Análise Técnica

Obrigado pelas contribuições, @wdgi. Você conhece bem e não se isenta de passar o conhecimento. Isso é muito bom!!! Obrigado mesmo…

Parabéns @wdgi, está agregando muito ao forum.

Ibov 26/05/2020
Boa noite,
Dia muito complicado, dólar para baixo, mas deixando um sinal que pode significar exaustão, desta recente baixa, ouro com uma queda espetacular, e o ibov com uma pequena correção mas bastante significativa dentro do contexto da analise que venho fazendo do nosso índice.
Logo na abertura, na verdade na primeira meia, fomos buscar a linha superior da Diagonal e a partir dai tivemos uma correção. A linha era muito importante, pois todo o mercado vinha “vigiando “ esta LTA.
Aqui vale ressaltar que a visão de curto prazo é altista, então em uma tendência de alta, resistência existe para ser testada, rompida e retestada, ou seja, não é muito importante, pelo menos para quem gosta de prazos maiores. Então enquanto isto me preocupa, para muitos é a chance de operações de rompimento.
Torcer na bolsa é muito complicado, mas a dias venho torcendo para que a correção ocorre-se bem antes de testarmos esta linha, então teríamos mais tempo para buscar os 90.000 pts. Mas a forte alta de ontem precipitou tudo. Mas rompemos a máxima, o candle é que não esta encorajando muito.
Temos então a seguinte situação se desenhando, ou o mercado vai respeitar a linha da formação daquele triangulo que falei no outro post e neste caso não pode vir abaixo dos 81.500 pts, (na pratica não poderia fechar abaixo) e retomar a alta, rompendo a linha da diagonal deixando a possibilidade de estarmos de fato diante de um triangulo, ou vai consolidar a diagonal e então estaríamos voltando para correção (explico mais abaixo).
Não acredito ser possível vermos esta virada ainda esta semana, pois implicaria em uma queda até na sexta de mais de 21,00% fazendo com que perdêssemos a mínima do mês anterior.
Mesmo no gráfico semanal onde a queda precisa ser de 10,00%, ainda não veríamos este movimento por termos rompido da máxima da semana anterior.
Então de fato o movimento só poderia ser visto com maior clareza na semana que vem.
Como a correção foi muito pequena e novamente fizemos uma máxima no diário, fica difícil prever a próxima movimentação. Por enquanto o 60’ esta indicando apenas uma possível correção até 84.400, que é uma correção bem simples em 3 movimentos, que poderia por enquanto se extender até 83.500 pts. Se viermos a dar continuidade a correção iniciada hoje, poderemos ter um alvo mais claro. Podemos também romper e continuar subindo.
Relembrando
No conceito desta analise que venho fazendo, estamos em uma tendência de alta, iniciada em 2016. Cumprimos todo os objetivos do impulso que terminou em Janeiro deste ano. Iniciamos então as três ondas restantes para completar o movimento. A chamada correção ABC. A primeira onda que tivemos a onda A, que é uma onda contra a tendência corrigiu o índice até a casa dos 61.600 pts, onde iniciamos a onda B, estamos dentro desta onda, e ainda não cumprimos o objetivo principal, embora o objetivo mais simples em 38,2 pts tenha sido cumprido. Se a figura da diagonal prevalecer, estaremos dando inicio mesmo que precocemente na onda C , que terminara o ciclo do movimento que estamos vendo (2016-2020). Só deixaremos de ter uma visão positiva para os próximos anos se viermos a perder o fundo de 2016 (37.000 pts), caso contrario após o termino da onda C o viés ainda será positivo.
Existe outra possibilidade. Como a correção da onda A foi muito acentuada, ela cumpriu todo o objetivo da correção ABC como uma única perna. Este fato também ocorreu em 2008. O índice corrigiu em uma única perna 60,39 %. Depois retomamos o movimento original. Ou seja, o movimento corretivo foi em uma única perna. Não vimos o desdobramento dos tres movimentos no mensal, mas vimos no semanal. Agora em 2020, não conseguimos ver nem no semanal, mas conseguimos ver no diario. Isto abre duas possibilidades: a primeira voltarmos a testar o fundo de março, fazermos um “topo duplo” como se diz na AT, ou termos uma onda truncada como se trata este assunto na visão das ondas, e retomarmos o movimento em direção a tendência, que ainda é de alta. Outra possibilidade ( que eu chamo de ficcional) é de fato termos terminado a correção pois atingimos o objetivo (68.000 pts) e já estarmos novamente em outra onda de impulso, o que os economistas chamam de recuperação em “V” e garantem que não vai ocorrer.
Só para contrariar, hoje o DJI, saiu da congestão que eu apresentei aqui e com GAP.
Não costumo postar a analise do dólar, mas hoje esta interessante. Segurou na mme52, em uma linha de suporte e praticamente testou uma LTA. Para completar fez um gap antes do suporte (exaustão?).

image
Abraço a todos

14 curtidas

Ibov 27/05/2020

Boa noite,

Abrimos o dia testando a linha superior da diagonal, voltamos e partimos firmes para o rompimento, ou seja, nada de correção. Parece que o mercado quer buscar os 90.000 ou mesmo os 92.000. Eu encerrei hoje as minhas operações de prazo mais curto, tinha muitas abertas e prefiro ficar fora até entender o que vai acontecer.

A perna de alta que vem se formando no diário, esta em uma linha reta, então para entender o alvo é necessário ir aos 60’ e ver como esta se dando esta formação.

Lá o movimento que encerrava a projeção de 261,8%, estava em 87.505 pts, e a onda 5 apontava para 87.887 pts. Ambos foram atingidos hoje. Estes eram os alvos padrão de uma onda, nada impede que a alta continue, pois o volume esta muito bom. E ainda temos o fato de que os bancos estão atrasados em relação ao índice, qualquer movimentação positiva neste setor pode ajudar o índice a ir buscar meus sonhados 90.000.

Estamos a 9% da mma20, que tem sido o ponto onde o mercado corrige, fechamos fora das bandas, ifr14 chegando no limite (máxima de janeiro). Obv não consegue romper a máxima, e o preço já rompeu a muito tempo. São parâmetros que me bastam para encerrar operações.

Contrariando os outros indicadores , macd e o Adx estão alinhados e indicando mais alta.

Com relação a ondas nenhuma novidade, exceto o que ocorreu no 60’. Ou seja chegamos no pimeiro e mais “respeitado” objetivo de preço.

O gráfico semanal continua esbanjando saúde, mas é preciso esperar sexta-feira para ter uma idéia melhor. Mas até este momento confirmando o que se via na ultima sexta.

O rompimento da mme9 que ocorreu na semana passada juntamente com a virada de direção, e foi confirmada esta semana. O mesmo ocorreu com a mma200. A minha primeira média de controle a mme13, foi rompida esta semana e virou para cima. O que resta agora é o teste da mma20 que esta prestes a ocorrer e que estava prevista para ser testada em 88.300 pts, mas devido as fortes movimentações do índice, o teste esta previsto para 89.600 pts. A mme52 que considero a virada de mão esta longe ainda pois o teste esta em 91.345 pts.

Um outro ponto importante é o OBV, pois enquanto temos uma divergência no diário, no semanal esta completamente alinhado com os preços.

No adx ainda temos a tendência de baixa, e somente agora começou a mostrar uma queda nesta tendência. O macd linha acaba de cruzar a mme9, se ficar assim até sexta-feira autoriza a entrada de position.

Ou seja, o gráfico semanal esta perfeito, com se soubesse de algo que desconhecemos. O gráfico diário meio sobrecomprado.

Voltando a falar no dólar, perdeu a lta no diário, fechou em cima da linha de baixo da banda. Ignorou por hora o gap. A movimentação principal esta ocorrendo no semanal, pois esta perto de testar a mma20 como suporte exatamente no ponto em que tem também uma linha de suporte em 5.116, mesmo ponto em que temos uma retração de onda 4, entre 38,2% e 50% da ultima perna de alta, que tenho marcada como uma onda 3.

Abraço

19 curtidas

Muito bom @wgdi. Parabéns.

Pra resumir:

As projeções ainda seriam: Ir até 90k, recuar até 72k e depois avançar para 120k ?

3 curtidas

Show o resumo!!!

1 curtida

Oi leu, existe sim esta possibilidade.

Na verdade eu coloquei 3 cenários com os quais tenho trabalhado, este é um, mas para mim é o menos provável neste momento.

Bom, claro que parece muito improvável neste momento que esta possibilidade exista, mas é possível traçar uma projeção gráfica que demonstra que o que você esta me perguntando é totalmente viável.

Eu que falei, é que a correção que tivemos entre janeiro e março deste ano, cumpriu o objetivo. Um dos itens que torna esta possibilidade possível, foi o que ocorreu em março.

O final da onda 4 do movimento iniciado em 2016 estava em 69.068 pts, este era o alvo principal da correção ABC. A retração de 61,8% do movimento de 2016 a 2020 estava em 68.543 pts. Ou seja, eram praticamente as mesmas.

Apesar da queda ter levado o índice abaixo de 62.000 pts, somente uma semana fechamos abaixo dos valores tidos como limite da correção, e dentro da queda absurda fechamos apenas a 2,20% do limite da queda, em apenas um dia 23/03/2020 deixamos de tocar esta linha.

Então podemos considerar que a meta da correção foi cumprida, pela AT, cumprimos os 61,8%, que é a correção mais esperada, pelas Ondas, corrigimos até o final da onda 4, que é o objetivo de uma correção ABC.

O que ocorre aqui, é que apesar de tratarmos de assuntos diferentes a onda inciada em 2016 e finalizada em 2020, aparece como uma linha única, por exemplo no gráfico anual. Logo é uma onda de impulso e tem sua correção em 61,8%, o que acaba coincidindo com a AT, pois é geralmente onde termina uma onda 4.

Então a correção foi teoricamente cumprida, e nada nos impede de pensar que o impulso ira continuar, neste caso, podemos usar como parâmetro a perna de alta que temos no diario hoje, e supormos que ela terminou hoje.

Existe mesmo uma possibilidade real disto ter acontecido, pois 88.060 é a correção de 38,2% de todo movimento 2016-2020 e é bem possível que muita gente esteja vendo neste número um ponto de correção e começem a vender.

Colocamos a retração de 33,3 no topo deste movimento e temos que os 100% ficam em 140.120 pts. Simples assim. Este é o nosso objetivo, em quanto tempo? É muito complexo estimar, mas certamente irá demorar muitos meses. Acho que calculei este número e coloquei em um post aqui no fórum.

Baseado no mesmo principio e adotando padrões podemos traçar o possível movimento das ondas e verificar se existe alguma coincidência.

Fazemos a seguinte conta.

Onda 1 – inicio em 61.690 termino em 87.946 (fechamento de hoje)

Onda 2 – correção de 61,8 da onda 1 – inicio em 87.946 termino em 71.626

Onda 3 – projeção de 1,618 da onda 1 – inicio em 71.626 termino em 114.331

Neste momento já temos o alvo – 140.704 que é a projeção de 261,8%

Onda 4 – correção entre 38,2% e 50% da onda 3 – inicio em 114.331 termino em 94.300

Onda 5 – inicio em 94.300 termino em 140.704 – pela projeção acima, porem se pensarmos no movimento padrão de 100% da onda 1 ela termina em 120.620 pts e se a projeção for 1,618% em 136.832.

Não estou dizendo que isto vá ocorrer, mas é uma das possibilidade. Pode ser bem pequena neste momento, mas não sabemos.

Para mim a maior probabilidade neste momento é que vamos fazer a onda C.

abraço

15 curtidas

No meus estudos acho que vamos até os 89/90k para voltar em 72/73k acho meio difícil mas o Interessante é que vai bater exatamente no final do mês onde ocorrem as famosas puxetas( o que já ocorreu ontem em muitos ativos ) . O sp500 rompeu os 3mil pontos e ajudou também nessa subida para o Ibovespa e o cenário político que deveria ser o motivo para estar segurando o índice deu uma aliviada.
Em junho/julho podemos ter a correção ou o teste do fundo( o sp500 não testou ) , pois o mercado vai tentar precificar os resultados do 2t e ver como vai ser a retomada da economia. .
Eu também vou tentar encerrar algumas posições pois não entendi essa alta toda em alguns ativos . Tem ativo com preço próximo/igual a antes da pandemia. Sendo que o resultado 1t já veio fraco, imagina o 2t…
Mais uma vez muito obrigado pelos ensinamentos !!

8 curtidas

wdgi, muito obrigado por este último post. Venho acompanhando a sua série desde o início mas para os que entendem menos, como eu, esse último foi muito mais claro.

Uma dúvida que eu tenho: você ensinou que as ondas são formadas por 5 movimentos na tendência, seguidos por 3 movimentos de correção (A, B, C). Pelos números do seu post, estaríamos na virada da onda 1 para a onda 2, mas você menciona que “a maior probabilidade neste momento é que vamos fazer a onda C”.

Em uma tendência de alta, a onda 2 é corretiva (diminui o valor), assim como a onda C. Elas se confundem, sendo vistas em diferentes tempos gráficos?

Antes do seu último post, vinha considerando os números que o leu postou, entendendo que a subida até os 90k seria a onda B, o recuo até os 72k a onda C e o avanço até os 120k uma onda 1, iniciando um novo movimento.

1 curtida

Ibov 28/05/2020

Boa noite,

Ontem atualizando os meus parâmetros observei que havia um objetivo de preço em 88.060, que é a retração de 38,2 de toda a alta que tivemos de 2016, e o ibov não deixou por menos indo romper esta linha, foi um único candle no gráfico de 1’, mas ele foi lá, antes de começar a correção.

Mais uma vez tivemos o rompimento da máxima do dia anterior,

Agora é observar onde esta correção termina. Se for realmente confirmada a Diagonal, então a correção é bem considerável, é uma queda de 21% até o objetivo. Para testar a linha do triangulo é uma queda de 8%, se formos olhar simplesmente o ultimo topo 4,5%. Mas temos muitos alvos pelo caminho.

Traçando as retrações de fibo da ultima perna, temos como objetivo, 83.300, que é uma área de suporte nos 60’ e também no diário e a correção principal e m 80.300, que é uma zona bem mais forte de resistência. Inclusive servindo de teste para o triangulo. Perdida esta região a coisa se complica, ai podemos ter a confirmação da Diagonal indo buscar o fundo em 67.802.

Agora, considerando que ainda não testamos a mma20, resta este alvo para ser atingido, então estamos devendo uma ida aos 89.800 pts, onde temos uma antiga áreas de resistência dada pelo gráfico semanal, e onde possivelmente ocorrerá o teste da média.

Não tivemos nenhuma modificação significativa nos indicadores, embora tenhamos voltado a fechar dentro das bandas no diário, e o DI+ virado para baixo, mas ainda operando no campo positivo.

Amanhã é o ultimo pregão de maio, então vai ser possível fazer uma atualização tanto do gráfico semanal como do mensal.

O dólar reagiu de forma bem agressiva, mas se olharmos o 60’, parece que vai formar a alta sem romper a ltb da forma que indicaria a reversão, ou seja, em uma única perna. De qualquer forma até agora ele esta fazendo exatamente o mesmo movimento do ibov só que de forma inversa. O ibov testando uma linha de resistência inclinada, e o dólar a linha de suporte inclinada.

Vou postar um texto, tentando esclarecer as analises que venho fazendo nos últimos tempos. Não sou muito didático e as vezes acabo confundindo as pessoas. Espero sinceramente não aumentar a confusão.

Abraço

5 curtidas

Boa Noite

Venho colocando muitos textos e falta um padrão mais claro para explicar os movimentos que venho acompanhando. Então fiz um pequeno apanhado para explicar melhor.

Muitas vezes misturo objetivos de curto prazo com os objetivos principais e isto acaba criando confusão.

Vou tentar explicar o que estou vendo no índice.

Começo a minha analise sempre pelo gráfico mensal, e vou buscando em tempo menores entender a formação das ondas. Porque um movimento que se apresenta em um único traçado, tem a sua formação vista de forma mais clara, em gráficos mais rápidos. São os famosos fractais.

Para ficar mais fácil de entender esta confusão que as vezes, acontece com as ondas vou usar a seguinte classificação (XZ) onde X é o tempo gráfico e Z a onda. Assim a onda A do mensal vou tratar como MA, então ao acompanhar a formação da onda MB no semanal, se estiver me refererindo a onda A da B usarei o seguinte MB.SA. Espero não ter ficado mais confuso ainda.

Eu estava dando a onda MA ( A do mensal) como encerrada, e acompanhando a formação da onda MB. Até a presente data este ainda é o meu cenário principal. Estamos na onda B do mensal, MB, que esta se formando(desdobrando) no semanal e no momento podemos ainda estar na MB.SA. Vou colocar aqui os posts que coloquei a mais de dois meses. E para finalizar este texto vou fazer os ajustes, pois a medida que alcançamos novas mínimas e máximas os alvos vão se alterando.

No dia 21/03/2020, postei a seguinte figura, mas sem as letras, corrigi agora. O que foi corrigido esta dentro dos círculos no desenho.
image
A idéia do desenho era mostrar a situação que estávamos e como ela poderia evoluir. Demonstrando também o desdobramento das ondas.

Basicamente era explicar que só teremos uma visão do que de fato esta ocorrendo se viermos testar o ultimo fundo.

Se a correção vier até os 72.000, ainda não será possível determinar corretamente as ondas, pois este nível atende a mais de um objetivo. Quer seja de uma onda de impulso, ou na continuidade da correção em que estamos.

Sei que é estranho falar em correção com o índice tendo subido mais de 40% desde do ultimo fundo, mas é de fato o que esta acontecendo neste momento. Pelo menos é o que esta sendo indicado nos gráficos mensal e semanal.

No dia 25/03/2020, coloquei os alvos, a onda A que me refiro no texto é a B.A, ou como pretendo tratar agora MB.SA. Entendia que tipo de formação dela, poderíamos ir caminhando até 90k. ela poderia estava dando indicações de se formar em 5 movimentos. O que pode ser confundido com a formação de uma onda de impulso. No caso indicaria que a formação se daria no padrão zig-zag, que é o único que permite que tenhamos a primeira perna de uma onda corretiva se formar em 5 movimentos.

Texto original

“Se a tendência no gráfico diário é de baixa a onda b tem que ser de baixa, pois ela sempre vai em direção a tendência. Então na verdade hoje poderíamos ter duas interpretações para o movimento que estamos vendo, uma de reversão que é improvável (não impossível) e outra de correção e neste caso, estamos apenas na onda formação da onda A. Esta onda pode se formar em 3 ou 5 movimentos, caso ela venha se formar em 3, o objetivo é 79k. se vier se formar em 5 movimentos o objetivo pela projeção da onda que esta se formando é em 90k.”

Em 27/03/2020

Coloquei a seguinte explicação, que era relativa ao desenho postado no dia 21/03/2020

“A melhor de todas – a onda A do diário esta em formação e neste momento fazendo o sua onda de numero 4. Isto poderia levar a bolsa até 90k, antes de retomar a queda. Ou poderia reverter a tendência atual, encerrando a correção.

A menos pior – a onda A já se completou, a onda B, poderia fazer tres movimentos retornando ao ultimo fundo do semanal e depois retornando ao topo desta semana. Poderíamos ter inclusive um triangulo o que é pouco comum nesta onda

A pior possibilidade – os três movimentos completaram a onda B do semanal (mensal) e agora estamos iniciando a onda C, que projeta uma queda até pelo menos 47k.”

No dia 28/03/2020, expliquei melhor a situação da reversão.

“Claro que neste momento isto é só uma viagem gráfica, mas se viesse a se concretizar neste momento teríamos as seguintes projeções: iriamos até 90k, faríamos então um recuo até 72k depois iriamos a 120 k, e teríamos o alvo final deste movimento em 150k.”

Estes foram os textos, os estudos parecem coerentes, pois chegamos praticamente no alvo, uma movimentação de quase 25%.

Como pode ser visto na figura que eu postei acima, é difícil identificar os movimentos, mas existe uma relação que tem que ser observada.

O objetivo da onda MB, é 61,8% da onda MA, logo este objetivo esta em 97.391 pts.

A verdade é que a Diagonal que venho acompanhando era o quinto movimento da onda MB.SA, e se ela se confirmar temos novos alvos. A onda MB.SB, até 72.000 pts (71.684 para ser exato), pois a onda B em geral corrige 61,8% da onda A. Existe porem o alvo da correção da Diagonal que esta em 67.802 pela mínima ou 69.537 pelo fechamento do dia 03/04/2020 onde ela começou a se formar.

A onda MB.SC, caso venha a se formar tem como objetivo principal cumprir 100% da onda MB.SA e no caso o alvo é de 98.000 pts, ou seja esta coerente com o objetivo de toda a onda MB que esta em 97.391.

Um coisa que poderemos observar embora não seja determinante é se não viermos a romper a máxima de maio em junho, e começarmos ver a onda B se desdobrando no gráfico mensal, embora isto também possa ser interpretado como um cenário bem negativo se viermos a perder os 72.000 pts (fechamento). Neste caso terei que rever o estudo.

Cumprindo este objetivo, e ainda dentro deste cenário, iniciaremos a MC, que tem como objetivo 40.273, que coincidentemente foi o fechamento de janeiro de 2016.

Este cenário é viável, pois se olharmos o gráfico do ibov, percebemos que tivemos uma provável onda 4 que se iniciou em maio de 2008 e só terminou em janeiro de 2016, então todo movimento altista que tivemos desde então foi uma onda 5, assim o objetivo da correção esta exatamente na pontuação que tínhamos no inicio de 2016.

Embora seja uma projeção extremada, eu não consigo deixar de me perguntar, se quando tivermos alguma solução para o problema gigante que estamos vivendo se a nossa economia estará melhor do que estava no inicio de 2016.

Cenário otimista

O cenário que apresentei acima se apresenta neste momento como o mais provável, mas como já citei existe um cenário mais otimista, mas vamos ter que acompanhar, ele é o desenho do centro da figura que eu coloquei acima, onde a correção foi tão aguda que já cumprimos a sua meta. Neste caso, continuaríamos ter que corrigir até 72.000, e então buscar o alvo da onda 3 que agora esta em 116.000. Se isto vier a ocorrer existe a possibilidade da correção ir somente até 78.000 e então o nosso alvo vai a 125.000.

Neste caso teríamos uma situação diferente, onde a movimentação entre 2008 e 2016, foi na verdade uma grande correção ABC e que a movimento de 2016 a 2020 foi um novo ciclo, ou uma nova onda 1. Ai a correção não passar dos 68.000 pts, como já cumprimos este objetivo então ele estaria descartado.

Resumo

Existem duas situações e tem a ver com o que vem ocorrendo no nosso índice desde 1991. Estamos corrigindo uma onda 1, pois tínhamos completado um ciclo em 2008, feito a correção ABC até 2016 e inciado uma nova onda 1 em 2016. E ai podemos ser mais otimistas. A outra situação é como expliquei acima, estamos corrigindo todo um movimento iniciado em 1991, e a correção é bem aguda.

Todos estes movimentos levam tempo para se formar e serem identificados, gosto de traçar estas possibilidades, para ter uma visão do que esperar. Mas todos os movimentos de impulso e correção que se formam em prazos menores são os que realmente podemos usar para fazer as nossas operações ou investimentos.

abraço

14 curtidas

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estou aprendendo bastante.

1 curtida

Alguém aqui se baseia em indicadores para decisões de compra e venda a CP? Estou vendo muitos ativos acima da IFR e acho que pode vir uma correção considerável por aí, mas ainda engatinhando no assunto, alguém com mais experiencia poderia opinar? @wdgi ?

Para ter alguma chance de operar IFR com sucesso, usa IFR2 e combina com um rastreador de tendência.

1 curtida

Vou estudar, valeu…

Finalmente fizemos um fundo no diário (CP), com correção agora apontando para 83.371k. Torcendo para fecharmos a semana acima dos 87.395k, para fazermos um fundo no semanal (MP), mas acho difícil, amanhã já devemos iniciar a correção.

2 curtidas

Desculpe aí, amigo, mas vc tá demorando muito para ver a formação de fundos.

Fundo no diário formado há dias.

Fundo formado no semanal há várias semanas.

1 curtida

Ta desculpado hahaha…

1 curtida

Ibov 02/06/2020

Boa noite, hoje finalmente buscamos os 90.000 pts, na verdade deixamos para trás. Como eu falei a semana passada, encerrei boa parte das minhas operações, mas venho operando bastante, mas com alvos bem mais curtos.

Um fator técnico que pode estar por trás desta alta, é o tempo gráfico semanal. Na ultima sexta praticamente todos os indicadores estavam em modo compra, e ainda tínhamos pela frete o encontro com a mma20, que é o principal indicador para a maioria dos traders.

Hoje ela foi rompida, o encontro se deu exatamente nos 90.000 pts.

O macd linha também entrou em modo de compra na ultima semana, e o adx, esta claramente mostrando que a tendência de baixa esta perdendo a força.

Dentro deste tempo gráfico ainda temos bastante espaço. Pois o ifr14 esta dando muito espaço ainda. Nos últimos 12 anos ele oscila entre 28 e 75, e somente em duas oportunidades fomos abaixo deste valor, em 2008 e recentemente em fevereiro. Hoje estamos em 50. Alias respondendo a pergunta sobre indicadores, creio que este seja o principal, pode se criar um setup operacional baseado neste indicador, ou mesmo um setup para indicar compras de mais longo prazo. Embora ele venha calibrado com 70 (sobre compra) 30 (sobre venda) é necessário fazer um ajuste para cada ativo que você pretenda operar.

No semanal a minha media principal é a mme52 e estamos perto de testa-la, hoje os preços pararam no toque da mme26, que esta praticamente virando para cima.

Então estes fatores vindos do gráfico semanal estão animando as compras.

Já no diário tivemos hoje o rompimento da diagonal depois de 6 dias de testes, e nos aproximamos da mma200. Se tivermos também a confirmação do triangulo, que era uma opção ainda temos espaço para buscar o alvo da correção por volta dos 97.000.

O preço voltou a fechar fora das bandas. Nas duas vezes que isto ocorreu nos últimos dias tivemos uma pequena correção, e os preços continuaram a subir, porém atingimos a distancia media do centro da banda que vem ocorrendo nos últimos temos que é em torno de 10%, o que pode sugerir uma correção mais forte.

Diferentemente do que esta ocorrendo no semanal, os indicadores estão bem esticados e o ifr14 perto da máxima. A linha do obv que vem dando sinais contrários aos do preço também foi rompida hoje, mas ainda continua indicando divergência.

Temos sinais divergentes nos dois tempos gráficos, o semanal mandando comprar, e o diário pedindo para sermos cautelosos.

Então neste momento todo cuidado é pouco. Comprar com objetivo de prazo mais longo, neste momento parece não fazer muito sentido. Operações de daytrade e de swingtrade, podem ser feitas, mas com stops curtos e alvos bem controlados, usando sempre que possível realização parcial no swing.

As vendas também estão arriscadas.

Para quem quiser operar nestes dias, vai uma dica: operar ativos que tenham liquidez em opções, dando preferencia as opções, utilizando somente o capital que seja o risco(aceitamos perder) , pois se tivermos alguma virada no mercado, os stops podem ser pulados. Por outro lado se os ativos continuarem rumo ao alvo da correção, os ganhos com opções podem ser consideráveis. Só lembrando que esta semana é muito boa para operar opções a seco, não fazendo muito sentido montar travas. Dar preferencia as opções no dinheiro, ou um pouco fora.

Abraço

24 curtidas

Excelente meu amigo. Tenho.aprendido demais com suas observações !!! Muito agradecido pelo tempo despendido aqui !!

4 curtidas