semanal que é o meu ponto principal de analise, ainda não temos nenhuma mudança e os alvos projetados são os mesmos do diário.
abraço a todos
Boa noite Corvo, estamos vendo a mesma coisa, mas como eu uso os padrões de Elliott, tenho que pensar que estou vendo um triangulo, mas o efeito é o mesmo. abraço
Podemos estar formando um topo duplo no diário , na verdade testando essa faixa pela quarta vez em 11 dias e agora a mme21 no diário como resistência. Vamos esperar o fechamento da semana para definição.
Aos colegas, alguma mudança?
08/04/2020
O gráfico diário ficou exatamente como previsto ontem, claro que se o dia tivesse sido de baixa o desenho teria ficado melhor, mas por hora nada mudou, o topo não foi rompido, e o fundo não foi perdido e a possibilidade de formação de triangulo, que deixa os nervos a flor da pele não foi descartado. Entretanto um estudo nos tempos gráficos de 60’ e no semanal estão dando uma outra visão.
Não gosto muito de fazer analise do índice, pois devido a concentração de certos ativos ele se movimenta de forma errática. Esta semana a Petro subiu muito, o etf do setor financeiro já acumula quase 16% esta semana, claro que o índice tem que caminhar. Mas estas altas estão produzindo mudanças gráficas importantes. Pois no gráfico mensal já podemos ver uma onda B.
O gráfico semanal que vem se mantendo muito quieto, deu alguns sinais importantes hoje:
-
Hoje confirmamos o rompimento do topo e no caso estamos fazendo um pivot, deixando mais fácil o atingimento de pelo menos a retração menor que esta perto dos 84k.
-
Pelo sistema de tlb, entramos em tendência de alta que só será perdida se perdermos 62.161 pts.
-
O obv venceu a LTB, e o macd apesar de ainda estar negativo também esboçou uma leve alta.
-
A mma200 esta perto de ser testada, o que se ocorrer será por volta do 82k, caso o triangulo do diário comece a desconfigurar. Isto só vai ocorrer se tivermos um fechamento nesta faixa, um simples teste não muda a possibilidade do triangulo no diário.
O gráfico de 60’ esta dando uma visão bastante distinta do gráfico diário e alinhada com o gráfico semanal. Ou seja, esta demonstrando que existe uma possibilidade de não termos a formação do triangulo e que estaríamos continuando o avanço.
A explicação é um pouco comprida, mas tem a ver com Linhas de Tendencia, pois apesar de técnicas diferentes as Ondas de Elliott e a Teoria de Dow (Analise Técnica), elas tem muitos pontos de coincidência. Uma das coincidências é relativa a uma onda ser considerada de impulso quando ela rompe uma linha de tendência de baixa e depois tem nesta linha um suporte.
Após a linha superior do canal de baixa ter sido rompido, vemos que o recuo da segunda onda nem chegou a buscar a linha. Este foi um motivo para que eu não desse importância a este movimento, mas as forças estão tão estranhas neste momento, que eu poderia ter considerado. O que vemos a seguir é uma onda 3 se iniciando e o que poderia ser a formação de um triangulo bem no meio dela.
Podemos entender este movimento de duas formas baseado na regra mais importante de Elliott, onda a onda 3 não pode ser a menor onda do movimento. Neste caso a onda 5 teria que terminar por volta de 82.500 pts.
Aqui não é uma regra, mas uma “guia”, algo que normalmente acontece. Quando temos a onda 1 e fazemos a projeção, o alvo final da onda se dá geralmente em 261,8 da onda 1 e neste caso teríamos o alvo em torno de 92.500.
Uma outra forma de tentar calcular qual seria o movimento total de uma onda, é calcular como se a onda 1 representa-se 1/3 do movimento. Neste caso teríamos o alvo em torno de 92.000.
Ou seja, caso o movimento continue, seria pouco provável que fosse até 82.500 pts, embora esta área possa servir de resistência, porque ela seria o alvo da onda 3.3 que vem se apresentando de forma expandida.
Tem um analista técnico que eu acompanho a muito tempo que diz que as noticias não importam, o que importa é que vamos ter noticia. Ele fala que não importa o que vem em um determinado balanço o que importa é que vamos ter o balanço e que o mercado vai se mexer.
Falei isto porque estou tentando interpretar o que os gráficos estão dizendo, pois no longo prazo, esta mostrando que iremos muito abaixo do que já fomos, mas o que pode estar ocorrendo agora.
De fato a maior dificuldade com Elliott é determinar o tempo de uma onda. O gráfico de tempo maior esta dando a indicação que estamos em uma onda corretiva, mas neste momento estamos tipo “corrigindo a correção”, o alvo desta correção esta em 97.500 (61,8 da ultima perna de baixa), o alvo do que poderia ser a onda C da correção esta em 95.500 (161,8 do que seria a onda A.
Eu já falei aqui antes, mas só para esclarecerr: os gráficos mensal e semanal, estão claramente em uma correção ABC. Cada onda tem pelo menos três movimentos, quando falo a onda C no gráfico semanal estou falando da B.C, ou seja é a onda B do mensal em seu movimento C.
Eu costumo causar estas confusões, porque no meu modelo eu não uso letras, ao invés de usar 1,2,3,4,5,A,B,C eu utilizo 1,2,3,4,5,6,7,8. Simplifica o meu modelo.
Embora não seja a minha praia eu preciso tentar explicar este movimento, até para tomar a decisão do que fazer com as minhas operações.
Com certeza é possível imaginar uma situação que explique os gráficos. Estamos em temporada de balanço, havia uma expectativa positiva para as empresas antes dos atuais acontecimentos. É provável que os balanços do primeiro trimestre sejam menos afetados, e que haja um entendimento que a correção foi muito grande, isto permitira que as ações voltam-se a se valorizar. A idéia de começar a voltar a normalidade (relaxamento da quarentena) também poderia ajudar.
Então viriam os resultados do segundo trimestre, estes com certeza fortemente impactados pela pandemia, o mercado se anteciparia e ai teríamos de fato a queda.
Temos vários cenários possíveis. Para que este que estou desenhando seja possível não podemos perder o fundo do mês anterior. E ainda darmos uma pequena recuada até os 75.000 pts esta semana, embora possa ir até os 72.000. onda B.c.2.

abraço
Ainda não chegamos no fundo ! Queda muito rápida em 4 semanas, acredito que pela modernidade em que vivemos com a velocidade de informação . Talvez por isso os gráficos estejam meio indefinidos , devido a movimentos muito bruscos em pouco espaço de tempo. Agora podemos achar que já corrigimos o necessário, mas na verdade vai ser o tempo para os gráficos se ajustarem . Para mim estamos na fase do retorno a normalidade onde temos as dúvidas ( acho que fiz uma boa compra, vou vender e garantir um caixa/Vou comprar tudo porque pode nunca mais voltar/ não quero perder o bonde e vou comprar aos poucos/ não vou comprar nada porquê vai cair muito mais). Eu fico imaginando o evento dos caminhoneiros onde todos trabalharam normal , tudo fluiu muito bem evidentemente com um pouco de dificuldade. E agora , será que os preços estão justos ao que realmente nos aguarda ??
Gosto de analisar os gráficos junto com a realidade dos fatos e acredito se confirmar o que nosso amigo @wdgi vem batendo na tecla. A correção só começou !!
Bons estudos a todos.
[IBOV diário, 09/04/20]
Bolsa tá igual seriado de TV: você só descobre o que vai rolar no próximo capítulo.
Segunda vai ser um dia de descobertas.
Como não sei se é repique ou se já engatou uma alta, fiz uma projeção de Fibo considerando esse último pivô.
A rigor, o candle de hoje já anulou o rompimento, mas na prática pode ser um pull-back pra voltar a subir. O nível de 76% da projeção e o limite superior da flâmula serviram de resistênca (círculo verde), e a MME21 fez o suporte, aprisionando nosso amigo candle nesse intervalo. Eu ficaria mais confortável de cravar uma queda semana que vem se hoje tivesse caido um tequinho mais. Continuamos no limbo dos preços subindo sem respaldo real e do desejo de que caia mais para a gente aproveitar outras promoções (espírito de porco!). Segunda tem mais.
09/04/2020
O gráfico diário continua dando sinal de completa indecisão, a correção que eu esperava para hoje ocorreu, mas não buscou os 75k, o que ainda deixa algum espaço para dúvidas, pois não cumpriu a correção mínima esperada. A possibilidade de formação do triangulo continua valida, o que ainda gera insegurança na determinação dos próximos movimentos. Pelos critérios de Analise técnica que eu coloquei em um post anterior estamos em tendência de alta, e a tlb sofreu um importante ajuste hoje e esta agora em 74.000, por este critério enquanto não fecharmos abaixo deste valor a tendência de alta continua.
As medias que utilizo estão se alinhando e hoje a mme26 serviu de resistência no diário no ponto exato em que a mma200 serviu de resistência no 60’.
No semanal nenhuma alteração importante, a mma200 não foi testada. O ifr 14 continua atrasado em relação ao preço, mas esta ascendente.
No 60’ tivemos algumas novidades importantes, ontem eu comentei alguns detalhes, mas acabei não colocando a figura, ai vai ela.

Como podemos ver aqui temos outro triangulo, só que este eu quero que seja confirmado, pois no curtíssimo prazo, se ele for confirmado e rompido abre a possibilidade de recuperação e acaba anulando a formação que esta se apresentando no diário.
Só para esclarecer, o triangulo é uma figura de correção, por outro lado, é uma figura de continuidade, e o triangulo que esta se formando no diário, esta no final da queda, ou seja, se rompido leva a mais queda.
Já este triangulo do 60’, esta se formando dentro de uma tendência de alta.
Temos duas ocorrências de triangulo que normalmente acontecem, uma que é mais clássica na onda 4, com o objetivo de correção de tempo, embora também corriga o preço, ou seja ele alonga a duração da onda 4.
A segunda ocorrência é exatamente em 100% da onda 3, onde ele cria uma área de congestão, na verdade aqui também pode se formar um retângulo. É o que chamamos na Analise Técnica de Mastro Bandeira ou Flamula.
O objetivo pela AT, são dois, o primeiro é a projeção do triangulo, onde medimos a altura do triangulo e projetamos 100% a partir do rompimento do mesmo.
Quando olhamos para as ondas temos uma conotação mais importante, pois dependendo da formaçã deste triangulo, podemos ter uma alta bem maior do que a inicialmente prevista para a onda 3. Hoje a projeção da nossa onda 3, caso ela venha se confirmar esta em 84.000, e a projeção total da nossa onda em 91.500.
Caso o triangulo se confirme e seja rompido, a projeção da onda 3 irá para 90.000. O final do movimento não se altera por hora. Não alteramos a projeção da onda 5 (final do movimento), pois como estamos em um movimento corretivo (tendencia principal), a onda 5 pode não romper a onda 3, o que daria inicio a terceira perna de correção que no caso levaria de volta aos 61.500 pts, como a menor correção.
Então vamos continuar no aguardo, o ideal amanhã seria começar o dia com uma alta, tocarmos na linha superior e voltar a tocar a lta da base do triangulo. Caso haja o rompimento, sem que haja o toque na linha de baixo, teremos tido uma correção plana, e os alvos precisam ser ajustados, mas continuariamos em um cenário positivo, pois diminuiria em muito o risco de termos o triangulo no diário.
O rompimento da lta para baixo, fortacele a formação do triangulo no diario, onde o toque de número 4 esta projetado para 73.000. Existe outra possibilidade que toda a formação esta formação seja um padrão altista,mas é preciso descartar a que esta mais aparente neste momento.
abraço
bacana essa figura. Da onde é?
O Palex postou no instagram a um tempo atrás e eu printei , imprimi e colei no meu notebook !!! me ajudou demais a entender o que estávamos passando. Perdi quase nada nessa queda toda e automaticamente aumentei meu poder de compra .
13/04/2020
Começamos bem a semana, pelo menos na visão do gráfico semanal, embora não tenhamos testado a máxima da semana passada. Com um pouco mais de alta esta semana, vamos testar a mma200. O Ifr14 também esta testando a ltb que também pode ser rompida.
No diário mesmo com a alta de hoje como tivemos a perda da mínima do ultimo candle e não conseguimos romper a máxima, o teste da mme26 também não se repetiu. Ficamos assim, se amanhã tivermos uma alta forte, podemos romper a linha de 79k que vem segurando a alta a 11 candles. Caso o movimento venha para o lado negativo, podemos iniciar a viagem até o quarto toque do triangulo. De qualquer forma o triangulo mesmo não formado, vem cumprindo o seu papel que é de alongar uma definição do quadro.
No 60’ onde reside a esperança de vermos o mercado fazer uma perna de alta mais consistente, o vaivem do indice não ajudou na definição, embora tenha marcado um novo fundo indicando o termino do toque numero 3, quer seja da plana ou do triangulo.
Começamos o dia com uma queda, o ideal teria sido irmos diretamente em direção a linha superior da formação do triangulo, o que não ocorreu. Mas rompemos a mma200 e fechamos com um candle bem interessante.
Ainda não desconfiguramos a possibilidade de uma formação de triangulo. Na verdade se estivermos em uma correção plana, hoje ela foi fechada, indicando que podemos ter terminado a correção, mesmo sem tem formado o triangulo de alta. Este triangulo seria a maior indicação de que um movimento positivo esta por vir.
Caso a alta se confirme os alvos ainda não foram modificados, mas caso tenhamos a plana, teremos um alvo em 83.400 pts, que coincide com a projeção de uma terceira onda, que eu coloquei no post anterior.
É a primeira vez em dois meses que temos todas a medias de controle na posição correta e todas inclinadas para cima. Mme4, mme13, mme26 e mme53.
abraço
Estamos na onda 5 no mensal, vamos acima do topo do IBOV, é o que diz a bola de cristal de Eliot.
Boa Tarde, existem varios traçados possíveis, este é um deles. Mas pelas caracterisiticas das ondas o periodo que vem desde o topo de 2009 até o fundo de 2016, tem todas as caracterisicas de uma onda 4, então na minha analise estamos em uma correção ABC, e não em uma onda 4 como esta no desenho. As caracteristicas de correção são praticamente as mesmas, porem a a onda 4 tem um periodo de correção muito maior, e um alvo menor. quanto ao alvo ele se refere ao final da onda que no caso seria em 82.000.
pelo grafico que voce postou a onda 5 teria dois alvos, sendo o primeiro em 127k (100% da onda 1) e 167k (161,8%) da onda 1. mas este movimento poderia levar uns 5 anos.
abraço