Perfeito meu amigo, vai de encontro ao meu pensamento. Muito obrigado pela sua dedicação em passar conhecimento para o fórum.
Sucesso sempre para você !!
Sp500 perdeu o fundo hoje…vamos ver na próxima.semana.
Só tenho a agradecer, a cada explanação sua adquiro um pouco mais de conhecimento sobre AT
@wdgi Parabéns e muito obrigado por suas valorosas contribuições…
Estou aprendendo muito com você!
Ibov 26/06/2020
Boa Noite a todos,
Vinha colocando a analise do índice diariamente, mas como meu escritório não voltou a funcionar, quem esta trabalhando em casa, como no meu caso, teve um aumento considerável de trabalho, ficando difícil encontrar tempo para fazer as analises.
Tivemos uma semana mais normal, bolsa caindo, dólar subindo e o ouro também.
Diário
Na semana passada estava falando que o mercado estava mostrando uma correção em zig-zag, mas durante a semana ao testar novamente a linha da Diagonal, no exato momento que testamos a mma20, permitiu a marcação de um triangulo.
O triangulo nesta posição, é padrão altista, e caso venha se confirmar aponta para os 105.000, porém tudo depende do comportamento da semana que vem, uma vez que podemos descer até o fundo anterior, formando então o retângulo, que se perdido leva o índice exatamente aos 83.500 pts, que é a minha marca para esta correção.
Ainda não testamos a mma200, o que sempre gera uma possibilidade de uma arrancada em sua direção, porém a distancia aumentou muito. Para quem usa a mme200, hoje viu ela ser perdida após dois dias de teste.
Temos varias figuras se formando neste momento, inclusive tivemos a formação de um canal de alta, que eu não vinha acompanhando.
O ifr14, perdeu a lta, gerando assim um sinal que contrasta com o triangulo, pois este é um padrão baixista. A mme9, que é mais utilizada no semanal também virou para baixo. O DI+, também alterou a sua direção, deixando um cenário indefinido.
O volume também esta menor a cada dia.
A figura ilustra o texto acima.
Pelo critério que utilizo para sinalizar a tendência que é TLB, estamos em tendência de alta no diário até fecharmos abaixo de 92.220 pts. Embora seja fácil determinar a tendência por este critério, ele tem uma falha, pois somente classifica a tendência como alta ou baixa. Tive então que melhorar o meu método de classificação da tendência. Hoje defino da tendência em quatro ao invés de 3 (alta, baixa e lateral). Classifico a tendência lateral, como lateral em alta e lateral em baixa. A implicação desta classificação esta no meu modelo operacional. Por exemplo: se minha tendência é lateral em alta, eu passo a operar retornos ao suporte, pois estes são mais fortes neste caso. Se a tendência é lateral em baixa, não opero os suportes, pois eles tendem a ser perdido, então segundo este critério se viermos a testar os 90.100 pts, temos uma chance dos preços tocarem esta região e subirem com alguma força.
Semanal
Neste tempo gráfico, não tivemos nenhuma novidade esta semana, especialmente porque não rompemos o topo da ultima semana, o que poderia alterar os alvos tanto de correção.
Mesmo uma pequena movimentação altista na próximas semana, não altera a possibilidade da onda B, ainda estar em formação.
Na semana passada fechamos acima da mme52, mas voltamos a fechar abaixo. Olhando simplesmente as faixas de suporte/resistência, percebemos a formação de um retângulo com o fundo em 90.500 pts, que se perdido leva o índice a dois alvos, 85.000 pts, alvo do retângulo, ou 83.700 pts, que é a correção de 31,8% de todo movimento de baixa iniciado em Janeiro deste ano e finalizado em março. Mas no meio do caminho temos os 88.000 pts que é uma area de suporte bastante importante.
Falando em ondas nada mudou, ou seja o alvo da correção da onda 4 em que estamos, (considerando um padrão de impulso) ou seja, temos que buscar os 83.500 pts para atender este tipo de padrão.
Novamente alertando que esta é a visão de que estamos em uma onda de impulso iniciada em março, mas por hora se esta onda é impulso ou correção ainda não esta definido. Para ser sincero ainda esta mais fácil marca-la no semanal como uma onda de correção.
Uma coisa que o gráfico semanal esta devendo e ainda esta complicado de vermos isto acontecer, é o teste da mma20 como suporte. Como a media continua inclinada para baixo, hoje este toque esta projetado para ocorrer entre 83.000 e 84.000, reforçando que o índice deve procurar esta área.
Mensal
Vamos iniciar a ultima semana de junho, tendo atingido o alvo da correção, então temos que monitorar o que vai acontecer em julho. Se rompermos a máxima de junho, então só teremos uma nova marcação em Agosto, caso este rompimento não ocorra, o que no caso implica na falha do triangulo no diário, então passamos a monitorar dois pontos de recuo. O primeiro em 83.975 pts (31,8%), que é o ponto chave desta movimentação. O segundo em 75.500 pts (61,8%).
Pela estatística de correção desta movimentações em torno de 70% ocorrem entre os 50% e o 61,8, desta forma os 79.000 pts aparecem com uma possibilidade.
Isto é uma marcação puramente gráfica, olhando as ondas temos outra realidade.
Ocorre que para que tenhamos esta correção deveríamos ter completado uma onda 1 no tempo semanal, e isto não ocorreu de fato, pois o impulso só estaria completo se fossemos a 112.000 (261,8%) ou 117.000 (2/3 do movimento) , antes de poder medir um movimento negativo simplesmente utilizando a retração de fibo.
Então vamos ver o que ocorre, porque o primeiro nível em 83.975 coincide com a correção esperada da onda 4 (83.500), caso a onda que estamos tratando seja um impulso.
Temos a seguinte possibilidade se o cenário se mantiver altista: corrigimos até os 83.500 e depois rompemos a máxima de julho gerando um candle positivo. Ou ao inverso, rompemos primeiro a máxima, buscamos a correção e fechamos acima deste ponto. Ou seja, de qualquer forma para mantermos uma visão positiva, temos que romper a máxima de julho. O ideal seria a correção e depois o rompimento, pois confirmaria o movimento.
O dólar bateu em 5,493 e continua com o objetivo mais curto em 5,534. Onde deverá fazer um recuo, até os 5,16 e partir para o alvo que esta em 6,23, ou seja, rompendo o seu topo histórico mais recente.
Abraço
Ibov 03/07/2020
Boa Noite a todos,
Começamos o mês rompendo a máxima do mês anterior, então a marcação da onda B no gráfico mensal, ainda não vai ser agora. Tomara que ao final de toda esta queda possamos simplesmente marca-la como uma onda 1, e ver a bolsa e o pais entrarem novamente em um período de crescimento.
Diário
O Ibov insistiu em continuar dentro do padrão do triangulo e chegou até assustar um pouco ontem, mas retornou para dentro da linha.
A marcação do triangulo, sempre começa pelo ponto 1, mas para fazer a primeira linha, usamos por um breve período, o ponto zero ligando ao ponto 2. No caso especifico, tínhamos um alvo para o ponto 3 porque a base deste triangulo se formou na LTA, que era linha da Diagonal que estamos acompanhando desde de Abril.
Logo no inicio da semana, confirmou o suporte, ou seja o ponto 3, partiu para a formação do ponto 4, parecia que ia romper de uma única vez, mas recuou o que permite mudar um pouco o desenho do triangulo, e agora busca novamente o toque na base do triangulo, embora ainda deva um leve toque na linha superior. Se o padrão for confirmado, conforme coloquei a semana passada, vamos buscar os 105.000, e resolve de vez o famoso encontro com a mma200, que parece ser o que o mercado mais esta evitando.
Marco os traingulos com 1,2,3,4,5 mas não é a marcação correta que deveria ser a,b,c,d,e, mas como uso planilha, fica complicado usar as letras.
Enquanto o índice esta visivelmente congestionado, alguns ativos continuam a ter excelente performance, a ponto do índice Smal esta semana ter subido quase o dobro do Ibov. Uma coisa muito interessante foi o que ocorreu com a Sqia3. Rompeu o triangulo e praticamente atingiu o alvo. Falo praticamente porque o pessoal que marca os triângulos pela AT, considera o ponto 0, então o ativo ainda tem espaço.
Os indicadores não apresentaram nenhuma movimentação relevante com relação a semana passada, excetuando o ADX que continua mostrando um enfraquecimento na tendência de alta, e as bandas que vem se estreitando.
Desde de 22/06 temos operado com o volume abaixo da mma20, hoje o volume foi muito baixo devido ter sido feriado na “matriz”.
Semanal
Rompemos o topo da ultima semana, mas em termos de movimentação continuamos sem muita novidades.
Tenho falado muito em esta onda ser um impulso, mas não tenho colocado o gráfico. Abaixo podemos ver como ela teria que se comportar para de fato poder ser tratada como uma onda de impulso.
A media em amarelo é a mma20, e aqui temos dois casos curiosos. A formação da quarta onda onde estaríamos agora em um movimento de impulso, geralmente é uma onda muito longa, na verdade a maior em tempo, e tem como objetivo permitir que o ativo busque uma media de referencia, ou seja, os preços esperam a media.
Durante os meus estudos para criação de uma forma de identificar as ondas, utilizei um setup chamado Ponto Continuo. Neste setup os preços voltam a mma20, tocam e voltam a subir. Acompanhando diversos ativos, percebi que quando este toque se dava com a media ascendente, acontecia de estarmos na onda 4, e por isso tive que criar variações deste setup, para evitar operar neste momento.
O que vem ocorrendo é um fato estranho, embora pela marcação do desenho estejamos em uma provável onda 4, a media continua descendente, vai começar a virar em breve, pois o efeito dos candles de março vão deixar aos poucos de fazer parte dela, mas por hora a inclinação para baixo continua, e isto esta produzindo um distanciamento maior da media. Isto sugere que podemos continuar lateralizando por mais tempo, o que reforça a possibilidade de estarmos em uma onda 4. Somente daqui a 3 semanas a media deve virar para cima.
Outro ponto que vem chamando a atenção é o MACD HISTOGRAMA. Ele esta ascendente o que é incomum de ocorrer em uma onda 4, ou seja, a onda esta se comportando como uma onda 3.
Se consideramos que estamos dentro de um padrão corretivo e ainda em uma onda B, estes dois fatores não causam estranheza, pois é de fato o que esperamos. Isto vem impedindo que eu esteja otimista com o índice.
É claro que depois da queda violenta que tivemos e se comparamos com 2008, vemos que de certa forma o movimento dos indicadores também produziu um movimento semelhante, mas hoje percebemos que se tratava na verdade de uma onda 1. Todas as possibilidades estão abertas.
Mensal
Rompemos a máxima de junho, agora é aguardar a próxima movimentação, continuamos no limite da correção, ou seja, dentro do limite da onda B, apesar do rompimento. Não costumo avaliar a mma20 neste período, mas o mês passado ela serviu de resistência e na alta desta semana este movimento se repetiu. Os preços foram barrados pela média, o que sugere que o mercado vem monitorando este rompimento. E qualquer sinal de rompimento pode causar uma alta bem rápida.
Para todos os efeitos ainda estamos em uma onda B, que corrigiu 61,8% da onda A.
O dólar tinha como alvo 5,493 e bateu em 5,457 e iniciou o movimento corretivo, então é de se esperar que ele vá buscar o alvo desta correção, embora a mma20 esteja bem próxima, e pode interromper a queda já em 5,25.
Abraço
Boa noite @wdgi!
No Mensal (ou semanal), nos pode mostrar as passadas ondas 5,4,3,2 e 1, tendo em vista a percepção que estamos numa B?
Obrigado!
Bom fim de semana a todxs!
Está faixa de 94k até 9.5k está Boa para fazer pequenos swings trades com segurança. Bancos que o digam … bbdc/Itsa4/bbas3, enbr3/odpv3/ugpa3 e outras . Estão variando entre 5/6% a dias.
Baixa dos juros trazendo investidores individuais para bolsa… e institucionais passaram a alocar novamente… gringos não aportaram de forma relevante até agora… quando o covid passar aqui quem sabe… mas se o congresso mostrar sua tradicional carinha monstrenga talvez os mantenham assustados…
Oi Tomo,
Entendo a confusão que causei, pois tenho falado de duas ondas B’s, mas a que eu me referi no texto, é a onda do Mensal.
Depois da queda absurda que tivemos, precisava fazer a marcação das ondas de forma prever os possíveis movimentos e os alvos envolvidos. Faço sempre a primeira marcação independentemente do movimento que antecedeu a correção.
Quando o movimento de alta se inciou em março, estava claro naquele momento que teríamos um movimento de impulso, dentro da tendência principal. Não falo aqui da tendência no modelo da teoria de Dow, e sim naquilo que você ve quando abre um gráfico de tempo mais longo, e neste caso estamos claramente em tendência de alta, e enquanto não perdermos o fundo marcado em 2016, esta tendência se manterá.
Sendo uma onda na direção da tendência principal, ela poderia ser uma onda 1, iniciando um novo impulso, ou uma onda B, que é a onda corretiva que vai em direção da tendência. Em termos de tomada de decisão, naquele momento não fazia muita diferença, pois teríamos um movimento altista, qualquer que fosse o movimento.
O mais lógico era marcar como onda B, assim o alvo era mais seguro, pois esta onda geralmente corrige 61,8% da perna que a antecedeu, no caso a onda A. era o mesmo alvo de quem trabalha simplesmente com a retração de Fibo.
Marcação da Onda
Todas as ondas corretivas são compostas de 3 movimentos, ABC, mas cada uma destas ondas irá se formar de forma distinta, depedendendo de qual padrão corretivo ela vai seguir. Temos apenas 3 padrões – ZigZag, Plana e Triangulo.
Dentro destes padrões a única coisa constante é que a onda B, sempre se forma em 3 movimentos, mas cada movimento pode se formar utilizando os 3 padrões. Assim podemos ter uma B, que na sua perna A, forme um zigzag, na sua perna B também forme um zizzag e o mesmo ocorra com a perna C.
Parece confuso e é mesmo, marcar uma onda de correção completamente é bastante complexo, e envolve que você fique alternando os tempos gráficos. Porque além das ondas principais ABC, existem ondas de ligação, quando uma onda se forma multiplicando o seu padrão. Normalmente esta ondas são marcadas com X,Y,Z. A figura abaixo mostra uma onda de correção se formando em uma plana dupla, o que a analise técnica trata como um retângulo.
Na figura vemos uma correção formada pelas 3 ondas e ao tentar romper ela falha, então para que o padrão fique completo, marcamos a próxima onda como X, e temos a expectativa que o padrão irá se repetir, e isto pode ir se repetindo, então quando contamos as ondas de um padrão corretivo sempre temos o +4, ou seja, 3, 7, 11…
Aqui fica uma dica daquelas não encontradas em livro. Quando estiver operando um retângulo (congestão) e no terceiro toque na linha superior não houver o rompimento, ele provavelmente não ocorrerá no quarto toque e sim no quinto.
Depois do que eu sinceramente espero ter sido uma explicação, vamos fazer uma contagem
da onda B no mensal, utilizando o gráfico semanal para isto.
No momento atual é possível contar 11 ondas, embora a 10 esteja um pouco forçada, mas como ela não rompeu a máxima da semana anterior eu posso conta-la. Se não contar estamos em 9 movimentos. Por isso que eu venho falando que a marcação esta é mais coerente com o comportamento de uma onda corretiva.
Não sei a principio se esta marcação esta correta, pois o movimento não terminou, se eu tivesse certeza certamente me posicionaria com toda força, mas como a formação do triangulo no diario, ainda pode fazer o movimento 11 ir adiante, sem alterar o padrão que se apresenta como uma correção, ainda esta complicado tomar uma posição de maior vulto.
No post de ontem, coloquei uma visão contraria a esta, ou seja, onde movimento que estamos vendo é um impulso, e na verdade o que estou chamando de onda B no mensal, seja de fato uma onda 1. É uma outra visão que tem que ser considerada.
Abraço
Fica a dica! Obrigado! Vamos acompanhar seu “call” haha no curtíssimo prazo!
Sobre a tendência que você citou de alta, a partir do fundo de 2016, pode postar um gráfico desde lá (2016) fazendo as marcações? Adoraria ver!
Muito obrigado!
Ibov 10/07/2020
Boa Noite a todos,
Finalmente chegamos na mma200, na verdade já estamos a 5 dias batendo nesta media, hora em cima, hora em baixo. Como fechamos acima, poderíamos até dizer que esta importante barreira foi vencida, mas se observarmos como o índice se comportou em outras oportunidades que testou esta media, conseguimos ver uma certa incerteza na confirmação deste rompimento. Precisamos esperar para ver o que acontece na próxima semana.
O teste da media ocorreu também no teste de um importante suporte, que uma vez rompido leva o índice a entrar em uma área de congestão que durou de junho a outubro do ano passado. A linha de cima desta congestão é exatamente o alvo do triangulo, que pela AT foi rompido esta semana.
A analise técnica tem diversas escolas e para quem usa o métodos mais tradicionais, tivemos o rompimento do triangulo, que agora projeta algo em torno de 105.500. Este que é um alvo intermediário dado pelo semanal. A continuar a alta atual o alvo do semanal esta agora em 112.000 pts.
Este rompimento não deixa de ser importante, mas como trabalho com as ondas, para todos os efeitos o rompimento ainda não ocorreu. Na verdade não faz muita diferença neste caso, apenas teríamos que fazer mais uma perna de correção e depois o rompimento, pois esta faltando o quinto toque.
Como sinal mais importante de que a tendência de alta pode continuar, tivemos a mma20 sendo rompida no mensal, é um indicador importante, pois estamos fechando acima, mas só será de fato um “impulsionador” do mercado rumo ao topo histórico se fecharmos acima dele no final do mês, como ocorreu com o smal o mês passado.
Como ponto que não chega a ser negativo, o ifr14, consolidou a divergência, ou seja, agora o ifr aponta para uma correção. Uso sempre dois indicadores para verificar possíveis divergência. O outro indicador que utilizo que não o Ifr14, é o OBV, e este por enquanto não apresenta divergência.
Como sempre venho colocando, a distancia da mma20 para os preços no gráfico semanal é um dos meus principais pontos de controle. Se pegarmos somente a variação positiva, estamos em um afastamento que só ocorreu no inicio de 2016, quando o mercado formou a onda 1.
Se por um lado, o ibov apresenta alguns alertas o índice Smal, esta totalmente altista. Nenhuma divergência significativa em indicadores, tendência de alta, pelo ADX. O ifr14 apesar de apresentar topos mais baixos, não formou uma ltb como correu no índice. tranquilo. A única ressalva é para o afastamento da mma20, que esta próximo de atingir o recorde da ultima década.
A algum tempo, como é comum de ocorrer, o ibov vinha tendo altas deixando o smal para trás, mas isto mudou consideravelmente nas duas ultimas semana, inclusive o rompimento da mma200 da smal se deu com um gap, e embora tenhamos tido o fechamento do gap a media não foi testada nenhuma vez. O canal existente foi insistentemente testado esta até ser levemente rompido nesta sexta, e o alvo do retângulo que havia sido rompido praticamente atingido.
Ainda com relação ao smal, atingimos o objetivo da correção no mensal, e desde o final do mês passado estávamos trabalhando acima da mma20, o que certamente deu força para que esta movimentação altista que estamos vivendo neste inicio de mês se confirma-se.
Assim o smal esta com mais força para subir que o ibov.
Mesmo com as sinalizações positivas, embora com algumas restrições, esta muito complicado entender o comportamento das ondas. Existe claro uma marcação de ondas que possibilita entender o que de fato vem ocorrendo com o índice, que foi o gráfico semanal que eu coloquei aqui no meu ultimo estudo, onde na verdade estaríamos formando uma grande onda 1, ao invés da onda B, e estaríamos começando agora o quinto movimento desta onda. Dois pontos me fazem desacreditar um pouco disto, e eles também podem ser vistos neste tempo gráfico. O primeiro é o afastamento da média móvel de 20, e o segundo é o movimento desta onda que estaríamos terminando que no caso é uma onda 4. Como onda 4 esta totalmente atípica, tanto em termos de correção que deveria ter sido bem mais profunda, como com relação ao tempo desta onda, que deveria ter tido uma duração bem mais longa.
Outra coisa é o MACD. A intensidade o movimento deste indicador superando os níveis em que ele estava enquanto fazíamos a onda 5 no final de 2019/inicio de 2020, ocorreu em 2009, onde após uma queda gigante em 2008, acreditava-se que a recuperação viria com toda a força. Hoje passado 12 anos olhamos para o gráfico e percebemos que era na verdade uma onda B do movimento corretivo, que precedeu um longo período de lateralização e baixa.
Mesmo existindo a possibilidade de termos uma grande correção, nada impede que tenhamos um pouco de folga para operações. O IFR14 mostrando divergência, os preços muito afastados da média, embora não sejam determinantes para impedir que possamos subir ainda mais, e pelo menos por hora buscar o objetivo do triangulo e banda superior do canal de alta na casa do 105.500, indicam pelo menos operar com parâmetros de risco mais apertados. Alvos e stops mais curtos, além claro de diminuição da exposição financeira em trades.
Dolar
Ao tocar a mma20 em 5,251 o dólar interrompeu a queda exatamente no ponto em que também tocou a retração de 38,2%, e acabou fechando praticamente no zero. De fato ainda não cumpriu todo o objetivo da correção, mas como fechou exatamente em cima da media, ainda é possível que termine a correção para retomar a tendência principal que por enquanto é de alta, mas que não esta demonstrando muita força pelo ADX.
Abraço
Bom domingo a todxs!
@wdgi, por gentileza, seria assim que você lê o passado?
Gráfico mensal. Onda 1 após a implantação do plano Real.ou assim?:
Bom dia.
Uso a segunda marcação, só que começo em 1992.
Embora esta marcação atenda os padrões, como estamos trabalhando em tempos bem longos, existe uma outra marcação possível. Já vi alguns estudos sobre o ibov, mas nunca vi ninguém marcando desta forma.
É plenamente viável, atende a todos as regras das ondas e o mais interessante é que a onda 3.1 esta com 100% da grande onda 1 formada de 1992 a 2008. A correção da 3.2 foi exatamente dentro do padrão que se espera de uma onda 2.
Se esta marcação tiver alguma chance de se concretizar, poderíamos levar muitos meses dentro de uma congestão. Isto porque nos 100% das ondas 3 é onde normalmente encontramos os padrões de Bandeira e Flamula, então necessitaríamos formar neste ponto um retângulo ou um triangulo.
Por outro lado, poderia indicar que em se tratando de uma onda 2, que atendeu o padrão corretivo, já poderíamos pensar na onda 3.3 cujo objetivo esta neste caso em 155.000 pts.
abraço
@wdgi, obrigado pela resposta.
Então você aposta mais na correção ABC para o momento, é para estar atento mesmo!
Interessante as duas marcações, cada uma com sua possibilidade!
Seria mais interessante estarmos nessa longa 3 da segunda marcação que mostrou, daria pra comprar em toda baixa pois subiria sempre, ainda que caindo eventualmente; já na sua hipótese principal defendida aqui é pra ter cuidado com a pernada C pra baixo…
Interessante que você usa tudo de AT e, mais, vai encaixando na teoria das ondas. Muito legal seu compartilhamento aqui.
Obrigado!
Ibov 17/07/2020
Boa Tarde a todos,
O índice não para de subir, mas de uma forma bem diferente do que vinhamos acompanhando. Temos uma ascensão bastante controlada, perto dos movimentos bruscos que estávamos vendo.
Embora tudo indique a continuidade da alta, estamos próximos de uma correção, não estou falando da correção principal, mas uma correção leve, que deve ocorrer quanto chegarmos aos 105.000 pts, para que depois possamos buscar os 112.000 pts, que é a projeção final para este movimento.
Diário
De fato tivemos o quinto toque do triangulo, e hoje o rompimento a linha superior. Então, enquanto pelo rompimento do triangulo pelas marcações da AT continuam apontando para o alvo em 105.500 pts, pelas ondas o alvo é de 109.630 pts.
O pequeno retângulo que se formou desde de 20 de junho, entre 93.500 e 97.500, projetado para cima tinha seu alvo em 101.500 , que foi rompido mas ainda não testado. A próxima projeção coloca o índice em 105.500, que é um número também dado pelo rompimento do triangulo, e como veremos mais a frente um alvo intermediário do semanal.
O nível de 105.500 é uma importante resistência gráfica, conforme o gráfico que coloquei na semana passada.
A mma200 foi deixada para trás. O IFR14 continua indicando divergência, uma vez que ainda não rompeu o topo, e os preços já fizeram isso a vários dias. O obv continua tranquilo, mostrando bastante força compradora sem indicar nenhuma divergência. O volume fechou levemente acima da media.
Na quarta-feira o índice chegou a assustar, se afastando das medias de controle, o que indicava uma possível correção, mas durante o próprio pregão desfez esta possibilidade.
O ADX vem mostrando força nesta tendência de alta, apenas o MACD não se posicionou ainda, na verdade esta seguindo o IFR14, também indicando uma divergência baixista.
Assim no diário nada esta indicando correção, apenas indícios uma vez que as divergências, funcionam como um alerta, mas constituem de fato um suporte/resistência para os preços.
Semanal
Aqui mais que o indicadores, temos uma formação bastante interessante, pois temos dois pontos de coincidência com o gráfico diário. Na verdade são possíveis confirmações do movimento que esta por vir.
Se de fato estamos em uma onda 1, o seu final esta em 112.000 pts, e se consideramos que a onda 4 foi anormal, o que é incomum, mas parece que pode ter produzido uma onda extremamente curta, estamos fazendo o terceiro movimento desta onda. Ou seja estamos dentro de uma onda 5 do semanal e fazendo a terceira onda.
Para validar estas marcações é necessário que utilizemos algumas métricas, e em primeiro lugar partir do objetivo do movimento.
O movimento do semanal, como já coloquei aqui diversas vezes esta em 112.000 pts, trata-se entretando de uma marcação extremamente simples, sem considerar diversos aspectos da formação da onda, mas ao que tudo esta indicando é o que esta norteando o mercado neste momento.
Seguindo esta linha, de que estamos formando a quinta onda, vamos aplicar as métricas. A primeira onda da onda 5 deveria ter ido até 97.554, foi até 97.540. a segunda onda até 93.801 e foi até 93.259.
Embora nada que lide com bolsa seja uma ciência exata, mas como as duas primeiras ondas ficaram bem próximas do seus objetivos podemos imaginar que a terceira onda também vá buscar o seu objetivo e neste caso ele aponta para 105.420 pts. Então se este ponto for atingido poderemos ter uma correção até 98.700 e então partir para o alvo final em 112.900 pts, um pouco acima do que foi projetado por este movimento. Como temos uma linha em 101.500, formada pela projeção do retângulo rompido esta correção pode ser interrompida neste ponto.
Para que isto aconteça, teremos uma semana, onde vamos em algum momento superar a máxima desta que estamos terminando e terminaremos a semana no negativo. É uma possibilidade, mas esta é um problema que temos no estudo das ondas, determinar o tempo para o movimento ocorra, é muito complexo.
Tudo isto baseado em que de fato estamos em uma onda de impulso, então o movimento corretivo a seguir, que seria de uma onda 2, teria como objetivo menor 93.000 e como objetivo principal 81.000 pts.
Tudo que eu estou colocando aqui é apenas uma projeção simples das ondas, sem de fato validar cada componente dela. Também não estou ajustando os alvos das ondas, para possíveis suportes e resistências.
Os 105.500 pts como citei acima, é o objetivo do triangulo pela At, e também uma área de forte resistência.
Ocorre como venho insistindo que o afastamento da mma20 neste tempo gráfico é sempre algo para se ter em conta, a medida que vamos nos afastando cada vez mais. Um dos meus indicadores de alerta neste tempo gráfico é o ifr3. Sempre que ele supera os 85%, fico alerta, e já estamos em 87%.
Então, como estamos bem perto de um alvo, se o estudo vier a se confirmar, podemos ter uma semana, onde vamos em algum momento superar a máxima desta que acabamos de terminar e terminaremos a semana possivelmente no negativo. É uma possibilidade, mas esta é uma falha das ondas, determinar o tempo para o que movimento ocorra.
Embora a analise seja no semanal, como as ondas não estão muito fáceis de identificar neste tempo gráfico vou colocar a projeção das ondas no diário. E como pode ser visto na figura, estou usando duas marcações possíveis. As ondas de impulso e o triangulo. Somente uma delas é valida, mas isto só iremos saber quando o movimento de fato terminar. Por hora ambas apontam um sinal positivo, então não faz muita diferença, pois indicam compra, mesmo com a possibilidade de uma correção (onda 4 da 5) até que o objetivo seja atingido.
Vai ficando cada vez mais distante uma correção mais severa, embora eu continue observando os 83.000 como um ponto chave para toda esta movimentação, e continue reduzindo os alvos para cada operação, até que se tenha uma visão mais clara do que de fato teremos pela frente.
Dólar
Esta semana teve uma leve alta, e de fato a mma20 serviu de suporte novamente, mas agora conseguiu fechar um pouco acima da dela.
No diário, tal qual o IBOV, completou o quinto toque do triangulo, embora em uma situação bem diferente. A tendência continua de alta e por hora ainda apontando para 5,945.
Abraço
Muito obrigado
Obrigado por compartilhar toda semana essa análise.
Esse susto pode ter ocorrido por um maior número de investidores ?
Ibov 24/07/2020
Boa Tarde a todos,
O Ibov fechou com um candle levemente negativo, e cumpriu exatamente o que se esperava dele, foi bem proximo de 101.500, que era alvo de diversos estudos e fez o recuo, para o objetivo mínimo em termos de preço, que é 38,2 da perna de alta.
Então em teoria, vamos partir agora para o objetivo do movimento na casa dos 112.000 pts.
Se isto acontecer, mais uma vez teremos uma onda 4 que não atende aos padrões que esperamos ver nesta onda. Já aconteceu na onda principal e pode se repetir agora.
Diario
Se comparamos a figura que postei na semana passada, da para perceber que foi tudo dentro do riscado, porém temos algumas coisas fora do contexto. Mas se formos ver a guia de alternância de Elliott, veremos que como a onda 2 se deu em 3 movimentos, a onda 4 poderia ser uma onda simples, como o gráfico faz parecer, pois embora não tenhamos testado nenhuma media, a LTA, formada pela base do triangulo serviu de suporte e deixou um candle bastante interessante indicando uma possível reversão do movimento iniciado esta semana.
Vou colocar a figura da semana passada e o que aconteceu esta semana apenas para demonstrar o quão “técnica” se encontra a movimentação do mercado.
Dá para perceber o como esta coerente, pois na semana passada, coloquei apenas alvos esperados da movimentação das ondas, e podemos ver que pelo menos a onda 3 atingiu o objetivo. A onda 4, ainda não sabemos, mas o candle desta sexta-feira fortalece a possibilidade de que ela tenha sido encerrada.
O nível de 105.500 era a principal resistência e de fato segurou a movimentação. A correção embora tenha atingido os alvos previstos, não atingiu nenhuma media de controle normalmente avaliada, que no caso são as medias de 20 e 200 periodos, ambas aritméticas. No entanto sentiu um suporte muito forte na mme9. Esta media é muito utilizada e por isso muito importante embora sua maior utilização se de no semanal. Ao longo da alta iniciada em final de junho ela vem sendo a principal media de suporte no gráfico diário. Quando ela é respeitada significa que o mercado esta muito forte.
O IFR14 continua indicando divergência, a medida que vamos tendo topos mais altos nos preços e topos mais baixos no indicador, mas por outro lado não indica nenhum nível de sobrecompra. O obv continua tranquilo, mostrando força compradora. Apenas caiu relativamente mais do que os preços.
O ADX vem mostrando força nesta tendência de alta, mas ela vem perdendo força. Pelo critério de DI+/DI-, tivemos a mudança para tendência de baixa. O MACD continua confuso, ou seja, esta incoerente com os movimentos de preço. Normalmente eu utilizo o MACD para identificar ou validar as ondas, e o comportamento esta muito diferente do usual. Não sei o que isto quer dizer, porque ele esta trabalhando como se estivéssemos em uma correção. Na verdade ele funcionou corretamente para um outro tipo de marcação, que terminava este movimento de alta em 97.500. a partir dai ele vem se comportando de maneira estranha.
Então para a próxima semana, não temos nada indicando a continuação da correção, talvez venhamos a testar a mma20, antes de prosseguir, e com isto testar os 100.000 pts novamente que é objetivo correto da onda 4.
Semanal
Por enquanto o que vinha sendo visto no gráfico semanal, continua valido, a única coisa que poderia gerar alguma incerteza é termos um candle na semana que vem que perca a mínima desta semana e não rompa a máxima. Isto embolaria mais ainda um gráfico que já esta bem confuso em termos de entender o que de fato esta ocorrendo com os preços.
Por outro lado, como postei a semana passada, a correção esperada esta em 98.700 pts, então para continuar atendendo ao padrão da movimentação e não embolarmos o gráfico, poderíamos corrigir até este ponto, e voltar rompendo a máxima da semana. Ou seja, um movimento inverso ao desta semana, onde cairíamos mais um pouco e depois teríamos uma alta mais no final de semana. Seria muito bom e permitiria a montagem de operações mais agressivas. De compra claro.
Sempre falo nos 112.000 pts como o alvo do movimento no semanal. Sempre que marcamos um ponto 0, para dar a inicio a uma contagem, esperamos que se faça um topo e marcamos como o ponto 1. Caso o recuo subsequente não ultrapasse o ponto 0, marcamos como o ponto 2, e a partir pegamos a distancia do ponto 0 ao ponto 1 e projetamos 261,8 a partir do ponto 2. Se estivermos começando certo a marcação, o valor obtido irá compor uma onda completa. E é este ponto que parece estar sendo perseguido pelo mercado.
É um traçado bem simples, mas funciona de forma bastante eficiente, em número nasce de gráficos mensais, semanais e no diário. Nos gráficos de intraday, nem sempre funcionam, pois assim que 1,618 é atingido, normalmente as operações são encerradas.
O ADX, juntamente com os seus parceiros, o Di+/Di-, continua a mostra a tendência de alta, mas vem perdendo a força, já o ifr14 continua dando espaço para a alta e o Obv esta bem tranquilo. Neste tempo gráfico, o Macd esta perfeitamente alinhado, e esta semana apresentou uma leve baixa, o que é normal, pois diante do movimento de alta intenso que tivemos desde de março, ele agora deveria ir caindo indicando o final do movimento, que é a onda que estamos acompanhando.
Continuo monitorando o afastamento da mma20, continua muito alto.
O IFR3, mais especificamente indicava que esta semana teria um viés mais negativo. Aliviou um pouquinho, mas não o bastante para dar segurança nas operações mais arriscadas.
O que esperar.
Embora não tenhamos nenhum sinal baixista, os 105.500, eram de fato um ponto muito importante de resistência, no caso dos 112.000, trata-se de uma projeção, que é mais difícil de acertar em topo, embora tenhamos tido algum suporte nesta região antes do inicio da pesada correção que o índice sofreu.
O suporte mais forte que temos esta na casa dos 97.800 pts, que coincide com a correção de 61,8% da perna 3. Desta forma podemos ainda vir a testar este objetivo antes de partir para a o objetivo final. Mas se isto ocorrer teremos um problema, pois se esta correção acontecer nesta semana, possivelmente vamos fechar abaixo da mma20 no mensal, o que muda bastante a característica do mercado, indicando mais correção. Neste caso poderíamos ter que considerar que o quinto movimento da onda 5 terminou. Só para lembrar estou falando da onda 5 do semanal, e isto encerraria esta onda iniciada em março que ainda não temos como saber se de fato é uma onda 1, ou uma onda B.
Dólar
O dólar tinha como alvo de correção 5,16, mas devido ao teste na mma20, eu tinha dado por encerrada a correção, e o inicio do movimento de alta. Contrariando a analise, demonstrou que o triangulo formado fazia parte na verdade da perna C. após perder a mma20, na segunda-feira fez uma correção bem aguda, fechando fora das bandas, buscando o alvo de uma onda 2 em 61,8% de correção. Apesar de ter fechado a semana com uma perda próximo de 3,00%, ainda não existe motivo para pensar em uma mudança de direção, pois em termos de tendência embora indefinida, a movimentação continua altista. O que ocorreu de mais relevante foi a perda da mma20 no semanal.
Também buscamos a correção de 61,8 do que estou avaliando como uma possível onda 1, e neste caso teríamos terminado a correção. Se ele vier a perder o fundo desta semana, a situação pode mudar, mas por hora, o traçado continua valendo.
Caso a queda se acentue e ele venha a perder o fundo em 4,828 teremos outra situação. Mas o rompimento em 5,515 coloca em direção ao seu alvo, próximo aos 6,00.
Abraço