Outro bom sinal de fundo é que eu vendi fiis e não aportei tudo no mesmo dia (guardei uma sobrinha para os próximos dias)!
Fechou mesmo a semana acima dos 74k, e quase fecha ainda acima dos 85k.
Não temos ainda sinal de reversão da queda, mas pode ter deixando um fundo ali mesmo nos 68k. Além disso o suporte dos 74k foi respeitado, o que é positivo.
Olha só que interessante, analisando apenas o candle semanal:
Tamanho do corpo (bears): (97982-82677)=15305 pts
Tamanho da vela (bulls): 82677-68488=14189 pts
A diferença é quase 10%.
Pode ser que tenhamos mais queda ainda semana que vem. A depender do fechamento da semana que vem,se pelo menos recuperar o candle vermelho, ou seja, se rompermos os 98000 pts aí pode ser que voltemos ao status quo ante.
Meu palpite é que vai lateralizar entre 70k-80k por algumas semanas até buscar um novo fundo, o que pode demorar alguns meses. Pelo menos montei um planejamento em cima disso, espero não perder o bonde. Vai ser interessante ver como vai ficar a correlação de cada empresa com o índice. Vi algumas ações em específico derretendo bem mais do que a maioria.
Sim, não temos notícias positivas para vir, somente negativas. Ainda acredito que vamos perder os 68k… não com quedas estilo montanha russa, mas na medida que forem feitas as medidas de contenção e “se” realmente afetar a máquina produtiva, podemos esperar mais quedas.
Meu palpite é que deve lateralizar entre 100k e 70k nos próximos meses.
Ainda temos.alguns resultados por vir e se pegar algum dia de queda pode gerar mais algumas oportunidades.
Acho que deve cair bem na próxima semana (quando o virus começar a escalonar mais forte), com isso deve cair bem (possível que perca os 68k). Depois deve oscilar entre 70k e 80k por um tempo E conforme for passando o pico irá retomar (não sei se chega a 100k rápido, mas não duvido em razão da velocidade que caiu). Montei minha estratégia pensando nisso. Abc
Só acho que toda análise técnica é pautada em probabilidade e estatísticas…analisar gráfico no momento atípico como o corona é igual jogar na mega sena…aposto que nem os traders estão entrando nesse momento a não ser que seja algo bem garantido (bolsas de fora caindo antes da abertura brasileira). Estou bem perdido em termos de suporte por causa disso.
Boa Tarde,
A situação do Ibov pela analise gráfica continua bem indefinida. Mas é possível traçar dois cenários, diante dos números que estão se apresentando.
No dia 03/02 publiquei um gráfico aqui, mostrando exatamente este objetivo (68.000 pontos), mas publiquei outros tentando “melhorar a situação”, e embora a movimentação fosse diferente acabava sempre no mesmo ponto. Quando a bolsa começou a caminhar em direção a este alvo, senti um certo conforto, afinal se este fosse realmente o suporte, bastaria começar os preparativos para montar posições. O índice realmente bateu no suporte e começou a reagir rapidamente. O gráfico de 60’ começa a dar sinais de recuperação.
Foi quando o erlandes, publicou o gráfico naquele dia (12/03). Eu já tinha visto um traçado bem similar a uns dois anos, mas a situação parecia tão improvável que eu deixei de lado.
No gráfico tinham duas possibilidades. A primeira uma correção simples, com o alvo em 68.500, correção de 61,8 e toda a perna de alta, que parece que foi o que o mercado usou para recuperação. A outra é a correção prevista em uma das guias de Elliott (possibilidade) onde o final deste movimento esta em 37.000.
A partir deste pontos podemos entender de duas formas, sendo que no primeiro caso a correção terminou.
No segundo caso temos uma situação diferente, simplesmente teríamos feito a onda A, a Onda B, segue um padrão de correção, então poderíamos ter a onda B indo até 100k e depois um recuo até 42k, ou fazendo uma correção menor até 88k e indo buscar o objetivo em 37.144.
Ainda no gráfico mensal, isto levaria pelo menos dois meses para que pudéssemos ver este movimento neste tempo gráfico. Este mês não teríamos uma mínima menor que já tivemos, no mês que vem também não perderíamos esta mínima e faríamos uma máxima em 100k, ou 88k, dependendo da correção e em maio começaríamos a ver a formação da onda C buscando um dos objetivos da correção.
Embora tudo seja uma possibilidade vou baixar o tempo gráfico, vou para o semanal, para ver se existe alguma identificação para esta onda. Até é possível ver uma onda desdobrada, mas com números muito estranhos e no diário esta se repetindo a mesma coisa. Fica difícil definir o padrão.
Voltando ao primeiro caso, utilizo o TLB (Three Line Bar) para definir tendência, é uma ferramenta simples e bastante eficaz que tem um grande defeito, só define tendência de alta ou de baixa. Mas isto me basta em geral para aplicação das guias.
No 60’ estamos pelo conceito de TLB em tendência de alta enquanto não perdermos 68.903. este numero pode mudar diariamente dependendo da movimentação. No gráfico diário estamos em tendência de baixa, que só será revertida em 98.250. No semanal só voltamos a tendência de alta em 113.819, e no mensal após romper novamente 119.593.
Um aspecto interessante é que embora as ondas de Elliott não devem ser utilizadas como um modelo operacional. Entretanto temos diversos modelos em que elas se aplicam especialmente quando unidas com AT. Para os mais puristas, embora as duas analises façam parte da Analise Gráfica, são duas metodologias completamente diferentes. Teoria de Down, e Ondas de Elliot.
Dentro deste modelo, para considerar a formação e a identificação de uma onda 1, é necessário que esta rompa a ltb de tempo mais curto e depois faça a onda 2 em cima desta onda 2 rompida.
Teríamos dentro deste caso varias possibilidades, vou usar a mais básica, pois ela é a mais simples de controlar.
Ainda nos 60’ teríamos uma alta até 85.644 e depois duas possibilidades:
Correção até 79.350 e em seguida uma onda 3 indo ate 106.953
Correção até 75.396 e em seguida uma alta até 101.485
Neste ponto poderíamos ter uma lateralização entre os 85.644 e 79.350 ou 85.644 e 75.396, que se rompida (lateralização), forma um pivot de alta (ainda sem confirmação) que deve animar o mercado
Juntando os duas visões sobre o mesmo gráfico, parece que vamos ter algum alivio, e depois uma correção mais aguda. Mas não tem outra forma de operar usando ondas, meu professo dizia que é como montar um quebra-cabeça: você vai procurando as peças seguindo algumas pistas, cor, tamanho, formato, desenho, mas só quando tenta encaixar é que sabe realmente se é a peça ou não.
IBOV - Pensando na hipótese de que a coisa ainda pode piorar, Mister Fibo aponta como alvo a região de 64,2K e 58,9K para essa última perna. Se chegar a isso, ou vamos viver num cenário de Walking Dead, ou vamos todos ficar muito ricos.
Fico com a primeira hipótese kkkkkk.
Nos 55/60k devo fazer uma nova compra.
Mesmo com a queda incrível que tivemos hoje, no 60’ a situação de tendência de alta ainda permanece, pelo critério que utilizo, que é a TLB. Ela esta em 69.013 e enquanto não tivermos um candle fechando abaixo deste valor neste tempo gráfico ela continua valendo.
Ainda temos topos e fundos ascendentes, que para muitos configura uma tendência de alta, embora pela analise clássica a tendência esta de baixa, uma vez que apenas este critério esta sendo cumprido.
Temos duas ltb’s, a primeira mais forte invalida o que estava no gráfico na sexta-feira, uma vez que embora ela tenha sido tocada, necessitaria ser rompida, e servir de suporte. Assim as linhas rosas estão mostrando um movimento corretivo (A,B,C), onde hoje tivemos a A, provavelmente a onda B, e projetando a C com dois alvos 61.691 e 52.949.
A segunda ltb, iniciada no dia 11, (mais fraca) cumpriu o papel, durante toda a tarde, pois vem servindo de suporte na queda (LSI), embora a projeção mínima que ela tenha que cumprir bata exatamente no suporte dado pela TLB, o que manteria o estudo valido. Então mesmo que pareça uma possibilidade remota neste momento ela pode levar o índice até 84.193 ou 92.756, alvos menores que os projetados na sexta-feira.
Priorizo sempre a marcação por Elliott, mas para quem usa fibo sempre direcional, a situação para a continuidade da baixa esta pouca coisa diferente, tendo alvos em 60.259 e 51.335. Neste contexto não temos nenhum indicativo de alta, mesmo havendo possibilidade de uma correção do movimento de hoje, como vem ocorrendo nos últimos dias.
IVVB11 - hoje finalmente o ETF passou a operar no negativo este ano. Falta pouco para perder uma area importante.
IBOV - Na pratica, em termos de gráfico de 60’, a alta de hoje, tal como ocorreu na queda de ontem, também não produziu grandes mudanças neste tempo gráfico, ou seja sem a mudança da TLB, a tendência continua de alta, mas sem grandes avanços.
O que mais chamou a atenção foi o disparo do setup Joe Dinapoli, que é muito simples. O ativo vem operando abaixo da mme3 deslocada de 3 períodos, fecha acima, volta a fechar abaixo da media mas não perde o fundo anterior, quando ele rompe de novo a media para cima entramos na posição com o alvo em 1,618 da ultima perna de alta e o stop no ultimo fundo formado.
Este setup tem uma característica muito interessante, pois ele serve para identificarmos o inicio de onda 3, ou mesmo onda C.
Ocorre que no ultimo candle deste tempo gráfico o Ibov devolveu muito e o ativo fechou em cima da media. Mas a mme9 que também serviu de suporte e não virou para baixo. A situação permanece indefinida.
Os demais estudos feitos ontem sobre a ltb’s permanecem inalterados, uma vez que nenhuma delas foram testadas. Como já citei anteriormente, existe uma relação das ltb’s com as ondas de Elliott, então é bem importante acompanha-las especialmente neste momento que estamos a procura de sinais de mudança de tendência.
IVVB11 – o suporte continua valendo. Se tivermos mais algum movimento de alta, este será o primeiro ativo a retomar a tendência de alta no diário. Ele não retornou ao positivo no ano, mas enquanto o ibov cai 28,37 % este mês o Ivvb11 esta caindo apenas 3,57 % devido principalmente a alta do dólar.
MATB11 – estou tendo que usar tempos gráficos menores, devido a grande variação nos candles diários e semanais, fica muito difícil traçar um estudo para este ativo uma vez que tem uma liquidez muito baixa. A unica coisa curiosa. é que a vale principal participante deste indice especialmente se somarmos a brap4, foi o ativo que menos caiu neste mes.
E a profecia tá com cara de que vai se cumprir.
Oremos e compremos.
O alvo deste movimento esta em 37.000, uma vez que perdemos os 68.000.
@wdgi se possível, monta o gráfico para que entendamos como chegou nessa conclusão de 37K.
Estou mandando o grafico mensal, pois é mais facil ter a visão do todo, depois coloco o semanal mostrando o detalhe do rompimento dos 68.600. abraço
IBOV 60min - Beliscou o alvo do meu Fibo (caixa vermelha, vide posts anteriores), depois de romper com gosto o triângulo simétrico (indica continuidade do movimento), e parece que tá querendo fazer um repiquezinho. Se voltar pra resistência indicada ou para a LT inferior do triângulo, tem de 6% a 10% de trade na mesa.