Análise Técnica

Encerramento do mês de Outubro 27/10/2023

Estamos encerrando mais um mês, claro que ainda faltam dois pregões e que podemos ter alguma surpresa, mas como perdemos o fundo do mês anterior, para efeito do estudo gráfico caso algo venha ocorrer não altera muito o o resultado. Mesmo dando a impressão de que a situação deste mês foi muito confusa, os movimentos foram de certa forma bem dentro do esperado, sem apresentar nada incomum.

É sempre assim, quanto mais “perdido” vai ficando o mercado, mas percebemos que a decisão passa a se valer de critérios de Analise Gráfica, afinal os gráficos tem como principal objetivo mostrar o consenso do mercado, e quem segue estes gráficos tem pelo menos que ter o bom senso de operar na direção indicada.

O maior problema tem sido que o movimento esperado esta variando dentro de cada cenário, porque mesmo marcando dois cenários e um deles sempre se concretizando, os sinais não deixam muito claro o qual deles irá se materializar. Como sempre fazemos o que procuramos em momentos de indecisão é que mesmo que os cenários sejam completamente diferentes, eles apresentem uma direção única em um dado momento.

Se formos seguir a logica operacional o mais interessante seria uma analise do indice futuro e não do Ibov, mas como precisamos manter uma coerência entre os vários estudos, vamos continuar observando o Ibov, identificando o que esta ocorrendo ou prestes a ocorrer em diferentes tempos gráficos.

Ibov Mensal

Ainda estamos acreditando que o Ibov se encontra na formação de um impulso e na formação da terceira onda deste impulso, sendo assim tínhamos a expectativa de uma correção no mês de Outubro. Esta correção que ainda não terminou como podemos ver no gráfico mensal, vinha formando uma onda 2, e neste caso tínhamos dois alvos, sendo que o mais “provável” seria a correção padrão para este tipo de onda na casa dos 107.000 pts (61,8%). Tínhamos também o segundo alvo em 113.000 pts (38,2%) que normalmente se apresenta em mercados fortes. Por enquanto o segundo alvo vem sendo respeitado, exatamente no ponto em que testamos a mma34, e que também é uma região de forte suporte. Então mesmo com toda a dificuldade em passar por este ponto no gráfico mensal ainda não podemos marcar um fundo o que deixa a situação em aberto.

Ibov Semanal

Aqui neste tempo gráfico a situação esta de certa forma um pouco mais definida, mas nem tanto. Podemos ver que a principio temos a formação da onda 2 que vimos no mensal se formando em um zizzag, que tinha como objetivo a casa dos 111.000 pts. Ao nos aproximarmos deste alvo o mercado fez uma pequena reação e acabou retornando. Podemos ver a mma34 se apresentando novamente e já foi testada 3 vezes, segurando o preço sempre acima dela. Bem, no primeiro momento isto trás um certo alivio, dando a impressão que os preços podem ter encontrado um fundo, e é de fato o que esperamos. Mas entre o que esperamos e o que de fato o mercado vai fazer existe uma grande diferença, então não podemos deixar de observar todos os movimentos possíveis porque estamos sempre correndo risco de que a media seja rompida para baixo.

Quando vemos onda corretiva se formando em 3 movimentos e podemos também marcar como 5 e se isto se confirmar teríamos um grande problema pela frente. A marcação de a.b.c, passaria a ser apenas a onda “a”, e teríamos que ver o que pode ocorrer, lembrando que ainda temos os 107.000 pts, como um alvo valido conforme vimos no mensal, então teríamos que ver uma formação de uma onda “b” retornando perto dos 119.000 pts, e ai sim a correção até os 107.000 pts. Ou seja, temos uma situação bastante complexa pela frente, mas que para ser levada adiante deveríamos ir buscar um alvo bem mais alto neste momento. Apesar de meio confuso, as linhas em vermelho buscam mostrar de que forma teríamos a formação deste movimento., enquanto as azuis mostram o movimento que estamos acompanhando.

Ibov Diário

Embora esteja tentando resumir ao máximo a analise do indice, não dá simplesmente para pular alguns detalhes. Já vimos que existe uma certa concordância entre o gráfico mensal e o semanal, inclusive na questão do teste da mma34, o que resta agora é observar os movimentos do diário para termos uma idéia mais clara do que esperar da próxima movimentação.

Com relação a mma34, aqui temos uma situação inversa, porque desde que esta media foi perdida em Agosto, já tivemos diversas tentativas de fazer o rompimento, mas por hora nenhuma delas “vingou”, isto seria preocupante, mas após o fundo que fizemos neste mês, voltamos a testar a media, recuamos e agora estamos prestes a fazer um novo teste, e este pode ser definitivo, pois a entrada de um volume no momento do teste poderia fazer com que o indice volta-se a subir, mesmo que fosse apenas para cumprir a onda “b” que poderia estar se formando no semanal, mas de qualquer forma o que iriamos buscar são os 119.000 pts. Vamos então ver se temos alguma referencia que nos leva a buscar este número.

Sei que é um saco ficar repetindo, mas em qualquer projeção de impulso o que procuramos é que a onda 1, tenha 1/3 do movimento e aqui no nosso caso é de novo uma onda 3.3. Ocorre que mantido o impulso estamos indo em direção aos 121.000 pts, e neste caso a onda 3.3.1 deveria ir até 115.120 pts, e o que podemos observar é que no momento que este ponto foi atingido tivemos uma forte correção que foi buscar em uma única vez o alvo da 3.3.2, então o que precisa ocorrer agora, é que esta forte correção que tivemos no dia de hoje, marque finalmente um fundo e a partir deste ponto vamos buscar os 118.500 pts (muito perto dos 119.000 pts do semanal) que é a onda 3.3.3. Podemos até testar o ultimo fundo em 112.164 pts, completando assim o movimento corretivo, e neste caso começar novamente a contagem da 3.3.1, sem que isto crie qualquer problema dentro da formação do impulso ou da onda “b” do semanal. Mesmo que a correção ainda se aprofunde um pouco mais o que não pode acontecer é a perda de 111.598 pts. Então agora este passa a ser o ponto mais importante da nossa marcação. Só entendendo o contexto: caso o fundo de hoje seja confirmado, ou mesmo que ainda corrija um pouquinho antes de marcar este fundo, vamos em direção aos 119.000 pts. isto significa que o pior já passou? Como vimos anteriormente a resposta é não, porque poderíamos apenas estar fazendo a continuação da onda 2 do semanal, mas de qualquer forma este parece ser o caminho mais viável neste momento. Mas não estamos em um jogo de adivinhação, estamos juntando as peças de um enorme quebra cabeça, de maneira que possamos aos poucos ir construindo um mapa da movimentação que temos pela frente.

Outros Ativos

Conforme falei mais acima, os ativos vem se comportando de certa forma dentro do esperado, a surpresa ficou por conta do Wspfut, que virou de direção, desde que tivemos inicio de um novo confronto armado, que ameaça a cotação do petróleo. Embora tenhamos tido uma surpresa, deu para perceber esta mudança de rumo e tomar as providencias necessárias para o aproveitamento desta nova de direção (queda) . Não vou aprofundar neste assunto porque já escrevo em um tópico só para este ativo, devido especialmente a importância e os bons resultados que ele vem trazendo em termos de operação.

Vale3

Na minha idade, nem passa pela minha cabeça dar curso ou palestra ligada a bolsa e mais especificamente sobre analise técnica, mas se eu tivesse esta pretensão, certamente estaria separando cuidadosamente os estudos feitos com a Vale3 nos últimos dois anos, para utilizar como exemplo, porque os movimentos deste ativo tem sido tão precisos que é quase impossível não perceber o quão técnico esta este mercado. Na semana passada coloquei que após a forte queda e o teste na base da congestão da acumulação o próximo movimento deveria fechar o gap e depois um retorno a 63,50. A Vale fez exatamente isto, fechou o gap e com sobra e depois corrigiu até os 63,61, retomando a sua alta, rompendo a mma34.

Então vamos acreditar que o movimento vai continuar seguindo o roterio das ondas. E um primeiro movimento o que era esperado que os 33,3% fossem atingidos (tracejado em vermelho) e é exatamente o ponto em que nos encontramos neste momento, e se a lógica for mantida, o que devemos esperar agora é a uma pequena correção e depois o alvo na casa dos 79,00 e finalmente na casa dos 90,00 onde já identificamos a algum tempo que pode ser o topo deste movimento. Originalmente esperávamos a busca nos 120,00, mas ocorre que hoje os movimentos indicam apenas um novo teste no topo. Pode até ser que depois a alta continue, mas por hora este é o alvo principal. Se ainda tivermos mais alguma movimentação positiva, podemos remarcar o alvo.

Petr4

Após fazer a correção da ultima perna de alta, ficou faltando para o ativo cumprir o quinto movimento encerrando assim o seu impulso, dando inicio a correção. A expectativa é de que pelo menos tivéssemos o teste do ultimo topo, gerando uma falha na onda. O ativo até tentou se recuperar, mas acabou retornando para a linha de suporte e mais uma vez se aproximou da mma34, então um próximo movimento para cima não pode ser descartado. Temos também uma forte possibilidade de ver a formação de uma congestão, na verdade formando um processo de distribuição. Por hora a única coisa que parece ser certo, é que operar comprado neste ativo pode ser muito perigoso, da mesma forma que uma venda neste momento também pode causar um bom prejuízo. Claro que falando assim parece estranho, mas infelizmente é um fato, porque mesmo acreditando que estamos diante de uma correção severa, podemos ver muitas manipulações neste ativo de forma que grandes posições possam ser desfeitas preservando todo o lucro. Grandes posições em via de regra nunca são desfeitas de forma rápida fazendo com que o investidor ou especulador devolva o dinheiro. O mercado vai sendo manipulado de diversas formas para evitar que os preços desabem, antes q ue toda a posição seja vendida, e ai sim, temos a correção mais severa.

Wdofut

Como sempre coloco tenho uma grande dificuldade em fazer a analise do dólar diretamente na moeda, porque a plataforma que utilizo vive falhando nesta cotação, o que causa insegurança. De qualquer forma, como todo mundo faço minhas operações utilizando o dólar futuro, então é mais seguro e produtivo utilizar este ativo.

Não tem sido fácil operar o dólar, as movimentações tem sido muito intensas, o que aciona os stops muito rapidamente e stop em dólar é bastante caro.

Parte do problema esta na dificuldade em marcar as ondas, porque podemos neste momento marcar o movimento como um impulso, e sendo este o caso tivemos uma onda 1 muito intensa, seguida de uma onda 2 em formato plano também bastante intensa. Um das “curiosidades” que temos quando fazemos uma correção plana é a formação de um retângulo. Para quem acompanha as estatísticas das figuras, o retângulo é o padrão mais confiável e cerca de 95,0% das vezes atingimos a projeção de 100,0%, ou seja, rompemos o retângulo e projetamos seu tamanho para cima. Como podemos ver na figura, foi o que ocorreu.

Não é muito comum ver a onda 1sendo a maior onda de um impulso, mas isto ocorre quando o mercado se torna “valente”. A regra das ondas diz que a onda 3 não pode ser a menor, e se arriscarmos um traçado dando como concluído a primeira perna de impulso, vemos que a onda 3 e a 5 tiveram o mesmo tamanho e a onda 4 foi bem pequena como deveria ser, uma vez que tivemos uma longa onda 2 (guia da alternância).

Então em azul temos esta marcação, e dando sequencia ou seja, considerando que a onda seguinte seria a onda 2, podemos ver a sua formação e de certa forma completa, porque a onda “c” atingiu 100,0% da onda “a”, porem para a formação completa de um zizzag, onde a onda “c” deve se formar em 5 movimentos ainda falta uma onda.

Podemos ver mais uma vez a media de 34 períodos se apresentando como uma resistência, e o candle de hoje em um padrão de absorção, com um leve aumento do volume, o que a principio indica a sequencia de uma alta, que faria com que o dólar fosse testar a região dos 5,20 novamente. De qualquer forma é um ativo que requer muito cuidado neste momento, porque ele poderia ainda ir testar a base do retângulo original (amarelo) sem que o impulso fosse cancelado.

9 curtidas

Opa… mais tarde pipoca, Copão de Coke e me esbaldar com essa quantidade de informações.
Isso ai nao encontra em qualquerugar nao heimmmmmmm. Isso ai vale Ouro !!!

6 curtidas

Boa tarde @wdgi. Lendo os seus posts vi que voce sempre se refere a questão da Onda 1 ser 1/3 ou 33,33% de toda a onda. O que isto significa realmente e como se utiliza esta informação? Obrigado

1 curtida

Ondas 31/10/2023 Projeção

Tal qual ocorre com outras medidas que criam um relacionamento entre as ondas, através do uso de Fibo, esta informação é muito importante, e de fato muito útil, para marcar inicio de movimentos.

Na realidade existem certos padrões que normalmente são respeitados pelas ondas, e quanto maior o tempo gráfico mais estes padrões são confirmados. A questão da onda 1, ser geralmente 1/3 de todo o movimento da onda total, é um padrão bastante forte.

De certa forma eu já expliquei varias vezes este conceito, mas até para mim é bom relembrar.

Mesmo falando sempre na onda 1, não é ela que é importante neste tipo de marcação (projeção).

Vou utilizar a onda 3, porque a onda 5 embora tenha um comportamento semelhante, muitas vezes este padrão falha, geralmente porque a onda 3 foi maior que o incialmente projetado. Ou seja, não estamos tentando projetar a onda 1, porque é um movimento difícil de prever, embora tenhamos muitas vezes como fazer, mas de forma bastante “rudimentar” que é buscar a correção do movimento anterior. Neste caso a correção que procuramos é de 32,8% e depois 61,8%, mas o fato é que o método funciona melhor quando buscamos identificar a 3.1 e não a onda 1.

Sei que parece complicado, mas na verdade não é, porque basicamente você precisa traçar os objetivos em um prazo maior, tipo no semanal e ir acompanhando o desenvolvimento do movimento no gráfico diário. Pode utilizar os tempos que quiser, mas para orientação eu raramente vou além dos 60 minutos.

Para utilizar esta marcação de alvo precisamos fazer duas projeções em dois momentos diferentes.

No momento 1 após termos uma projeção inicial da onda 3, o que fazemos é buscar 1/3 desta onda, para que possamos definir o que esperar da onda 3.1. Este número é uma referencia, mas é importante que seja conhecido para diminuir os riscos em nossas operações.

Quando temos a onda 3.1 formada, repetimos o processo, mas agora com o tamanho real dela, então o que fazemos é colocar a marca de 1/3 no seu topo e assim temos a nova projeção do movimento. A confirmação vem apenas depois da onda 3.2 formada, e neste caso fazemos a projeção normal e marcamos novamente os alvos. Quando os dois números coincidem, ou seja, a projeção baseada em 1/3 e também a projeção de fibo para as ondas, as chances do movimento projetado estar correto aumenta bastante.

Uma forma mais simples de fazer a marcação

Embora o que eu apresentei seja um conjunto de alvos e relações entre os movimentos, existe uma outra forma para definir os movimentos. Na pratica, o uso deste padrão é mais comum em tempos gráficos menores e não existe a preocupação de definir cada movimento e sim o movimento total. Aqui utilizamos ondas apenas para localizar a onda 2, depois a marcação.

O que na verdade define o movimento é o rompimento do pivot. Basicamente pegamos a onda 2, colocamos a retração de fibo de 0,0% a 100,0% e projetamos alguns pontos de Fibo, e vamos acompanhando o desenvolvimento do movimento. Normalmente o ponto mais respeitado é o de 261,8% ou o de 200,0% como na figura abaixo, mas o ponto limite é 423,6%, que nem sempre é atingido, mas quando o ativo atinge este ponto geralmente tem uma forte correção. Veja o que aconteceu com a Petro, ao tocar os 423,6% ela deu inicio a uma forte correção. Foram duas ocorrências seguidas mostrando a força deste padrão. Na primeira vez marcamos a projeção (circulo verde) e ao atingir os 423,6% fez a correção. Em seguida temos uma onda 5.2 que também marcamos para projeção (circulo vermelho) e novamente ao atingirmos a projeção de 423,6%, que ocorreu recentemente, também demos inicio a correção e ainda não sabemos onde de fato ela irá parar.

5 curtidas

Bom dia, @wdgi !
Aproveitando o barco, se você puder, poderia indicar alguns livros para iniciantes em análise técnica?
Seria com o intuito de investimentos em ativos no longo prazo, possibilitando acertar um pouco melhor os pontos de entrada nos ativos.

Valeu!!

1 curtida

Bom dia @mb1.
Eu não sou a melhor pessoa para indicar livros de AT, porque a muito tempo eu adotei uma nova forma de estudos através de cursos especialmente voltado para as Ondas, e também para operações de daytrade que é a minha principal forma de operar. No caso opero basicamente Indices.
Eu acredito que a melhor ferramenta para utilizar como indicação de investimentos sejam as Ondas. Entretanto, eu vim de uma escola de analise técnica bastante clássica, e ao longo do tempo a pessoa que manteve uma linha bem coerente foi o Fabio Figueiredo, conhecido como Vlad. Ele teve a formação na Leandro&Stormer, e depois assumiu como instrutor e hoje tem o seu próprio “mundo”.
Minha sugestão é que você se inscreva no canal dele, tem muito video bom, e se você tiver um pouco de paciência em procurar os mais ligados a Analise Técnica básica, com certeza vai conseguir o conhecimento que você deseja.
Abraço

2 curtidas

Entendi @wdgi !
Então vou pesquisar lá no canal dele e tentar esmiuçar bem. O tema me parece bem complexo, mas pegando uma base já é um começo kkkk

Muito obrigado!! Grande abraço

Deixa eu te falar uma coisa. Tudo que temos de Analise Técnica no Brasil, nasceu de um curso feito pelo Marcio Noronha. é um material bem básico, muito antigo, mas que dá uma noção bem ampla sobre a Analise Técnica. Eu tenho o pdf, é um pouco grande, se voce tiver interesse eu tenho como te enviar.

1 curtida

Dxy derretendo 1%… Nave Mãe puxando amanha gap de alta em.cima da ltb no ibovegas… vai subir forte até segunda

1 curtida

Tem um livro do Leandro Ávila, do Clube dos Poupadores, sobre análise técnica, voltada para o médio / longo prazo. Ele possui vários livros digitais.

1 curtida

Se você puder , eu agradeço, @wdgi !! Posso te passar meu e-mail no privado?

Vou ver esse material também @leinad ! Muito obrigado!!

Oi mb1. Com certeza

Vale3 06/11/2023

Não há muita necessidade de fazermos a analise da Vale3 com muita frequência, porque como eu falei no ultimo post, ela vem seguindo um padrão bastante simples de marcar. Entretanto alguns movimentos chamam a atenção e acho necessário chamar atenção. Para quem simplesmente comprou o ativo e deseja mantê-lo em carteira, certos detalhes não fazem muita diferença, mas para quem deseja ver a carteira crescendo em número de ativos, ou simplesmente proteger o financeiro, tem que ficar de olho em certas movimentações, e ter um pouco mais de trabalho, e claro, lucro se der certo.

Alguns dias atrás postei um texto sobre a medida de 1/3 do movimento para uma onda 1. Considerando que estamos em um impulso, pelo semanal estamos em uma onda 3.1, então quando ela for encerrada, poderemos fazer uma marcação mais correta dos alvos.

A impressão que tínhamos é que esta onda seria um pouco mais curta, mas ela vem avançando e mesmo sem terminar mudando a projeção do alvo final que estava em 90,00 para 94,00, onde de fato temos o teste dos últimos topos.

Claro que não podemos dar esta onda por encerrada, porque necessitamos de um topo no semanal para isto, mas a idéia geral e que a gente vá olhando um gráfico mais curto, aqui no caso o diário, para poder observar algum indicio, especialmente porque quando marcamos um fundo no semanal, em geral, esperamos a queda de pelo menos 8,00% para fazer esta marcação, e esta queda toda, pode impedir que as providencias para proteção da carteira sejam tomadas a tempo.

O que ocorre neste momento é que no gráfico diário temos um movimento muito estranho, que embora permita a marcação das ondas deixa elas com uma configuração meio estranha. Na verdade apenas as ondas corretivas (2,4) estão com este problema e como veremos o mesmo não esta ocorrendo na ondas de impulso (1,3,5).

Vou fazer duas marcações para que o movimento seja entendido. A primeira em azul mostra a formação do movimento, e observem que tanto a onda 2, como a onda 4, se formaram no mesmo movimento. Isto é estranho, as vamos em frente. Ao atingir 161,8% que era o objetivo da onda 3, os preços recuaram permitindo a marcação da onda 4, que foi extremamente pequena, mas aconteceu. Então na sequencia o que vemos é que o esperado neste momento é que o alvo de 261,8% seja atingido e neste caso a projeção fica em 72,43. Chamo a atenção para o fato de ser uma marcação bem provisória.

Na sequencia a marcação feita com as linhas vermelhas, projetam o movimento considerando que a onda 1, esta na marca de 1/3, ou 33,3%. Partindo deste ponto temos a projeção do final do movimento em 72,23, que é bem coerente com a marcação pela projeção.

Temos também a marcação pela expansão da retração que tem um alvo menor em 71,37, que no caso já foi atingido.

Ou seja, aparentemente estamos próximos de um topo e de uma onda 1, no caso, pela marcação do semanal em uma 3.1, então a próxima onda a 3.2 tem 3 objetivos de correção sendo o primeiro em 68,49 e o mais comum em 66,01 e o mais agressivo em 64,48. Considerando a força do movimento atual, o mais provável seria o retorno somente a 68,49.

Bem este era o aviso: de que podemos estar em um ponto em que o ativo pode corrigir e precisamos ter atenção com isto e se de fato este movimento se confirmar lançar as nossas proteções, sendo a mais simples fazer um “lançamento coberto” de forma gerar algum financeiro na carteira, o que em caso de queda permite a compra de mais ativos. Outro ponto é quem ainda pretende entrar no ativo, pode ter mais uma chance pela frente.

Falamos aqui no fórum recentemente sobre utilizar a Análise Técnica para nos ajudar em investimentos, e para quem pretende utilizar esta forma de operação eu tenho duas dicas. Primeiro, sempre busque ter ativos que possuam uma boa liquidez em opções, assim entre decidir por uma Bbdc3 e uma Bbdc4, você certamente vai optar pela que tem mais negócios com opções. E a segunda dica, é que você deve conhecer pelo menos as operações mais básicas com opções, como o “lançamento coberto’ ou “venda coberta”, como preferir. Também acho bastante interessante aprender sobre montagem de travas. As travas tem como ponto interessante, permitir que mesmo sem ter o ativo em carteira possa fazer operações bastante lucrativas e seguras, em momentos como este, e também evitar que a sua carteira seja exercida (vendida) em um ponto que não é de seu interesse.

A ideia é muito simples: o seu sistema de operações baseado em AT, indica que o ativo esta entrando em modo de venda, ou seja, a sua carteira vai desvalorizar. Então você aproveita este momento para fazer um “hedge” simples da carteira vendendo opções. Quando o seu sistema voltar a indicar compra, você desfaz a operação de opções e com o lucro, adquire novos ativos.

7 curtidas

Boa Tarde @wdgi. Obrigado pela analise. Parabens

1 curtida

Boa tarde. Chegamos lá, então mais um momento de decisão

4 curtidas

É não passou mesmo.

2 curtidas

Ibov 10/11/2023
O post de hoje é um pouco diferente, porque tem mais a ver com o que tenho falado atualmente, mas geralmente no final de alguma analise. A principal razão por escrever minhas analises de uma forma tão detalhada, que sei que as vezes ficam muito chatas de ler, é mostrar como podemos interpretar a movimentação de um determinado ativo, e retirar deste estudo o lucro que tanto almejamos.
Analise gráfica na veia, sem qualquer outra interferência, afinal não da para olhar um gráfico e as noticias, porque sabemos que a noticia de hoje, já foi “aposta” de alguns, que ocorreu as vezes a meses atrás, e agora o que estamos vendo é apenas o reflexo do movimento real, que foi produzido por aqueles que realmente “formam o mercado”.
Então ao final de dia, olhamos um candle, que sintetizou mais de 4,5 M de operações (Winfut hoje) e podemos ter uma idéia de qual foi o consenso do mercado. Então derrepente, simplesmente chega uma noticia, vinda não se sabe de onde, que as vezes é “plantada” e pronto lá vamos nós. Fala sério.
Claro que quando operamos índice no daytrade, as noticias são muito importantes, mas como sempre diz um trader famoso que opera no nosso mercado “A noticia não importa, o que importa ter a noticia”, porque ela vai movimentar o mercado, então é muito importante estarmos preparados naquele dia, e a preparação ocorre algum tempo antes do mercado abrir. Afinal fechamos o nosso mercado as 18:00 ou 18:30 e só voltamos a abrir no dia seguinte. Enquanto estamos dormindo o mundo se movimenta, e claro, vamos ver o reflexo na nossa abertura do mercado. Mas parou por ai, porque, tirando estas operações mais rápidas a ideia sempre é buscar uma forma de projetar uma movimentação do mercado, e a partir deste ponto, tentar tirar o máximo proveito. Dos estudos.
Vou fazer uma síntese dos últimos post, para mostrar que o mercado vem sendo muito generoso, e retribuindo todo o esforço que fazemos para compreender os seus movimentos.
No dia 19/10/2023, tínhamos uma visão de que poderíamos ter de fato o inicio de um impulso, e tínhamos alguns alvos que agora foram modificados porque a onda 2 foi mais intensa, mas poderíamos dar inicio a uma nova alta.
No dia 20/10/2023 – reforcei que parecia que podíamos estar diante do inicio de uma onda 3, e expliquei no final do post como poderíamos ter aproveitado as duas outras movimentações. No dia 23/10/2023, dia seguinte a analise, começamos a formação do que poderia ser uma onda 3.
No dia 27/10/2023 – virei o estudo ao contrario mostrando que era possível que o movimento embora de alta poderia ser parte de um movimento corretivo, mas que o que podíamos esperar é que teríamos alta pelo menos até 119.000 pts, sendo um impulso ou uma correção. Sendo impulso iriamos além, conforme os alvos dado no dia 19/10/2023.
E o que ocorreu foi de fato um deslocamento de mais de 6.000 pts, conforme o estudo indicava, sendo que ao atingir os 119.000 pts, o mercado ficou batendo neste ponto 4 dias seguidos até romper. Ou seja, não fui o único que trabalhou com esta possibilidade. O fato é que novamente em um único movimento neste inicio de mês, o ganho em uma operação de índice rendeu 30%, considerando o encerramento em 119.000 pts.
Sempre ganhamos? Claro que não, isto não existe, mas deixar de considerar as movimentações que se apresentam de forma clara, em qualquer cenário, não parece ser uma decisão razoável. O erro esta sempre presente, o mercado é soberano, a gente se prepara e ele faz o que quer. Esta semana mesmo, fiz uma traçado da Beef3, onde estávamos diante de um movimento de correção, mas limitado, e que depois teria uma caminho muito altista pela frente e o que ocorreu foi uma queda muito forte anulando inclusive o impulso que vinha se formando.
Acreditem quando falo que estamos em um mercado extremamente técnico e sendo assim a Analise Gráfica, tende a ser a forma mais simples e segura de se operar, e que operar através do índice de uma forma onde ficamos posicionados em direção do movimento, pode mesmo chegar a mudar a vida de uma pessoa. Quem tiver curiosidade dá uma olhada no post que coloquei sobre Etf’s de Crypto, é pura movimentação gráfica.
Voltando a realidade do gráfico, o que vemos, é que a cada dia a possibilidade de termos a continuidade da correção até a busca dos 107.000 pts, se torna menor, mas ela ainda existe e não pode ser totalmente descartada. No momento o traçado mais valido é o de que estamos em uma formação de uma onda 5, que esta prestes a atingir o alvo da 5.3, o que vai gerar uma correção na casa dos 4.000 pts, e em seguida um movimento final de 9.000 pts. Ou seja, novas oportunidades se apresentando.
Quanto aos alvos temos uma divergência em termos de formação de ondas, porque a onda 5, projetada a partir do movimento total coloca o alvo em 132.600 pts. Já quando vamos para dentro do movimento e vemos a formação este alvo fica em 126.400 pts. Quando olhamos a expansão da retração (método que expliquei em um post passado) e aplicamos no movimento principal ele praticamente confirma o alvo principal, mas na sua projeção de 423,6% da retração. O curioso é que quando aplicamos o mesmo método no movimento interno (linhas em vermelho) observem que os mesmo 423,6% aparecem no ponto em que a onda 5 seguiria a formação do movimento principal. Claro que não é coincidência, e parece que existe uma grande aposta nesta região.

Não podemos deixar de aproveitar as oportunidades que o mercado nos apresenta. Claro que elas envolvem riscos e de certa forma não são tão emocionantes quanto operar diversos ativos, mas alguém que participou da minha formação de trader, me falou que bolsa não é lugar para buscar emoção, e sim dinheiro.

8 curtidas

Vale3 10/11/2023
Avisei tarde demais, não deu nem para lançar as proteções, mas o movimento corretivo foi muito pequeno, e isto trás algumas implicações. Na verdade ele ainda não terminou mas temos que pensar o que pode ocorrer neste momento. Até comentei que o alvo da expansão da retração já tinha sido atingido, mas de fato foi um aviso tardio.
Olhando rapidamente, se a correção se estender mais um pouco, desenho que esta se formando por enquanto é uma plana, então iriamos ao topo anterior e depois um recuo ao fundinho criado e ai sim, daríamos sequencia a uma alta.
O que ocorre é que se este movimento ocorrer desta forma, teremos um problema na formação do movimento no semanal, problema apenas de origem gráfica, porque não teríamos a onda 3.2 se apresentando e então as próximas marcações ficam prejudicadas, até mesmo do alvo final. Ou seja teríamos que ter para manter este padrão limpo que o ativo vem fazendo a perda do fundo desta semana, na próxima semana. Este movimento pode ocorrer mais para frente? Claro que sim, mas como eu falei, vai dar uma leve “embolada” na projeção do ativo, que para quem esta comprado apenas esperando a valorização não faz diferença, mas para quem vem crescendo a carteira (quantidade) através de operações com opções , marcações de alvos são muito importantes.
O que temos no momento é que o alvos esperados desta correção, agora que o movimento acabou é de 68,08 e depois 65,76. Em movimentos muito forte como o que esta ocorrendo na Vale neste momento é comum uma onda 2, terminar em 23,6% (69,52) e neste caso já atingimos, porem como falei acima sem marcar a onda 3.2 no semanal que esta gerando o problema da marcação.
O que pode ocorrer considerando que a marcação do impulso que fiz a semana passada estava correto.

  • como ainda não rompemos o topo (por muito pouco) ainda podemos ver um zizzag, mas que pela métrica não romperia o fundo da semana passada, a menos que seja muito forte e ao invés de cumprir os 100% vá até 161,8%.
  • a formação de uma plana expandida, e neste caso teríamos o rompimento do topo, avançaríamos um pouco e depois faríamos o recuo rompendo o fundo anterior na mesma proporção do rompimento. Este seria o movimento mais coerente neste momento, como eu disse respeitando a marcação que fiz na semana passada.
    A figura mostra uma plana estendida, conhecida como “Alargamento” na AT. Estou destacando esta figura, porque quando a onda “b” rompe o topo da onda 3, que é outro local que temos esta onda, ela é chamada a onda dos tolos. É a onda dos Gerentes de Investimentos, que começam a vender a alta infinita, que acaba causando muitos prejuízos as pessoas físicas inexperientes.

Além dos dois movimentos acima, temos uma forma de continuar a alta, para depois termos a correção e a formação da 3.2 no semanal. A razão pela qual o aviso de recuo que dei a semana passada ter chegado tarde, pode ter sido um problema de marcação das ondas do diário o que abre a possibilidade de um terceiro cenário. No meu post anterior comentei a estranha formação da onda 2 e da onda 4, então se mudarmos a marcação a onda que temos neste momento é a 4 no diário, que teria a marcação 3.1.4. Neste caso a onda 3, foi muito além do seu limite o que abre duas possibilidades de movimento. O primeiro é simplesmente continuarmos a alta indo até 72,75 ou mesmo 74,95 (projeção de 100% e 161,8% da onda 1). A segunda possibilidade é que em muitos casos quando a onda 3 vai além do seus limites temos uma falha na onda 5, que para no topo da onda 3, formando o famoso topo duplo da Analise Técnica.
Em resumo, o momento agora é de espera, até que tenhamos o alinhamento dos movimentos, seja para cima ou para baixo, antes de pensarmos em mais operações com este ativo. O gráfico do ultimo post continua valido, e abixo temos o gráfico com a nova marcação de ondas.

Entendendo o movimento corretivo – Padrão Oco, com as Ondas
O objetivo da maioria das minhas analises tem um conteúdo didático. As vezes me convidam para gravar uns filmes e coisas afim, mas eu não tenho tempo nem paciência para tal. A medida que vou olhando os gráficos procuro identificar possíveis movimentos que estou deixando passar, especialmente em ativos como a Vale, onde busco operar os movimentos o máximo possível. Durante a minha jornada na bolsa, tive dois amigos que conseguiram viver de bolsa, e ambos somente investindo em Vale, então acho que isto me motiva, a tratar este ativo de forma diferente.
Um padrão muito conhecido na AT é o padrão OCO (ombro, cabeça e ombro) e as formas de traçar diferem um pouco dependendo de quem traça. Ocorre que este padrão pode ser facilmente identificado pelas ondas, e quando ocorre costuma gerar alvos muito precisos. Normalmente ele ocorre no padrão corretivo zizzag, mas pode ser visto na correção plana também.
Vou usar a marcação da semana passada. O traçado é simples, ligamos o termino da onda 4 com o final da onda “a”’ (linha traçejada em vermelho). Quando a terceira onda corretiva, no caso a onda “c” rompe esta linha para baixo, pegamos a distancia do topo da onda 5 (seta) até a linha tracejada que é chamada de “linha de pescoço”, e projetamos para baixo, a partir do rompimento Por ser um padrão muito forte normalmente a correção para um pouco antes do objetivo, que no caso do desenho abaixo podemos ver que é uma região de suporte bem forte. Então agora temos mais um alvo, que segue não só os padrões das Ondas, mas também da AT.

3 curtidas

Deu aula mais uma vez. Estou monitirando o oil ( ligado diretamente na inflacao EUA) e essa ida do Xi aos EUA. Esees 126 podem se tornar 139 ate janeiro…

3 curtidas