Análise Técnica

Agora estou com esse mesmo sentimento seu, ta parecendo que vamos ter uma reprise de 2011/2016, bundinha na parede.

7 curtidas

Fazendo caixa e aguardando ansiosamente o IBOV bater pelo menos nos 120k

3 curtidas

O Ibov não esta tornando a vida de quem observa os graficos muito facil. A semana passada batemos na região de 125.8xx, conforme era esperado (marcação 2), e como não rompemos o minima esta semana, o que pode ocorrer seria a formação de um triangulo. Não coloquei esta possibilidade na ultima analise, porque é meio raro ver esta formação no momento em que o ativo se encontra, mas como ele já tocou duas vezes na região de 26,4%, temos esta chance. O mais provavel é que ele rompa esta região para baixo, porque é o quarto mes seguido que vemos o teste do topo de 2021 (fechamento) ocorrer, claro que março ainda não acabou. Mas continuamos distantes da media. A “função” do triangulo é exatamente esta, manter os preços dentro de uma faixa, enquanto a media se aproxima. Podemos no entanto estar apenas na onda “c.b” neste momento, o que pode definir esta situação é a semana que vem, porque se for positiva aumenta a chance do triangulo e iriamos neste caso voltar até proximo de 130.000 pts antes e retomar a correção.

9 curtidas

Hora de vender USD e esperar para ver se rompe ou volta a baixo.

3 curtidas

Vivara 19/03/2024
As vezes nos deparamos com movimentos que parecem ser completamente aleatórios, mas quando olhamos mais de perto, vemos que existe uma lógica por trás.
No momento o ativo faz uma onda 2 no caso o que seria uma 3.2 e a correção esperada fica entre os 61,8% e como virou moda ultimamente os 76,4%. Este é o ponto em que estamos.
A onda 3.1 se comportou direitinho fazendo o topo da sua 3 (3.1.) no centro do canal dobrado para cima (em verde) e o movimento final no topo do canal. Passou um pouco dos 33,3%, mas por enquanto em um movimento normal. Agora corrige até o centro do canal original (amarelo) onde por enquanto encontra o seu “suporte”.
Agora precisamos ir avaliando o que o ativo vai fazer, tendo em mente que ele precisa romper os 28,51 (50,0% da candle baixista) para indicar que o movimento da 3.3 pode estar se iniciando. Então paciência.

3 curtidas

As chances da formação do triangulo aumentaram bastante, mas ainda temos que testar a linha superior e recuar. Estamos bem proximos, com o indice em alta. Amanhã pode ser a grande definição.


Hoje rompemos a mma21, mas ela vem se alternando coma mma34, na ultima correção a de 34 periodos prevaleceu.

7 curtidas

Rompeu, hora de recomprar ou aguardar retornar na linha de baixa do triangulo, alvo R$ 5,34.

5 curtidas

Vem correção na Nasdaq ai

5 curtidas

Ibov 05/04/2024

Para muitos a situação do Índice continua indefinida, mas isto não é verdade. Dentro da correção que estamos vendo os movimentos por enquanto são bastante coerentes.

A cada dia vai ficando mais claro a formação do triangulo, embora nenhuma das outras correções (plana e zizzag) possam ser descartas. O maior problema esta no tempo que a mma34 esta demorando para chegar nos preços. Só relembrando a finalidade principal de uma onda 4, é manter os preços enquanto a media se aproxima. O que ainda não vimos ocorrer foi a formação da onda “d”, porque passamos perto dos 130.000 pts, duas vezes, mas não testamos a região, então a situação não se definiu. A onda “d” de um triangulo, é uma armadilha perigosa, porque não sabemos a principio se ela é realmente esta onda, ou se a correção acabou e estamos dando inicio a um impulso, o que leva a onda a romper a linha de cima do triangulo antes de fazer o quinto movimento, gerando uma certa euforia, que acaba tirando dinheiro de muita gente. De qualquer forma, o que venho falando ainda se mantém, porque se temos a possibilidade de ser uma onda 4, o melhor é ficar fora, e por enquanto é o que esta acontecendo.

Existe claro a possibilidade de ser uma onda 2, como já comentei a um tempo atrás, mas não adianta tentar se antecipar. O Macd, mostra claramente que tivemos uma 3 e uma 5, basta olhar a divergência, porque os preços fazem um topo maior e o indicador um topo menor. Neste caso ele confirma a onda 2. Ou seja, muita confusão pela frente.

Vamos aguardar que a linha de cima seja rompida e então avaliar o movimento. Alguém poderia dizer que o triangulo esta completo e que somente a onda “d” falhou em testar a linha do triangulo, e não deixaria de ter razão, pode acontecer mas não é um evento comum.

De qualquer forma temos um canal de longo prazo (vermelho) que vem sendo testado, e um canal de médio prazo, e em breve teremos o cruzamento dos dois, e a mma34 vai chegando no mesmo ponto, então temos muita coisa para que esta região não seja perdida (base do triangulo), mas se ocorrer, voltamos a ter o alvo do zizzag lá na casa dos 120.000 pts.

10 curtidas

Vale 05/04/2024

Acho que a grande pergunta é o que fazer com a Vale neste momento, especialmente se você, como ocorre comigo, tem o ativo na carteira. No meu caso venho fazendo lançamento coberto e recomprando as calls vendidas, sempre que a diferença esta na casa dos 0,20. Não tem sido o bastante para repor as perdas geradas pelo ativo, que já caiu cerca de 20,0% desde o seu ultimo topo, mas é melhor do que não fazer nada. Quem esta fora, pode operar via opções, é uma forma simples, barata e segura de se expor ao ativo.

Como o texto não esta muito esclarecedor hoje, me sinto na obrigação de deixar algo aqui, então no final do documento explico um método de operar opções, bem simples e muito lucrativo.

Mesmo quem não conhece muito sobre as Ondas de Elliot, consegue perceber claramente que a Vale3, vem desde 2016, em um grande movimento de impulso, e que no momento esta em uma situação indefinida, mas aparentemente ainda em uma onda 4. Mesmo eu sempre alertando que operar em uma onda 4, é muito perigoso, aqui não foi o caso, pois tivemos movimentos muito amplos, permitindo que através de operações simples com opções pudéssemos preservar o investimento e também acumular muitos ativos.

Durante muito tempo acompanhamos a Vale3, formando um triangulo. O movimento estava perfeito, vimos a onda “d” se formando e começamos a onda “e” no momento esperado, o que permitiu um controle melhor da carteira deste ativo. Porém desde de 07/2023 a situação se complicou, porque tivemos o retorno e o rompimento da linha de baixo do triangulo, criando uma dúvida sobre o próximo movimento, mas que não foi muito grave, uma vez que pudemos surfar uma nova onda que durou até o final de 2023, onde então voltamos a corrigir e não paramos até hoje, perdendo novamente a linha de referencia.

Quando Elliott criou a teoria das ondas estabeleceu apenas 3 regras, e que são imutáveis a quase 100 anos. Ocorre que ao utilizar as ondas muitos perceberão, inclusive o próprio criador da teoria, que existem certos movimentos que se repetem, e dai surgirão as guias. São muitas e algumas se referem ao triangulo, onde a maioria acredita que a onda “d” sempre rompe o triangulo e outros que a onda “e”, é que faz este movimento. Eu particularmente pela minha observação, acredito sempre que a onda “e”, não faz o teste da linha, parando antes, uma vez que o mercado se antecipa a retomada do impulso, no caso a onda “5”.

Mas porque insistir no triangulo? Porque se ele de fato ocorreu, temos a onda 5 pela frente e voltamos a ter aquele alvo inicial que hoje estaria na casa dos 115,00. Era 120,00 mais tivemos dividendos e também uma correção mais severa do que a esperada.

Já coloquei aqui no fórum a possibilidade de estarmos apenas dando continuidade a correção, e que a onda 4 ainda pode se alongar por um bom tempo e neste caso poderíamos ir no máximo até 86,00 (alvo ajustado).

A questão é que a 4 semanas testamos a linha do canal de alta sem rompe-la, ou seja, esta região esta sendo defendida, criando novamente um movimento de acumulação, não de distribuição. Se este for o caso, teremos em breve uma movimentação altista, mas é preciso tomar o cuidado e esperar a reação. Para quem esta pensando em comprar de forma antecipada, precisa colocar um stop nesta operação que no caso esta em 56,72, cerca de 5,0% do preço atual , que sendo em um gráfico semanal é um stop relativamente barato. Temos duas divergências no gráfico, sendo a primeira a de volume, porque os preços estão no mesmo nível e o volume caindo, e também de IFR, pois esta fazendo fundos mais altos.

.

Vale Dolarizada

O gráfico esta bastante parecido com o do Vale em reais, mas temos uma diferença. Sei que a Media de 200 periodos é muito utilizada, o que a torna muito importante. Ela esta representada no gráfico em vermelho. Ocorre que devido a forma que opero esta media não faz parte do meu mundo. Uso sempre medias de Fibo, e no caso a media mais próxima é a de 233 períodos que esta representada em azul. Olhando o gráfico dá para perceber que elas geralmente “concordam” e quase sempre agem juntas como suporte, mas a mma233, é sempre mais efetiva. Observem que sempre que esta media é testada os preços fazem um fundo, então temos uma ótima chance de ver isto acontecer. Não podemos esquecer que esta em dólar que neste momento vem apresentando alguma recuperação, e neste caso a queda desta semana foi bem intensa, bem perto dos -3,00%.

Unindo as Metodologias

Em primeiro lugar, gostaria de pedir licença ao @canuto, para colocar de novo uma figura que ele postou em 02/2013. De fato é uma figura bem interessante e resume de uma forma simples, tudo que falamos, e que vemos no mercado. Obrigado por ter colocada esta figura.

Desde que vi a figura pela primeira vez, ela me intrigou, tinha algo faltando, que é referente ao período tanto de acumulação quanto ao período de distribuição, uma vez, que temos outros eventos tais como a reacumulação e a redistribuição. Ou seja, faltou Wickoff, para termos o modelo completo.

O que vou falar não esta em livros, quer dizer, esta mais ou menos. Mas as vezes precisamos associar as coisas que vemos com outras que não são consideradas. Estou falando de um evento que é chamado de reacumulação. Em termos de ondas, eu procuro este evento em 3 lugares. O primeiro é na onda 2, porque sendo a 1 uma onda que “testa” o mercado, a onda 2 serve para que tenhamos aumento de posições compradas. O segundo ponto ocorre quando a onda 3, atinge 100,0% em relação a onda 1. É a região que vemos as formações da figuras, tais como os retângulos e triângulos e seus derivados (bandeira, flamula,…). O terceiro local, é no final da onda 4, tal como pode estar ocorrendo com a Vale neste momento. A saída realmente dos Smart Money, ocorre durante a formação da onda 5, onde começamos a ter uma divergência forte entre os preços e os indicadores. A onda 3 é com certeza a estrela das ondas, mas em certos momentos a onda 5 se torna a protagonista, vimos isto por exemplo acontecer na Petro recentemente, razão pela qual não tenho passado nem perto deste ativo.

Mas tem uma razão para eu colocar este desenho. Normalmente as pessoas são muito cuidadosas quando desenham as ondas. Observem que a onda 2 foi traçada como um zizzag, certinho. A correção ABC também. A onda 4 no entanto foi desenhada como uma plana irregular, o que não é muito comum, mas acontece que se olharmos o gráfico da Vale, ela pode ter feito este movimento, o que muda completamente a projeção, colocando o alvo do ativo na casa dos 142,00. Não vou colocar este gráfico para não confundir mais ainda, mas é um cenário que eu ainda não tinha visto, mas que vou passar a considerar. Tudo graças a figura. Valeu mesmo.

Operando opções de forma segura e lucrativa

Para fazer este tipo de operação temos dois requisitos:

  • ter uma plataforma gráfica

  • saber fazer uma projeção simples de Fibo

Para quem não opera opções vou dar um exemplo de uma operação bem simples de fazer com baixo risco e um grande potencial de ganho. Você vai ter que pagar para montar a posição , pois eu não opero vendas a descoberto, devido algumas experiências que tive no passado.

O processo é bem simples, e vale para as opções normais. Estaremos sempre operando na serie vingente. Temos 4 semanas para operar dentro de uma serie, e para cada uma temos uma forma de operar. . A primeira semana não deve ser operada porque as opções normalmente estão muito caras. A quarta semana se for operar, apenas compra a seco. Então temos a segunda e a terceira semana para operar, e vamos operar uma trava. Você precisa ter uma plataforma gráfica, mas isto hoje é muito simples, a maioria das corretoras dão de graça. Temos a Vale3 hoje em um momento que pode ser considerado uma onda 2. Você então projeta o fibo com sempre mostrei aqui. Feito a projeção da onda 2 temos os alvos, sendo o primeiro em 64,46. Então estando na segunda ou terceira semana, você vai procurar uma opção neste valor.

Observe que a Valed710 esta em 64,49, bem perto do que queremos, e que teve o seu ultimo preço de negociação em 0,16. Se o preço for neste ponto até o vencimento ela vai valer 0,00, afinal não vai ter valor algum. Agora você vai procurar uma opção que esteja 1,00 abaixo e que o custo de montagem não seja superior a 0,25. A opção Valed700 esta 1,00 abaixo e o ultimo preço em 0,23, dando uma diferença de 0,07. Claro que com o mercado aberto estes valores se alteram, mas o que não podemos fazer é ficar acima de 0,25 para montar a trava. Mas vamos trabalhar com os valores que temos.

Então a operação é a seguinte:

Você vai comprar 1000 opções Valed700 pagando 0,23 por cada uma então vai gastar 230,00

Depois do comprar a opção você vai vender 1000 opções da Valed710 por 0,16 e vai receber 160,00

Então desconsiderando os custos de corretagem que muitas vezes é zero, a operação vai custar 70,00

O que pode ocorrer? Varias coisas, mas vamos apenas ver o melhor e o pior.

Se tudo der errado e o preço do ativo continuar a cair, você vai peder os 70,00

Se tudo de certo e o ativo realmente for no preço e até passar, você vai desfazer a operação e ganhar 1,00 por opção no caso 1.000,00. Se o movimento for rápido, agora você pode repetir e tem dinheiro para isso e pode fazer não mais com as 1.000 e sim com 15.000. Se der certo, você vai ficar muito bem. Mas sem sonho, apenas uma operação viável e lucrativa.

Estamos falando de uma operação que tem o risco retorno de quase 15 vezes, com o risco totalmente controlado. O que sempre procuramos é um risco retorno de 4X, por isso a diferença de 0,25.

Não é simples? Acreditem o criador deste método ganhou muito dinheiro. Comigo inclusive, que fui um dos milhares de alunos pagando uma grana considerável pelo treinamento.

9 curtidas

Muito bom, nao entendo de opçoes mas queria aprender mais

2 curtidas

Creio que vale a pena estudar um pouco sobre este assunto. Você pode operar opções de varias formas, da mais simples a mais complexa. A operação com opções é bem complexa e exige muito estudo, você terá que lidar com modelos de precificação, operações complexas envolvendo a volatilidade e por ai em diante. Já quando você utiliza a operação apenas para substituir uma compra ou venda de um ativo, tudo fica muito simples.
Uma coisa que é preciso avaliar é que operar por opções simplifica bastante a vida. Primeiro exige pouco capital, segundo é que se você esta pensando em venda do ativo, o processo é muito tranquilo.

3 curtidas


Isso vai longe?

4 curtidas

Oi @dobermanmtx, embora a sua marcação seja diferente em parte da que eu utilizo, dá para ver que em ambos, tanto no Ibov quanto no Smll, estamos bem proximos de ver se encerrar um triangulo. A boa noticia é que após o encerramento teremos uma onda 5 em ambos os indices

6 curtidas

Espero que vc esteja certo, estou com um sentimento contrario, que levantaram ontem e devem levantar hoje para cortar amanhã com a saída do IPCA e IPC americano.

2 curtidas

Se Deus quiser :pray: … quero comprar barato kkk

2 curtidas

Tenho exatamente o mesmo sentimento. O objetivo do triangulo no momento, como por exemplo no caso do Ibov é que vamos testar os 130.000 pts, encerrando a onda “d”. Depois o movimento retorna a casa dos 126.000 pts , formando a onda “e”, e ai sim damos inicio a onda 5. A projeção esta no meu post do dia 05/04

5 curtidas

E como estão as ondas de smll ou smal11??

2 curtidas

Smll – 09/04/2024
Eu até tenho um estudo mais completo, da Smal11, que publiquei uns tempos atrás. Para preservar o desenho estou fazendo um estudo na SMLL a alguns dias, dando mais enfoque no canais do que nas ondas. Na figura temos o canal de longo prazo “baixa” duplicado duas vezes, e vemos que ele vem sendo respeitado, tanto a linha principal como a linha central. Temos também um canal de médio prazo (alta), que por enquanto tem uma marcação provisória, exatamente por eu não ter conseguido definir o final da onda 2, o que pode explicar a pouco efetividade dele até o momento. Mas vamos as ondas.
Aparentemente estamos em um impulso, e concluímos a onda 1. Ocorre que a partir deste ponto não temos certeza do movimento. Ou estamos em uma onda 2 de longa duração, ou já fizemos o movimento da 3.1 e neste caso estamos no movimento “c” da 3.2, ou ainda na 2.c. De qualquer foram estaríamos em uma onda 2. Se for uma 3.2.c o objetivo esta em 2.091 pts, porem temos um ponto em que dois canais se cruzam. Tem também a visão do triangulo, que falamos antes, porem ele não esta muito “configurado” ainda e o que ele faria, seria manter o índice mais tempo dentro de uma congestão.
Com relação as medias, no diário, tanto a mma233 quanto a mma200, funcionaram com suporte, é a segunda vez que isto ocorre no ano, não deixa de ser um sinal positivo, e neste caso o movimento pode ser outro e já termos dado inicio a uma 3.3.
Então temos uma indefinição total do movimento. Quem opera utilizando indicadores, teve pelo menos 4 sinais de entrada para compra, sendo 3 ontem e um que esta se configurando neste momento, ou seja, temos um certo otimismo no ar. Prefiro que a onda se defina primeiro porque o movimento esperado é muito amplo, e é sempre ruim “queimar na largada”.

6 curtidas

Amanhã vai ser interessante.
Já temos a visão gráfica do que esperamos para o Ibov, e seria ele buscar os 130.000 pts (hoje bateu 129.956), e superar a linha e então definir se estamos em uma onda “d” ou se já iniciamos um movimento de impulso. Mas se ele não superar a probabilidade da onda aumenta muito.
O dia perfeito seria amanhã com a divulgação do IPCA que vai ocorrer as 9:00 hs, mas as 9:30 temos um evento que pode estragar a festa. A divulgação do CPI Americano.
Para quem opera o índice brasileiro, a primeira hora vai ser “divertida”. Um mega gap de alta e depois um movimento de shakeout?
Mas no caso do Ibov, que abre após as duas noticias, vamos ver se a situação da nossa onda “d” pode ser definida amanhã.

7 curtidas