Tem estudo gráfico desse novo patamar de queda,de antemão parabéns você acertou a queda com 30 dias de antecedência.
Na minha visão, a prova desta semana será a região de repique entre 94,7K e 97,4K.
É nela que vamos ter ideia se a coisa é só um repique pra um pivô de baixa ou se teremos uma reversão de curto prazo. A ver.
Vou arriscar um palpite que pode estar errado e também não entendo os gráficos, mas para ser bem visual, o mercado está assim:
Pode dar uma chifrada e matar o toureiro? Até que pode, mas acho que reversão é sinônimo de milagre neste momento.
Até os 95K IBOV está em zona de repique. A qualquer momento pode tomar uma patada de urso e fazer um novo fundo.
Grafistas de plantão, impressão minha ou a queda de hoje bateu e voltou na MA 200 no semanal?
Sim, bateu em 80K e voltou pra segurar na média 200 do semanal.
Boa noite a todos.
Quase todas as minhas estratégias são baseadas em Ondas de Elliott, pois elas são a técnica que mais captura o “sentimento do mercado”. No momento elas estão mostrando um quadro muito mais dramático do o que estamos vendo, mas como é preciso sempre ir confirmando os movimentos eu fui dar mais uma olhada no que a AT tem a nos dizer neste momento.
A figura que vou apresentar é o gráfico do Ibov dolarizado. O dólar que eu utilizo é o dólar comercial (dolpt).
Observem que o suporte em 17.892 foi respeitado pelo menos até agora.
A linha vermelha que tracei nos preços e no IFR 14, demonstra que tínhamos uma divergência desde janeiro de 2019, onde os preços continuaram subindo enquanto o IFR ia enfraquecendo, neste momento o IFR esta nos mesmos níveis que esteve em 2008 e também em 2015/2016. Ou seja esta configurado um suporte, mas precisamos ver um novo topo, no IFR. Só para lembrar, o gráfico é em dólar.
No OBV temos um outro tipo de divergência, observem que a linha verde foi perdida no preço, mas esta em cima da linha no OBV. De novo esta sendo configurado um suporte.
Em resumo, neste gráfico temos 3 possíveis suportes que se perdidos certamente irão produzir uma queda muito maior. Esta configuração é chamada por alguns como zona de cataclisma, vamos ver o que acontece.
A mma200 foi perdida, e embora o preço já tenha se distanciado bastante, ainda falta muito para ter a mesma queda que tivemos em 2008 e 2015/2016, ou seja, tem muito espaço para queda ainda.
Agora vou fazer o mesmo comparativo utilizando o gráfico do Ibov sem indexação.
O maior suporte que temos esta na casa dos 68.000, e temos um bocado de caminho para chegar. Pelos conceitos das ondas e pelo meu traçado o limite da queda sem desconfigurar todo o movimento que tivemos desde de 2016 esta na casa dos 51.000. Mas isto é meio forçado.
A linha vermelha que tracei nos preços e no IFR 14, demonstra que tínhamos a mesma divergência que encontramos no gráfico dolarizado, onde os preços continuaram subindo enquanto o IFR ia enfraquecendo. A diferença, é que no final de 2019 tivemos o rompimento da linha tanto nos preços quanto no IFR. O IFR esta quase atingindo os níveis de 2008, mas já esta abaixo de 2015/2016. Ou seja, estamos vendo um suporte mais fraco do o que vimos no primeiro gráfico.
No OBV novamente temos uma divergência, mas diferentemente do que esta no primeiro gráfico o suporte ainda esta longe.
Então diferentemente do que temos no gráfico dolarizado, aqui não temos os 3 suportes, temos, mas excetuando o IFR, ainda temos muito que cair para tocar neles.
Aqui temos algo interessante. A mma200 serviu de suporte, o que não deixa de ser significativo, mas é apenas um indicador, os outros 3 ainda permitem mais queda. Para quem usa a mme200, o preço fechou hoje em cima dela.
Em linhas gerais, temos uma contradição entre os dois gráficos, pois o gráfico dolarizado esta indicando que estamos em uma área de suporte que pode ser bem forte, e no gráfico em real temos apenas a mma200 dando suporte a toda esta queda.
Só falando do gráfico mensal em dólares, ainda estamos um pouco longe de chegar no suporte dado pelo ifr, e a distancia até o próximo suporte de preços é de mais ou menos 14%, ou seja, ainda temos que cair mais 14% antes de atingir o suporte dado pelo período de 2015/2016. Estamos exatamente no suporte de 2008.
abraço
Excelente, mas só um adendo. A força compradora nesse suporte não veio do exterior… na medida que amplificar o contágio no brasil e o exterior vierem mais notícias negativas , veremos se as pessoas físicas e os institucionais vão conseguir segurar .
O pânico tomou conta e ninguém quer ficar comprado.
Como estou vendo IBOV:
Tem um suporte nos 74k, que deve ser testado hoje, e com isso o IBOV entra ainda mais forte em sobre venda. Não vejo a queda se estendendo abaixo disso no curto prazo, deve ter pelo menos um periodo de repique.
@cadu não sou grafista, apenas compartilhando esse estudo onde o suporte está igual ao que você diz, mas se perder o suporte, o solo virá subsolo.
Ernandes boa tarde, a situação esta muito complicada. a diferença do grafico que voce colocou para eu que eu traçei, é que o seu grafico, considera todo o movimento que tivemos desde de 2016 omo uma onda 5, também formando uma diagonal terminal. neste caso a correção seguindo Elliot é a minima da onda 4, que no caso foi em janeiro de 2016. Caso este traçado se confirme o suporte da bolsa esta em 37.000.
Meu traçado como coloquei aqui, entende o movimento iniciado em 2016 como uma onda completa e que a onda 5, também tem o formato de diagonal, mas tem pelo mesmo principio (fundo da onda 4) o suporte em 68.000, que atingimos hoje.
considero que existe sim a possibilidade de obedecer o padrão maior.
Agora é esperar o ver o que acontece.
cara, se puder atualiza aí o gráfico após o fechamento de hoje…
achei muito boa sua análise.
abs
Cavides, segue o grafico atualizado. abraço
Fechou abaixo do suporte de 74k, e agora?
Eu acho que vamos próximo disso. O estrangeiro não está comprando e a Sardinhada que comprou no.topo esta quebrada ou com medo. Esses movimentos de alta no intra dia ou pequenos repiques são apenas os tarder’s brigando . Vendidos x Comprados !!
Por isso estou bem líquido e ainda acredito em.mais quedas . Vamos ver quem vai querer ficar comprado amanhã sabendo que podem vir notícias piores nos próximos dias.
E já falei , na hora que fechar a Nyse e vai fechar , podem esperar o pânico total. Aí sim vai ser a hora de comprar !!!
O suporte é no gráfico semanal, ou seja, o candle só fecha amanhã após o pregão.
bem, para finalizar a noite os futuros americanos estão afundando, as bolsas asiaticas também, então se nada mudar nesta madrugada, amanhã será um dia complicado.
deixando a At de lado, existe uma frase que diz o seguinte “enquanto as pessoas choram eu vendo lenço”, olhem o que recebi ontem no meu email. Parece brincadeira
Kkkkkkkkkk
Quanto ao índice acho que vamos ter um repique … notícias da China dizendo que o surto acabou . Achei estranho de repente logo no final do dia sair essa notícia.
Acho que o sinal mais forte de fundo que tivemos ontem foi a Empiricus recomendar ficar vendido em Bova11.