Aposentadoria / Independência financeira

Tchê, vou te perturbar um pouco mais.

Achei interessante essa ideia de hedge, compra de dólar futuro. Já li um pouco mas ainda não entendi bem como fazer essa operação. E como equilibro a proteção com a minha exposição.

Te importa e me ajudar nisso? Indicar algum material onde isso fique mais claro?

2 curtidas

O livro que conheço é o Fundamentos dos Mercados Futuros e de Opções de John C. Hull. Mas acho que você vai aproveitar muito pouco se o foco é apenas hedge. Vou ver se monto um exemplo depois para discutir. Só de dar um google deve ter bastante coisa.

3 curtidas

Penso a mesma coisa. Viajar, das coisas que o dinheiro pode propiciar, é a melhor que conheci até agora. E por causa disso, venho pensando em ter rendimentos em dólares através de investimentos lá fora. Moeda de país de terceiro mundo não é flutuante, é afundante.

2 curtidas

Hoje tem iinvestimento CDB IPCA+5%, que no longo prazo (10 anos) dá 4% a.a. acima da inflação líquido.

1 curtida

Mas nesse caso o rendimento de 4.5% a.a. esta supondo que a inflacao sera baixa, certo? (se ela for alta, o fato do IRPF ser cobrado tambem por cima da correcao monetaria reduz a rentabilidade liquida… ex: 10% de inflacao reduz em 1.5 pontos percentuais a rentabilidade liquida)

1 curtida

Exatamente. Tem que tomar cuidado, pq num cenário de hiperinflação, o ganho real desses títulos é negativo. Eu sei que é caso extremo, mas tem que traçar os cenários.

1 curtida

Vocês não estão levando em conta que o Juros é composto tanto no IPCA+, quanto no prazo.
Exemplo 5% + 10% de inflação = 15.50% a.a.
E o IR só é cobrado no final.

Existe perda sim no caso de inflação, mas é bem menor do que se fosse no curto prazo. E no longo prazo não fica negativo com hiperinflação.

Investimento com IPCA+5% e prazo de 10 anos, sendo:
4% de inflação ao ano, daria um ganho real líquido de 4.04% a.a.
10% de inflação ao ano, daria um ganho real líquido de 3.73% a.a.
200% de inflação ao ano, daria um ganho real líquido de 3.31% a.a.

5 curtidas
Inflação a.a. Rendimento Bruto a.a. Rendimento Líq de IR a.a. Rendimento Real a.a.
4,0% 9,0% 7,7% 3,5%
10,0% 15,0% 12,8% 2,5%
200,0% 205,0% 174,3% -8,6%

Meus cálculos não batem com os seus…

1 curtida

Você colocou Juros simples tanto no IPCA+ quanto no prazo (eu expliquei esse equívoco no post anterior).

4% + 5% = 9.2% (composto)
10% + 5% = 15.5% (composto)
200% + 5% = 215% (composto)

O IR não é descontado todo ano. Precisa fazer o prazo de 10 anos, depois descontar, o que gera um resultado bem diferente.

1 curtida

Corrigindo a capitalização do IPCA+ muda pouca coisa:

Inflação a.a. Rendimento Bruto a.a. Rendimento Líq de IR a.a. Rendimento Real a.a.
4,0% 9,2% 7,8% 3,7%
10,0% 15,5% 13,2% 2,9%
200,0% 215,0% 182,8% -5,7%

“tanto no IPCA+, quanto no prazo

O IR também está incorreto. Não se paga todo ano. Somente no final, isso gera um resultado bem diferente (Juros composto). Perceba que é tudo baseado em 10 anos.

Inflação Juros a.a. 10 anos Líq de IR Equiv. a.a. - inflaçao
4.00% 5.00% 9.20% 141.12% 119.95% 8.20% 4.04%
10.00% 5.00% 15.50% 322.49% 274.12% 14.10% 3.73%
200.00% 5.00% 215.00% 9618360% 8175606% 209.92% 3.31%
4 curtidas

Beleza @rogerup, o diferença era no IR mesmo. Obrigado!!

Interessante como a cobranca de IR apenas no final (em vez de usando “come cotas”) faz tanta diferenca, ne?

1 curtida

O por isso da máxima de não girar patrimônio. Tentar ao máximo Evitar girar patrimônio. Isso aniquila a bola de neve dos juros compostos

1 curtida

Inflação de 200% :rofl: Pode ter certeza que estocar comida em casa será o melhor investimento :joy: e depois vender com ágio.

@rogerup o que faz o seu “- inflação” não ser simplesmente Equiv. a.a - Inflação ?
No primeiro caso por exemplo seu resultado - inflação está 4,04%. Pq não 8,2 - 4 = 4,2?

Esses juros é composto, assim como os outros.
Exemplo para facilitar:
Uma camisa custa R$100, após um período com inflação de 100%, passa a custar R$200.
Uma aplicação de R$100 no mesmo período rendeu 200%, e virou R$300.
Houve um ganho de 50%. Após o período você compra 1.5 camisas (e não duas).

O cálculo é:
(1+200%) / (1+100%) - 1 = 50%
(1+8.2%) / (1+4%) - 1 = 4.04%

A fórmula do cálculo do juro real é a seguinte:

Juro Real = [(1+Juro Nominal)/(1+Inflação)] - 1.

As taxas precisam estar na mesma medida (anual ou mensal).

2 curtidas

Perfeito! Obrigado senhores

A minha mulher e eu estamos a apontar para um milhão de ue até 2026, o que com um rendimento médio de 7-8% em instrumentos conservadores nos permitirá viver sem pensar demasiado em dinheiro. Na Ucrânia, existe agora uma oportunidade única não só para superar o objectivo, mas também para acelerar este caminho. Portanto, sim, é uma oportunidade única para as pessoas de TI que, na sua maioria, têm rendimentos ligados ao dólar. Mas objectivos tão sérios exigem também uma abordagem séria:

  1. Literacia financeira (esta é a mais fácil)
  2. a investir na saúde. Concordam que é um pouco triste chegar à querida quantidade de poupanças que serão gastas em medicamentos e médicos. Assim, juntamente com o início deste caminho:
    O desporto deve tornar-se uma parte integrante da vida
2 curtidas