Análise Técnica

kkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Kkkk

1 curtida

Coloquei o post no topico de AF, mas vale a pena colocar a imagem.
Me parece que tem muitas semelhanças com o momento atual.

3 curtidas

Aguardando as aulas AT de @wdgi.

Não fiquei convencido de como finalizou, nessa sexta-feira, o mercado.

Quais as deduções para a semana seguinte?!

03/04/2020 – estávamos em uma área de suporte importante no dia 31/03, o que indicava que teríamos uma grande movimentação. Desde então caímos “apenas “ 5,0%, quase nada pelo padrão atual.

Vou passar por todos os tempos gráficos fazendo o caminho inverso do que habitualmente faço as minhas analises.

Vou começar pelo gráfico de 60’, que eu vinha tendo uma enorme dificuldade de entender, a situação complicou mais quando eu comecei a descartar a possibilidade de estarmos na formação da onda B da correção.

De fato se olharmos o gráfico hoje vamos perceber que esta possibilidade é a que tem a maior possibilidade de estar acontecendo, ou seja, estamos na onda B, do diário que esta se formando em um padrão de 3 ondas formado por um zig-zag. No caso estaríamos na terceira perna da onda B, projetando um recuo até 64k.

O padrão que esta se formando então é uma correção plana, onde a onda B termina bem próximo ao inicio da onda A, e a C termina perto do final da A, desta forma se este padrão for respeitado, após atingir o alvo da baixa temos um avanço até 79k, podendo ir até 81k.

No entanto, a correção atingiu hoje um padrão interessante, pois a correção simplesmente calculada por fibo, esta em 68.197, este numero foi atingido hoje, ou seja, embora a correção completa esta pontando para 64k, podemos estar encerrando esta correção por aqui.

No diário a situação mudou bastante, porque de fato não poderíamos estar tendo uma onda 4, uma vez que esta não pode invadir o território da 2. Aqui ainda é possível termos dois cenários diferentes, mas como já desdobramos as ondas no gráfico de 60´ fica complicado por hora imaginar um cenário melhor, e o que vemos é de fato a confirmação do gráfico de 60’. Mas não existe razão para não ver um cenário melhor.

Toda a analise esta se baseando que o ponto zero deste movimento ocorreu no dia 19/03, mas existe uma possibilidade de tenhamos começado este movimento no dia 23/03, a diferença é que após a correção que estamos neste momento no gráfico de 60’ partiríamos para a formação da onda C, mas não de um padrão plano, e sim de um zig-zag, e teríamos alvos diferentes. O alvo seria em 91k, não nos 90k que tínhamos anteriormente para o padrão de correção zig-zag, porque o início do movimento esta mais alto.

image

No semanal ainda é cedo para dizer qualquer coisa, a não ser que a correção de todo este movimento deveria terminar em 97k, ou seja estaríamos agora terminando ou por terminar a perna B da onda B, e a projeção da perna C deveria ir até 97k. Só para não confundir estou fazendo uma marcação diferente das ondas. Esta projeção leva a bolsa até 37 k por projeção, mas por tamanho das pernas até os 54k.

A visão no mensal por hora é idêntica a do semanal.
image
Uma coisa que esta chamando a atenção é o comportamento dos ativos, pois quando tivemos aquela queda brutal, tudo caiu de uma vez, mas alguns ativos se recuperam bem rápido, ou estão bem mais forte que o índice. Então se neste momento estamos flertando de novo com o ultimo fundo, é preciso ter bem claro o que pode ser comprado, para quem esta pensando em compras claro. Por outro lado, se de fato tivermos a correção da onda C, tão aguda quanto ela vem se mostrando, dificilmente teremos muitos ativos acima dos preços mínimos que eles atingiram no dia 19/03.

Só para exemplificar: a ITSA4, chegou a 7,44 no dia da grande queda. Se a previsão da onda C se confirmar, hoje ela projeta um ida até a casa de 5,81.

Amanhã eu posto sobre o IVVB11, pois o ativo esta dando uma visão bastante interessante.

Abraço a todos

14 curtidas

Mano que viagem… Hehehe…

2 curtidas

https://www.instagram.com/p/B-h33c6BBhR/?igshid=1n7e0wl9l7gmf
Respeito muito esse cara. Ele vem falando sobre bancos desde novembro/ dezembro do ano passado. Inclusive fez um vídeo retrospectiva 2019 batendo direto nessa tecla. E também concordo com ele e acho que o Cadu já chegou a comentar sobre a queda ter sido muito rápida e violenta , mesmo antes do petróleo tombar.
É um cara simples mas muito objetivo nos ensinamentos e venho aprendendo muito analise gráfica com ele.
Muito figura mas coração de ouro !!

6 curtidas

Faltou só o pedaço do gráfico pós março 2009 para o pessoal ficar menos triste @cadu. Porrada pra cima.

2 curtidas

Deus te ouça. Cair para 60 k é meu sonho.

1 curtida

não esqueço de uma palestra com análise técnica em corretora que fui em 2008, com a crise do subprime começando…
um ouvinte perguntou um palpite até onde a crise podia chegar…

naquele dia o ibov estava em 58k…
o palestrante mostrou um gráfico do ibov e disse que a LTA de longo prazo do ibov tocava em 56k… segundo ele todas as vezes que o ibov furou a LTA ele caiu por volta de 60% do seu topo…
topo em 2008 = 73920
60% de queda do topo em 2008 = 29568
fundo em 2008 = 29400

ou seja, quem seguiu a análise técnica dele forrou o cofre…

pra variar, n segui a dica e fiquei de fora da festa :unamused: :sweat_smile:

5 curtidas

Agora daria 48K, que é a previsão do BB para os seus clientes.

5 curtidas

Na verdade, a hipótese daquele post (“Mister Fibo aponta como alvo a região de 64,2K e 58,9K”), meio que já se concretizou lá pelo dia 23/Mar, quando bateu na mínima de 62,1K. Se vier testar de novo essa região e remper, o buraco será bem mais embaixo.

2 curtidas

Rumo ao abismo sem fim !!

2 curtidas

Fala Neilson, blz? Sou novo por aqui e o seu foi um dos primeiros posts que li.
Falando em Palex, faço questão de comentar…
Comecei meus estudos comprando os livros dele, são extremamente objetivos e muito informativos, conteúdo o acompanho tb no IG e Youtube…cara do bem, um dos poucos “vendedores de curso” honestos nesse mar de piranha kkk
Bons trades, Forte abs

1 curtida

Sim, uma das coisas que eu gosto nele é que ele abrange tudo. Até para quem é holder e quer fazer novos aportes ou iniciar posição em algum ativo… Utiliza muito gráficos semanais e mensais e tem a capacidade de enxergar longe…

1 curtida

Em 2008 o FED liberou, se não me falha a memória, U$ 700bi para os bancos não quebrarem.
Agora, baseado na recuperação da economia, o FED está liberando U$ 2tri. Como o rapaz do vídeo, estou achando que tem caroço nesse angu, e que o coronavírus é só a ponta do iceberg que estamos vendo momentaneamente. Se a crise bater de novo nos bancos, em breve veremos o tamanho desse iceberg.

4 curtidas

Gráfico interessante da Economática mostrando as quedas máximas nas 4 grandes crises da Bovespa desde que o IBOV começou a ser calculado em 1968 (em US$).

15 curtidas

05/04/2020 – método para traçar suportes e resistências

Este é o método que utilizo para traçar suportes e resistências e nada tem a ver com a aplicação das ondas. Teria que postar muitas figuras para demonstrar toda a movimentação então vou tentar simplificar no mínimo de figuras possíveis.

A ultima grande perna que tivemos de alta, foi entre 2002 e 2008, então estes foram os parâmetros gráficos para o primeiro traçado. Resultando no gráfico abaixo. As medias que estão sendo utilizadas neste gráfico são meramente uma referencia que utilizei.
image

Observem que a linha do topo serviu para referência em diversas oportunidades, inclusive para o fechamento do mês passado.

Mas quando isto ocorreu este traçado embora pudesse ser utilizado ele já tinha sido modificado. Pois uma vez que a linha foi rompida, a técnica pede que alteremos o traçado da seguinte forma. Pegamos a retração de 61,8 e deslocamos para o ponto do rompimento, que ocorreu em setembro de 2017.

Temos então o traçado abaixo. Vale observar que em fevereiro de 2018 tocamos na primeira linha gerada por este deslocamento, demonstrando que o mercado realmente entendeu este ponto como uma resistência. E que a alta da bolsa se estendeu até o novo alvo traçado.
image
Mantendo o conceito de que a bolsa deveria corrigir até 61,8, temos que o alvo da correção esta exatamente 48.000, e que o fechamento do mês passado se deu exatamente no primeiro nível da correção em 38,2.

Assim dentro deste modelo vamos até 48.000. Não exatamente, a idéia é que não tenhamos um candle fechando abaixo deste ponto, pois poderíamos como ocorreu no mês passado furar este nível, mas depois retornaríamos. Então este se torna um ponto razoavelmente seguro para compras.

Este nível também existia no primeiro gráfico como a retração de 61,8%.

A segunda visão deste momento.

Quando tivemos o rompimento do ultimo topo previsto, pelo conceito já poderíamos traçar o novo objetivo da bolsa. Acho que muitos ouviram falar que a bolsa iria para 138.000 em 2020, e de onde surgiu este número magico. Vamos então aplicar o mesmo deslocamento que fizemos na figura anterior.
image
Observem que o primeiro nível que surge aqui é 137.000 pts, bem próximo da previsão para a bolsa em 2020.

Observem também, que mesmo com a queda desproporcional da bolsa o nível de 61,8 deste novo traçado foi mantido. Mas pode ter sido só uma coincidência, pois certamente após o inicio da queda, certamente muita gente continuo a manter o traçado anterior. Eu trabalho com os dois cenários. No momento estou mantendo o anterior

De qualquer forma, os 48000 pontos continuam aparecendo como o nível de retração de 76,4%, que é bastante valido, uma vez que o nível de 23,6%, vinha sendo colocado como o objetivo.

Somente para completar a explicação do método.

Após a projeção de fibo, as faixas ficam muito grandes, ótimas para avaliar cenários, mas muito difíceis de serem operadas. Desta forma , para ter as faixas e poder operar com elas, vou dividindo os níveis em 50% das faixas, até ficar com faixas em torno de 5%, para operações no gráfico diário.

Observem que mesmo as faixas tendo sido geradas por um processo que nada tem a ver com as cotações, como elas são respeitadas, no caso estou mostrando o 60´. As faixas em vermelho são as originais traçadas no gráfico mensal.
image
Uso este método para todos os ativos, claro que não faço isso na mão, pois como temos que ir retirando os dividendos do preço, somente um programa consegue manter estes dados atualizados.

Abraço

10 curtidas

Calculei aqui a queda do IBOV em dólares americanos desde o pico em Janeiro/2020 até o último pregão em 03/04/2020.

Queda de 55,89 %

3 curtidas

Se colocar mais 25% para chegar na media das outras quedas seria bem plausível o ibovespa bater nos 44\48k.

2 curtidas