Análise Técnica

Curiosidade sobre O IBOV.
Em fevereiro deste ano fiz uma analise das ondas do IBOV, e no segundo cenário que eu achava o mais provável, falei que o índice iria até 85.000 ou 85.100 e de fato no mês que tivemos o topo o índice fechou em 85.353. Quer dizer tudo certo, mas eu falei que isto seria uma onda 3.3, até agora os números estão ajudando, mas eu não consigo entender de fato o que esta ocorrendo, pois estou vendo a petrobras em uma correção ABC. Ocorre que no inicio do texto eu falei que faria a analise no gráfico mensal com as sombras (max,min). Então agora estou fazendo a mesma analise com o gráfico de linha (fechamento). Se na época eu tivesse feito a projeção o alvo seria 84.890, e de fato o índice congestionou por 17 semanas nesta faixa de preço. Só que a nova projeção seria a da onda 5. Se este é o caso também estamos em uma correção ABC no índice, o que significa que terminamos uma onda provavelmente 1 em um tempo gráfico superior, então a correção tem dois alvos: 69.xxx (31,8) e 58.xxx (61,8).
Ocorre que o primeiro alvo esta sendo testado neste momento e podemos ter uma movimentação positiva, que levaria o índice até 79.xxx, caso isto ocorra teremos então a formação da onda B, o alvo final da C seria em 56.xxx. Nos níveis em que estao sendo projetados os alvos da correção 56.xxx e 58.xxx a petro estava entre 11,00 e 12,00.
Agora é ir acompanhando a evolução do índice, e fazendo os devidos ajustes.
Só para dar um pouco de animo a quem investe em ações - embora estejamos em um momento estranho, caso estes valores vão se confirmando daqui a 5 anos estaremos em 142.000 e em uns 10 em 194.000. O alvo mais imediato seria de 109.000. Abraço a todos

3 curtidas

Detalhe - a analise a que me referi feita em fevereiro, esta aqui neste forum na data de 17 de fevereiro

3 curtidas

Acho bem provável está projeção em 61k do Ibovespa, principalmente em ano de eleição.

1 curtida

Pois é, como eu tentei mostrar acima, temos algumas possibilidades, mas vou colocar aqui a minha impressão, baseado em alguns indícios, digo indícios, pois como se sabe só teremos mesmo o traçado de uma onda quando ela terminar. Tem gente que não gosta nem de ver o grafico semanal as vezes nem mesmo o diario. Eu por outro lado parto quase sempre do mensal, mas neste momento estou buscando uma visão no grafico anual.

image
A imagem acima é do gráfico anual do bov, Observe que ele vinha trabalhando em um canal de baixa, rompeu a linha de cima do canal, e por acaso dobrou o canal. Mas se entendermos de outra forma, o que ocorreu é que uma LTB foi rompida, este é um forte indicio de estarmos em uma onda 1, para que isto seja validado o preço deve vir em direção a linha (teste) e se ela não for perdida e nem mesmo tocada, teremos indicios de que estar se formando uma onda 3, que vai buscar os 142.000 que eu falei no post anterior. Ocorre que para podermos traçar a onda 2, precisamos perder a minima do ano passado ainda este ano, no caso o indice deveria vir abaixo de 59.370 pontos. Mas como eu falei são só indicios e premissas.

2 curtidas

Curiosidade sobre AT
Nunca tive problemas em traçar Fibo, especialmente porque ele esta intimamente ligado as ondas. No ano passado assiti uma palestra, mais para cumprir a minha meta de estudo. De fato não tinha nenhum interesse.Quando o instrutor começou a traçar as projeções de fibo, o nível de acerto era fantástico. Liguei o Profit e tentei reproduzir, mas não chegava nem perto. Passei dois dias tentando reproduzir as projeções e nada. Meu filho vendo meu sofrimento, me disse que o meu traçado estava correto e que deveria haver uma configuração diferente no Profit. Procurei até achar. Então descobri que o instrutor estava usando a projeção logaritimica. Bagunçou todo o coreto, e para completar ele usava a projeção simples e a alternada, para procurar onde elas coincidiam, marcando ali um forte suporte/resistencia. Se voces já sabiam deste tipo de traçado, peço desculpa. Ocorre que hoje lendo o forum, vi uma pessoa comentando sobre a EZTC3 e fiz o traçado no caso alternado e olhem o que deu


olhando mais de perto, da para ver a situação do ativo, 200% é muito importante neste traçado, mas 161,8 também.

olhando o grafico, especialmente o primeiro podemos ver coisas incriveis. abraço

3 curtidas

Muito legal, não tinha a menor ideia destas configurações do Fibo.
Na plataforma que uso traçando o FIBO nos mesmos ptos, ficou assim:

Pois é Cadu, o resultado é muito diferente. O Profit permite que você alterne as duas visões, mas não permite ver as duas no mesmo gráfico. abraço

1 curtida

Oi Cadu, como eu sei que voce gosta muito da UGPA3, vou mostrar o traçado usando este tipo de fibo. Para que voce entenda, fiz o primeiro traçado em 2008, procurei um pivot e fiz a projeção alternada. O alvo da projeção (não me pergunte porque é sempre 423,6%. quando ela atingiu este valor no final de 2012, fiz um novo traçado assim que se formou um novo pivot. O resultado esta no grafico abaixo, e parece estar indicando que o grande suporte esta em 42,93.


Observe que ela parou de subir exatamente em 261,8 da projeçao e caiu com uma intensidade muito forte, bom de qualquer jeito mantendo a coerencia do estudo os proximos alvos depois de rompido 82,25 são 105,67 e 123,37… Contudo a queda acentuada deixou muita zonas de resistencia 54,83 - 64,92 - 70,45 - 77,52 e lógico os 82,25.

1 curtida

Visão Gráfica WEGE3
O gráfico abaixo esta bastante confuso, pois tive que colocar diversos elementos.
As linhas pretas são um canal de alta que se iniciou em 2008, podemos ver que o ativo esta prestes a testar a linha inferior do canal.
A linha pontilhada vermelha (difícil de ver) é a MME de 52 períodos (um ano). Esta linha sempre acompanhou o ativo servindo de suporte em inúmeras vezes durante a alta, agora ela foi perdida.
As linhas azuis grossas, demonstram um traçado de ondas possíveis. As duas linhas em rosa, mostram a cunha que pode ser a onda 5. Uma diagonal terminal.
As linhas de grade em azul são a projeção de fibo para as ondas, aqui temos duas observações: a onda 3 se estendeu e acabou ficando com 261,8% da onda 1, e a suposta onda 5 atingiu um nível que é considerado muito alto em 423,6.
As linhas de grande em azul são as retrações de fibo de todo o movimento. E aqui temos algo bem interessante. Imaginando que a ondas marcadas, formam uma única onda em um grau superior temos alguns alvos para a onda 2 ( se o traçado estiver correto) sendo o principal em 61,8. Observe que esta linha coincidiu com a linha de 161,8 da projeção.
Uma outra coisa que tracei mas não esta no gráfico porque ficou muito embolado, foi a projeção da onda de correção que esta se formando, e a projeção também coincidiu com os valores encontrado anteriormente. Aparentemente estamos em um movimento 3 na correção e o alvo esta em 13,25, próximo ao topo da onda 3. Neste caso o ativo bateria nesta faixa, faria uma correção (alta) e depois, continuaria o objetivo do movimento que esta entre 9,16 e 9,52.
Agora o fato que realmente chama a atenção, é que o objetivo da correção da diagonal, fica exatamente onde a projeção de 161,8 , a retração de 61,8 e também a projeção da correção, que é no final da onda 4.
Por este traçado o ativo tem que cair 38% para atingir os objetivo que o traçado esta mostrando. Isto pode demorar bastante tempo. Por outro lado a LTA, que é a parte inferior do canal de alta pode ser respeitada e continuarmos a ter mais alta no ativo. O teste da linha deve ocorrer por volta dos 14,00.
A reação que vimos nos últimos dias é que os preços bateram em 100% da projeção da primeira perna de baixa (onda 3) e neste local sempre existe a formação de uma congestão.

2 curtidas

Já vou deixar a OC armada em 43,00.

o grafico foi traçado no mensal, olhando no diario e vendo as sombras (max,min) vemos que temos uma sombra até 41,95. então temos uma faixa entre 43,00 e 41,95. o ideal seria acompanhar o momento da chegada neste ponto e esperar pelo menos um candle de reversão nesta zona. abraço

1 curtida

Pelo conceito de observar a tendencia pelo Pivot de alta, o ibov passou a operar em tendencia de alta no diario. Embora tenha rompido a mma20 esta continua apontando para baixo, o que pelo critério completo de tendencia ainda não configura uma tendencia de alta. Eu costumo olhar a tendencia através da THREE LINE BAR, que apesar de ter uma falha por somente permitir classificar a tendencia como alta ou baixa (não tem tendencia lateral) sempre funciona como sup/res. Ocorre que a TLB do diario esta em 72.997 e na ultima sexta ao tocar este ponto o ibov recuou, então por este critério o indice continua em tendencia de baixa no diário.Observem no gráfico o que ocorreu no 5’.

Após tocar na TLB, o índice recuou, e formou um canal de baixa, mas ocorreu a falha do toque 5 e o canal foi rompido.
dependendo do andamento poderemos mudar a tendencia esta semana no diario, uma vez que no semanal a tendencia só muda com o rompimento dos 80.000.

2 curtidas

No grafico que postei ontem cometi um erro, ao dizer que no 5’ houve uma falha do quinto movimento, de fato ele não ocorreu. De fato não tivemos a superação do TLB, mas podemos ver que no grafico de 15’ a situação ficou mais clara. Tivemos os 5 movimentos e o rompimento. Isto forma uma flamula comvrios alvos possiveis, dependendo do que se considera mastro e do tipo de projeção normal, que se dá no rompimento da linha ou alternada, onde medimos a partir do final do quinto movimento. então temos os seguintes alvos para o ibov nos proximos dias. 73.466, 74.083, 75.052 e o que seria o mais provavel 75.518.


de qualquer forma ainda precisamos romper a TLB,

3 curtidas

Para quem quer arriscar um trade contra tendência na BRF, eu diria em primeiro lugar para ter bastante cautela. O TLB estava em 18,49 e foi rompido com muita facilidade. Ocorre que na grande maioria da vezes esta linha rompida volta a ser testada. Outro ponto importante é que ao tocar a linha de 21,02 o ativo começou a cair, no caso a correção padrão desta perna de alta gerada esta em 19,81 ou 19,05 sendo que a correção poderia ir busca 18,58 (76,4%). Na questão dos indicadores nenhuma divergência, exceto uma que esta chamando a atenção que é o rompimento da ltb no IFR 14 semanal. A área e congestão do ativo esta entre 20,99 e 25,50 o que pode gerar um ganho significativo. Com relação as ondas é difícil dizer, pois a confirmação de uma onda 1, requer que a ltb rompida venha a ser testada, e isto não parece provável, pois a inclinação é tanta que se daria abaixo do ponto de inicio o que desconfiguraria a onda 1.
Resumindo, para operar contra a tendência o melhor seria colocar uma ordem em 18,52, com stop em 17,79. Esta entrada atende ao critério de retorno a TLB rompida, e também a correção de 76,4 da perna produzida pela alta de hoje. É importante observar que se esta entrada ocorrer de forma esperada o gap de rompimento que ocorreu hoje não irá ser fechado. Caso o ativo retorne a 19,81 e começe a subir a entrada pode ser revista, especialmente se voltar para a antiga área de congestão.
No momento atual o meu modelo operacional não permite a entrada, somente se ela romper a mma20 e fechar acima de 21,02, é que eu poderei operar, e neste caso vou estar operando a congestão que falei acima.
Com relação a uma visão mais longa, a projeção logarítmica feita a partir de 2008, projetava a máxima do ativo em 60,87, o ativo superou em muito este alvo (quase 20%) mas criou uma congestão após o rompimento que ocorreu em 2014. Ocorre que depois deste movimento o ativo começou uma correção em zigzag que tinha pela projeção da onda “C” o alvo em 17,20. A ultima correção estava em 17,53 que corresponde a 76,4% de toda a perna de alta. O ativo parou a queda em 17,83. Caso o movimento se confirme teríamos agora a formação de uma terceira onda, o primeiro alvo do ativo esta 76,11, mas o tempo para chegar a este ponto poderia levar de 5 a 6 anos.
Espero que a explicação não tenha ficado muito complexa.

3 curtidas

Mais curiosidades sobre a AT. costumo usar os graficos para determinar o ponto de entrada e também de saidas em FIIs. Quando pensamos em ter este tipo de ativo como substituto de imoveis tem algo que me incomoda muito, que é abater os ganhos mensais do valor do ativo. Sabemos que a AT funciona porque as pessoas usam correto? então deem uma olhada no grafico abaixo. As duas retrações são aritmeticas, mas o grafico é desajustado, ou seja, sem que nenhum rendimento tenha sido descontado do valor dos rendimentos.


Muito interessante não é mesmo?

1 curtida

Mas neste caso teria de usar o gráfico ajustado. Pois seria o mesmo que não ajustar o gráfico em ações quando pagam proventos, vc acaba distorcendo a análise.

1 curtida

Pois é. Na verdade eu tenho um pensamento diferente. quando estudo um ativo testo todas as possibilidades, pois imagino que ele pode estar sendo operado de diversas maneiras, como por exemplo traçar ondas e fibos, tanto com as sombras, quanto com o preço de fechamento, as vezes encontro coisas interessantes. No caso da brcr11, opero com a visão sem ajustes, e tenho conseguido bons resultados. No caso dos fiis uso a compra e venda para ir acumulando ativos e reduzindo o preço medio. abraço

1 curtida

IBOV - Rompimento da TLB, que agora esta em 71.799, por este critério o Ibov entrou em tendência de alta. Pivot de alta, mais um critério que coloca a tendência terciaria em alta. Médias moveis, a MMA20 continua caindo então a tendência ainda é de baixa. Tudo isto claro no diário. Em resumo, estamos com o caminho aberto para os 79.000, lembrando que este é o alvo para que depois o ibov busque os 56.000.
Os principais ativos que compõem o Ibov continuam seu repique, ocorre que a maioria esta completamente alinhado com ibov, o único que este completamente desalinhado pois já cumpriu o seu objetivo de alta é a bbas3. A bbas3 é um ativo extremamente perigoso, assim, mesmo que os estudos apontem uma trajetória ascendente para o ativo, mesmo quando o ibov retomar a sua tendencia de baixa, após cumprir a onda B, estou operando este ativo apenas através de Calls de forma proteger os stops, no caso de termos algum evento realmente impactante.
Itsa4 – continua dentro da expectativa, o alvo em 10,06 continua valido, após uma pequena correção e depois o objetivo desta alta em 10,79, embora o tlb semanal do ativo esteja em 10,68. Após estes movimentos, uma correção fortíssima acompanhando o ibov. Graficamente podemos ter uma congestão entre 9,55 e 9,78, ainda neste movimento corretivo (movimento corretivo de alta).
Brfs3 – embora tenha tido uma alta hoje, deixou um sinal bem estranho, um candle sinistro em uma área de resistência. O fechamento se deu acima das medias de controle, o que implica em um retorno. Fechou acima da mma20, mas esta não inverteu a direção continua apontando para baixo. Em resumo o trade proposto ainda é valido.
Wege3 – apesar da alta na semana anterior ainda não perdeu o viés que pode leva-la a uma grande queda nos próximos dias
Ugpa3 – continuamos sem a onda B para formação do padrão ABC, a busca pelo suporte já citado no post anterior continua valida.

4 curtidas

corrigindo a bbas3 já cumpriu o objetivo de baixa, completando a correção ABC.

1 curtida

Deus te ouça…kkkkkk! Estava com recursos disponíveis e por conta de besteira fui esperando e perdi a oportunidade! Tomara que volte uns dias p casa dos 68K.

1 curtida