Análise Técnica

No diário, se segurando para não confirmar a perda da linha de tendência, sobre o suporte ja usado antes, perdendo os 77730k e confirmando, fica mais dificil do que ja é o rompimento dos 82564k no semanal e dos 85103k no diário, que faria um fundo, nesses tempos após confirmado.

5 curtidas

Olho no lance: SPX querendo romper a base do topo duplo.

6 curtidas

Ou vai fazer um fundo duplo, ou vai azedar, ibov no mesmo caminho, vamos ver até o final do dia.

5 curtidas

Olho no lance 2: IBOV derivando depois de sair da cunnha, testando suporte na região de 77,6K.

7 curtidas

IBOV entrando em sobrevenda no diário. Ainda não alcançou sobrecompra no semanal.

Preço do suco de dinossauro deve decidir essa parada.

2 curtidas

A briga nos 2800 do SP500 Futuro está feroz.

1 curtida

Ibov segurou no suporte de 77730k, que havia falado ontem, mas perdeu a linha de tendencia de alta e confirmou hj, estamos em uma indefinição, aguardemos os próximos capítulos.

6 curtidas

VIX + 9% hoje.

1 curtida

Aqui não subiu nada depois da grande queda de março e abril, como eua, pode seguir caminhos bem diferentes, aqui é mais política (bandidagem) o problema.

2 curtidas

Ibov 13/05/2020

Boa noite,

Bem no finalzinho o Ibov resolveu fechar abaixo da linha.

Com relação a Diagonal o dia foi neutro. Quando coloquei aqui esta figura, comentei que é muito comum o quarto toque romper a linha da base, e que isto poderia acontecer levando o índice a 77.500 pts sem comprometer o movimento.

Hoje perdemos a mma200, mas sem muita consistência, a parte que preocupou um pouco foi um crescimento no volume financeiro, mas também não foi nada assustador.

Tenho optado por estudar este movimento utilizando o gráfico de linha, caso utiliza-se os candles ainda teríamos um pouco mais de espaço para queda até 76.900. Ou seja para quem como eu se utiliza de Diagonal Terminal (cunha) ainda estamos no jogo.

A muito tempo atrás, era muito comum a quinta-feira reverter o mercado, de vez em quando isto em ocorrido, mas como eu disse ontem, vamos aguardar.

Como tenho falado sempre, tenho deixado todo meu pessimismo para o gráfico de tempo maior, aqui fico procurando elementos que contribuam para que possamos pelo menos cumprir o objetivo da correção, então quando o triangulo foi perdido ontem, surgiu uma visão de congestão que tem como objetivo um leve rompimento da máxima do mês passado, o que ainda manteria acesa a chama de buscarmos o objetivo desta correção, e então poderíamos sair desta loucura, pois a indefinição gera uma situação esta complicada.

A bandas de fato se abriram para o lado negativo, e os preços voltaram para dentro, mas acabaram de distanciando um pouco do centro (mma20).
image

A figura acima, e a mesma que venho colocando todos os dias, só que hoje utilizando os candles. Nela é possível ver que ainda não rompemos a base da Diagonal, e se o desenho não fosse tão pequeno poderia mostrar que o objetivo da perna descendente da onda foi rompido hoje e logo depois tivemos a reversão do movimento e fechamos bem no ponto. Ou seja objetivo cumprido. Então deveríamos ter um dia positivo amanhã.

De fato o Smal não decepcionou, caiu com força, como estava mostrando que faria.

abraço

9 curtidas

Visita ao fechamento do dia 26/03/20.

5 curtidas

Bela violinada, mais um dia respeitando o suporte de 77730k, que falei ante ontem e deixando uma belo candle de reversão, que se confirmado amanhã pode deixar um fundo, tendo como resistência a linha de alta perdida.

4 curtidas

Ibov 14/05/2020

Boa noite,

Hoje foi exatamente ao contrario de ontem, bem no finalzinho o Ibov resolveu dar uma esticada, ou lembrou que era a quinta-feira e mudou a mão.

Ao que parece o entendimento do mercado era realmente a Diagonal com os candles, e seguiu certinho a regra; furou a linha inferior neste quarto movimento, passou pelo 76.900 mas retornou bem rápido. Isto da mais um folego a esperança quase perdida.

Então vamos continuar a ser otimista e tentar entender o que esta acontecendo, pois Podemos observar na figura, que hoje a linha que foi formada, que poderia ser a linha superior de um triangulo, mas que foi desconfigurado, serviu de resistência para o índice.

Então vamos continuar a sendo otimistas que podemos chegar no alvo da correção e ver o que aconteceu no gráfico.

A linha em rosa no gráfico é uma lta de curtíssimo prazo, e uma das critérios que avaliamos para saber se estamos em uma onda 1, é que o movimento rompe a lta e depois faz a segunda onda em cima da lta rompida.
image
Nesta figura esta o detalhe do movimento e o que podemos esperar caso ele se confirme, observe que coincidentemente, o alvo do movimento é o sonhado topo de Abril.

Na outra figura estou repetindo a linha rosa, para demostrar em que ponto do gráfico ela esta ocorrendo.

O centro da banda serviu de resistência, mas depois foi rompido, e a mma200 foi recuperada, ou seja voltamos a fechar acima.
image
Na figura anterior a esta coloquei os alvos e nesta a lta que esta sendo testada, amanhã podemos pensar em dois movimentos (otimistas): como vamos bater em 100% da projeção podemos ter algum tipo de congestão, e neste caso o índice poderia variar entre os 61,8% e o 100% e terminar por ai. A segunda é que sentimos um pouco de suporte nos 100% e depois rompemos e vamos em direção do alvo em 161,8%.

Existe uma terceira hipótese, onde abrimos em alta vamos até o alvo em 161,8%, e depois recuamos praticamente até o fechamento de hoje em busca de cumprir o alvo da onda 4. Embora este seja o melhor movimento não acredito que vá ocorrer, é até possível, mas ai ficaria a dúvida se de fato foi uma onda 3 com recuo a onda 4, ou foi apenas mais uma perna de correção e o que estamos vendo novamente é uma ABC.

O Small, quase deu um show, mas na ultima hora subiu muito e recuou no finalzinho. Hoje deixou duas pistas sobre a sua movimentação. A primeira é que de fato o canal meia boca que tinha se formado, funcionou na dobra, ou seja quando a base foi perdida a gente dobra o canal e passa a ser o próximo alvo, e a segunda que eu ainda não tinha conseguido marcar direito foi o alvo de 100% de uma congestão que ainda não tinha sido confirmada.

Como eu não opero o índice e sim o small11, agora tem dois alvos na alta 85,53 e 94,37.

abraço

9 curtidas

OBV e ACUM/DIST do IBOV diário.

2 curtidas

Correção, la se foi o suporte de 77730k, se confirmado segunda, la vamos nós para o próximo suporte 69537k.

1 curtida

No gráfico de 4h confirmou o que eu não queria… custei a acreditar e achei que dava para confiar no gráfico de 60min, mas perdeu o suporte e feio. Volume muito alto na venda …
E muitos ativos da mesma forma , mais tarde posto o gráfico.

3 curtidas

Parece que alguns setores estão noutra onda que o IBOV. “Acredito” em algumas blue chips tombando um pouco o índice nos próximos dias, outros papéis não.

1 curtida

@neilson, para mim quanto menor o tempo gráfico, menor a confiabilidade numa mudança de tendência, principalmente em grandes variações. Atualmente estou operando pelo mensal.
Sinto-me muito mais seguro. Das ações que estou acompanhando, nenhuma deu compra ainda.

5 curtidas

Por enquanto sem fundo, nem no diário fez fundo ainda, so repique ainda, muito menos no mensal e semanal, a partir so semanal da pra confiar um pouco.

3 curtidas

Ibov 15/05/2020

Boa tarde,

O ultimo pregão desta semana ocorreu em um dia bem complicado, especialmente porque tivemos uma noticia durante o pregão que provocou movimentos mais acentuados. Mas como diz um analista técnico que eu respeito muito, “ A noticia pouco importa, o que importa é que tem noticia”.

Raramente tenho a oportunidade de acompanhar o mercado, mas nesta sexta eu tive, então acompanhei o dia inteiro, alternando entre os gráficos de 60’, 30’ e 15’. O que deu para notar é que o mercado esta extremamente técnico em suas marcações, os objetivos são marcados e rapidamente cumpridos. A linhas de tendência estão realmente funcionando

Foi o que aconteceu em boa parte do dia no 60’, que afinal é o gráfico que venho acompanhando com mais detalhes. Mas o tempo gráfico que realmente comandou a festa foi o 30’, onde pudemos ver uma onda de impulso terminar e a correção do que seria uma onda B atingir o objetivo da perna A e da B, dando inicio a perna C.

O movimento corretivo para era sexta já era esperado, na verdade nas ultimas sextas, executando a da semana passada, isto tem ocorrido regularmente. E se considerarmos que segunda é vencimento de opções, a abertura da Petro, deixou os vendidos em uma situação bem complicada, a reação tinha que ocorrer e ainda tivemos um fato novo para temperar o caldo e ajudar a levar o ativo para o terreno negativo, puxando o índice.

Deixando de lado, estes aspectos e voltando somente aos aspectos da analise, uma correção era prevista para ontem, ou mesmo um dia neutro, pois os preços tinham duas barreiras pela frente, a LTA, e os 100% de projeção da primeira perna de alta. Eu acreditava que o preço de fechamento fica-se pelo menos um pouco acima, entre 100% e 61,8%, mas ele fechou encima dos 38,2%.

Na pratica nada mudou, foi uma correção saudável, mas a forma como ela se desenhou é que causa um pouco de preocupação com relação a próxima movimentação.

O padrão que se formou abriu a possibilidade de uma correção ABC, antes a possibilidade de termos um impulso era muito maior. O alvo esta no meu post anterior em 261,8% da primeira perna (83.500). Agora ocorre que o alvo é menor, ou seja ele esta relacionado com a correção da ultima perna de baixa e esta em 80.500 pts, caso este movimento se confirme em zig-zag. Se for uma correção plana, teremos que voltar aos 75.500.

Da para ver também que 80.800 pts é o alvo da perna 3, onde teríamos mais uma correção, mas o mais interessante é como o desenho esta projetando o alvo da correção ABC.

Em primeiro lugar deveríamos terminar a perna B, cujo final projetado esta em 77.152 e então partir para a perna C cujo alvo de projeção esta em 80.998 .

Temos então 3 processos diferentes apontando para o mesmo alvo. Caso este desenho se confirme, a correção do próximo movimento indicara se a figura que coloquei no meu post anterior ainda é valida ou se a Diagonal esta comprometida.

No gráfico diário a formação da Diagonal esta mais clara, e mesmo tendo uma sexta-feira negativa nada mudou, especialmente porque rompemos a máxima da quinta. O que não pode ocorrer é perdermos definitivamente a linha de baixo.
image
No semanal a situação ficou mais definida também, pois temos a mesma visão da Diagonal, embora eu ainda não possa marca-la aqui. Nada impede que ela ocorra neste local, pois estamos ainda na formação da onda C, como eu já enfatizei em outros lugares a C da onda B principal que esta em formação no Mensal.

A boa noticia é Ocorre pore m que os 61,8% foram mantidos. Então se não perdermos a mínima desta semana, na que esta se iniciando o caminho esta aberto para buscarmos a linha superior da diagonal que pode ser vista tanto no 60’ como no diário.

Pelos critérios que utilizo o mínima desta semana já pode ser considerada um “candidato a fundo”, pois para o prazo semanal considero a distancia mínima de 8% de um topo para considerar um fundo e já estamos com praticamente 11%, isto me permite fazer um traçado provisório, que será confirmado ao longo da semana, o alvo seria em torno de 86.000, ponto que esta previsto o encontro com a mme52, caso este movimento se confirme.

O que eventualmente poderia ocorrer, é um recuo dos preços até 72.600, caso o padrão que esta se formando venha a configurar um retângulo, mas por hora não parece que isto vá ocorrer. Se perdermos o fundo da semana passada e não rompermos a máxima ai podemos ter que lidar com esta possibilidade, mas ainda sem alterar o padrão.

abraço

10 curtidas