Novo estimulo de 1trilhao na economia americana sendo anunciado hoje.
Para mim péssima noticia , já é o terceiro pacote e significa que a recuperação não está sendo o que eles previam.
Torcendo por uma correção para fazer alguns trades bons .
Cautela e boa sorte a todos !
terça né, por isso que não cai aquilo lá e só bate recorde, é uma injeção muito brutal…
@wdgi as imagens ficam pequenas quando as envia. Tenho dificuldades visualizar detalhes de seu estudo. Consegue enviar maiores?
Obs: Veja as imagens que tomo postou recentemente. Todas são possíveis maximizar.
Vlw!
Ibov 31/07/2020
Boa Tarde a todos,
Com relação ao tamanho das figuras, preciso de uma dica de como publicar de forma diferente.
Mais um mês de forte alta do índice, com isto tivemos o quarto candle positivo em sequencia. Número de meses positivos maior só tivemos em 2016, mas com uma intensidade muito menor. E nos meses que precederam a correção também tivemos quatro meses seguidos de alta. Um ponto muito importante que ocorreu em Julho foi o de termos rompido a mma20 no mensal e termos nos mantidos acima dela. Então continuamos com um sinal altista neste tempo gráfico.
Diário
Esta semana fizemos o movimento inverso ao que eu tinha previsto, ou seja primeiro subimos e depois começamos uma correção. Este movimento deu tempo para que os preços se aproximassem da mma20, embora ela ainda não tenha sido testada.
Então ainda podemos considerar que o movimento da onda 4 continua, o que de fato deixa a analise mais coerente, pois vinhamos tendo movimentos de correção muito rápido descaracterizando a natureza das ondas.
Falar que devemos ter cautela com os movimentos atuais, já vem se tornando uma repetição, mas devemos esperar que alguma correção esta prestes a ocorrer, pois sabemos que o nível de 105.500 pts é a resistência mais forte que temos pela frente.
O que de fato chamou a minha atenção esta semana, foi um movimento visto no intraday, que é muito significativo para os meus estudos.
Existe um padrão na analise técnica chamado OCO (ombro, cabeça, Ombro). É um padrão que indica uma forte correção. Quando juntamos a AT com o estudo das Ondas, conseguimos melhorar a percepção deste padrão, pois ele se dá em um final de movimento e envolve muitas ondas, o que o torna fácil de ser identificado.
Para traçar este padrão usando as ondas, ligamos o final da onda 4, no final da onda A, gerando a linha do pescoço, e então quando a onda c perde esta linha temos uma alvo para esta correção. É bem mais fácil identificar este padrão quando a correção se dá em forma de zigzag, pois não fazemos confusão com o que é de fato a cabeça, pois o desenho nem sempre se forma de uma maneira simples de ser identificado.
Existe a possibilidade do movimento que estamos acompanhando ter de fato se encerrado em 105.500 pts, embora ainda tenhamos espaço para mais alta, dada pela projeção do semanal.
Podemos ter que lidar com o fato da onda 5 deste movimento realmente ter terminado, então temos um chance não de estarmos em uma onda 4 e sim em uma correção ABC. Em termos de direção não faz muita diferença, uma vez que uma onda 4 se forma também em um padrão abc, o que de fato muda é o alvo. Ou seja esta correção não encerraria o movimento, pois o alvo da correção deste movimento é em 83.000 pts
Então ciente desta possibilidade, tracei uma linha que seria a “linha de pescoço” e fiquei observando o comportamento dos preços em relação a esta linha. Se ela fosse perdida, a perna em questão seria uma perna C e teríamos um movimento corretivo mais intenso, levando os preços até 97.000.
Acompanhei este movimento no gráfico de 15 minutos para poder observar melhor se a linha em questão seria respeitada, e de fato foi, o que faz com que esta correção tenha uma probabilidade maior de ocorrer. Ainda não perdemos a linha, mas o fato importante é que ela foi reconhecida. Se ela for perdida teremos um movimento bastante rápido.
O IFR14 continua indicando divergência, testando um antigo fundo. O obv também passou a mostrar divergência baixista, o que não vinha ocorrendo. Temos então dois indicadores importantes apontando para baixa, enquanto o preço continua testando topo. O MACD também intensificou a queda.
Semanal
Tivemos uma pequena variação positiva esta semana, Mas tivemos o candle fechando acima da máxima da semana anterior, sem perder a mínima, então continuamos em busca de completar a onda 5, que tem seu objetivo em 112.000 pts
Entretanto o candle gerado esta semana gerou um sinal de alerta, pois fechou acima de uma media curta, isto geralmente é uma indicação de correção. Isto já havia ocorrido a semana passada, mas não se confirmou. Costumo dar muita importância a este sinal, especialmente como ocorreu nesta semana em que batemos novamente em uma linha de resistência.
A mma20 já esta apontando para cima e deve aumentar a sua inclinação, aproximando os preços, contudo a distancia continua preocupando, pois o retorno a este media deverá ocorrer em breve. O IFR3, continua dando sinais de sobrecompra operando acima de 80.
O ADX, Di+/Di-, continuam a mostrando a tendência de alta, mas perdendo força, com o Di+ virando para baixo. Ifr14 ainda longe de estar sobrecomprado, e o OBV não apresenta nenhuma divergência e continua dando espaço para a continuação da alta. O MACD por sua vez, apresenta uma movimentação consistente com a alta dos preços.
E agora?
Temos varias indicações de um movimento corretivo, principalmente no grafico diario. Para mim o principal é o sinal de correção é candle afastado das medias curtas no semanal. Então a minha expectativa é que tenhamos uma semana de baixa.
Caso tenhamos o rompimento da máxima desta semana, então a possibilidade do OCO, deixa de existir, e continuamos a mirar os 112.000 pts.
Dólar
Semana praticamente neutra para o dólar, e com isto continuamos a operar abaixo da mma20 no semanal, mas ainda com tendência de alta dada pelo ADX.
Por hora não temos nenhum sinal de compra, mas também não temos sinal de venda. Então é aguardar para ver o que acontece esta semana, pois estamos perto de testar a mma20 no semanal que vai coincidir com o teste de uma ltb. Se viermos a romper 5,236 provavelmente iremos até 5,40.
Abraço
muito legal o documento. resume bem o aspecto das Ondas. abraço
Pessoal, para iniciantes em análise gráfica, acham interessante focar nos estudos em suportes e resistências, fibonacci, macd, ifr e obv já dariam um suporte legal?
Eu acredito que sendo iniciante o conjunto básico deveria primeiramente focar em medias. Com o tempo voce pode até escolher outras, mas as basicas são: 5,20,50 e 200, dando maior foco na 20 e na de 200, todas aritméticas. complementando o uso das medias as Bandas de Bollinger com a configuração também da media de 20, porque é importante perceber o afastamento das medias.
Em seguida as linhas de suporte e resistência incluindo as inclinadas.
Com relação aos indicadores apenas o ifr de 14 períodos. Todos são importantes, mas o ifr é mais facil de utilizar.
As projeções e retrações de fibo também são importantes para determinação dos alvos.
É importante sempre ter o Volume como referencia, porque é ele que confirma tudo que voce esta vendo no grafico.
Abraço
@luizlh, @wdgi
Sou aprendiz também e me interesso muito por analise gráfica, qual a configuração vocês utilizam no obv?
Muito obrigado!
Nunca tive o objetivo de ensinar analise técnica para ninguém, mesmo porque, nem sempre os ensinamentos básicos traduzem o que de fato vamos encontrar no dia a dia das nossas operações. Falo desta forma, pois a AT é uma ferramenta utilizada basicamente por traders, e com algum tempo operando no mercado, você acaba percebendo que a essência da AT funciona muito bem em gráficos de tempo muito pequeno, normalmente dentro do intradiário.
Para quem não tem tempo nem objetivo de estar o tempo todo observando o mercado, existem formas diferentes de utilizar certos indicadores.
O objetivo de observar os indicadores, nem sempre são os parâmetros que definem o seu posicionamento, como no caso do IFR, que tem como objetivo indicar se o ativo esta sobrecomprado ou sobrevendido. Na maioria das vezes o que buscamos nestes indicadores, são sinais de que algo não esta se comportando adequadamente com os preços. São as chamadas divergências, que não são sinais claro para que modifiquemos as nossas operações. Funcionam mais como um alerta que se acende, indicando que alguma coisa “pode” estar por vir.
Geram pelo menos uma duvida do que estamos vendo no gráfico com relação aos preços, pois na grande maioria das vezes o que se houve é que devemos operar a favor da tendência. Claro que esta é a forma aparentemente mais segura, mas nem sempre os ganhos correspondem ao risco que ficamos expostos.
Observem o gráfico abaixo. Vou colocar a WIZS3, porque esta sendo muito comentada aqui no fórum.
O que os indicadores estão nos dizendo:
Enquanto os preços estão longe de testar a linha de resistência, e operando abaixo das medias principais: a mma20 em amarelo e a mma200 em vermelho, o OBV já quebrou esta linha, e o IFR, esta prestes a quebrar. Então temos uma divergência ocorrendo nos dois indicadores.
Claro que não podemos ter certeza, mas temos uma clara indicação que os preços podem vir a romper a sua própria linha de resistência, que pode ser chamada de LTB (linha de tendência de baixa) ou LRI (linha de resistência inclinada). Então mesmo com os preços caindo, com a tendência de baixa sendo confirmada com topos e fundos descendentes, estas divergências não nos dão tranquilidade para operar vendido. Ao contrario, indicam que algum movimento altista esta prestes a ocorrer.
Agora observem o MACD, vejam o comportamento do indicador marcando primeiro a onda 1, e como destaquei com o circulo a onda 3. Caso os preços superem a máxima, e o indicador não, teremos a certeza de estarmos em uma onda 5, e desta forma estabelecer possíveis alvos para esta movimentação.
Só estou fazendo este comentário, para explicar que nem sempre o que vemos nos indicadores é o que deveríamos estar procurando, mas o que importa é como o mercado lê, e opera as informações que estão sendo geradas por eles.
Ibov 07/08/2020
Boa Dia a todos,
Uma semana com movimentação muito intensa do índice, que acabou fechando no zero. Na terça-feira tivemos uma movimentação importante. O Ibov retornou aos 100.000 pts, e testou de fato a mma20, mas acabou perdendo a lta de curto prazo. No mesmo ponto em que ocorreu este teste no diário no 60’ testamos a mma200. Ou seja, foi uma verdadeira barreira neste ponto. O suporte importante mesmo estava em 97.600 pts, que é exatamente o alvo de projeção da perna C, da possível onda 4 que estamos acompanhando, se esta vier a ser em ziz-zag.
O importante foi que o indice cumpriu dois objetivos de uma onda 4, se é que de fato ainda estamos nesta onda. Ficou aguardando a media de mma20 para testa-la, e corrigiu entre 38,2% e 50% da onda 3, que é o padrão esperado para este tipo de onda. Então podemos estar encerrando com uma correção plana. Quem se utiliza do setup Ponto Continuo, teve um sinal de entrada neste dia.
Mas a movimentação terminou deixando pela terceira semana um candle de dúvida, deixando claro que existe uma grande incerteza no mercado, sobre qual é o momento em que estamos. Se de fato estamos terminando a onda 4 o que permitira uma arrancada até os 112.000 pts, com uma parada na casa dos 109.000, ou se a onda de impulso terminou e vamos entrar em uma onda corretiva de intensidade maior.
O fato é que ainda podemos corrigir ate os 97.000 pts, e ainda estarmos na onda 4. No caso de rompermos este nível sem romper a máxima da semana passada podemos começar a considerar que de fato vamos para a correção principal. Neste caso os alvos da correção são bem maiores. Como aqui estamos tratando o movimento como uma onda de impulso e a correção ficaria entre 89.000 pts e 78.000 pts dados por fibo. Sendo 90.000 pts o principal suporte.
A possibilidade de que toda esta onda de impulso, seja uma onda B do gráfico Mensal, não foi descartada, embora fique cada vez mais longe a possibilidade de uma correção muito agressiva, ou pelo menos que ela ocorra em um prazo muito reduzido, tal qual foi a movimentação de março deste ano. Só para exemplificar a ultima grande onda corretiva do Ibov, levou 6 anos formando a perna C (2010 a 2016).
Por hora vamos considerar que estamos em uma onda 1 e bem próximos do seu encerramento. Mesmo porque se a próxima onda for uma onda C ou uma 2, a direção será a mesma.
Então considerando que a movimentação iniciada em março é uma onda de impulso, trabalho com dois cenários possíveis e dentro de um destes cenários com duas variações.
O primeiro cenário, é aquele onde de fato concluímos a onda de impulso ao bater na casa dos 105.500 pts e estamos iniciando um processo corretivo, que tem como objetivo pelo menos o recuo dos preços até a mma20 do semanal, o que poderia ocorrer na casa dos 97.000, caso tenhamos uma correção mais aguda. Entretanto, devido a natureza da onda teríamos que considera-la uma onda 2 então por fibo temos que os alvos 89.000 pts e 78.000 pts. Visualmente, pelo gráfico poderíamos ir até a casa dos 83.000 pts. Além disto temos 95.500 com uma área que tem ser respeitada. Ou seja, temos muitas barreiras pela frente, o que indica que a correção será mais longa e em forma de um zigzag, ou o que seria mais dentro do padrão esperado para este tipo correção que seria um grande triangulo.
O segundo cenário, é aquele onde não terminamos a onda 1, e temos duas variações: ou ainda estamos na onda 4, ou já iniciamos a onda 5, ambas ocorrendo no diário, mas ambas pertencentes a onda 5 do semanal. Ou seja, ainda vamos cumprir o objetivo da projeção do semanal em 112.000 pts.
A primeira possibilidade deste cenário é que podemos ainda estar na onda 4, podendo corrigir ate os 97.000 pts, sem que a possibilidade possa ser descartada.
A segunda possibilidade vem do fato de termos testado a mma20, juntamente com os 100.000 pts, e começado a subir. A ultima vez que tivemos abaixo da mma20 foi em 15/05. Este movimento permiti considerar que já iniciamos a onda 5 e que no momento estamos em seu segundo movimento, e que este ainda não apresentou seu final. Esta possibilidade fica descartada se perdemos a mínima desta semana. Poderíamos cair um pouco ainda permitindo marcar um novo topo.
No gráfico de 60’, fica fácil fazer a marcação de que o movimento corretivo se encerrou, pois podemos ver a onda 1 totalmente formada e a onda 2 próxima do encerramento. O traçado é somente uma possibilidade.
Tendência do Mercado
Tenho ouvido muito sobre a tendência do mercado ainda ser altista, mas temos que ver se isto de fato esta acontecendo.
Diário
Utilizo o critério TLB e por este critério só voltaremos a estar em alta se fecharmos acima de 105.530 pts
Por topos e fundos estamos indefinidos, pois temos fundos mais baixos e ainda não temos um topo, pois em geral consideramos um topo depois de 3% (no gráfico diario) e ainda não atingimos este ponto.
Pelo critério das médias estamos em tendência de alta, mas com as medias desalinhadas. Neste caso utilizamos a mma’s (5,20,50,200). Um fato curioso, é que pela primeira vez desde 18/05, a mma5 fechou abaixo da mma20. Foi o primeiro setup que aprendi.
O DI+ /DI-, continua em tendência de alta, mas esta prestes a mudar. De qualquer forma a força da tendência dada pelo Adx, vem caindo muito.
Semanal
Pelo TLB a tendência é de alta e só será modificada se fecharmos abaixo de 98.260 pts.
Por topos e fundos estamos em tendência de alta, pois temos topos e fundos ascendentes.
Pelo critério das médias a tendência é de alta
Igual ao diário . O DI+ /DI-, continua em tendência de alta, mas esta prestes a mudar. De qualquer forma a força da tendência dada pelo Adx, vem caindo muito e esta bem mais fraca que no diário.
Neste tempo gráfico o que realmente chama a atenção é a distancia da mma20. Estamos muito afastados desta media. Mas ainda apresenta uma situação melhor do que a do gráfico diário, embora tenhamos divergência baixista tanto de IFR, como de OBV.
Então no gráfico semanal ainda temos tendência de alta, mas no gráfico diário a situação não esta tão clara, na verdade esta mais para baixa do que alta.
Considero a próxima semana muito importante para clarear qual será o caminho que o mercado vai tomar e assim ir descartando os cenários menos provaveis.
Dólar
O dólar voltou a fechar acima da mma20no semanal, eliminou a divergência que tinha de IFR14 e embora a força do ADX, tenha diminuído um pouco, as linhas do Di+/Di-, melhoraram a visão de que estamos em tendência de alta. Temos um teste pela frente em 5,28. Se fecharmos acima deste valor a tendência se fortalece bastante.
Pela projeção das ondas o próximo objetivo esta em 5,76 e depois em 6,20 pelo gráfico semanal e em 5,592 pelo diário.
Abraço
Bom fim de semana, @wdgi.
Minha gratidão e respeito pelos seus posts. Sempre fico esperando sua análise, como aprendo!
Bom fim de semana a todos,
Oi Tomo, obrigado. mas não precisa agradecer, aqui estamos todos aprendendo. abraço
@wdgi Bom dia!
Estou estudando o básico de análise técnica com a intenção de ter mais recursos para me auxiliar nos momentos de compra, observando suportes.,resistências, tendências e possíveis determinação de alvos. Sou investidor de longo prazo, e tenho algumas posições de position trade.
Ocorre que estou com dificuldades em traçar suportes e resistências e alvos, estou utilizando geralmente MMA20 e 200, ou 20 e 50, com gráfico diário/semanal o que observo é que os suportes e resistências ficam muito longínquos, não dando muita sustentação na minha análise, o máximo que consigo observar é a iniciação de uma tendência pelo cruzamento das médias e uma possível reversão pela divergência com o OBV, divergências com o Momentum tbm, depois de sua dica estou acostumando a usar as Bandas de Bollinger tbm!
Em suma, para observar momentos de entrada numa compra de longo prazo, vc indicaria analisar o gráfico diário e semanal? quanto as médias móveis é uma boa usar a 20 e 200?
Agradeço desde já e fique a vontade para me corrigir se estou equivocado em alguma premissa, tenho só algumas semanas de leitura é tudo muito novo e nada intuitivo rs.
Boa tarde luizlh, não sou a melhor pessoa a qual você podia fazer esta pergunta, pois de fato não sou um investidor em ações, quando muito monto posições mais longas.
A questão de longo prazo é muito relativa, cada um tem o seu próprio conceito. Mas em geral considerando um tempo mais longo de permanência com um determinado ativo e utilizando os critérios de AT apenas para complementarem os critérios fundamentalistas, ou seja, determinar um hora mais adequada para comprar, um ativo que tem boas perspectivas futuras, eu utilizo o IFR14, e as vezes combino a media móvel aritmética de 20 períodos.
Aprendi com o pessoal da L&S, e sempre utilizo este indicador no gráfico semanal. A calibração padrão é entrar no ativo sempre que tiver abaixo de 30 e sair sempre que tiver acima de 70.
Mas é necessário fazer o ajuste para cada ativo que você tiver na carteira, pois eles podem ter algumas variações.
O Ibov por exemplo funciona bem com 30-70, entretanto ele tem uma faixa intermediaria em 45 que funciona como um suporte.
Se ficarmos operando apenas o IFR14, os tempos são muito grandes e podemos perder algum movimento expressivo. Para melhorar este processo adotei a seguinte forma de operar:
Caso o ifr venha para 45 e a mma20 esteja caindo, eu não faço a entrada, espero que ele volte para cima de 45 novamente e que a media de 20 vire para cima, e somente neste ponto volto a entrar no ativo.
Com relação a saída no caso do índice sempre que chega a 70. Na verdade isto obriga que você venda as suas posições de tempos em tempos. Então não é de fato uma ferramenta de investimento, mas pode deixar você comprado muito tempo, permitindo que você “surfe” toda uma alta. Ao sair da posição você se desfaz do seu ativo temporariamente, e a parte ruim é que dependendo do montante da sua venda, você acaba pagando imposto de renda de forma prematura, reduzindo o seu patrimônio. Existem formas de evitar a venda, mas envolve operações com opções, ou com venda de índice.
Espero ter ajudado
abraço
Pessoal aqui do fórum anda dando cada aula que minha nossa… obrigado por compartilhar! 1000x em retorno pra vcs!
Ajudou muito, obrigado mais uma vez pela paciência e solicitude.
Tomara que segure as pontas perto dos 100.000, hoje a mínima já bateu 100.492,44