Análise Técnica

@wdgi em geral eu levo no máximo uns 30 dias para ler/estudar um livro destes.
Quando terminar vou fazer uma resenha do livro e postar lá no tópico sobre livros.

7 curtidas

Petr4 29/01/2024

Com certeza estamos em um momento decisivo para a Petro, e olha que eu acreditava que este momento iria ocorrer bem antes lá na casa dos 37,xx, mas ela até brigou bastante neste ponto, mas fez mais um movimento de alta.

Desculpe a bagunça de linhas no gráfico, mas a outra forma de fazer me obrigaria a fazer vários gráficos e no final ia ter que juntar todos, então vamos lá.

Como já citei varias vezes 423,6% de projeção é um número magico e na maioria esmagadora das vezes quando é atingido indica que teremos uma forte correção pela frente.

Tenho 3 marcações neste gráfico utilizando Fibo e mais alguns indicadores técnicos de forma apresentar o resultado do estudo.

Marcação 1 – em rosa (fúcsia), que mostra o movimento principal do ativo, em um impulso iniciado em 2016. Por esta marcação temos que a onda atual é uma onda 3 que normalmente vai até os 161,8%, mas em alguns casos busca expansões mais altas e podemos ver que no momento estamos na projeção de 361,8%. Podemos ver que pela marcação também a onda 3 se apresentou em seus 5 movimentos e já estamos a bastante tempo na onda 5 desta onda. O Macd, confirma isto, porque vemos um forte movimento neste indicador, mas com uma queda de volume bem acentuada, que são características da onda 5. O Obv esta de acordo com o movimento altista e o IFR14, atingiu um ponto que só foi atingido em 2008, quando a Petro fez aquele famoso topo.

Marcação 2 – em azul, marca o movimento de formação da onda 3 e nele podemos perceber que a extensão máxima acaba de ser atingida, ou seja, chegamos nos famosos 423,6%.

Marcação 3 – em rosa, marca a formação do movimento da onda que seria a 3.5, e também indica que atingimos os 423,6% da projeção.

Situação igual eu só vi uma vez em todo o tempo que tenho de Analise Gráfica e olha que já fazem mais de 15 anos que estudo diariamente os gráficos. Se não tivermos algum movimento pesado neste ponto vou ficar surpreso, mas a gente sabe que sempre temos algo acontecendo uma primeira vez.

7 curtidas

SMLL esta em queda no curto prazo, mas ainda estamos lateral no médio prazo, quinta é dia de IPCA, semana cheia de balanços :crossed_fingers:

5 curtidas

Cadê os magos da análise técnica ?

A bolsa corrige ou não corrige … doido pra ela bater nos 120,xxx antes de engatar uma alta :eyes:

3 curtidas

Perdeu o suporte de 130k ta brigando pra recuperar, suporte atual em 125k. Em resumo pior momento para compra agora, ou espera romper a resistência ou faz primeira compra no suporte.

5 curtidas

Oi @a103, tem mago aqui não. tenho andado muito ocupado, mas neste final de semana, faço uma analise do indice. Já adianto que a principio o que eu coloquei em 17/01 continua valendo, porque tivemos uma lateralização muito grande, e praticamente não houve variação alguma nestes 22 pregões que ocorreram desde aquela data. abraço

5 curtidas

Ibov 23/02/2023

Não esta nada fácil fazer a marcação das ondas do Índice, e com isto claro, procurar identificar as próximas marcações e os alvos da operação. Não temos tido uma visão clara do movimento desde o fundo formado em 07/2022, e a razão foram os movimentos subsequentes em especial no novo fundo formado em 03/2023.

Marcação 1

Não quero que seja mais um daqueles textos longos, mas sei que não vai acabar sendo muito curto, porque não posso deixar de avaliar um movimento de forma diferente do que venho fazendo, e também não sei se isto vai trazer alguma mudança na visão de curto prazo, que afinal é o que todos querem saber: qual o próximo movimento do Índice, e o que devo fazer neste momento?

O que ocorre é que sempre procuramos um fundo mais baixo para dar inicio a marcação das ondas, mas eu sempre me perguntei se esta seria sempre a única forma, e a resposta sempre esteve na formação da correção em triangulo, porque quase sempre o fundo que marca o inicio do movimento não é o fundo mais baixo. Se então temos esta possibilidade, talvez seja possível marcar outros tipos de movimento da mesma forma, e sendo ousado, se ao invés de marcar o fundo de 2022 como o inicio do movimento, o fundo de 2023 for o escolhido, tudo fica mais claro em termos de marcação. Fica muito parecido com um traçado que coloquei aqui em 09/12/2023, mas sem um erro que continha aquele modelo.

Observem como esta marcação ficou interessante. Nela vemos claramente o movimento, é bem verdade que ele cria uma incompatibilidade com o gráfico mensal, mas é um modelo coerente e temos até a divergência do macd confirmando, pois vemos a onda 3 (no caso a 3.1) bem marcada estabelecendo o topo do indicador. Neste caso o correto seria esperar que a correção fosse pelo menos até 120.151 pts, mas o que tem ocorrido é que quando o mercado esta muito forte ele tem parado na região de 125.757 pts. Mas será que temos um mercado tão forte assim?

No caso temos a dúvida do que esperar, um pouco mais de alta até atingirmos 131.205 pts, para ai sim ir completar o movimento de onda 2, no padrão zizzag. A outra possibilidade que seria, buscar o topo, e depois retornar formando uma plana não faz muito sentido, porque se o padrão esta confirmando um mercado forte esta possibilidade apesar de existir, é bem pequena. Mas existe.

No caso também podemos estar iniciando um pequeno impulso, que marca um deslocamento até os 139.000 pts, mas a marcação de uma onda 3.1 fica em 143.711 pts, assim se tivermos inicio a um movimento altista, ele tende a ser intenso.

O que temos que fazer é aguardar se vamos buscar os 131.205 pts, e a partir dai, ver a definição do movimento, porque por enquanto a indefinição é total.

Marcação 2

A marcação acima apresenta uma serie de movimentos coerentes, tem o problema com o gráfico mensal, mas vamos deixando isto de lado por enquanto. O que vimos é que estamos perto de uma definição, porque se o movimento corretivo vai continuar, a onda b.c esta prestes a encerrar e dai para frente é uma correção severa, ou então vamos romper o ultimo topo e vamos caminhar para a onda 3.1. Ou seja, o mercado vai se movimentar em breve, seja qual for a direção, e com força.

Então para que precisamos de uma segunda marcação? Aqui entra uma questão conceitual.

Pouca gente utiliza a mma34, e na grande maioria das vezes a media utilizada é a mma21, na verdade ambas tem a mesma origem, que no caso é a sequencia de Fibonacci (1,1,2,3,5,8,13,21,34…), depois de anos utilizando a mma21, após inúmeros testes passei a utilizar a mma34, e quando olho um gráfico e vejo o ativo afastado desta media em um movimento lateral, como é o caso que se apresenta, não tenho a menor dúvida: trata-se de uma onda 4. Ou seja, estamos marcando uma onda 2, mas o movimento que ela esta fazendo é de uma 4, que é sempre a onda mais longa em termos de tempo, em geral esperando que a media venha ao encontro dos preços.

Não é muito complicado fazer esta marcação, basta pegar o gráfico acima, trocar a onda X (onda de continuidade da correção) marca-la como onda 1, ou seja, voltamos a ter o inicio do impulso em 2022, e a onda atual passa a ser a onda 4. Simples assim.

Isto significa que a lateralização ainda vai continuar por um bom tempo. Claro que o movimento também pode se formar em um padrão ABC rápido como na primeira marcação, mas agora temos uma correção mais branda pela frente, encerrando quando tivermos o teste da mma34, ou até mesmo da mma21, que pode ocorrer antes. No caso o toque é esperado na mesma região que fizemos o ultimo fundo 125.8xx pts, o que indiretamente aumenta a chance da formação de uma correção plana. De qualquer forma mesmo que a correção ocorra de forma severa, neste modelo esta limitada pelo topo da onda 1, que é a linha traçejada em vermelho, que também é o alvo principal da primeira marcação.

Resumo

Apesar da indefinição, vemos uma série de proteções na região de 120.000 pts, o que significa que se viermos a tocar este ponto, nossas entradas podem gerar muito resultado. Resta saber se iremos lá, mas não custa muito deixar uma ou umas ordens de compra nesta região.

Muitas dúvidas pela frente, mas considerando que as marcações podem estar corretas, a segunda marcação é a que mais importa. Existem dois momentos em que as pessoas perdem dinheiro na bolsa. A perda mais severa ocorre quando a onda b de uma correção ABC, rompe o topo da onda 5, a chamada “onda dos tolos”, as perdas são bem altas, mas felizmente estes eventos não são frequentes. O lugar mais comum onde ocorrem as grandes perdas é exatamente na onda 4, e o mercado passa muito tempo nesta onda, pois ela ocorre em vários tempos gráficos. Então se temos a possibilidade de estar em uma onda 4, e no semanal o que é mais sério, volto a insistir que uma tomada de posição não é nada segura neste momento.

7 curtidas

Gringos vendendo muito, difícil subir no curto prazo. HamgSeng na China fez pivo de alta no semanal…se.passar dos 19k fica bonito…
Estão rasgando nos estímulos!!!
Interessante olhar que os melhores ativos ja subiram bem e não percebemos. Os alavancados talvez 2025…
Maiores posições aqui , usim5,shul4,enat3,ccro3,ceab3,bbdc3,itsa4,cple6, sapr4. Quem dera algum.mini crash pois estou afiadissimo nas opções…

6 curtidas

Hj seria um otimo dia para venda e ver se vai engatar uma alta ou foi só um pullback e a queda vai iniciar.

5 curtidas

Boa noite, superou um pouco os 131.215 pts, mas ainda dentro da projeção, o movimento de amanhã provavelmente define o caminho a seguir. Para quem usa a mma21, entramos em sobrecompra, para a mma34 testamos a sobrecompra. Vamos ver.

11 curtidas

Vale 28/02/2024
O melhor de trabalhar com Ondas de Elliott, é que temos padrões de movimento, que permitem que a partir de projeções possamos ir eliminando diversos cenários. Claro que a medida que o tempo vai passando vamos adotando um dos cenários como o mais provável, e seguimos assim, até que tenhamos algum evento que questione o que estamos, e passamos a considerar outro cenário como o mais provável. Na pratica a menos que ocorra algo totalmente fora da curva, em cenários mais longos raramente descartamos qualquer um, até que o movimento tenha se encerrado. No caso da Vale3, isto continua longe de ocorrer, então vamos tendo todos em consideração, pois mudanças ocorrem.
Então o que esta acontecendo com a Vale neste momento é um dos possíveis cenários que coloquei aqui no fórum e 15/09/2023. Não sei se alguém tem paciência de ler, mas são 3 os cenários que encontrei naquela oportunidade, e o terceiro cenário parece descrever com uma boa precisão o que estamos vendo neste momento. Caso leia, ajuste os valores com os dividendos recebidos após o texto ser produzido, para posicionar melhor os alvos. Na ocasião víamos a formação de impulso como o mais provável, mas não descartamos a possibilidade de ainda estar em correção.
Eu estou criando um documento resumo, explicando os movimentos corretivos da ondas, desta forma espero reduzir bastante os textos que coloco aqui. Para que o assunto não fique perdido aqui na sala de AT, pretendo criar um tópico sobre Ondas de Elliott, uma vez que considero este assunto fora dos conceitos de Analise Técnica Clássica (Teoria de Dow), mas por enquanto tenho que ficar repetindo os conceitos a cada estudo.
Quando temos um movimento de impulso, temos 3 regras apenas, e a mais importante é que o final da onda 4, não pode terminar no território da onda 1, e sempre usamos o preço de fechamento. Então quando esta invasão ocorre , a menos que tenhamos a certeza de que a onda 4 realmente terminou não podemos dar isto como certo, porque a correção pode adotar uma outra formação e terminar ainda no território permitido.
Já tem algum tempo, que mesmo em um cenário de impulso, vinhamos reduzindo o alvo da Vale da casa dos 120,00 para 90,00 o que colocava de certa forma, o cenário em dúvida, uma vez que o valor ficava dentro da faixa da continuidade do movimento corretivo iniciado em 2021. A ultima perna de correção de baixa, que é a que por enquanto estamos, não permitia que a Vale fecha-se abaixo de 67,56, o que acabou ocorrendo no final de Janeiro deste ano. Foi um movimento pequeno, e a gente até pensa em desconsiderar, mas quem acompanha o tópico do Wspfut, sabe que fiz isto a algum tempo atrás, e que acabou produzindo um problema com os alvos, corrigido o problema, voltamos a operar de forma bem mais segura.
Então é isto, vou repetir aqui a figura da projeção feita a quase 5 meses atrás para que possamos comparar a situação atual, e se tudo continuar da forma que esta termos uma visão dos próximos alvos.

Os valores precisam ser corrigidos pelos dividendo pagos após o estudo, mas não ficaram exatos, mais bem próximos. Agora podemos ver o gráfico atual, e dá para perceber a coerência. Só para efeitos didáticos estou colocando a onda b.b como encerrada, mas ela ainda pode fazer dois movimentos: continuar corrigindo mais um pouco, sem perder o inicio da b.a, ou continuar sua formação e acabar fechando dentro da faixa permitida, e neste caso voltamos a considerar o cenário de impulso. Por hora é o que temos, é o que esta apresentado abaixo.

6 curtidas

SMAL11 28/02/2024

Tenho andado muito ocupado com os testes de um novo Robot, que criei, e deixado de postar as analises, embora faça diariamente para poder selecionar os parâmetros de ativação dos meus robôs. Então hoje, enquanto espero uma versão nova, estou tendo um tempo livre, e tentando colocar alguns estudos em dia.

Enquanto o índice principal do nosso mercado cai -3,00% este ano, o Smal cai -5,94%, praticamente o dobro. Por outro lado, enquanto o Ibov aparece neste momento em uma situação bem complicada de analisar, o mesmo não acontece com o Smal, que mesmo ainda não tendo definido o movimento atual, pode ser “lido” com mais clareza.

Embora não siga muito o índice Smal, porque a sua composição é bastante confusa, fiz recentemente dois estudos sobre este índice. Na verdade fiz com o Etf que o representa no caso o Smal11.

No caso especifico da Small1, fiz uma projeção completa em 09/12/2023, e complementei o estudo em 10/01/2024, onde cometi um erro, ou melhor, uma omissão, que acabou gerando um erro em termos de projeção.

A projeção da onda 5.3.3 em ambos os estudos que é o movimento de impulso que estamos avaliando projeta a Smal11 em 144,73. É claro que em se tratando de uma projeção longa, deveríamos ver o movimento se desdobrando, e neste caso apresentando toda a sua formação.

Dentro deste contexto, teríamos a onda 5.3.3.1, a principio terminando em 1/3 de todo a projeção e neste caso em 109,68, mas isto não ocorreu e a onda terminou em 114,38, muito além da projeção inicial. Mas a projeção inicial é só uma referencia. Dentro deste contexto, o que deveríamos esperar é que a onda 5.3.3.2 viesse a testar 100,59, ou até mesmo 97,34. Como chegamos bem perto da primeira marca podemos pensar em considerar o final da onda, mas observando o gráfico diário, a dúvida ainda é muito grande, pois analisando a primeira onda da correção não vemos uma formação completa, assim a possibilidade de estarmos em uma onda b, aumenta consideravelmente e neste caso veríamos a correção de fato buscar o seus alvos, especialmente por causa de um gap na região de 96,38.

Desta forma, apesar de não termos nada que indique que o impulso possa ser cancelado, a possibilidade da correção se aprofundar esta muito presente. No caso o alvo do movimento b esta em 109,80, onde deveríamos fazer o recuo e depois a continuidade da correção.

Com relação a movimentação futura, vamos manter a projeção original por enquanto, e fazendo os ajustes necessários e vamos continuar com a diferença entre o alvo projetado incialmente (227,32), e o alvo dado pela formação interna (144,73).

5 curtidas

Stoparam os vendidos, agora estaonvindo stopar os comprados kkkkkkkk.
OMG !!!
Subindo forte segunda em diante kkkkkkk
Crescimento Chines vai puxar !!!

3 curtidas

image

6 curtidas

Vamos ver se o homem ajuda agente a romper essa resistencia ou faz despencar de vez.

Mais do mesmo, " as perspectivas econômicas são incertas e o progresso contínuo rumo ao nosso objetivo de inflação de 2% não está garantido. Reduzir a contenção política demasiado cedo ou demasiado poderia resultar numa inversão do progresso que temos visto na inflação e, em última análise, exigir uma política ainda mais restritiva para fazer com que a inflação volte a 2 por cento."

5 curtidas

Na ultima analise que postei temos os cenários possíveis para o indice. No momento não dá para ter certeza do incio da onda “c”, mesmo porque estamos testando o centro do canal. A perda do ultimo fundo em 125.xxx, pode confirmar a onda.

8 curtidas

A projeção de 423,6% precisa ser respeitada. Quando atingimos este ponto a situação fica muito complicada. A Petro até, chegou a romper a região e subir mais de 5% mas no grafico mensal, que foi o post original a linha não foi rompida. Fiquem sempre de olho nesta projeção.

8 curtidas

Vale 11/03/2024
Mais um dia complicado para a nossa querida Vale3, mas que em termos do “novo” cenário que estamos acompanhando não representou nada significativo. Só para lembrar, nesta nova visão que estou utilizando para fazer o acompanhamento do ativo, estamos (em um tempo maior) dando continuidade a um movimento corretivo em uma grande onda “B”, que ainda projeta fazer com que o ativo volte a testar a sua região de topo, para dar inicio ao movimento final da correção que se iniciou em Maio de 2021.
Temos outro cenário mais otimista, mas para que ele volte a ser valido teríamos que ter um movimento que mostra-se que ainda estamos na onda 4, e com a correção de hoje, este cenário ficou mais distante, embora ainda não tenha sido inviabilizado definitivamente.
Dentro do cenário corretivo que parece ser o mais provável neste momento, a perna atual do movimento que no caso seria uma onda “b.b” tem por “costume” se encerrar na maioria das vezes na correção de 61,8% de Fibo. Como podemos ver no gráfico, foram 6 semanas consecutivas de teste nesta linha, até que hoje finalmente ela foi rompida e como era esperado o próximo alvo seria em 76,4%, que foi o ponto em que a correção se encerrou. Mais uma vez, esta região foi testada e tem se tornado um evento muito comum, nos últimos tempos.
Então o que dizer para aqueles que tem o ativo, ou que querem aumentar a sua posição, o que temos agora é uma oportunidade de fazer uma nova entrada no ponto atual, mas com um risco consideravelmente alto, porque o movimento só deixará de ser valido caso venhamos a perder 59,28 (inicio da b.a) que é um stop em torno de 7,0% que para muitos é um stop muito grande, mas muitos definem por padrão que um stop no semanal deve girar em torno de 8,0%, então estamos dentro do “aceitável”. Observem pelo gráfico que ainda podemos ir pelo menos testar a linha inferior do canal que seria em 63,00. A forma mais simples e segura de fazer uma operação neste momento seria através de compras de Call, onde temos um stop definido naturalmente.

Para encerrar, tivemos um forte volume hoje no diário, e como a movimentação de preço também foi muito grande, fica a dúvida se estamos em um movimento de exaustão, ou seja, a correção chegou ao fim, ou um movimento forte de continuidade. Uma forma de sanar esta dúvida é aguardar os próximos movimentos, porque se voltarmos até os 66,44, a chance é que seja de fato uma exaustão.

10 curtidas

Tem que ajustar os valores, mas conforme a movimentação sempre ocorre, estamos quase tocando a linha inferior do canal que agora esta na casa dos 60,31. Mesmo que este ponto seja perdido, o importante é fechar acima, e ai sim estamos mais seguros na operação de compra, seja do ativo seja de uma Call.

5 curtidas

Vale3 13/03/2023
Quem escreveu a musica “sonhar não custa nada”, certamente não colocava o seu dinheiro na Bolsa, mas dentro do mesmo conceito, como atingimos hoje a linha inferior do canal em 60,29, podemos criar um cenário positivo para o ativo. Se ele vai se concretizar, claro que não sabemos, mas se acontecer temos que acreditar que o ativo vai seguir respeitando as regras de formação do movimento como sempre tem feito.
Caso o movimento positivo se concretize, como temos acompanhado será uma onda “b.c”, mas a onda “c” de um zigzag, que é o que parece ser o que pode vir pela frente, é bem semelhante a uma onda de impulso, no caso ela tem 5 movimentos.
A diferença básica entre uma “c” e um impulso, é que normalmente o alvo da onda “c” é projetado inicialmente como 100,0% da onda “a”, porque é o que normalmente ocorre, porem em muitos casos, por se parecer muito com um impulso ela atinge os 161,8%, o que complica muito os estudos. O gráfico abaixo, mostra a projeção normal de uma onda “c” onde temos o alvo em 79,51, mas também mostra o que vai ocorrer caso ela vá até a projeção máxima e neste caso temos o alvo em 89,51, que de certa forma é bem mais coerente com o movimento que estamos vendo. O que vai dizer, ou sinalizar o que podemos esperar é exatamente o primeiro movimento, porque normalmente ele corresponde a 1/3 da onda.
Por enquanto são apenas especulações e não temos a menor ideia se de fato estamos formando um fundo e se a correção ainda vai continuar, mas caso aconteça, tai um traçado básico para servir de orientação.

7 curtidas